Margarete Lazzaris Kleis Delinea – Tecnologia Educacional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Advertisements

Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Portal do Professor SEED/MEC
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
PARA ONDE CAMINHA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA?
TC – A3C2 – 071 O PLANEJAMENTO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTANCIA Elton Ivan Schneider Mestrando EGC/UFSC
Pontifícia Universidade Católica
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Angélica/MS.
USANDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA AJUDAR NA APRENDIZAGEM
Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Fórum Permanente de Desafios do Magistério – Uso de Mídias -
República Federativa do Brasil Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância - SEED Ronaldo Mota – XVII ENANGRAD São.
Contexto de Educação a Distância
Resumo do Levantamento da Monitoria / CTRN
Interação com os Alunos
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Pierri 04/08 Quarta-Feira, 09 de Abril de 2008 | Versão Impressa 0 comentário(s) comentário(s) Avalie esta Notícia Ruim Regular Bom Ótimo Excelente 0 votos.
Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Redes Sociais e Mídias na Educação
Escolhendo o nosso Futuro
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
O Uso Pedagógico do Blog
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
EaD SABERES, DESAFIOS E PROBLEMATIZAÇÃO SOBRE EaD QUALIDADE TECNOLOGIA
CURRICULO +.
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Capacitação da ferramenta:
Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação Departamento de Educação I Docente: Menandro Ramos Discentes:Ada Silveira Georgia dos Santos Iane.
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados A Utilização das Redes Sociais no Desenvolvimento.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
Introdução à Educação à distância
AS REDES SOCIAIS E A EDUCAÇÃO:
Tecnologia da Infomação e Comunicação nas escolas públicas Brasileiras
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
Formação de Tutores a Distância
Otávio Celeste Martins Artigo de conclusão do Curso Mídias na Educação PROJETO BLOGANDO NA ESCOLA 1.
UNIMINAS – União Educacional Minas Gerais Curso de Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação Módulo I – Ética e Cibercultura Alunas:
As mídias sociais e web 2.0 – Como gerar negócios.
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade Curso.
GESTÃO E USO DAS MÍDIAS EM PROJETOS DE EAD
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade de Nova Andradina Segunda Licenciatura em Informática Disciplina: Estágio Supervisionado II Professor:
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
REDES SOCIAIS E OPORTUNIDADES DE EXPRESSÃO NA WEB 2.0 Fabio Maia Universidade Federal do Rio de Janeiro Núcleo de Tecnologia Educacional para Saúde Laboratório.
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
Pedagogia Específica. A educação online exige o desenvolvimento de um modelo pedagógico específico... Esse tipo de comunidade comtempla três Critérios.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
PROPOSTAS DE MUDANÇA NOS CURSOS PRESENCIAIS COM A EDUCAÇÃO ON-LINE
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
Mídias Sociais e Conteúdo. O que são Mídias Sociais? No contexto de marketing de internet, mídias sociais se referem a grupos com diversas propriedades,
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
Este trabalho foi elaborado pelas alunas do Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Elaine Teodora Jeane Rodrigues Sara Mota Soraya Margareth.
Artigo 5 - AVA : Desafio na mediação pedagógica em EAD
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Importância para o século XXI.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
REDE SOCIAL E CAPACITAÇÃO Como a rede social pode potencializar a capacitação Bernardo Kipnis, Ph.D Universidade de Brasília.
Transcrição da apresentação:

Margarete Lazzaris Kleis Delinea – Tecnologia Educacional Inclusão em EaD Acesso e interação Margarete Lazzaris Kleis Delinea – Tecnologia Educacional

O Brasil é o 5º país com o maior número de conexões à Internet. Ibope/Nielsen em dezembro de 2009

Em setembro eram 66,3 milhões de internautas Em setembro eram 66,3 milhões de internautas. Três meses depois somam 67,5 milhões... Ou seja: Em apenas 3 meses surgiram 1,2 milhões de novos brasileiros e brasileiras com mais de 16 anos na internet Ibope/Nielsen em dezembro de 2009

No caso da Educação à Distância, o desafio são os vários perfis de usuários...

Os materias e mídias precisam ser planejadas a partir do perfil dos usuários

Tipos de Acessos Nas áreas urbanas, 44% da população está conectada à internet. 97% das empresas e 23,8% dos domicílios brasileiros estão conectados à internet

Tipos de Acessos Em um bom material impresso para EaD ou em uma vídeo-aula pode haver interatividade desde que conversem com o aluno e o instiguem a buscar situações que ele identifique com o que está sendo mostrado.

Voltando à Internet… 27,5 milhões acessam regularmente a Internet de casa, número que sobe para 36,4 milhões se considerados também os acesso do trabalho (jul/2009). 38% das pessoas acessam à web diariamente; 10% de quatro a seis vezes por semana; 21% de duas a três vezes por semana; 18% uma vez por semana. Somando, 87% dos internautas brasileiros entram na internet semanalmente

Democratização do Acesso Segundo Alexandre Sanches Magalhães, gerente de análise do Ibope//NetRatings, o ritmo de crescimento da internet brasileira é intenso. A entrada da classe C e D para o clube dos internautas deve continuar a manter esse mesmo compasso forte de aumento no número de usuários residenciais

A preparação do Docente… Faltam disciplinas e eixos temáticos nos Cursos de Formação Docente sobre o uso das TICs na educação. Os professores precisam ser preparados frente aos vários papéis que encontrarão na Educação a Distância

Formas de Interação Podemos citar o uso da Web 2.0 como o acesso ilimitado a blogs, wikis, comunicadores instantâneos como o msn, comunidades virtuais, emails, etc. Além de todas essas alternativas de interação entre professores e alunos ainda estes podem encontrar na internet ferramentas gratuitas como dicionários e tradutores para auxiliar nos estudos, bem como plataformas de compartilhamento de arquivos e no compartilhamento de vídeos pelo You Tube.

Desafio para os Professores e Instituições de Ensino As tecnologias estão cada vez mais ampliando o conceito de interatividade e estão redesenhando a educação, criando novas e interessantes oportunidades de ensino e aprendizagem, mais personalizadas, sociais e flexíveis, apesar de muitas delas não terem sido produzidas especificamente para aprendizagem.

As novas tecnologias: permitem a interatividade ampliam a sensorialidade e a afetividade rompem com a linearidade e com a separação emissor/receptor.

É importante estarmos atentos para essa nova tendência, para esse novo receptor. Precisamos pensar em um novo modelo de processo ensino-aprendizagem para fazer da sala de aula um espaço diversificado e dinâmico. margarete@delinea.com.br