CURSO FORMAÇÃO POLITICA PPS PR Curso Luiz Felipe Haj Mussi

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Advertisements

MEIO AMBIENTE E URBANISMO
Agenda 21 como instrumento de construção de Sociedades Sustentáveis
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Meio ambiente e desenvolvimento
Realidade dos Centros Urbanos
Para o Planejamento do Ecoturismo não bastam técnicas e ferramentas práticas de e l a b o ração de planos e projetos. Desta forma entende-se que refletir.
Igrejinha Parobé Riozinho Rolante Taquara Três Coroas.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Como e por que traduzir as propostas da Agenda 21 para o nível local?
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde
PLANO DE GESTÃO.
Congresso de Gestão Pública Gestão Compartilhada do Planejamento Francisco José Pinheiro Vice-Governador do Estado do Ceará
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Conceito de Desenvolvimento Sustentável
Copa do Mundo FIFA: Responsabilidade Social Corporativa Sustentabilidade nos Estádios da Copa Federico Addiechi Diretor de Responsabilidade Social.
Direito humano a alimentação adequada
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
Fundamentos do Turismo 1 FT1X1 - Aula 17: Planejamento turístico
O DESAFIO PARA O NOSSO FUTURO
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
MOBILIZAÇÃO PARA A OFICINA DE VALIDAÇÃO DAS PROPOSTAS
Profª MS Maria Salete Ribeiro - UFMT
Gestão por resultados orientada por princípios de Direitos Humanos
Conhecendo a Carta da Terra
INFANTOJUVENIL DO MEIO AMBIENTE INTERLOCUTORES AMBIENTAIS:
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Cidadania Indicadores da.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL
A SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E A AGENDA 21 DO BRASIL Enrique Ortega FEA, Unicamp, Caixa Postal 6121 CEP Campinas, SP, Brasil.
Construção da Agenda 21 Local da Cidade de Anápolis-Go
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
De acordo com o objetivo geral do Prêmio, de promover reflexão e identificação de medidas concretas para a redução das desigualdades entre as regiões.
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
CTR Nova Iguaçu.
Educação Ambiental Os programas de educação ambiental tem como ponto de partida a relação Homem-Natureza-Sociedade. É a educação como prática transformadora.
O objetivo das ações propostas em educação ambiental é a de promover transformações sociais na realidade dentro de uma perspectiva crítica, considerando.
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
ESCOLA MONTE DE CAPARICA
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
Desenvolvimento sustentavel
Dia do Design Sustentável
SEMINáRIO SANTA CATARINA 2015
Educação Ambiental e Contextualização Curricular
Ministério Público do Trabalho
IX Olimpíada Regional de Ciências – 2007 IX Olimpíada Regional de Ciências – 2007 Tema: Sociedade e Ambiente Tema: Sociedade e Ambiente : princípios e.
Desenvolvimento Sustentável
MAIO 2010.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA AULA 2
OTTAWA CARTA DE INTENÇÕES - SAÚDE PARA TODOS NO ANO 2000 E APÓS.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
OBJETIVO Estudos, produção de conhecimento e propostas para o planejamento da RMBH PLANO + Processo de Planejamento e Gestão SISTEMA DE PLANEJAMENTO METROPOLITANO.
Lixo Zero – uma jornada para o desenvolvimento sustentável
Meio ambiente e a Agenda 21 brasileira Professora: Jordana Costa.
Dos caiçaras às regiões metropolitanas: diversidade e saúde no Brasil A experiência das regiões intramunicipais de saúde Guarulhos, São Paulo, 2005_2008.
Fórum de EA Estratégias das Instituições Públicas e Papel das ONGs Junho de 2011 Educação Ambiental SECADI / MEC.
ICLEI 2012 CONGRESSO MUNDIAL2012 ICLEI é a sigla de “International Council for Local Environmental Initiatives”, associação democrática e internacional.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
18/6/20161 Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e de 73 Organizações da Sociedade Civil.
07 de Julho de 2008, Brasília Maria das Graças Xavier Apresentação para as Conselheiras e os Conselheiros do Conselho Nacional das Cidades.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

CURSO FORMAÇÃO POLITICA PPS PR Curso Luiz Felipe Haj Mussi CIDADES SUSTENTÁVEIS MARECHAL CANDIDO RONDON Desenvolvido  por:   Neuza    Antunes   CRBio45528/07 neuzaantunes1@gmail.com e adaptado por Elaine Esmanhotto Bareta

CURSO FORMAÇÃO POLITICA PPSSPR Curso Luiz Felipe Haj Mussi MARECHAL CÂNDIDO RONDON, cidade dinâmica, construída pelo trabalho de descendentes de alemães que fizeram daqui um lugar para trabalhar e viver. Além do "oktoberfest" e o "boi no rolete", festas tradicionais que atraem visitantes de todo o país, sua economia tem como base a produção de alimentos e a cidade possui uma das menores taxas de desemprego do país sendo a 3ª do Paraná em qualidade de vida. Há hoje, 156 indústrias, 876 prestadoras de serviços, 1005 estabelecimentos comerciais diversos e 339 autônomos, totalizando 2376 alvarás de funcionamento.

CURSO FORMAÇÃO POLITICA PPSSPR Curso Luiz Felipe Haj Mussi AUMENTO DA POPULAÇÃO URBANA 85% NO BRASIL (Censo 2010)

CURSO FORMAÇÃO POLITICA PPSSPR Curso Luiz Felipe Haj Mussi AUMENTO DOS DESAFIOS PARA MANTER O EQUILÍBRIO ESPACIAL, SOCIAL, AMBIENTAL E ECONÔMICO

CURSO FORMAÇÃO POLITICA PPSSPR Curso Luiz Felipe Haj Mussi SUSTENTABILIDADE O termo "sustentável" provém do latim sustentare (sustentar; defender; favorecer, apoiar; conservar, cuidar). O conceito de sustentabilidade começou a ser delineado na primeira conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo de 5 a 16 de junho de 1972

CURSO FORMAÇÃO POLITICA PPSSPR Curso Luiz Felipe Haj Mussi O uso sustentável dos recursos naturais deve: “Suprir as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas". Relatório de Brundtland (1987)

O princípio da sustentabilidade aplica-se a:  CURSO  FORMAÇÃO  POLITICA  PPSSPR Curso  Luiz Felipe Haj Mussi O princípio da sustentabilidade aplica-se a:

CURSO FORMAÇÃO POLITICA PPSSPR Curso Luiz Felipe Haj Mussi

CURSO FORMAÇÃO POLITICA PPSSPR Curso Luiz Felipe Haj Mussi

CURSO FORMAÇÃO POLITICA PPSSPR Curso Luiz Felipe Haj Mussi

PEGADA ECOLÓGICA / SOBREVIVÊNCIA X SUSTENTABILIDADE  CURSO  FORMAÇÃO  POLITICA  PPSSPR Curso  Luiz Felipe Haj Mussi PEGADA ECOLÓGICA / SOBREVIVÊNCIA X SUSTENTABILIDADE

A Plataforma Cidades Sustentáveis é uma ferramenta para:  CURSO  FORMAÇÃO  POLITICA  PPSSPR Curso  Luiz Felipe Haj Mussi A Plataforma Cidades Sustentáveis é uma ferramenta para: Assumir desafios e aceitar as responsabilidades; Elaborar políticas públicas para a sustentabilidade; Traduzir a perspectiva comum para um futuro sustentável em metas concretas de sustentabilidade e em ações integradas nos níveis locais, regionais e nacional; Selecionar prioridades apropriadas às realidades e necessidades locais e regionais; Promover processos locais e regionais participativos, no sentido de identificar metas específicas e horizontes temporais para monitorar os resultados alcançados.

CURSO FORMAÇÃO POLITICA PPSSPR Curso Luiz Felipe Haj Mussi

CURSO FORMAÇÃO POLITICA PPSSPR Curso Luiz Felipe Haj Mussi Incentivar a participação da população nas decisões do município: . Promoção de Conferências e Audiências Públicas Assumir plenamente as responsabilidades para proteger, preservar e assegurar o acesso equilibrado aos bens naturais comuns: . Incentivar a diminuição no desperdício de água e energia. Promover comunidades inclusivas e solidárias. .Desenvolver ações para a equidade do gênero feminino.

CURSO FORMAÇÃO POLITICA PPSSPR Curso Luiz Felipe Haj Mussi Implementar uma gestão eficiente que envolva as etapas de planejamento, execução e avaliação. .Conhecer e avaliar fatores positivos e negativos do município. Reconhecer o papel estratégico do planejamento e do desenho urbano na abordagem das questões ambientais, sociais, econômicas, culturais e da saúde, para benefício de todos. . Garantir o desenvolvimento municipal segundo o definido no Plano Diretor feito de maneira participativa e se não existir fazê-lo Desenvolver políticas culturais que respeitem e valorizem a diversidade cultural, o pluralismo e a defesa do patrimônio natural, construído e imaterial.

CURSO FORMAÇÃO POLITICA PPSSPR Curso Luiz Felipe Haj Mussi Integrar na educação formal e não formal valores e habilidades para um modo de vida sustentável e saudável. . Desenvolver propostas de Educação Ambiental nos ambientes de educação e convívio social. . Família FOLHAS (Curitiba) . Materiais impressos

CURSO FORMAÇÃO POLITICA PPSSPR Curso Luiz Felipe Haj Mussi Apoiar e criar as condições para uma economia local dinâmica e criativa, que garanta o acesso ao emprego sem prejudicar o ambiente. . Incentivar pequenos empreendedores dando capacitação para abrir, gerenciar e fazer prosperar seus empreendimentos. Adotar e proporcionar o uso responsável e eficiente dos recursos e incentivar um padrão de produção e consumo sustentáveis. . Apoiar a produção e o consumo de produtos orgânicos e locais

CURSO FORMAÇÃO POLITICA PPSSPR Curso Luiz Felipe Haj Mussi Promover a mobilidade sustentável, reconhecendo a interdependência entre os transportes, a saúde, o ambiente e o direito à cidade. . Incentivar a redução no uso de automóveis nos trajetos curtos Proteger e promover a saúde e o bem-estar dos nossos cidadãos. . Melhorar e construir Unidades de Saúde ou Hospitais com infra-estrutura física que garantam conforto e tratamento digno a população.

CURSO FORMAÇÃO POLITICA PPSSPR Curso Luiz Felipe Haj Mussi Assumir as responsabilidades globais pela paz, justiça, equidade, desenvolvimento sustentável, proteção ao clima e à biodiversidade. .Buscar parceria com municípios próximos para a implementação de ações conjuntas em questões comuns. Prefeitos buscam alternativas para o problema do lixo em municípios da região: Seis municípios da região estão buscando uma alternativa para o tratamento de resíduos e redução dos seus passivos ambientais. Marechal Cândido Rondon, Toledo, Palotina, Quatro Pontes, Nova Santa Rosa e Maripá juntos produzem hoje cerca de 150 toneladas de lixo por dia, encaminhados a aterros próprios ou particulares. Uma boa possibilidade vem de Unaí, Minas Gerais, onde uma espécie de usina transforma lixo em carvão Adesão do município ao Pacto das Águas: uma ação do Programa Cultivando Água Boa que tem por objetivo fazer com que os municípios se comprometam a zerar os passivos ambientais das microbacias hidrográficas.

CURSO FORMAÇÃO POLITICA PPSSPR Curso Luiz Felipe Haj Mussi CANDIDATO DO PPS QUE ASSINOU A CARTA COMPROMISSO GANHA A ELEIÇÃO 1. Assume e levanta os dados - 100 indicadores no mínimo* - FALA PARANÁ 2. 90 dias após a posse divulga os INDICADORES 3. Propõem METAS *  Cidades  com  menos  de  50  mil  habitantes  não  é  obrigatório

CURSO FORMAÇÃO POLITICA PPSSPR Curso Luiz Felipe Haj Mussi EXEMPLO EIXO: EDUCAÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE E QUALIDADE DE VIDA TAXA DE ANALFABETISMO DA POPULAÇÃO COM 16 ANOS OU MAIS = 100 PESSOAS META = DIMINUIR EM 50% ATINGIDO NO ANO: 40% RESULTADO ANO = INFERIOR AO PROPOSTO Avaliar e replanejar!

CURSO FORMAÇÃO POLITICA PPSSPR Curso Luiz Felipe Haj Mussi ONDE CONSEGUIR OS DADOS DOS INDICADORES Dentro  das  Secretarias  e  departamentos  responsáveis  no  município Bancos  de  dados  a  nível  estadual  e  nacional  que  podem  ser  acessado  por  internet: Datasus:  http://www2.datasus.gov.br Ipea:  http://www.ipea.gov.br/ IBGE:  http://www.ibge.gov.br/home/ MMA:  http://www.mma.gov.br MEC:  http://www.mec.gov.br/ SANEPAR:  http://site.sanepar.com.br/ COPEL:  http://www.copel.com Secretaria  de  SSP PR:  http://www.seguranca.pr.gov.br IPARDES:  http://www.ipardes.gov.br/ * Também  existem  ONGs  e  outras  instituições  que  compilam  dados  ou  fazem  pesquisas.

EXEMPLO: ALGUNS INDICADORES DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON  CURSO  FORMAÇÃO  POLITICA  PPSSPR Curso  Luiz Felipe Haj Mussi EXEMPLO: ALGUNS INDICADORES DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON   SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto Oferecer à população rondonense água tratada, captação e tratamento de esgoto sanitário e participação efetiva na educação e conscientização para preservação do Meio Ambiente, buscando o aperfeiçoamento e o desenvolvimento contínuo da relação de parceria entre a população, os servidores desta Autarquia e o Poder Público Municipal. Cuidar da água promovendo a saúde e qualidade de vida!

LIGAÇÃO DE ÁGUA 2011: 15.692 RESIDÊNCIAS  CURSO  FORMAÇÃO  POLITICA  PPSSPR Curso  Luiz Felipe Haj Mussi LIGAÇÃO DE ÁGUA 2011: 15.692 RESIDÊNCIAS LIGAÇÃO DE ESGOTO 2011: 319 RESIDÊNCIAS O sistema de esgotamento sanitário compreende um valor inferior a 2,5% do total de ligações de água e o mesmo não é cobrado, o restante da cidade utiliza de fossa séptica para o tratamento de esgoto.

CURSO FORMAÇÃO POLITICA PPSSPR Curso Luiz Felipe Haj Mussi

CURSO FORMAÇÃO POLITICA PPSSPR Curso Luiz Felipe Haj Mussi

CURSO FORMAÇÃO POLITICA PPSSPR Curso Luiz Felipe Haj Mussi neuzaantunes1@gmail.com (41)  9863‐8795 elaine@educa.inf.br (41) 9874-2498