Instituto de Computação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tutora: Profª Ticyara Halik S. Vicente
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
José Claudio Vahl Júnior Janne Yukiko Yoshikawa Oeiras
UNICAMP Universidade Estadual de Campinas Instituto de Computação
Aprendizagem Online: ferramentas de comunicação para colaboração
A caminho de um modelo de apoio à Avaliação Contínua
Janne Yukiko Yoshikawa Oeiras José Claudio Vahl Júnior
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Metodologias Equipe do Curso de ES para SMA
Contexto de Educação a Distância
IME – Instituto de Matemática e Estatística USP – Universidade Estadual de São Paulo MAC499 – Trabalho de Formatura Supervisionado 2000 Orientadora: Prof.
Ferramentas de Mediação no Moodle
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
E-ProInfo Ana Christina Bringuente
Adaptabilidade Refere-se à capacidade do sistema de reagir conforme o contexto, e conforme as necessidades e preferências do usuário.
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Objetivo da Apresentação
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
Ana Paula L. Ambrósio Fábio M. Costa
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Instituto SOS Professor
TelEduc FASCIMINAS- Faculdade de ciências Aplicadas de Minas Gerais
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Informações sobre o Teleduc
Módulo: Gerenciamento de Incidentes e
Observatório - EPT NÚCLEO DE TECNOLOGIA. Função: Gerar soluções estratégicas através da aplicação e desenvolvimento de ferramentas de TI. A coordenação.
Ambiente Virtual de Aprendizagem - Tutorial Básico
Atividades.
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Conhecendo o TelEduc UNIMINAS - União Educacional Minas Gerais
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada à Educação III Profª Gilca dos S. Vilarinho Introdução a Educação a Distância.
União Educacional de Minas Gerais Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Juliene Vasconcelos Zeila Miranda Ferreira Curso Online A Importância da Pesquisa.
FACULDADE DE CIENCIAS APLICADAS DE MINAS CURSO: PEDAGOGIA – GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL TelEduc Desenvolvedor: Giovana R. Silva Professoras: Gilca.
CiaClass Plataformas Colaborativas
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
Formação de Tutores a Distância
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
WIE PUCPR1 Um Experimento com Agentes de Software para Monitorar a Colaboração em Aulas Virtuais Patrícia Augustin Jaques Orientador: Prof. Dr.
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Discentes: Rosana Valéria de Oliveira Vanessa.
PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIMINAS Saiba mais sobre o ambiente educacional.
Trabalho por Projetos: Estratégia de Ensino e Aprendizagem na Educação a Distância no Ensino Superior Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São.
O Ambiente de Aprendizagem a Distância TelEduc
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Planejamento Estratégico Desenvolvedora: Lílian.
Ferramentas/Recursos do TelEduc. Os recursos do ambiente são distribuídos da seguinte forma: Estrutura do Ambiente: contém as informações sobre o funcionamento.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional União Educacional Minas Gerais O uso de software educativo na Educação Infantil Desenvolvedora: Cristiane.
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
Informática Aplicada a Educação II Profº Gilca Dos Santos Vilarinho Introdução Educação á Distância III Profº Zeila Miranda Didática doa Meios II Profº.
TELEDUC. Estrutura do Ambiente Contém informações sobre o funcionamento do ambiente TelEduc. Dinâmica do Curso Contém informações sobre a metodologia.
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS S/C LTDA FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE MINAS GERAIS - FACIMINAS CURSO DE GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL “ DOAÇÃO.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
União Educacional Minas Gerais Informática Aplicada à Educação Professora: Gilca Vilarinho Aluna: Priscila Merisa Franco O ambiente.
Soluções para universidades corporativas
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Josy Aparecida Santos de Souza Marielle Vasconcelos Machado.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão Tecnologia Educacional Alunas: Monalisa Campos Daniele Kelly Professores: Elsa Guimarães Oliveira Gilca.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
União Educacional de Minas Gerais Informações sobre Teleduc.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional TelEduc Fabiana Resende de Oliveira.
TelEduc Ambiente Virtual de Aprendizagem Versão
Transcrição da apresentação:

Instituto de Computação Universidade Estadual de Campinas Uso de agentes de interface para auxiliar a avaliação formativa no ambiente TelEduc Ricardo Luís Lachi Joice Lee Otsuka Heloisa Vieira da Rocha

Estrutura da apresentação Avaliação formativa Agentes: solução flexível Ferramenta de bate-papo Agente desenvolvido Interface e processo de aprendizagem Outras características Conclusões

Avaliação formativa Acompanhamento do aluno durante todo o processo de aprendizagem Em ambientes de EaD o acompanhamento é feito por meio da análise do registro das interações entre os participantes Há um grande volume de informações a ser analisado

Suporte à avaliação formativa Desenvolvimento de ferramentas para suporte à coleta, identificação, seleção e análise de dados relevantes A relevância de uma informação depende de cada professor, do contexto e dos objetivos de cada curso Fornecer uma solução flexível e adaptável às necessidades e interesses de cada professor

Agentes Não há uma definição precisa Agentes de interface Componente de software capaz de agir e realizar tarefas autonomamente para o usuário, buscando atingir um conjunto de metas Não há uma definição precisa Aprendem observando e monitorando as ações dos usuários em uma interface Atuam como assistentes pessoais e com outros agentes na realização de determinadas tarefas Agentes de interface

A Ferramenta de Bate-papo É a ferramenta mais desestruturada dentre todas as existentes Ex.: no Fórum de Discussões é possível organizar as mensagens por tópicos Não há restrições quanto ao conteúdo de uma mensagem

(15:01:21) Gislaine fala para Sales: Boa tarde, tudo bem ? Registro do Bate-papo (15:01:21) Gislaine fala para Sales: Boa tarde, tudo bem ?

Aprendizagem por Observação Seleção de Registros Aprendizagem por Observação

Comentários Selecionados

Comentários Selecionados

Aprendizagem via feedback Apresentação dos critérios de seleção de um comentário Aprendizagem via feedback

Configuração direta do agente Seleção rápida: definir para o agente sempre selecionar certos tipos de mensagens. Ex.: sempre selecionar todas as mensagens do aluno “Zé”; Autonomia: o agente auto-alimenta a sua base de conhecimentos Múltiplas visões: possibilidade de ver o conjunto de comentários selecionados pelo agente de um outro usuário

Conclusões É passível de ser aplicado nas outras ferramentas de comunicação Testes preliminares apontam resultados positivos entre 65% a 75% das mensagens selecionadas pelo agente são relevantes para o usuário O objetivo principal foi dar flexibilidade ao usuário de alterar/ajustar a base de conhecimentos do agente

Endereços para contato Grupo de pesquisa TelEduc http://www.nied.unicamp.br/~grupoteleduc E-mails para contato: Ricardo Luís Lachi: ricardo.lachi@ic.unicamp.br Joice Lee Otsuka: joice@ic.unicamp.br Heloisa Vieira da Rocha: heloisa@ic.unicamp.br