DIAGNÓSTICO DA DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Advertisements

Jovem X RISCO EMOÇÃO Dr. Jairo Bouer Março de 2004.
UNICAMP Universidade Estadual de Campinas Centro Superior de Educação Tecnológica Divisão de Telecomunicações Propagação de Ondas e Antenas Prof.Dr. Leonardo.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Palestras, oficinas e outras atividades
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Material pedagógico Multiplicar x 5 Clica!
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS MARÇO/2010 BRASÍLIA, ABRIL DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS MAIO/2010 BRASÍLIA, JUNHO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ADOLESCÊNCIA HOJE Leila Cury Tardivo.
Curso de ADMINISTRAÇÃO
EXPRESSÕES ARITMÉTICAS
Crescimento Econômico Brasileiro : Uma Visão Comparada de Longo Prazo Prof. Giácomo Balbinotto Neto UFRGS.
FUNÇÃO MODULAR.
SUICÍDIO.
CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE DOS PROFESSORES DA REDE PARTICULAR DE ENSINO EM VITÓRIA DA CONQUISTA-BA.
Aula 4 Nomes, Vinculações, Tipos e Escopos
O que é 5(S)? ? 5(S) É a prática de hábitos que permitem mudanças nas relações... É a base de qualquer programa de qualidade. 1.
EXEMPLOS DE ESTRUTURAS PROTENDIDAS
Provas de Concursos Anteriores
Objetivo Geral Este curso de formação visa o desenvolvimento de competências, comportamentos e atitudes para uma melhor União em Romaria.
Renda até 2 SM.
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
Desenho da Figura Humana de Goodenough
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
PESQUISA SOBRE PRAZO MÉDIO DA ASSISTÊNCIA NA SAÚDE SUPLEMENTAR
AUTOMEDICAÇÃO EM ESTUDANTES DE MEDICINA
(CESPE/ Técnico Judiciário do TRT 17ª Região/ES) O Superior Tribunal de Justiça entende que o candidato aprovado em concurso público dentro do limite.
MECÂNICA - DINÂMICA Exercícios Cap. 13, 14 e 17. TC027 - Mecânica Geral III - Dinâmica © 2013 Curotto, C.L. - UFPR 2 Problema
Regulamento FMTKD adaptado para Categorias Não-Oficiais
1 CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E PLANEJAMENTO REGIONAL – 2006 P Ó S-GRADUA Ç ÃO EM ECONOMIA Microeconomia I Prof.: Edson Domingues Cap í tulo II: Escolha.
CATÁLOGO GÉIA PÁG. 1 GÉIA PÁG. 2 HESTIA PÁG. 3.
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 06.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 11.
Veículos e Sustentabilidade Ambiental
ESTRESSE E SÍNDROME DE BURNOUT
Lemas (Sudkamp)  .
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Medidas de posição  Estudando as distribuições de  frequência,  percebe-se que existe uma  posição de  concentração dos valores, que podem estar mais concentrados no início, no meio ou no 
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Plataforma Brasil – Submissão de pesquisa
PERFIL DOS BENEFICIÁRIOS E NÃO-BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM TERMOS DE MERCADO DE TRABALHO: CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS E SUBSTANTIVAS Alessandra.
O Programa 5s surgiu no Japão na década de 50 e foi aplicado após a 2ª Grande Guerra com a finalidade de reorganizar o país quando vivia a chamada.
Estudo dos Gases Prof. Fabio Costa.
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
CLASSIFICAÇÃO DE FILMES
Irradiações 1- Definição 2- Mecânica da Irradiação
Projeto Medindo minha escola.
C ORROPIOS, C ARDINCHAS E C ÃES G RANDES O LIVRO de José Paixão em imagens – com pistas de leitura propostas por por www.joraga.net.
DIEGO RICARDO DE ARAUJO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO INSTITUTO DE CIÊNCIA EXATAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Seleção de Características.
Os gaúchos e o coração.
Estatística Aula 9 – 28/02/2011.
1 Aplicações do Fecho Regular. 2 A interseção de uma linguagem livre de contexto e uma linguagem regular é uma linguagem livre de contexto livre de contexto.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Atuação do Terceiro Setor: Relações Sustentáveis? Sustentabilidade da Sociedade Civil & Sustentabilidade das Organizações da Sociedade Civil Mário Aquino.
Máquina de Turing Universal
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
Curso Preliminar 10º Área Escoteira ABCDMRR 23 e 24/mar/2013
AM020C A interface entre Meio Ambiente, Sociedade e Economia Indicadores de produtividade e empregabilidade da agricultura do Brasil. Aluna Andressa Santos.
Reestruturação Internato Princípios. Internato atual 5 ano – dois períodos de 22 semanas 6 ano – dois períodos de 20 semanas Segmentado Sem interdisciplinaridade.
Doenças Psicossomáticas Profº. Mestrando Gilberto Ribeiro
Transcrição da apresentação:

DIAGNÓSTICO DA DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS Profa. Dra. Liliana A M Guimarães Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria- Faculdade de Medicina UNICAMP

Histórico da Concepção Psicossomática Duas correntes complementares Em oposição Desde o início da História da Medicina  Parte Clínica Concepção da Doença

1- Antiguidade Grega- Hipócrates e a Escola de COS Objeto: O homem doente em sua totalidade. Concepção: sintética e dinâmica que prefigura o enfoque psicossomático.

2- Galeno e a Escola de Cnide Baseia-se na noção de Doença (à qual é conferida uma existência autônoma). Concepção: Positivista e Mecanicista.

Termo psico- somático 1818- HEINROTH- Psicossomático- Psicanálise- Retoma a concepção monista (holista) do homem.

Escola de Chicago -Perfis Específicos de Personalidade- ALEXANDER DEUTSCH DUNBAR entre outros

Escola de Paris MARTY M `UZAN DAVID FAIN

Escola Psicossomática de Paris - “Economia Psicossomática”- Visa definir um tipo mais geral de organização psíquica que favoreceria a somatização dos afetos.

Para a Escola de Paris A Doença resulta da conjunção de: “ uma falha na organização do indivíduo, de uma ataque desorganizador externo ou interno e de um poder maior ou menor de reorganização” .

1as Doenças rotuladas como Psicossomáticas (Doenças Clássicas ou Maiores) Úlcera Asma Brônquica Hipertensão Arterial Enxaqueca Artrite Reumatóide

IREES (1976) Ampliação. Relação extensa que descreve os “distúrbios psicossomáticos mais comuns”.

Distúrbios Respiratórios: Asma Renite Febre do Feno

Distúrbios do Aparelho Digestivo Úlcera Doenças do Cólon

Doenças das Articulações e Musculares Artrite Reumatóide “ Fibrosite”

Doenças Cardiovasculares Hipertensão arterial “essencial”. “Doenças das artérias coronárias”: Angina Infarto Acidentes Vasculares Cerebrais. Enxaquecas.

Doenças do Aparelho Reprodutor Feminino Ausência de menstruação (amenorréia) ou menstruação escassa; Cólicas menstruais; Tensão Pré-Menstrual (TPM); Perturbações da Menopausa.

Doenças da Pele Praticamente todas. Pisoríase Pitiríase

Trabalhos Epidemiológicos Achados: HIPERTENSÃO: - Rara entre os chineses de Taiwan; - Alta incidência entre estudantes chineses que moram nos EUA; CORONARIOPATIAS: - Raras nos Japão.

ÚLCERAS PÉPTICAS: AFECÇÕES DIGESTIVAS: ENXAQUECA: - Freqüentes no sul da Índia AFECÇÕES DIGESTIVAS: Freqüentes no sul da Itália Menor nos países escandinavos ENXAQUECA: Freqüente nos países escandinavos Menor no sul da Itália

FRANZ ALEXANDER - Escola de Chicago - Não renuncia a uma explicação neurofisiológica da gênese das disfunções viscerais. Alexander e seus seguidores tentam paralelamente: estabelecer os perfis de personalidade específica de tal ou qual afecção, fazendo referência ‘a teoria psicanalítica.

Alexander: Se as duas tendências básicas dos animais e humanos (agressão/luta e fuga) são por alguma razão bloqueadas, o resultado será um desequilíbrio do sistema neurovegetativo.

Alexander “Os indivíduos que vivem em permanente estado de tensão, rivalidade e competição, na maioria das vezes, bloqueiam a expressão física deste estados”.

Há 100 anos- MAUDESLEY: “ Se a emoção não se libera, vai agarrar-se aos órgãos, perturbando seu funcionamento. O desgosto que se pode exprimir por meio de gemidos e lágrimas é rapidamente esquecido, enquanto que, o sofrimento mudo, que remói incessantemente o coração, termina por abatê-lo“.

A ALEXITIMIA- SIFNEOS “ Detecta-se no discurso do paciente uma carência de meios de expressão das emoções” . “ Postula por um substrato neurofisiológico e pela dificuldade de exprimir a vivência emocional pelo registro verbal”.

ALEXITIMIA Incapacidade ou dificuldade de se expressar emocionalmente, reagir, sentir e externar afetos. Incapacidade para fantasiar É difícil, às vezes impossível abstrair Mundo da fantasia é pobre “ Pensamento operatório “ – ocasiona baixa capacidade para perceber afetos e emoções. Fica mais no concreto.

ALEXITIMIA Afeto necessita de vazão Se a expressão verbal ou corporal está bloqueada: Descarga nos órgãos internos Pela incapacidade de comunicar com palavras  pessoa fala com a linguagem dos órgãos. Adoecimento de determinado(s) órgão (s).

Alexander: A repetição dos bloqueios ou sua cronificação:  Desequilíbrio neurovegetativo (ou distonia) 

Leva ou predispõe à ocorrência de doenças: Hipertensão arterial Enxaqueca Hiper tireoidismo Artrite Diabetes Doenças Cardiovasculares

Alexander 2 Categorias de Doentes: Todos divididos entre Tendências: Ativas e Passivas Ativos: Independentes, hiperativos, combativos. Passivos: Desejo de Dependência mais manifesto e Busca Afetiva mais explícita.

Exemplos: Ativos - Hipertensão Arterial Essencial - Hipertireoidismo Passivos - Úlcera Gastroduodenal - Asma

PERFIS DE PERSONALIDADE Dos Hipertensos; Dos Ulcerosos; Dos portadores das doenças asmáticas; Dos portadores das doenças alérgicas.

Perfis de Personalidade HIPERTENSOS (Saul, Dunbar e Alexander) Duas tendências contraditórias:  Passividade e Dependência X Domínio e Autonomia

ROSENMAN e FRIEDMAN: Personalidade Tipo A Personalidade Tipo B

PADRÃO TIPO A DE PERSONALIDADE

TIPO A Fator de risco 7 vezes maior para cardiopatias que Padrão de Personalidade do Tipo B.

Características do Tipo A Preocupação com o Ter, não com o Ser Aparência Imponente Competitivo Não aceita concorrência Os fracassos o adoecem Reage com sensibilidade

Tendência à hiperatividade Tendência ao perfeccionismo Controle rígido sobre os outros e sobre si mesmo Tendência a levar muito a sério o que faz É um mal perdedor Pleno de Trabalho

Falta de Tempo Dificuldade em lidar com a própria ansiedade Hostilidade interior (nem sempre manifesta)- componente nocivo Ódio, irritação, aborrecimento, impaciência

1o o trabalho. Luta crônica e incessante  + em menor tempo. Perfil do líderes, empreendedores. Condenado ao êxito  Condenado ao sofrimento

Características da fala do Tipo A 1- Primeiras palavras acentuadas, mais no início da conversa. Em seguida, certas palavras são pronunciadas de modo explosivo; 2- As últimas palavras da sentença são pronunciadas com muita rapidez; 3- As palavras são repetidas com demasiada ênfase;

4- Uso freqüente de interrupções enquanto o escutam : “ Hum”, “ Ah”, etc..; 5- Discutem quando interrompidos 6- Silêncio (pausa lenta) entre o fim da questão e a resposta; 7- Aumento do volume da voz; 8- Velocidade ao Falar.

Características do TIPO B- Tranqüilas Lentas Não se comprometem em geral com prazos Evitam assumir encargos extras Não assumem múltiplas tarefas simultaneamente Livram-se da premência do tempo e da guerra contra o relógio.

Personalidade dos Ulcerosos Maior parte = cardiopatas Diferencia-se: “ tendências orais frustradas” Desejo intenso de dependência e de proteção

PARTICULARIDADE SEMIOLÓGICA da ÚLCERA: A- paciente exprime queixa ao círculo familiar ou ao médico B- com relação ao psicoterapeuta: Dependência e em expectativa

4 TIPOS DE PERSONALIDADE DO ULCEROSO (M´UZAN)

TIPO I- “ HIPERATIVO- COMPETITIVO” Rejeita suas tendências passivas e dependência. Afirma suas tendências ativas. “ Vencedor”- “ Mandão” – “ Líder “- “Chefe”.

TIPO II- “ O COMPENSADO” Ativo profissionalmente. Passivo em casa ou vice- versa Evolução mais favorável. Raramente cirurgia. Boa adaptação Social.

TIPO III- “ O ALTERNANTE” Posição intermediária entre II e IV. Socialmente instável Alterna as duas tendências Sucessivamente passivo e ativo

TIPO IV- “ O DEPENDENTE” Socialmente inadaptado Exibe exageradamente suas tendências passivas Freqüentemente precisa de cirurgia Tipo de pior evolução

EM COMUM: Carência de afetos Dificuldade de expressão de sua carência Agressividade

PERSONALIDADE DO ASMÁTICO ASMA- multifatorial Gênese: A- Predisposição genética (menor) Edfurs-Lubs- pesquisam 7000 gêmeos homozigóticos Somente 18% eram asmáticos B- Sensibilização alérgica C- Perfil psicológico D- Fator ou episódio desencadeante E- Natureza da relação mãe-filho (MÃE- ÁCARA)

HAYNAL- (1989) “ Vitimização Mútua”: “ Há famílias vítimas de asmáticos e asmáticos vítimas de suas famílias”.

Mais comum na infância: Superproteção materna  Excessivo controle Submissão filial não aceita Traduz-se em asma

Na Vida Adulta: Pode reaparecer: Frente a situações com dilema de abandono. Situações que reeditam dependência, sobretudo materna.

Aspectos de Sugestão (positivo e negativo) Se acesso é desencadeado por poeira: TV Faroeste Cavalo levantando poeira Ataque de asma

Ex:- Pessoa alérgica a pólen de flores: Se 1a crise foi desencadeada por flores em uma sala Depois: Flores artificiais Podem desencadear Ataque de Asma

ALEXANDER Asmáticos  Indivíduos ambiciosos. Racionais, hipersensíveis, “ ser protegido”, “ ser aconchegado” – por personagem maternal. Frustração  desdobramento depressivo ou atitudes com agressividade manifesta.

Psicossomática na Criança Deduções sobre a Gênese de alguns traços das personalidade psicossomáticas do adulto Infância- “ Idade do Ouro da Psicossomática” (Mazet e Houzel) Corpo: utilizado para exprimir afetos.

Distinção entre psicossomático X conversivo e histérico: Quanto mais se retroage mais fica difícil esta distinção.

Distúrbios Funcionais: 1o SEMESTRE- cólicas idiopáticas SEGUNDO TRIMESTRE- “anorexia nervosa” SEGUNDO SEMESTRE: MERICISMO- vômito “ regurgitação provocada do alimento, que é novamente deglutida” (só quando a criança está só) Associado com comportamentos auto-eróticos (chupar dedos, balançar a cabeça, entre outros).

Segundo Ano: Vômitos Psicogênicos Espasmo do Soluço Afecções psicossomáticas: 1- Eczema (multifatorial) 2- Asma brônquica

Conceito de Medicina Psicossomática Recente. Organizando-se há cerca de 50 anos.

Estudos evoluem para: A pessoa como ser histórico Sistema único constituído por 3 subsistemas: “Corpo, Mente e Social”

Medicina Psicossomática Não mais um ramo da Psiquiatria Mas: Uma atitude em Medicina: O ser humano (na saúde e na doença) como “ ser biopsicossocial”

GÖETHE: “ Em todo ser vivo, aquilo que designamos como partes constituintes, forma um todo inseparável que só pode ser estudado em conjunto, pois a parte não permite reconhecer o todo, nem o conjunto de ser reconhecido nas partes” .

GÖETHE “ Há síntese maior que o ser vivo? “

Na frase de GÖETHE: A essência da noção na qual se apóia a Medicina Psicossomática: “A UNIDADE INDIVISÍVEL DO SER HUMANO”.

FIM