Temas do Barroco.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Barroco ou seiscentismo
Advertisements

LÓGICA FILOSÓFICA. Teoria Obj: Construir um conceito de lógica
01. A Origem do Universo (8 slides) 02. Filhos da nossa cultura, continuamos a pensar (8 slides) 03. As expressões eu creio que e sou da opinião que têm.
Tudo tem uma origem....
BARROCO.
B A R R O C O ????????????????????????? ???????????????????????????????????????????????????????????????????????????
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
Barroco Século XVII.
Barroco no Brasil!.
HARPA CRISTÃ 048 – O DIA DO TRIUNFO DE JESUS
UTEC – IBURA OFICINA NATALINA
“Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão? Mas nós, segundo.
Nesta pintura, o artista não pretendeu transmitir nenhuma informação de caráter utilitário, mas apenas recriar esteticamente uma visão de mundo. Para isso,
O texto poético.
Uma declaração de amor à você...
Você conhece essa imagem?
GRUPO ETERNOS APRENDIZES CLIQUE PARA AVANÇAR OS SLIDES
Barroco: a arte da indisciplina
Exercícios de lógica -sensibilização
GÊNEROS LITERÁRIOS.
Prof. Kleyton Gustavo de Rezende Filosofia – º Médio A e B
AINDA DURMO Rose Felliciano.
Anotem logo os assuntos importantes
DISSERTAÇÃO.
Literatura Barroco Eduardo Batista.
Sopre as Cinzas Números 4.13
Como é grande o meu amor por Você
Colacio.j COLACIO. J SLIDES APRESENTA Aguarde a rolagem automática dos slides....
A Flor Que Meu Amigo Me Ofertou.
? AS TRÊS PENEIRAs VERDADE BONDADE
Gregório de Matos Guerra
Bom dia!... By Vânia Maria.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
DEUS É QUEM EFETUA O QUERER E O REALIZAR
Universidade Federal do Amapá
Erros meus, má fortuna, amor ardente
2ª série / Ensino Médio 2m1,2m2 e 2m3 Profª.: Maria Anna Gerk
Barroco - Introdução Durante o Renascimento o homem cresceu bastante, adquiriu autoconfiança, se tornou senhor da terra, mares, ciência e arte; libertou-se.
VENDE TUDO O QUE TEM E SEGUE-ME!.
BARROCO Prof. Nichele Este modelo pode ser usado como arquivo de partida para apresentar materiais de treinamento em um cenário em grupo. Seções Clique.

A Proposição e a Lógica A idéia geral da dedução ou inferência silogística é: A é verdade de B. B é verdade de C. Logo, A é verdade de C. A inferência.
Descrição da Cidade de Sergipe d’el-Rei
Hino 471 – “Chamada final” Henry Maxwell Wright
Alunas: Camila Thomaselli nº04 Carolina Côrtes nº08 Carolina Molar nº09 Carolina Saade nº10 Carolina Sequeiros nº11.
Eu sou um poeta.
DIZ-ME, ANTÓNIO.
4º DOMINGO DA PÁSCOA 26 DE ABRIL DE 2015 “DOMINGO DO BOM PASTOR”
IFES – Venda Nova do Imigrante
Barroco brasileiro a 1768 Contexto histórico:
6 6 POEMAS E 1 CANÇÃO.
AMO-TE MAIS A CADA DIA POEMA DE ROSA RIGHETTO COM AUDIO CLIQUE
Quando lá do céu descendo, para os Seus, Jesus voltar, E o clarim de Deus a todos proclamar, Que chegou o grande dia do triunfar do meu Rei, Eu, por.
“Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a terra, e a cada nação, e tribo, e língua,
Infinito Amor Onde estarás amor? Onde estarás amor? Sinto tanta saudade do calor dos braços teus... Infinito Amor.
Barroco Estilo que, partindo das artes plásticas, teve seu apogeu literário no século XVII.
Clicar para mudar slide De poeta a louco... Navego na insanidade Resta-me tão pouco Desta tal felicidade. Denise Severgnini Loucura Gravar meu nome.
O homem que eu amo O homem que eu amo É sério e centrado É teimoso, mas é querido.
Barroco 1580 – 1756 “alma” VXII Veja: Idade Média – feudalismo – teocentrismo Barroco – Contrarreforma – valores religiosos.
Mãe Divindade Suprema Deus fez o mundo com uma beleza inigualável... Fez as flores, as matas, o céu, o mar... Fez tudo isso com cores alegres e extasiastes...
AMOR DO MEU CORAÇÃO POEMA DE ROSA RIGHETTO
PROJETO MATEMÁGICA Prof. Me. Elano Diniz
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº. Pecê. Barroco no Brasil Prof.: Pecê.
Correntes do Barroco.
Quero começar do inicio Saber que posso ganhar, Uma mão para me segurar... Me impedir de cair.
Modinha MODINHA Taiguara Olho a rosa na janela Modinha Sonho um sonho pequenino.
BARROCO.
Transcrição da apresentação:

Temas do Barroco

Temas do Barroco - Cultismo FORMA = soneto clássico: decassílabo, rimado, petrarquiano (abba,abba,cdc,dcd) TEMÁTICA = busca estados contraditórios da condição humana; moraliza sobre a vaidade da vida terrena: preocupações do homem seiscentista Dos Desenganos da Vida Humana, Metaforicamente É a vaidade, Fábio, nesta vida                        Rosa, que de manhã lisonjeada,                      Púrpuras mil, com ambição dourada,             Airosa rompe, arrasta presumida.                  É planta, que de abril favorecida,                  Por mares de soberba desatada,                    Florida galeota empavesada,                         Sulca ufana, navega destemida.                     É nau enfim, que em breve ligeireza,             Com presunção de Fênix generosa,               Galhardias apresta, alentos preza:                 Mas ser planta, ser rosa, ser nau vistosa   De que importa, se aguarda sem defesa       Penha a nau, ferro a planta, tarde a rosa?    METÁFORA   três metáforas da vaidade:  rosa, planta, nau (navio)  efemeridade/eternidade.      Como a rosa, a vaidade "rompe airosa" (elegante); como a planta favorecida pelo mês de abril (quando é primavera na Europa), ela segue rapidamente, feito uma "galeota empavesada" (embarcação enfeitada); como uma nau ligeira, preza alentos e galhardias (elogios e elegâncias).      Observe que as metáforas são colocadas nos versos 2, 5 e 9 e, após retomadas nos versos 12 a 14, quando, no último terceto, o poeta as dispõe em ordem decrescente, inversa: a penha (pedra) destrói a nau, assim como o ferro (instrumento de corte qualquer) destrói a planta e a tarde (o tempo que passa) destrói a rosa. A conclusão a que se chega, portanto, é que a vaidade é frágil e efêmera. 

Temas do Barroco - Conceptismo - A dialética barroca (...) Mui grande é o vosso amor e o meu delito;     Porém pode ter fim todo o pecar,                        E não o vosso amor, que é infinito.                     Essa razão me obriga a confiar                          Que, por mais que pequei, nesse conflito,         Espero em vosso amor de me salvar."       Premissa maior (verdade universal): O amor de Cristo é infinito. (verso 11). Premissa menor (particularizando...): Meu pecado é finito, apesar de grande (9 e 10). Conclusão lógica: (Logo,) Por maior que seja o meu pecado, eu espero salvar-me (13 e 14). SILOGISMO Premissa maior (verdade universal): O amor de Cristo é infinito Premissa menor (particularizando...): O meu pecar é finito Conclusão ilógica: Logo, o amor de Cristo é maior que o meu delito (e eu seirei salvo). SOFISMA

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE            Cultismo e Conceptismo são dois aspectos do Barroco que não se separam; antes, superpõem-se como as duas faces de uma mesma moeda. Às vezes, o autor trabalha mais ao nível da palavra, da imagem; busca mais o argumento, o conceito. Nada impede que o mesmo texto tenha, simultaneamente, aspectos Cultistas e Conceptistas. Com os riscos inerentes às generalizações abusivas, diz-se, didaticamente, que o Cultismo é predominante na poesia e o Conceptismo, predominante na prosa. Mas como foi visto, muitos poemas de Gregório de Matos possuem o conceptismo muito marcante e até mesmo como aspecto principal.