Conhecimento do Sistema Único de Saúde (SUS):

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
Advertisements

Saúde – Sistema Único de Saúde e Políticas Públicas para a Mulher
A HISTÓRIA DO SUS José Ivo Pedrosa
Ações Estratégicas na Atenção Básica
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
Organização da Assistência Farmacêutica no SUS Setembro/2007
Dr. Luiz Antonio Santini Diretor Geral do INCA
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória agosto/2012.
Rede Nacional de Prevenção da Violência e Promoção da Saúde
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais Unidade de Prevenção Acesso a Insumos de Prevenção Brasília,
Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social – Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
O PACTO PELA SAÚDE E A VIGILÂNCIA SANITÁRIA
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
Prioridades do Ministério da Saúde
INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO NO SUS
PACTO PELA SAÚDE PACTO PELA VIDA, EM DEFESA DO SUS E DA GESTÃO NO ÂMBITO DA ATENÇÃO BÁSICA FRANCISCO ELOI FAGUNDES FILHO ANDREIA SOARES NUNES NATAL –
FÓRUM SAÚDE DA MULHER NO SÉCULO XXI
ETAPA ESTADUAL OFICINA MICRORREGIONAL
ETAPA ESTADUAL OFICINA MICRORREGIONAL AVALIAÇÃO DO PACTO PELA VIDA, PACTO DE GESTÃO E DA PROGRAMAÇÃO ANUAL DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE NOS MUNICÍPIOS BAIANOS.
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
CARAVANA EM DEFESA DO SUS - EVENTO PARAÍBA PLANO ESTADUAL DE SAÚDE DA PARAÍBA – AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS 2009/2010.
A Política de Gestão Estratégica e Participativa no SUS
PAPEL DOS CONSELHOS DE SAÚDE Joana Batista Oliveira Lopes
Armando Raggio Campinas – SP 08 de maio de 2009
Oficina de Trabalho da Rede de Atenção Oncológica
SITUAÇÃO ATUAL DO SUS ÁREAS DE SATISFAÇÃO DA POPULAÇÃO:
Dra . Sueli Rezende cunha Tutora; deyse da conceição Santoro
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
Oficina para Implantação do Pacto pela Saúde no Rio Grande do Sul Maio
Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão
GRUPO PERMANENTE DA SAÚDE
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
Aula 1: Antecedentes Históricos do SUS
SAÚDE, CONTROLE SOCIAL E VOCÊ:
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
POLÍTICAS DE SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL
Angelo Augusto Paula do Nascimento
REDE AMAMENTA BRASIL EM MATO GROSSO DO SUL
POLÍTICAS SANITÁRIAS e ÉTICA Paulo Antonio Fortes VIII Congresso Brasileiro de Bioética 25 de Setembro 2009.
Saúde Integral da Criança
INDICADORES DO PACTO PELA VIDA NO RN
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
Pacto pela Saúde Profa. Daniela Aquino.
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
OUVIDORIA MUNICIPAL DE SAÚDE RELATÓRIO DE GESTÃO 2010 A vez e a voz do cidadão Juiz de Fora – Minas Gerais.
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS SISTEMAS DE SAÚDE ?
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
REDE AMAMENTA BRASIL EM MATO GROSSO DO SUL
PACTO PELA VIDA E EM DEFESA DO SUS
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIENCIAS
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
ÁREA TÉCNICA SAÚDE DO IDOSO
Saúde Pública e Assistência Farmacêutica
Atenção básica e ouvidorias: alianças para o fortalecimento mútuo ELTON VIEIRA Analista Técnico de Políticas Sociais CGSNO/DOGES/SGEP/MS Referência Técnica.
SISPACTO DO ESTADO DA BAHIA 2015
Ministério da Saúde Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT -
ANEXO 1 DO RELATÓRIO DETALHADO QUADRIMESTRAL - RDQ Relatório Consolidado do Resultado da Execução Orçamentária e Financeira do 2º Quadrimestre de 2015.
CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SANTA CATARINA V CONFERÊNCIA DE SAÚDE DO ESTADO DE SANTA CATARINA Florianópolis,
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Oficina 2: O Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde nos Municípios, SC. GESTÃO por RESULTADOS: o processo de planejamento no SUS. GESTÃO por RESULTADOS:
Julho 2009 SEMINÁRIO COM OS CONSELHEIROS MUNICIPAIS DO MATO GROSSO DO SUL.
Secretaria Estadual de Saúde de Tocantins
DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DA SAÚDE 2º. QUADRIMENTRE DE 2012 ANÁLISE QUADRIMESTRAL DO RELATÓRIO DE GESTÃO DEMONSTRATIVO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA/FINANCEIRA.
Coordenadoria de Atenção Básica Secretaria de Estado de Saúde Diretoria-Geral de Atenção à Saúde 1° Seminário Estadual Intersetorial.
Alunas : Angélica, Rosália, Leidian, Genilda e Edilma
Transcrição da apresentação:

Conhecimento do Sistema Único de Saúde (SUS): organização, princípios e diretrizes. BRASIL, Ministério da Saúde. Pacto pela saúde. Portaria n. 399/ GM de 22 de fevereiro de 2006.

DINÂMICA SUS

Dinâmica SUS (1) Uma palavra que defina SUS (2) Uma frase que defina SUS (3) Desenhe um animal ou pássaro ou inseto para representar o SUS.

TRABALHO EM GRUPO COLETIVO (1) O que é? (2) Para quem? (público alvo, risco e/ou vulnerabilidade) (3) Por quê? (4) Como? (5) Exemplo (s)

PACTO PELA SAÚDE Pacto pela Vida; Pacto em Defesa do SUS; (1) O que é? (2) Para quem? (público alvo, risco e/ou vulnerabilidade) (3) Por quê? (4) Como? (5) Exemplo (s) PACTO PELA SAÚDE Pacto pela Vida; Pacto em Defesa do SUS; Pacto de Gestão do SUS.

PACTO PELA SAÚDE Pacto pela Vida; Pacto em Defesa do SUS; Pacto de Gestão do SUS. SAÚDE DO IDOSO: Implantar a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, buscando a atenção integral.

PACTO PELA SAÚDE Pacto pela Vida; Pacto em Defesa do SUS; Pacto de Gestão do SUS. CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E DE MAMA: Contribuir para a redução da mortalidade por câncer de colo do útero e de mama.

PACTO PELA SAÚDE Pacto pela Vida; Pacto em Defesa do SUS; Pacto de Gestão do SUS. MORTALIDADE INFANTIL E MATERNA: Reduzir a mortalidade materna, infantil neonatal, infantil por doença diarreica e por pneumonias.

PACTO PELA SAÚDE Pacto pela Vida; Pacto em Defesa do SUS; Pacto de Gestão do SUS. DOENÇAS EMERGENTES E ENDEMIAS, COM ÊNFASE NA DENGUE, HANSENÍASE, TUBERCULOSE, MALÁRIA E INFLUENZA Fortalecer a capacidade de resposta do sistema de saúde às doenças emergentes e endemias.

PACTO PELA SAÚDE Pacto pela Vida; Pacto em Defesa do SUS; Pacto de Gestão do SUS. PROMOÇÃO DA SAÚDE: Elaborar e implantar a Política Nacional de Promoção da Saúde, com ênfase na adoção de hábitos saudáveis por parte da população brasileira, de forma a internalizar a responsabilidade individual da prática de atividade física regular, alimentação saudável e combate ao tabagismo.

VÍDEO

PACTO PELA SAÚDE Pacto pela Vida; Pacto em Defesa do SUS; Pacto de Gestão do SUS. ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE Consolidar e qualificar a estratégia da Saúde da Família como modelo de atenção básica à saúde e como centro ordenador das redes de atenção à saúde do SUS.

PACTO PELA SAÚDE Pacto pela Vida; Pacto em Defesa do SUS; Pacto de Gestão do SUS. VÍDEO

Política Nacional de Humanização - Humaniza-SUS (1) O que é? (2) Para quem? (público alvo, risco e/ou vulnerabilidade) (3) Por quê? (4) Como? (5) Exemplo (s) Brasília –DF/ 2007

Carta dos Direitos e Deveres em Saúde (1) O que é? (2) Para quem? (público alvo, risco e/ou vulnerabilidade) (3) Por quê? (4) Como? (5) Exemplo (s)

demográfica; epidemiológica; e nutricional TRANSIÇÕES demográfica; epidemiológica; e nutricional (1) O que é? (2) Para quem? (público alvo, risco e/ou vulnerabilidade) (3) Por quê? (4) Como? (5) Exemplo (s)

1941 41 milhões 1996 157 milhões 2020 207 milhões Estrutura etária da população brasileira - 1941 - 2020 em milhões de pessoas Mulheres Homens 70 e mais 65 a 69 60 a 64 55 a 59 50 a 54 45 a 49 40 a 44 35 a 39 30 a 34 25 a 29 20 a 24 15 a 19 10 a 14 5 a 9 0 a 4 1941 41 milhões 1996 157 milhões 2020 207 milhões Fonte: IPEA, 1998

Empoderamento empowerment (1) O que é? (2) Para quem? (público alvo, risco e/ou vulnerabilidade) (3) Por quê? (4) Como? (5) Exemplo (s)

O empoderamento possibilita a aquisição da emancipação individual e também da consciência coletiva necessária para a superação da dependência social e dominação política. O empoderamento devolve poder e dignidade a quem desejar o estatuto de cidadania, e principalmente a liberdade de decidir e controlar seu próprio destino com responsabilidade e respeito ao outro.

Atenção primária em Saúde (1) O que é? (2) Para quem? (público alvo, risco e/ou vulnerabilidade) (3) Por quê? (4) Como? (5) Exemplo (s)

Estratégia de Saúde da Família (1) O que é? (2) Para quem? (público alvo, risco e/ou vulnerabilidade) (3) Por quê? (4) Como? (5) Exemplo (s)

Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (1) O que é? (2) Para quem? (público alvo, risco e/ou vulnerabilidade) (3) Por quê? (4) Como? (5) Exemplo (s)

Acolhimento, Avaliação e Classificação de Risco em Saúde (1) O que é? (2) Para quem? (público alvo, risco e/ou vulnerabilidade) (3) Por quê? (4) Como? (5) Exemplo (s)

Controle Social (1) O que é? (2) Para quem? (público alvo, risco e/ou vulnerabilidade) (3) Por quê? (4) Como? (5) Exemplo (s)

Ouvidoria em Saúde MS 136 0800-61-1997 Uberlândia 0800-940-1480 (1) O que é? (2) Para quem? (público alvo, risco e/ou vulnerabilidade) (3) Por quê? (4) Como? (5) Exemplo (s) MS 136 0800-61-1997 Em 2010, o serviço da Ouvidoria recebeu 4,6 milhões de ligações Uberlândia 0800-940-1480

Organização Social e Comunitária (1) O que é? (2) Para quem? (público alvo, risco e/ou vulnerabilidade) (3) Por quê? (4) Como? (5) Exemplo (s)

Conselho de Saúde (1) O que é? (2) Para quem? (público alvo, risco e/ou vulnerabilidade) (3) Por quê? (4) Como? (5) Exemplo (s)

Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) (1) O que é? (2) Para quem? (público alvo, risco e/ou vulnerabilidade) (3) Por quê? (4) Como? (5) Exemplo (s)

LINHAS-GUIA DA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (1) O que é? (2) Para quem? (público alvo, risco e/ou vulnerabilidade) (3) Por quê? (4) Como? (5) Exemplo (s)

LINHAS-GUIA DA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE

Cadernos de Atenção Básica do Ministério da Saúde (1) O que é? (2) Para quem? (público alvo, risco e/ou vulnerabilidade) (3) Por quê? (4) Como? (5) Exemplo (s)

Política nacional de atenção às urgências Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU (1) O que é? (2) Para quem? (público alvo, risco e/ou vulnerabilidade) (3) Por quê? (4) Como? (5) Exemplo (s)

de Hipertensão e Diabetes Política Nacional de Hipertensão e Diabetes (1) O que é? (2) Para quem? (público alvo, risco e/ou vulnerabilidade) (3) Por quê? (4) Como? (5) Exemplo (s)

uma epidemia silenciosa VIOLÊNCIA: uma epidemia silenciosa (1) O que é? (2) Para quem? (público alvo, risco e/ou vulnerabilidade) (3) Por quê? (4) Como? (5) Exemplo (s)

de Nutrição e Alimentação Política Nacional de Nutrição e Alimentação (1) O que é? (2) Para quem? (público alvo, risco e/ou vulnerabilidade) (3) Por quê? (4) Como? (5) Exemplo (s)

Política Nacional de Assistência Farmacêutica (1) O que é? (2) Para quem? (público alvo, risco e/ou vulnerabilidade) (3) Por quê? (4) Como? (5) Exemplo (s)

Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (1) O que é? (2) Para quem? (público alvo, risco e/ou vulnerabilidade) (3) Por quê? (4) Como? (5) Exemplo (s)

Política Nacional de Saúde Mental (1) O que é? (2) Para quem? (público alvo, risco e/ou vulnerabilidade) (3) Por quê? (4) Como? (5) Exemplo (s)

Política Nacional para atenção integral aos usuários de álcool e outras drogas (1) O que é? (2) Para quem? (público alvo, risco e/ou vulnerabilidade) (3) Por quê? (4) Como? (5) Exemplo (s)

Política Nacional de DST, AIDS e Hepatites Virais (1) O que é? (2) Para quem? (público alvo, risco e/ou vulnerabilidade) (3) Por quê? (4) Como? (5) Exemplo (s)

Política Nacional da Atenção Oncológica (1) O que é? (2) Para quem? (público alvo, risco e/ou vulnerabilidade) (3) Por quê? (4) Como? (5) Exemplo (s)

Política Nacional de Saúde da Mulher (1) O que é? (2) Para quem? (público alvo, risco e/ou vulnerabilidade) (3) Por quê? (4) Como? (5) Exemplo (s)

Política Nacional de Saúde do Homem (1) O que é? (2) Para quem? (público alvo, risco e/ou vulnerabilidade) (3) Por quê? (4) Como? (5) Exemplo (s)

de Saúde da Pessoa Idosa Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (1) O que é? (2) Para quem? (público alvo, risco e/ou vulnerabilidade) (3) Por quê? (4) Como? (5) Exemplo (s)

de Saúde da Criança e do Adolescente Política Nacional de Saúde da Criança e do Adolescente (1) O que é? (2) Para quem? (público alvo, risco e/ou vulnerabilidade) (3) Por quê? (4) Como? (5) Exemplo (s)

Política Nacional de Saúde Bucal / Política Nacional de Atenção a Fissura Lábio Palatal (1) O que é? (2) Para quem? (público alvo, risco e/ou vulnerabilidade) (3) Por quê? (4) Como? (5) Exemplo (s)

Política Nacional de Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência (1) O que é? (2) Para quem? (público alvo, risco e/ou vulnerabilidade) (3) Por quê? (4) Como? (5) Exemplo (s)

de Controle da Hanseníase Política Nacional de Controle da Hanseníase (1) O que é? (2) Para quem? (público alvo, risco e/ou vulnerabilidade) (3) Por quê? (4) Como? (5) Exemplo (s)

de Controle da Tuberculose (PNCT) Política Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT) (1) O que é? (2) Para quem? (público alvo, risco e/ou vulnerabilidade) (3) Por quê? (4) Como? (5) Exemplo (s)

de Vigilância Sanitária Política Nacional de Vigilância Sanitária (1) O que é? (2) Para quem? (público alvo, risco e/ou vulnerabilidade) (3) Por quê? (4) Como? (5) Exemplo (s)

de Vigilância em Zoonoses Política Nacional de Vigilância em Zoonoses (1) O que é? (2) Para quem? (público alvo, risco e/ou vulnerabilidade) (3) Por quê? (4) Como? (5) Exemplo (s)

Vigilância em Saúde Ambiental Política Nacional Vigilância em Saúde Ambiental (1) O que é? (2) Para quem? (público alvo, risco e/ou vulnerabilidade) (3) Por quê? (4) Como? (5) Exemplo (s)

POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DE LÉSBICAS, GAYS, BISSEXUAIS, TRAVESTIS E TRANSEXUAIS (1) O que é? (2) Para quem? (público alvo, risco e/ou vulnerabilidade) (3) Por quê? (4) Como? (5) Exemplo (s)

Aspectos legais, regulação, QUESTIONÁRIO - SUS Aspectos legais, regulação, controle e avaliação

Defina o que é Sistema Único de Saúde? Por que Sistema Único? Quais são as instituições públicas e privadas contratadas e conveniadas (e os respectivos serviços e programas) que fazem parte do SUS, em seu município? Quais são as leis que regulamentam o Sistema Único de Saúde? Quais são os princípios que regem a organização do SUS? Quando e como a iniciativa privada pode participar do SUS. ? Qual é o papel e as principais responsabilidades frente ao SUS do Gestor do SUS, bem como o seu papel e responsabilidades, enquanto profissional da saúde, usuário e cidadão? Quais são as pessoas responsáveis pela saúde da população e que devem controlar se o SUS está funcionando bem? Qual é a origem do recurso financeiro para custear o SUS? E qual é o valor, em reais (R$), gasto por habitante/ ano, em seu município? Considerando os diferentes grupos presentes na sociedade, com interesses diversificados, analise seguinte questão: “SUS – Quem é contra, quem é a favor?”.

Defina o que é Sistema Único de Saúde?

2. Por que Sistema Único?

3. Quais são as instituições públicas e privadas contratadas e conveniadas (e os respectivos serviços e programas) que fazem parte do SUS, em seu município?