TELECOMUNICAÇÕES E TRANSPORTES

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Transcrição da apresentação:

TELECOMUNICAÇÕES E TRANSPORTES JANDERSON CIC/2012

TRANSMISSÃO – EMISSÃO – RECEPÇÃO. TELECOMUNICAÇÕES TRANSMISSÃO – EMISSÃO – RECEPÇÃO. COMUNICAÇÃO X TELECOMUNICAÇÕES.

FATOR LOCACIONAL VALORIZAÇÃO: CONHECIMENTO; NECESSIDADE DE INFORMAÇÕES SEGURAS E INSTANTÂNEAS. “NOVA ECONOMIA” – “E-COMÉRCIO”.

REVOLUÇÃO NAS TELECOMUNICAÇÕES ENFRAQUECIMENTO DAS BARREIRAS FÍSICAS – DISTÂNCIAS, ALFÂNDEGA,CUSTO; PRODUÇÃO INTANGÍVEL – PESQUISA E DESENVOLVIMENTO, EDUCAÇÃO, TREINAMENTO, MARKETING, CONSULTORIA, ETC.

TELECOMUNICAÇÕES TELEFONIA FIXA E MÓVEL; TELEVISÃO; RÁDIO; INTERNET; SATÉLITES DE COMUNICAÇÕES; ANTENAS.

IMPACTOS DESEMPREGO ESTRUTURAL; DESENVOLVIMENTO DESIGUAL; EXCLUSÃO DIGITAL.

SISTEMAS DE TRANSPORTES

MODALIDADE (UM MEIO DE TRANSPORTE) MULTIMODALIDADE (UTILIZAÇÃO INTEGRADA DE MODAIS) INTERMODALIDADE (UTILIZAÇÃO INTEGRADA DA CADEIA DE TRANSPORTE)

Tipos de transportes Aeroviário Rodoviário Ferroviário Fluvial/Marítimo Dutoviário

MATRIZ DE TRANSPORTES-BRASIL

Comparativo Brasil X EUA

EUA (US$) Brasil (US$)* Aéreo 320 523 Rodoviário 56 19 Ferroviário 14 ESCOLHA DE MODAIS Preços relativos dos diferentes modais (em US$ por 1000 ton-quilômetro) EUA (US$) Brasil (US$)* Aéreo 320 523 Rodoviário 56 19 Ferroviário 14 11 Dutoviário 9 Aquaviário 5 7 * Os dados do Brasil foram convertidos par US$ a uma taxa de 2,50 reais por dolar

Brasil EUA Rodoviário 61% 26% Ferroviário 20% 38% Aquaviário 13% 16% “Mercado” dos Modais Brasil e EUA Brasil EUA Rodoviário 61% 26% Ferroviário 20% 38% Aquaviário 13% 16% Dutoviário 5% Aeroviário « 1%

COMPARATIVO INTERNACIONAL Rússia Canadá Austrália EUA China Brasil 81% 8% 11% 46% 43% 11% 43% 53% 4% 43% 32% 25% 37% 50% 13% 24% 62% 14% Ferroviário Rodoviário Hidroviário

VANTAGENS LOGÍSTICAS Transportam grande quantidade de carga por viagem Percorre longas distâncias Flexível quanto às mercadorias Custo menor em relação ao rodoviário para grandes volumes de mercadoria A velocidade é boa para longas distâncias Não são prejudicadas pelo tempo ou tráfego competitivo Pode utilizar o vagão ou o próprio container para o transporte

VANTAGENS LOGÍSTICAS Flexibilidade do serviço am áreas geográficas dispersas Manipulação de lotes relativamente pequenos Serviço é extensivo e adaptável Serviço rápido Entrega à domicílio ou “porta a porta” Transportam todo tipo de cargas e embalagens Altas Freqüências

VANTAGENS LOGÍSTICAS Transporta grande quantidade de carga por viagem Percorre longas distâncias Flexível quanto às mercadorias Transportam produtos perigosos, carga à granel, líquido, gasoso e veículos ou containers Custo operacionais menores Característica de produtos com menor valor agregado

VANTAGENS LOGÍSTICAS Transporte mais rápido Transportes emergenciais Redução de níveis de inventário e conseqüente redução de custo de estoque Prioridade para produtos perecíveis Menor custo de Seguro