Instituto de Computação Universidade Estadual de Campinas Uso de agentes de interface para auxiliar a avaliação formativa no ambiente TelEduc Ricardo Luís Lachi Joice Lee Otsuka Heloisa Vieira da Rocha
Estrutura da apresentação Avaliação formativa Agentes: solução flexível Ferramenta de bate-papo Agente desenvolvido Interface e processo de aprendizagem Outras características Conclusões
Avaliação formativa Acompanhamento do aluno durante todo o processo de aprendizagem Em ambientes de EaD o acompanhamento é feito por meio da análise do registro das interações entre os participantes Há um grande volume de informações a ser analisado
Suporte à avaliação formativa Desenvolvimento de ferramentas para suporte à coleta, identificação, seleção e análise de dados relevantes A relevância de uma informação depende de cada professor, do contexto e dos objetivos de cada curso Fornecer uma solução flexível e adaptável às necessidades e interesses de cada professor
Agentes Não há uma definição precisa Agentes de interface Componente de software capaz de agir e realizar tarefas autonomamente para o usuário, buscando atingir um conjunto de metas Não há uma definição precisa Aprendem observando e monitorando as ações dos usuários em uma interface Atuam como assistentes pessoais e com outros agentes na realização de determinadas tarefas Agentes de interface
A Ferramenta de Bate-papo É a ferramenta mais desestruturada dentre todas as existentes Ex.: no Fórum de Discussões é possível organizar as mensagens por tópicos Não há restrições quanto ao conteúdo de uma mensagem
(15:01:21) Gislaine fala para Sales: Boa tarde, tudo bem ? Registro do Bate-papo (15:01:21) Gislaine fala para Sales: Boa tarde, tudo bem ?
Aprendizagem por Observação Seleção de Registros Aprendizagem por Observação
Comentários Selecionados
Comentários Selecionados
Aprendizagem via feedback Apresentação dos critérios de seleção de um comentário Aprendizagem via feedback
Configuração direta do agente Seleção rápida: definir para o agente sempre selecionar certos tipos de mensagens. Ex.: sempre selecionar todas as mensagens do aluno “Zé”; Autonomia: o agente auto-alimenta a sua base de conhecimentos Múltiplas visões: possibilidade de ver o conjunto de comentários selecionados pelo agente de um outro usuário
Conclusões É passível de ser aplicado nas outras ferramentas de comunicação Testes preliminares apontam resultados positivos entre 65% a 75% das mensagens selecionadas pelo agente são relevantes para o usuário O objetivo principal foi dar flexibilidade ao usuário de alterar/ajustar a base de conhecimentos do agente
Endereços para contato Grupo de pesquisa TelEduc http://www.nied.unicamp.br/~grupoteleduc E-mails para contato: Ricardo Luís Lachi: ricardo.lachi@ic.unicamp.br Joice Lee Otsuka: joice@ic.unicamp.br Heloisa Vieira da Rocha: heloisa@ic.unicamp.br