MATERIAIS PARA A ARITMÉTICA ´1. CARTAZ VALOR DO LUGAR – CAVALU
A confecção do CVL é muito simples A confecção do CVL é muito simples. São necessárias uma cartolina e uma folha de papel. Pode ser feita atrás do flanelógrafo. No papel fazer quatro pregas. Fixar esse papel na cartolina (costurar, colar, grampear...). Fazer mais duas costuras verticais dividindo o CVL em três colunas, ficando com nove bolsas. Palitos de sorvete, canudos ou cartolinas recortadas.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES – cont. Quando chegar ao cinco, iniciar atividade assim: escolher um número para o aluno representar no CVL Representar um número para que o aluno leia Adição 3 + 2 Repetir esse tipo de conta. O aluno deve manusear o CVL
d) Subtração Colocar cinco palitos; os alunos contam; Passar dois palitos para baixo; Questionar: - Qtos sobraram? Os alunos contam os palitos que restaram Essa disposição mostra não só 5 – 2 = 3 como também 3 + 2 = 5. É necessário o ato de retirar 2 palitos dos 5 e passar para baixo restando 3 em cima.
MULTIPLICAÇÃO
MULTIPLICAÇÃO
DIVISÃO
DIVISÃO
2. JOGOS POSICIONAIS
JOGOS POSICIONAIS
3. O ÁBACO
4. MATERIAL DOURADO MONTESSORI
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES-cont.
SUCATA PARA A ARITMÉTICA Coleções de objetos. Objetos com várias pontas ou furos ou cores ou lados. Enfim quaisquer coleções que sirvam para contagem e para contas (reunir, retirar, repartir)