Associação entre duas variáveis: análise bidimensional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Correlação e Regressão
Advertisements

Estatística amintas paiva afonso.
Deve ser selecionado o modo
ANÁLISES DE REGRESSÃO.
PESQUISA DE MARKETING 10a Aula
TESTE PARA ESTRUTURA ESPECIAL DE CORRELAÇÃO
ANÁLISE DISCRIMINANTE
Q-Q plots Construídos a partir das distribuições marginais de cada componente do vetor p-variado. São de fato um gráfico do quantil amostral versus quantil.
Estudando um capítulo importante
Introdução à Estatística
Estatística 1 - Introdução.
Estatística Básica Utilizando o Excel
Geoestatística Aplicada à Agricultura de Precisão II
MB751 – Modelos de previsão
Métodos Quantitativos
Avaliação estatística dos mecanismos de codificação desenvolvidos
Estatística Prof: Msc Engª Heloísa Bernardo
XII Reunião Anual de Registros de Câncer
Análise de Dados.
Diagramas de dispersão
Introdução ao Stata 16 de abril de 2013
Estatística e Probabilidade
Estatística O cientista social é um investigador e a Estatística se constitui em uma importante metodologia para a realização de pesquisas quantitativas.
Profª. Sheila Regina Oro
Estatística Descritiva
Estatística e Probabilidade
ESTATÍSTICA DESCRITIVA
Passo 4: Definição do número de classes
Engenharia Ambiental – UNISUL Profa. Denise Esteves Moritz
Análise Bidimensional
Deve ser selecionado o modo
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
Regressão Múltipla Profas: Gardênia da Silva Abbad Elaine Rabelo Neiva
Curso de Introdução à Metodologia Científica
Estatística Introdução.
Aplicações Estatísticas uma rápida abordagem
Regressão Linear.
Formas de calibração 1º - Padrões externos É a forma mais utilizada de calibração. São utilizadas soluções contendo concentrações conhecidas do analito.
GRÁFICO DE CORRELAÇÃO É um método gráfico de análise que permite verificar a existência ou não de relação entre duas variáveis de natureza quantitativa,
Há cinco padrões básicos da maioria das séries temporais de demanda.
Estatística Descritiva
Professor Antonio Carlos Coelho
Regressão e Previsão Numérica.
análise dos estimadores
Estimativas de grandezas cap 2. e cap 3 Média Desvio Padrão e Variância Definições importantes Distribuição Normal Teorema do limite central Hipóteses.
Estatística Descritiva. 2 oO que é a estatística ? Para muitos, a estatística não passa de conjuntos de tabelas de dados numéricos. Os estatísticos são.
Regressão.
Medidas Estatísticas.
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA
Curva padrão Sucessão crescente ou decrescente de pontos obtidos da relação entre A concentração da espécie padrão pela sua intensidade de sinal proveniente.
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
Vamos conversar sobre …
Descrição Bivariada Comparando Duas Distribuições
Estatística Descritiva
Análise Preliminar dos Dados
Estatística e Probabilidade
AULA 6 Planejamento Experimental
Estatística Básica usando o José CARDOSO Neto Professor Associado Departamento de Estatística - UFAM 26 a 30 de outubro de 2015 IX.
QUI 154/150 – Química Analítica V Análise Instrumental
Métodos Estatísticos Aplicados às Ciências Biológicas - 11ª aula -
Correlação e regressão
ANÁLISE EXPLORATÓRIA E ESTATÍSTICA DESCRITIVA
Desvio Padrão (V), em termos financeiros, é entendido como o valor do risco das operações. É obtido a partir da raiz quadrada da Variância; Variância (V²),
CEPZ1 – 2015 – AULA 06 PROFESSORA: BRUNA CAVALLINI E RODRIGUES
Correlação Análise do grau de relacionamento entre duas variáveis quantitativas.
Experimentação e Instrumentação Regressão Linear e Múltipla
LINEARIDADE Kamila Dias Nayara Rayanne Pereira Renata Fernandes Solange Araújo.
Profa Dra. Denise Pimentel Bergamaschi
Regressão Linear (aula 14 – Parte 2).
Critérios de Escolha dos Métodos Estatísticos
Transcrição da apresentação:

Associação entre duas variáveis: análise bidimensional CAPÍTULO 5 Associação entre duas variáveis: análise bidimensional

Associação entre duas variáveis

Ambas Qualitativas Tabela de freqüências: tabelas de dupla entrada “crosstabs” : % por linha, % por coluna, % total Gráfico apropriado: gráfico de barras duplas Parâmetros a serem comparados: proporções Medidas a serem calculadas: qui-quadrado (associação); Kappa (concordância), sensibilidade e especificidade (padrão ouro)

Exemplo Para os dados da Feira de Informação profissional da UFES, foram testadas as associações estatisticamente significantes entre pares de variáveis qualitativas. - Tabelas cruzadas - Gráfico de barras - teste de hipóteses: Foram feitos testes 2 e o teste exato de Fisher (o apropriado em cada caso).

Exemplo 1

Exemplo 1

Exemplo 2

Exemplo 2

Exemplo 3

Ambas Quantitativas - diagrama de dispersão - covariância - coeficiente de correlação

Diagrama de Dispersão O instrumento adequado para o estudo gráfico da associação entre duas variáveis quantitativas é o Diagrama de Dispersão. É construído em um eixo cartesiano. O procedimento de construção consiste em escolher de forma conveniente as variáveis que serão plotadas no eixo horizontal(x) e no eixo vertical(y).

Diagrama de Dispersão

Diagrama de Dispersão Um diagrama de dispersão apresenta correlação positiva entre as variáveis quando, à medida que x aumenta, y também aumenta; a correlação negativa ocorre quando, à medida que x aumenta y diminui e vice-versa. Dependendo da dispersão dos pontos plotados esta correlação pode ser forte ou moderada. Duas variáveis não apresentarão relacionamento quando a nuvem de pontos tem a forma de um círculo.

Covariância A covariância é uma medida que resume a tendência e a força da relação linear entre duas variáveis. Covariância entre X e Y: Covar(X,Y) 1/(n-1) *{ Soma [(X - média(X))*(Y - média(Y))]}

Propriedades da Covariância As duas variáveis devem ter o mesmo número de valores; A covariância é a média dos produtos dos desvios das duas variáveis, obtida como resultado de dividir a soma dos produtos dos desvios pela quantidade de valores das variáveis menos 1; A covariância pode assumir qualquer valor do conjunto dos números reais: = 0, > 0 e < 0.

Coeficiente de Correlação Para facilitar a relação entre duas variáveis e evitar a unidade de medida da covariância, foi definido o coeficiente de correlação corr(X,Y) ou r(X,Y) como: r(X,Y) = covar(X,Y) / [DP(X)*DP(Y)]

Propriedades da Correlação Os valores de r(X,Y) estão limitados entre -1 e +1; É um valor único para a população ou amostra, tomando o cuidado de utilizar dados coerentes. Ex.: medir associação entre o número de cegonhas e números de bebês nascidos por ano; O coeficiente de correlação de uma variável com ela mesma é igual a 1;

IMPORTANTE!!!! O COEFICIENTE DE CORRELAÇÃO NÃO DETERMINA UMA RELAÇÃO DE CAUSA E EFEITO. É UMA MEDIDA DE TENDÊNCIA E DA FORÇA DA RELAÇÃO LINEAR ENTRE AS VARIÁVEIS X E Y. RELAÇÃO DE CAUSA E EFEITO: MODELOS DE REGRESSÃO!

Tabelas de correlações É uma matriz de diagonal principal 1 e simétrica. r(X,Y) = r (Y,X). Usada com um conjunto grande de variáveis.

Tabelas de correlações

r = 0,346

r = - 0,486

r = 0,788

Quantitativa e qualitativa - gráficos box-plot e gráficos de médias - os parâmetros a serem comparados são médias, medianas, desvios padrões - fazer tabelas das medidas em cada grupo da variável qualitativa (fatores) - em geral, a variável de estudo é a variável quantitativa - fazer testes de hipóteses apropriados

Exemplo 1 Estudar as concentrações de metais (variável quantiativa) em ostras e sururus (fator espécie) medidas em diferentes locais (fator estuário) e em diferentes períodos (fator estação)

Fator estação

Fator estação

Fator espécie

Fator espécie

Fator estuário

Fator estuário

Exemplo 2: Tartarugas Comparar o número de ninhos de tartarugas (variável quantitativa) em diferentes praias (variável qualitativa). Foi realizada uma Análise de Variância para verificar se há diferença entre os Números de Ninhos nas diferentes praias.

Exemplo 2: Tartarugas

Exemplo 2: Tartarugas