Crescimento e Desenvolvimento na 1ª. Infância

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS SEIS SUBFASES DO PERÍODO SENSÓRIO-MOTOR - Jean Piaget
Advertisements

O mundo da criança VISÃO PSICOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE O A 2 ANOS:
Habilidades Motoras Rudimentares e Fundamentais
Teorias do Desenvolvimento
PSICOLOGIA.
O Início da Comunicação
ORIENTAÇÃO SEXUAL ADOLESCÊNCIA E PUBERDADE.
A Ludicidade tão importante para a saúde mental do ser humano precisa ser mais considerada; o espaço lúdico da criança está merecendo maior atenção, pois.
Betina Stampe Denise Busanello Leonice Rossato Vera Boeira
A IDADE PRÉ-ESCOLAR 3-6/7 anos (entrada na escola) = Idade de ouro da infância Aumento de 6 cm na estatura e 2-2,5 Kg no peso (com 4 anos a criança já.
Fatores externos que afetam o desenvolvimento (motor)
DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO
DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR
Nutrição na Adolescência
CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM
Psicomotricidade Prof. Dilson Borges
Esquema Corporal Esquema corporal é a representação que cada um faz de si mesmo e que lhe permite orientar-se no espaço. Baseado em vários dados sensoriais.
A Teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget (1896 – 1980)
Habilidades Motoras Rudimentares e Fundamentais
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Desenvolvimento e crescimento da criança
CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM
Resultados POC – PRODEL
Desenvolvimento da Criança e do Adolescente
Profa. Dra. Fabiana Andrade Machado
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
DESENVOLVIMENTO INFANTIL E PRÉ-ESCOLA
Perfil das crianças de 3 a 6 anos
Características da criança: perspectivas teóricas
PSICOMOTRICIDADE.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 5. ENCONTRO)
Desenvolvimento motor
Curso Preliminar 10º Área Escoteira ABCDMRR 23 e 24/mar/2013
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Prof. Vilson Bagatini Porto Alegre - RS - Brasil
Criança 0 a 2 anos Criança de 2 a 6 anos
FASES DO DESENVOLVIMENTO MOTOR Modelo de Gallahue
VIVÊNCIA PROFISSIONAL I
Concepção desenvolvimentista Segundo Gallahue.
Tecido Muscular.
Desenvolvimento Psicomotor
Desenvolvimento na Educação Infantil.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Aprendizagem Motora TEORIA DO MOVIMENTO.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 6. ENCONTRO)
Psicopatologia da Inteligência
FATORES QUE INTERFEREM NA APRENDIZAGEM
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
JEAN PIAGET Jean Piaget revolucionou as concepções
Desenvolvimento dos 0 aos 3 anos
ADOLESCÊNCIA X PUBERDADE CRESCIMENTO DESENVOLVIMENTO
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
CÉREBRO, CORPO, HABILIDADES MOTORAS
Disciplina: Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (DAM) (80h)
DESENVOLVIMENTO FÍSICO NA INFÂNCIA.
Psicologia do Desenvolvimento Humano I
Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges.
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 6. ENCONTRO)
Fase Motora Rudimentar
PSICOMOTRICIDADE CONCEITO TEORIAS.
Desafios da adolescência
PROJETO BRINCANDO DE JOGAR
Desenvolvimento motor
Segunda Infância 3 aos 6 anos (pré escolar).
ANTROPOMETRIA E BIOMECÂNICA
ASPECTOS PSICOLÓGICOS DAS DOENÇAS NEUROMUSCULARES ELIZENE DOS REIS OLIVEIRA – PSICÓLOGA HELENICE MEIRELLES ANDRADE – PSICÓLOGA.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira
Transcrição da apresentação:

Crescimento e Desenvolvimento na 1ª. Infância Profa. Dra. Fabiana Andrade Machado 1º. Semestre/2008

Primeira Infância (nascimento/24 meses) Período néo-natal (nascimento-1 mês): aproximadamente 48-53cm e a cabeça ¼ desse comprimento; tamanho grande, difícil para manter o equilíbrio. Considerável variação de massa corporal (fatores ambientais e hereditários); massa corporal ao nascer tem relação com comportamento materno; meninos + pesados.

Alterações na forma e na proporção corporal antes e depois do nascimento. (Gallahue, 2005; p. 139)

Primeira Infância (nascimento/24 meses) Início da Infância (1 – 12 meses): rápidos ganhos de peso e comprimento; processo de “preenchimento”; final do 1º ano peso 3x/nascimento comprimento + 76cm; fase de maiores alterações físicas observáveis!

Primeira Infância (nascimento/24 meses) Infância posterior (12 – 24 meses): contínuo crescimento mais lento em relação ao 1º. ano; meninos = 89cm e meninas = 86cm; crescimento desigual das partes do corpo (braços → antebraço → mãos). Crescimento da cabeça torna-se lento da infância em diante; crescimento do tronco em ritmo moderado, mais rápido dos membros, pés e mãos + rápido ainda!

Primeira Infância (nascimento/24 meses) Percepção infantil O desenvolvimento perceptivo na primeira infância está intimamente relacionado ao desenvolvimento motor, resultando em um sistema interdependente.

Todo movimento voluntário envolve a percepção. Percepção Infantil Percepção: processo pelo qual obtemos consciência imediata do que está acontecendo ao redor. Percepção-motora: processo de organização de novas informações a partir daquelas já armazenadas, que gera um movimento. Todo movimento voluntário envolve a percepção.

Percepção Infantil Percepção → Sentidos = Sistema Sensorial. Recém nascido reage a estímulos que atingem o sistema sensorial; porém, as sensações estimuladas fazem sentido quando integram-se às informações armazenadas: para bebê = pouco significado! Com o desenvolvimento tudo muda!

Percepção Infantil O desenvolvimento do sistema perceptivo é mais rápido do que o desenvolvimento do sistema motor durante a primeira infância!

Crescimento e Desenvolvimento na Infância O desenvolvimento, na infância, é marcado por alterações estáveis e progressivas das áreas cognitiva, afetiva e motora. Desaceleração do crescimento até o surto/estirão na adolescência. Período inicial (2 – 6 anos) Período posterior (6 – 10 anos)

Crescimento no início da Infância Taxa de crescimento desacelera; diferença mínima entre gêneros; estrutura física pré-escolar parecida (meninos ligeiramente mais altos e mais pesados). Com o passar do tempo aumenta-se diferenças corporais. Sistema ósseo suscetível à má nutrição = deficiência de crescimento!

Crescimento no início da Infância Cérebro aos 3 anos = 75% peso adulto; aos 6 anos = 90%. À medida que SNC “amadurece” = melhora desempenho motor! Sistema sensorial ainda está em desenvolvimento nos anos pré-escolares (globo ocular, papilas gustativas, conexão mais curta ouvido-garganta).

Desenvolvimento no início da Infância Brincar = trabalho (ocupa maior parte do tempo) → tomar consciência de seus corpos e suas capacidades motoras; facilitador do crescimento/desenvolvimento cognitivo e afetivo; desenvolvimento de habilidades motoras refinadas, porém, rudimentares.

Desenvolvimento no início da Infância Crianças em idade de Educação Infantil: percepções dominam seu raciocínio; grande influência da experiência: ver = acreditar! As conclusões não necessitam de justificativas. Brincadeiras = meios vitais para desenvolver estruturas cognitivas superiores.

Desenvolvimento no início da Infância Desenvolvimento afetivo crucial: desenvolvimento de autonomia (independência) e iniciativa (exploração ativa). Fracasso em desenvolver autonomia e iniciativa = vergonha, desvalorização e culpa! Demonstração de personalidade (motora).