TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS E INFRA-ESTRUTURA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Advertisements

EXERCÍCIOS RESULTADO.
Propriedades físicas representativas de
EVOLUÇÃO E DESAFIOS DAS EXPORTAÇÕES DE CARNES DE AVES E SUÍNOS
Palestras, oficinas e outras atividades
O TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS E A SEGURANÇA DO TRÂNSITO
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS MARÇO/2010 BRASÍLIA, ABRIL DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS 2010 Brasília, janeiro de 2011 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Novembro/2010 Brasília, dezembro de 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS MAIO/2010 BRASÍLIA, JUNHO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS setembro/2010 BRASÍLIA, OUTUBRO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
Investor Relations4Q07 | 1. Investor Relations4Q07 | 2 2.
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
Sumário, aula 9 Elasticidade Elasticidade arco Elasticidade no ponto
Exercícios Porcentagem.
Fonte das informações:
Curso de ADMINISTRAÇÃO
A política climática paulistaq e o contexto nacional
Análise dos resultados 1º Semestre 2004 X As vendas totais das agências associadas do FAVECC representaram um crescimento de 37,50%
Queixas músculo-esqueléticas como causa de alto índice de absenteísmo
Dep. Federal HOMERO PEREIRA
ABAMEC Nacional São Paulo, 16 de maio de 2000.
GERALDO AGUIAR DE BRITO VIANNA Presidente da NTC & Logística
Panorama do Setor de Transporte Rodoviário de Cargas no Brasil
Provas de Concursos Anteriores
A INDÚSTRIA DE FUNDIÇÃO NO BRASIL E SUAS PERSPECTIVAS
Sistema eléctrico nacional
TÁBUA BIDIMENSIONAL STEA
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS
© GfK 2012 | Title of presentation | DD. Month
Renda até 2 SM.
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento
Módulo Financeiro Centro de Custo.
Matemática Financeira
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
CAFEICULTURA CAPIXABA
TELECOMUNICAÇÕES - ROAMING
Justificativas Racionalização do uso do Plano – evitar desperdícios Correção de distorções Tratamento isonômico para cônjuges servidores Manutenção da.
Bolha Posição de máx. W2 Ponto de Estagnação
CATÁLOGO GÉIA PÁG. 1 GÉIA PÁG. 2 HESTIA PÁG. 3.
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 06.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 11.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 08.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO II – Nº 01.
Logística e realidade brasileira
Fonte: CONAB. Ano III Fevereiro de 2010 Balanço Mundial - Exportação, consumo mundial, estoques finais, exportações e importações (Milhões de t). Custos.
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
Fonte: CONAB. Ano IV JUN/JUL de 2010 Balanço Mundial - Exportação, consumo mundial, estoques finais, exportações e importações (Milhões de sacas de 60.
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
Projeto Medindo minha escola.
NOVOS CONCEITOS DE DEPRECIAÇÃO PARA MÁQUINA E EQUIPAMENTOS
ESTUDO DE CASO DE UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ–SÃO PAULO: ASPECTOS SÓCIOECONÔMICOS E FINANCEIROS PROF.
Maio / BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA Abril/2012 Maio/2012 Destaques  Maio: -Exportação: recorde para maio (US$ 23,215 bi); anterior mai-11: US$
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
MATRICIAL CONSULTORIA LTDA. PREFEITURA MUNICIPAL DE GARIBALDI 23/10/ : ATENÇÃO Os locais descritos nas planilhas anexas não correspondem ao total.
Vitor Mallmann Presidente. Mercado Brasileiro de Resinas Termoplásticas 2008 vs 2007 Mercado Brasileiro de Resinas Termoplásticas 2008 vs 2007.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
1 Aplicações do Fecho Regular. 2 A interseção de uma linguagem livre de contexto e uma linguagem regular é uma linguagem livre de contexto livre de contexto.
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Rio Verde - Goiás - Brasil
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
1 Light – Recuperação de Energia Dezembro 2012 Light – Recuperação de Energia Dezembro 2012.
Necessidade de Eliminar Gargalos Acesso ao Porto de Santos - SP
Professora Jacqueline Romero Benjamim
Transcrição da apresentação:

TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS E INFRA-ESTRUTURA ÁGUAS DE SÃO PEDRO - 19 DE SETEMBRO DE 2002 GERALDO AGUIAR DE BRITO VIANNA Presidente da NTC

Transporte Rodoviário de Cargas ESPECIAL PARA Congresso Paulista do Transporte Rodoviário de Cargas

INFRA-ESTRUTURA TERRESTRE BAIXÍSSIMO ÍNDICE DE RODOVIAS PAVIMENTADAS EM RELAÇÃO À EXTENSÃO TERRITORIAL BAIXÍSSIMO ÍNDICE DE FERROVIAS EM RELAÇÃO À EXTENSÃO TERRITORIAL ALTO ÍNDICE DE EXTENSÃO DE FERROVIAS/EXTENSÃO DE RODOVIAS

INFRA-ESTRUTURA RODOVIÁRIA BRASIL X OUTROS PAÍSES (EM MIL)

DISTRIBUIÇÃO INTERMODAL DE CARGAS FONTE : GEIPOT MODO 1996 1997 1998 1999 2000 Aéreo 0,33 0,26 0,31 Aquaviário 11,47 11,56 12,69 13,19 13,86 Dutoviário 3,78 4,55 4,44 4,61 4,46 Ferroviário 20,74 20,72 19,99 19,60 20,86 Rodoviário 63,68 62,91 62,57 62,29 60,49 Total 100,00

PESO DO RODOVIÁRIO BRASIL X OUTROS PAÍSES FONTE Percento Países europeus TLN 55 a 98 Europa Ocidental IRU 76,2 Europa Oriental 38,4 Estados Unidos (valor de frete) Estados Unidos (toneladas) Estados Unidos (t.km) Standard & Poor’s DRI Idem DOT 82,3 60,3 27,0 Canadá Austrália China www.tc.gc.ca Coppead Coopead 26,5 24,0 8,00

DISTRIBUIÇÃO MODAL BRASIL X OUTROS PAÍSES A ÁREA DO CÍRCULO REPRESENTA A UTILIZAÇÃO DO MODAL AQUAVIÁRIO EUA Hungria Alemanha Brasil França Bélgica Dinamarca China Rússia Canadá 80 70 60 % Rodoviário 50 40 30 20 10 10 20 30 40 50 60 70 80 % Ferroviário FONTE : COPPED

1. MAU ESTADO DAS RODOVIAS Fonte : CNT – PESQUISA RODOVIÁRIA PROBLEMAS DO SETOR 1. MAU ESTADO DAS RODOVIAS Rodoviária Pesquisa CNT Fonte: - 100,00 45.294 Total 100,0 2,9 1.314 Ótimo 97,1 28,4 12.863 Bom 68,8 66,3 30.030 Deficiente 2,5 2,2 996 Ruim 0,3 136 Péssimo % acumulada % km Estado Fonte : CNT – PESQUISA RODOVIÁRIA

PROBLEMAS DO SETOR 2. MERCADO ABERTO INEXISTEM REGRAS DE ACESSO À ATIVIDADE CONCORRÊNCIA LIVRE E PREDATÓRIA, INCLUSIVE DE OUTROS MEIOS EXCESSO DE OFERTA: “GUERRA DE PREÇO” PRODUTO POUCO DIFERENCIADO QUALQUER CARGA PARA QUALQUER LUGAR TRANSPORTADORAS BUSCAM VOLUME E NÃO MARGEM PRESENÇA DAS AGÊNCIAS DE FRETES ESTA SITUAÇÃO TEM VÁRIAS CONSEQÜÊNCIAS.

PROBLEMAS DO SETOR 3. FRAGMENTAÇÃO DO SETOR Pessoas ocupadas Receita (R$ mil) % Empresas R$ mil/ empresa Até 5 2.885 15,91 29.864 97 75,43 6 a 19 3.085 17,02 7.517 410 18,99 20 a 49 2.280 12,58 1.363 1.673 3,44 50 a 99 2.056 11,34 483 4.257 1,22 + de 99 7.825 43,16 366 21.380 0,92 TOTAL 18.131 100,00 39.593 458

PROBLEMAS DO SETOR Categoria % Carreteiros 51 Empresas de transportes 3. FRAGMENTAÇÃO DO SETOR Categoria % Carreteiros 51 Empresas de transportes 29 Empresas de carga própria 20 FONTE: SEPLATEC

PROBLEMAS DO SETOR 56 18 11 14 4. AVILTAMENTO DO FRETE US$ / 1000 TKU 60 50 US$ / 1000 TKU 40 18 30 11 14 20 10 Brasil EUA Rodo Ferro

PROBLEMAS DO SETOR 4. AVILTAMENTO DO FRETE 200 150 100 Custo do Frete (sem remunerar o capital nem depreciar o veículo) 50 Preço médio de mercado (carga fechada) 200 400 600 800 1000 1200 1400 1600 Rota em Quilômetros PREMISSAS : Ociosidade de 40% Retirada Autônomo de 5 Salários mínimos Trabalho de 189hd/mês (Análise Coppead).

PROBLEMAS DO SETOR 5. FROTA OBSOLETA FONTE : GEIPOT 425.043 299.914 269.924 246.204 246.429 198.586 91.472 58.631 0 a 5 5 a 10 10 a 15 15 a 20 20 a 25 25 a 30 30 a 35 > 35 Nota 1: 76% do total de caminhões no Brasil possuem mais de 10 anos; Nota 2: A idade média da frota de caminhões no Brasil é 17,5 anos.

PROBLEMAS DO SETOR Mortes por 1.000 km de rodovias 6. Altos índices de acidentes Mortes por 1.000 km de rodovias França........................................ 10 Alemanha .................................. 14 Japão...........................................10 Canadá ........................................ 3 Reino Unido ...............................10 1 BOEING A CADA 3 DIAS 10 A 70 VEZES MAIOR FONTE: CNT / COPPEAD, 2.002. Estados Unidos .........................07 Itália.............................................21 Brasil ........................................213

PROBLEMAS DO SETOR 7 .ELEVADOS ÍNDICES DE POLUIÇÃO 8. ROUBOS DE CARGAS NOX : 1,29 g/TKU CONTRA 0,94 g/TKU NOS EUA CO: 1,50 g/TKU CONTA 0,56 g/TKU NOS EUA 8. ROUBOS DE CARGAS OCORRÊNCIAS AUMENTARAM DE 3.000 EM 94 PARA 8.000 EM 2.001VALOR AUMENTOU DE R$ 100 MILHÕES EM 94 PARA R$ 500 MILHÕES EM 2001

600 MIL TKU / EMPREGADO CONTRA 10. ELEVADO CONSUMO DE DIESEL PROBLEMAS DO SETOR 9. BAIXA PRODUTIVIDADE 600 MIL TKU / EMPREGADO CONTRA 1,8 MILHÕES DE TKU NOS EUA 10. ELEVADO CONSUMO DE DIESEL

PROBLEMAS DO SETOR 11. EXCESSO DE CARGAS 12. ELEVADAS JORNADAS DE TRABALHO 13. PROLIFERAÇÃO DE PEDÁGIOS ELEVADOS 14. AUMENTOS DE DIESEL 15. AUMENTOS DOS ROUBOS DE CARGAS

PROBLEMAS DO SETOR 16. CHEGADA DOS OPERADORES LOGÍSTICOS 17. CRIAÇÃO DO O.T.M. CONCORRÊNCIA DE OUTROS MEIOS CORREIOS 19. ALTO ENDIVIDAMENTO FISCAL 20. ABERTURA INTERNACIONAL DO SETOR DE SERVIÇOS

1. SAÍDA SEGUNDO A TEORIA ECONÔMICA POR QUEBRA OU FECHAMENTO SAÍDA POSSÍVEIS 1. SAÍDA SEGUNDO A TEORIA ECONÔMICA AUTO-REGULAÇÃO, POR QUEBRA OU FECHAMENTO DE EMPRESAS

SAÍDA POSSÍVEIS 2. SAÍDAS QUE DEPENDEM DO GOVERNO CRESCIMENTO ECONÔMICO DISCIPLINAMENTO - PLC 12 PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DO SETOR FUNDO NACIONAL DE INFRA-ESTRUTURA (CIDE) COMBATE AO ROUBO DE CARGA REVISÃO DO PROGRAMA E DOS PREÇOS DE PEDÁGIO REFORMA FISCAL

3. PROGRAMAS DE QUALIDADE : SAÍDA POSSÍVEIS 3. PROGRAMAS DE QUALIDADE :

TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS E INFRA-ESTRUTURA Congresso Paulista do Transporte Rodoviário de Cargas