Aprendizagem Online: ferramentas de comunicação para colaboração

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
José Claudio Vahl Júnior Janne Yukiko Yoshikawa Oeiras
Advertisements

UNICAMP Universidade Estadual de Campinas Instituto de Computação
A caminho de um modelo de apoio à Avaliação Contínua
Instituto de Computação
Janne Yukiko Yoshikawa Oeiras José Claudio Vahl Júnior
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
LISTA DE DISCUSSÃO COMO COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: A VISÃO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTÍNUA Carolina de Souza Ramos.
Ambiente Virtual de Aprendizagem Prof. M.Sc. Robson Santos da Silva.
Fundamentos de Educação a Distância
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
Ferramentas de Mediação no Moodle
Produção do conhecimento em EAD
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Objetivo da Apresentação
Prof.ª Daniela Melaré Vieira Barros
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS
ALEXANDRA ALINE VERA.
A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo Visão Geral.
Visão Geral A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo.
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
Formas de Interação.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
TelEduc FASCIMINAS- Faculdade de ciências Aplicadas de Minas Gerais
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Informações sobre o Teleduc
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Ambiente Virtual de Aprendizagem - Tutorial Básico
Atividades.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Conhecendo o TelEduc UNIMINAS - União Educacional Minas Gerais
Ambiente Virtual de Aprendizagem Simone Krause Suecker 2014/2.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada à Educação III Profª Gilca dos S. Vilarinho Introdução a Educação a Distância.
União Educacional de Minas Gerais Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Juliene Vasconcelos Zeila Miranda Ferreira Curso Online A Importância da Pesquisa.
Ferramentas de comunicação
FACULDADE DE CIENCIAS APLICADAS DE MINAS CURSO: PEDAGOGIA – GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL TelEduc Desenvolvedor: Giovana R. Silva Professoras: Gilca.
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
Formação de Tutores a Distância
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Educação a Distância: ampliando o leque de possibilidades de formação
PROGRAMA DE APOIO AO ALUNO EAD:
Ferramentas da Internet Seus Usos na Educação
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Discentes: Rosana Valéria de Oliveira Vanessa.
O TelEduc é um ambiente de ensino a distância pelo qual se pode realizar cursos através da Internet, um ambiente de suporte para ensino-aprendizagem a.
PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIMINAS Saiba mais sobre o ambiente educacional.
O Ambiente de Aprendizagem a Distância TelEduc
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Planejamento Estratégico Desenvolvedora: Lílian.
Ferramentas/Recursos do TelEduc. Os recursos do ambiente são distribuídos da seguinte forma: Estrutura do Ambiente: contém as informações sobre o funcionamento.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional União Educacional Minas Gerais O uso de software educativo na Educação Infantil Desenvolvedora: Cristiane.
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
Informática Aplicada a Educação II Profº Gilca Dos Santos Vilarinho Introdução Educação á Distância III Profº Zeila Miranda Didática doa Meios II Profº.
TELEDUC. Estrutura do Ambiente Contém informações sobre o funcionamento do ambiente TelEduc. Dinâmica do Curso Contém informações sobre a metodologia.
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS S/C LTDA FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE MINAS GERAIS - FACIMINAS CURSO DE GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL “ DOAÇÃO.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Soluções para universidades corporativas
A HISTÓRIA DO MEU NOME 4ºANO B
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Josy Aparecida Santos de Souza Marielle Vasconcelos Machado.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão Tecnologia Educacional Alunas: Monalisa Campos Daniele Kelly Professores: Elsa Guimarães Oliveira Gilca.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
União Educacional de Minas Gerais Informações sobre Teleduc.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional TelEduc Fabiana Resende de Oliveira.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
TelEduc Ambiente Virtual de Aprendizagem Versão
DEFININDO E REDEFININDO A COMUNIDADE “Conhecer alguém, aqui e ali, com quem se sente que há compreensão, apesar da distância e dos pensamentos expressos,
Transcrição da apresentação:

Aprendizagem Online: ferramentas de comunicação para colaboração Janne Yukiko Yoshikawa Oeiras Heloísa Vieira da Rocha Instituto de Computação (UNICAMP)

Sobre a pesquisa Análise sobre o redesign do ambiente TelEduc aprimorar suas funcionalidades evidenciar aspectos sociais favorecer a colaboração entre os participantes desenvolvimento de comunidades de aprendizagem online

Aspectos Sociais Visualizar a presença de colegas minimizar sensação de solidão estabelecimento de novas relações sociais Conhecer a personalidade dos colegas Criar atmosfera de confiança

Interação em cursos online Novas ferramentas para comunicação Comunicação adequada no contexto de cursos a distância Crescimento da colaboração entre os participantes quão importantes são as diferenças entre as formas de comunicação e como utilizar uma determinada modalidade de comunicação

(Re) significações do usuário Forma particular de utilizar uma determinada ferramenta Bate-papo Acessos + Correio eletrônico usos (in) comuns

Comunicadores instantâneos ICQ: observar a influência desta ferramenta na comunicação entre os participantes “flor” como representação status através de cores (azul e vermelho) verificar identidade (dados pessoais, interesses, trabalho, etc.) evidencia a presença

Experiência Curso de Informática na Educação Especial Totalmente a distância via TelEduc 120 horas, distribuídas ao longo de 14 semanas 3 formadores e 25 alunos Uso não obrigatório Política de uso entre os formadores: simultâneo com a conexão ao ambiente Análise com base no registro das conversas gravadas pelo ICQ e em entrevistas por e-mail

Ações Colaborativas via Comunicadores Um espaço reservado (...) tb [também] preferia ele ao chat do TelEduc, pq [porque] nele poderia conversar sobre coisas pessoais q ficaria sempre entre eu e a pessoa, o bate papo do curso ñ tinha a ferramenta reservado, além das conversas ficarem gravadas, qdo [quando] era só coisa do curso referente a dúvidas ñ tinha problema, mas qdo era outra coisa ñ dava (ex trocar tarefas). Mudança na interação entre os participantes e na realização de suas tarefas Uso de uma ferramenta externa: ICQ

Ações Colaborativas via Comunicadores Aproximação entre participantes A : é a formadora do curso da TelEduc, né? F : sou eu sim, tudo bem? (...) A : faz pedagogia, né? F : (...) Estou no 3º ano de pedagogia. A : me formei em Pedag em 98 (hab supervisão escolar e magistério), só naum fiz a pós em supervisão escolar, preferi psicopedagogia Com o tempo, colaboração entre os participantes Meio para assegurar a continuidade da interação Estabelecimentos de novas relações (amizade)

Ações Colaborativas via Comunicadores Apoio ao trabalho em grupo C icq, pudemos montar o fórum, cada uma faria um pouco e depois enviava p a outra em forma de arquivo, assim ia sofrendo mudanças, tb [também] utilizamos ele numa madrugada c a T. p fazer esse mesmo trabalho. Ao final do fórum qdo [quando] tivemos de montar o relatório, uma outra colega (R.) entrou em contato comigo pelo ICQ p decidirmos as notas dos participantes, c ele pudemos tocar idéias até altas horas. Redesign de outras ferramentas: Portfólio (privacidade)

Ações Colaborativas via Comunicadores Feedback mais rápido Entre formadores Entre formadores-alunos Outro meio para obter informações sobre alunos

Algumas considerações Como escolher, integrar e para quê utilizar cada ferramenta de comunicação em um curso a distância (Moran) Software para apoiar as atividades de uma comunidade de aprendizagem influenciará na comunicação e interação dos participantes de um curso (Preece)

Direto online Conjunto reduzido de funções Ligação entre a representação da pessoa e seu Perfil Suporte a diferentes idiomas (português, inglês e espanhol)

Awareness Habilidade do usuário manter algum conhecimento sobre a situação e atividades dos demais

Próximos passos Awareness do nível de atividades: contextualizada às ferramentas existentes redesign do ambiente: acesso a Direto online a partir de diferentes partes do sistema Awareness de alterações no sistema: algo mais que o atual *. Mostrar onde e quais são as novidades

Janne Yukiko Yoshikawa Oeiras Heloísa Vieira da Rocha Contato Janne Yukiko Yoshikawa Oeiras www.ic.unicamp.br/~janne janne@ic.unicamp.br Heloísa Vieira da Rocha www.ic.unicamp.br/~heloisa heloisa@ic.unicamp.br Grupo TelEduc www.nied.unicamp.br/~grupoteleduc