As Epístolas aos Coríntios Estudo 08

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
de lamentação - Imprecatórios (I)
Advertisements

O discipulado cristão Estudo 07 na Carta aos Efésios Texto bíblico:
Da série “As Afirmações e os Desafios da Fé Cristã”
PORQUE A RESSURREIÇÃO DE CRISTO FOI NECESSÁRIA?
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
2ª Aula de MULTIPLICAÇÃO ESPIRITUAL Alcançando Decisões.
O Desenvolvimento da Fé em Juvenis e Adolescentes de 10 a 16 anos
BIBLIOLOGIA IV I e I aos Tessalonicenses I e II Timóteo
José Adelson de Noronha
As cartas de Paulo III Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses
As cartas de Paulo III Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses
“O que aborreço isso faço” O poder salvador da graça
“Não há justo, nem sequer um” Um retrato do ser humano
O discipulado cristão nas cartas de João
O discipulado cristão nas
A compreensão da justiça de Deus
Discipulado Cristão - A missão de todos nós
O Sermão da Montanha Estudo 08 O perigo da ambição material
Tiago / Pedro / João Judas Os benefícios da vida cristã
As Epístolas Gerais Tg/Pe/Jo/Jd Estudo 5 Cuidados necessários
O discipulado cristão na Carta aos Romanos
Exemplos bíblicos de discipulado
Discipulado cristão na Carta aos Gálatas
As Epístolas aos Coríntios
Que é discipulado cristão
“Andemos honestamente”
“Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei”
Igreja Evangélica Assembléia de Deus
RESPOSTA À PERGUNTA DO ÚLTIMO SÁBADO DIA 08/05/2010
A vida do cristão no Espírito Texto bíblico – Romanos
DOUTRINAS BÁSICAS O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA
A MORTE DE CRISTO E A LEI Lição 6 10 de maio de 2014.
A Ressurreição do Corpo
Alcançando As Promessas
O amor que revela o chamado
Uma perspectiva Bíblica
O VERBO ASSUMIU NOSSA NATUREZA NO SEIO DE MARIA O Verbo de Deus veio em auxílio da descendência de Abraão, como diz o apóstolo. Por isso devia fazer-se.
A LEI DE DEUS E A LEI DE CRISTO
A VOLTA DE CRISTO QUAL É A MAIOR PROMESSA DE JESUS? João 14:1-3 “NÃO SE TURBE o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu.
Partir e Estar com Cristo
Capítulo 13 Morte! Sono, Final ou Começo?
A RAZÃO DA NOSSA IGREJA.
POSIÇÕES ESCATOLÓGICAS E O ARREBATAMENTO
Tema do 3T14 – A doutrina do Espírito Santo
O Alvo do Cristão Mateus
Meus irmãos e minhas irmãs;
De MULTIPLICAÇÃO ESPIRITUAL Discipulado 1 1.
Tema do Trimestre - 4T14 – As Cartas de Paulo IV
1 Chegamos a Roma!. 1 Chegamos a Roma! Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir conhecer melhor a carta aos Romanos, incluindo a cidade,
A MENSAGEM QUE PROCLAMAMOS
Tema do Trimestre - 4T14 – As Cartas de Paulo IV
ESSENCIAIS DA IGREJA Engrenar.
QUAL O FUTURO DO NOSSO MUNDO?
OArrebatamento da Igreja
GUERRA NUCLEAR? POLUIÇÃO? Só nas quatro primeiras semanas de exibição, arrecadou 210 milhões de dólares.
ABENÇOADOS SÃO OS QUE SE RENDEM A DEUS
1. Conheça o Verbo da Vida 4 de abril de 2015
EVANGELISMO PÚBLICO.
O obstinado amor de Deus
“Apegue-se à instrução, não a abandone; guarde-a bem, pois dela depende a sua vida...
Carta do Apóstolo Paulo
A VITÓRIA DA VIDA Pois Paulo disse: “Lembre-se de Jesus Cristo, da linhagem de Davi, ressuscitado dos mortos conforme a meu Evangelho”
2. Uma comunidade carismática
JOÃO, JÁ VELHINHO, FOI LEVADO
Há vida após a morte? Há vida após a morte? Onde estão os mortos?
Lição 10 para 5 de março de Através de suas epístolas, Paulo nos apresenta o cenário do Grande Conflito:
O triunfo do Filho do Homem
As Epístolas aos Coríntios Estudo 08
Transcrição da apresentação:

As Epístolas aos Coríntios Estudo 08 “Onde está, ó morte a tua vitória?” Texto bíblico – 1Co 15e16 (Texto áureo – 1Co 15.19) “Se é só para esta vida que esperamos em Cristo, somos de todos os homens os mais dignos de lástima.”

As Epístolas aos Coríntios Introdução (I) O apóstolo aproxima-se do fim da carta que estava escrevendo. Embora a finalidade precípua dela já houvesse sido alcançada, Ele precisava tocar num ponto fundamental para a melhor consistência espiritual daquela igreja. Como crentes, o que vocês esperam do futuro?

As Epístolas aos Coríntios Introdução (II) Para Paulo, “a fé na ressurreição correspondia à própria vitalidade e saúde do cristianismo”. O apóstolo queria lembrar aos coríntios o que lhes havia ensinado quando ali estivera, sobre a ressurreição do crente. “Muitas vezes, o que mais precisamos, não é de algo novo, mas de relembrar com vivacidade, aquilo que já aprendemos e experimentamos em Cristo.”

Introdução (III) Paulo vai responder a tais heresias: Alguns líderes infiéis disseminavam na igreja a idéia de que a ressurreição não existia. Paulo vai responder a tais heresias: 1) O corpo ressurreto é corpo espiritual e não físico; 2) Negar a ressurreição correspondia a negar a fé em Cristo; 3) Sem ressurreição o crente torna-se o mais infeliz dos homens.

As Epístolas aos Coríntios Introdução (IV) Para Paulo, negar a ressurreição, uma das doutrinas fundamentais do cristianismo era algo como destruir a própria fé cristã. Vai basear-se no testemunho de várias pessoas vivas ainda, algumas delas conhecidas até dos coríntios, e finalmente,no seu próprio testemunho, para proclamar em alto e bom som que, “se Cristo não foi ressuscitado, é vã a vossa fé, e ainda estais (mortos) nos vossos pecados.”

As Epístolas aos Coríntios Introdução (V) Por isso, é que de forma semelhante a como lhes passara o mandamento da Ceia do Senhor, ele começa a expor (15.1-4): “Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; que foi sepultado; que foi ressuscitado ao terceiro dia, segundo as Escrituras” É quando vai então citar 6 aparições de Jesus Cristo, das quais tinha tomado conhecimento pessoal (15.5-8)

As Epístolas aos Coríntios Introdução (VI) Daí em diante ele vai ensinar: A razão essencial da ressurreição – 15.9-19 Cristo, se tornou a “primícia dos que dormem” 15.20-23; A ressurreição de Cristo e a implantação do seu reino 15.24-30; Para desafiá-los então à vida nova em Cristo 15.31-34 5) E, finalmente: Os que já dormem terão outro corpo: o corpo espiritual. 15.35-49

Vamos abrir as nossas Bíblias nesses dois capítulos da Carta e acompanhar com a leitura atenta os ensinamentos do apóstolo: (Os textos estarão indicados de forma reduzida na tela. Os alunos que irão lê-los, deverão fazê-lo de forma completa nas suas Bíblias).

50. Mas digo isto, irmãos, que carne e sangue não podem herdar o reino de Deus; nem a corrupção herda a incorrupção. 51. Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados, 52. num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados. 53. Porque é necessário que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade. 54. Mas, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrito: Tragada foi a morte na vitória. 1Coríntios 15.50-54 Paulo vai explicar-lhes algo essencial para os que criam que o corpo físico não podia ser ressurreto por se tratar de algo ruim em si mesmo. Ele lhes fala então da transformação que ocorreria: a ressurreição nos daria um corpo espiritual

1Coríntios 15.50-54 55. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? 56. O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. 57. Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 58. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. E para proclamar esta verdade basilar do Evangelho, o apóstolo vai terminar o texto sobre a ressurreiçcão dos crentes em Cristo, com um verdadeiro hino de vitória. Este sentimento de confiança deve levar-nos então a uma vida de firmeza e segurança na fé em Cristo.

Neste último capítulo da carta, o apóstolo, escreve então: 1Coríntios 16 Neste último capítulo da carta, o apóstolo, escreve então: 1) Sobre o espírito de solidariedade e amor da igreja de Cristo (1-4); 2) Sobre sua próxima visita à igreja (5-7) 3) Sobre seus projetos missionários (8-12); 4) Sobre as recomendações apostólicas que julgava necessárias (13-18), e, 5) Sua saudação final (19-24)

1) Você crê na ressurreição do crente para a vida eterna? Conclusão 1) Você crê na ressurreição do crente para a vida eterna? 2) Que argumento o convence desta verdade? 3) Você sente em seu coração a alegria da certeza desta ressurreição? 4) Você testemunha dela?

Para refletir: Você tem procurado se dedicar a uma vida de solidariedade e amor em relação aos seus familiares, irmãos em Cristo e amigos? Das recomendações contidas nos versículos 13 a 18 do capítulo 16, quais você tem colocado em prática em sua vida cristã?