:: Sistema de comunicações no Brasil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Serviço de Liberdade Sindical OIT Genebra
Advertisements

Sociedade da informação
Projeto de Lei de Iniciativa Popular para uma mídia Democrática
DISPOSITIVOS TECNOLÓGICOS DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS AUTORAIS
UNIVERSIDADE REGIONAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS UNIDADE 3 - SLIDES ALUNO: ALINE L. GIONGO SCHENCKEL PROFESSOR:
RÁDIO GAÚCHA: 1° LUGAR NA AUDIÊNCIA DO AUTOMÓVEL
Curso de Difusão Cultural
FACULDADE DOM PEDRO II CURSO DE DIREITO DIREITO E CIDADANIA
Realidade dos Centros Urbanos
Sujeitos da EJA 1. Diante do quadro diagnóstico, muitos desafios devem ser enfrentados Formular políticas públicas de Estado.
Transparência no Brasil e no Mundo
A ANATEL E O WIMAX Redes comunitárias e redes competitivas
DESAFIOS PARA O RÁDIO PÚBLICO Um olhar a partir da audiência Carlos Eduardo Esch Observatório da Radiodifusão Pública - UnB.
A Mulher e a Legislação Brasileira
O rádio e a lei Setembro
Intervozes Coletivo Brasil de Comunicação Social Escola de Governo 19 de junho de 2012 :: Os Meios de Comunicação de Massa no Brasil como Manifestação.
A RADIODIFUSÃO: RÁDIO E TV DIGITAL
CONFERÊNCIA NACIONAL DE COMUNICAÇÕES
DIREITOS E DEVERES DOS CIDADÃOS
Fundamentos de Economia
Ministério da Cultura.
:: Mídia, políticas públicas e direito à comunicação
Incluir significa... Para Maria Teresa Eglér Mantoan (2005) “É a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver.
COMUNICAÇÃO, DIREITOS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS MURILO CÉSAR RAMOS
CAPÍTULO III DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO Seção I DA EDUCAÇÃO
Posso fazer uma pergunta? Considerações sobre o Direito à
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
“Os Incríveis”.
Análise sobre a Lei nº de 05 de janeiro de 1989
O PODER DE POLÍCIA MUNICIPAL E SUA FISCALIZAÇÃO
As diferentes expressões de crença- Liberdade religiosa Marilene Yukico Shimazaki NRE Maringá Colégio Estadual do Jardim Panorama- Sarandi Colégio Estadual.
Textos para leitura A nova televisão brasileira.
A EXPANSÃO DA RADIODIFUSÃO E A RESTRIÇÃO DO DIREITO À INFORMAÇÃO DO CBT/1962 À ELABORAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO DE 1988.
A CHEGADA DA TELEVISÃO CRIA A NECESSIDADE DE UMA NOVA LEGISLAÇÃO
Curso Direito à Memória e à Verdade
Curso Direito à Memória e à Verdade
Coordenação de Educação a Distância – SEDUC / GOIÁS
Câmara dos Deputados Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional Audiência Pública “ A SITUAÇÃO DA TELEFONIA CELULAR NA AMAZÔNIA.
Serviço de Liberdade Sindical OIT Genebra
Conferência Nacional de Comunicação E eu com isso? FÓRUM PERNAMBUCANO DE COMUNICAÇÃO.
A importância das comunicações
Apresentação do FUST e SCD Nelson Simões Janeiro 2004 RNP/REF/0236 © 2000 – RNP.
CONSTITUIÇÃO & CONSTITUINTE
1 Diferentes modelos de regulação da radiodifusão  Estados Unidos  Grã-Bretanha  Brasil Políticas de Comunicação Jornalismo – PUC Campinas.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação” Dr. Luiz F. Dourado -UFG Brasília,
DIVERSIDADE Projeto: CONVIVÊNCIA NÚCLEO PELA TOLERÂNCIA
Unidade III Declaração Universal dos Direitos Humanos DIREITOS HUMANOS
LIBERDADE SINDICAL.
Iluminismo Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara.
Direito das Minorias Profª.Adirleide Greice Carmo de Souza
ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL
 .
Direito das Minorias Profª.Adirleide Greice Carmo de Souza
Unidade 1: Socialização e outros processos culturais –Um elemento fundamental para que o processo de socialização tenha sucesso é a comunicação –Os meios.
Fundamentos de Economia
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
1 Sociedade ou mercado da informação? Valores económicos e liberdades e direitos individuais na UE.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de Comunicação Social Ética Jornalística Docente: Maria.
Propriedade e concentração Panorama geral e aspectos críticos Intervozes Coletivo Brasil de Comunicação Social Seminario Erbol – ponencia João Brant Seminario.
Mídia em disputa na América Latina
CENTRO POPULAR DE CULTURA E COMUNICAÇÃO
A palavra comunicação pode levar a caminhos infinitos de significados.
Lei de Serviços de Comunicação Audiovisual da República Argentina
Radiodifusão Comunitária e legislação
DIREITO E JORNALISMO Aspectos Gerais:
POLÍTICAS PARA PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE CONTEÚDO NO CENÁRIO DA CONVERGÊNCIA TECNOLÓGICA.
TELEVISÃO – FORMAS DE TRANSMISSÃO. O que é televisão???  É um termo muito amplo... Se aplica a uma gama imensa de possibilidades de produção, distribuição.
CURSO DE DIREITO Direito das Minorias Profª.Adirleide Greice Carmo de Souza Questões sociais e Estudo Jurídico das Minorias na CRFB/1988 PLANO DE ENSINO.
ETAPA MUNICIPAL Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro” Celso Luiz Dellagiustina
Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S. Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S ESTA LEI FICOU 15 ANOS TRAMITANDO ATÉ SER FINALMENTE.
Transcrição da apresentação:

:: Sistema de comunicações no Brasil 1.1 Concentração da propriedade dos meios no Brasil Veículos das cinco maiores redes de TV e de seus grupos afiliados Rede TV FM OC OM OT TVC MMDS DTH TVA Canal TVA Jornal Revista Radcom Total Globo 105 76 11 52 4 9 2 1 2 17 33 27 1 340 SBT 195 Band 166 Record 142 EBC 95   Fonte: Projeto Donos da Mídia/2010

:: Sistema de comunicações no Brasil Pesquisa TIC Domicílios Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação CETIC.br do Comitê Gestor da Internet no Brasil - 2010 59% da população brasileira não são considerados usuários de computador 51% nunca acessaram a internet 35% das residências possuem computador de mesa (NE=11%) 27% das residências têm acesso à internet (68% banda larga na zona urbana)‏ Para 74% dos que não têm acesso, maior impeditivo é o econômico

:: Sistema de comunicações no Brasil 1.2 Não-regulamentação dos artigos da CF relacionados à comunicação proibição do monopólio – art.220 b) exigências para programação – art. 221 c) complementaridade entre sistemas público, privado e estatal – art. 223

:: Sistema de comunicações no Brasil 1.3 Ausência de democracia e transparência nas concessões de rádio e TV TVs recebem outorgas para funcionamento por 15 anos e rádios por 10 anos.   Há emissoras comerciais em operação cujas outorgas venceram há 20 anos. Há canais que veiculam publicidade comercial em 100% do tempo – o limite autorizado é 25% – e outros que sublocam a grade de programação. Caberia à Anatel fiscalizar as concessões nos quesitos técnicos e administrativos e ao Ministério das Comunicações, no conteúdo. Isso praticamente não acontece. Parlamentares são sócios de emissoras, o que é proibido no artigo 54 da Constituição Federal.

:: Sistema de comunicações no Brasil Código Brasileiro de Telecomunicações Lei 4117, de 27 de agosto de 1962 Artigo 52 A liberdade de radiodifusão não exclui a punição dos que praticarem abusos no seu exercício. Artigo 53 Constitui abuso, no exercício de liberdade da radiodifusão, o emprego desse meio de comunicação para a prática de crime ou contravenção previstos na legislação em vigor no País, inclusive: a) incitar a desobediência às leis ou decisões judiciárias; d) fazer propaganda de guerra ou de processos de subversão da ordem política e social; e) promover campanha discriminatória de classe, cor, raça ou religião; h) ofender a moral familiar, pública, ou os bons costumes;

:: A comunicação como um direito humano 2.1 Origens Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948)‏ Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos (1966)   Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; direito que inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.

:: A comunicação como um direito humano Em 1988, o Brasil inclui em sua Constituição um capítulo sobre a Comunicação Social ao abordar os direitos sociais. Tal ação foi resultado da luta pela democratização da comunicação, impulsionada na década de 70 e que hoje pode ser traduzida no conceito de direito à comunicação. Não basta ter liberdade de expressão nem acesso a uma vasta gama de fontes de informações. É preciso atuar contra as diferenças econômicas, sociais e políticas que fazem tão poucos terem condições de serem produtores e difusores de informação.

:: A comunicação como um direito humano 2.2 Conceito Entender a comunicação como um direito humano pressupõe:   • democratizar e garantir igualdade de acesso aos meios de produção e veiculação da comunicação de massa, dando visibilidade a novos sujeitos de comunicação; • garantir que a diversidade cultural (étnico-racial, de gênero e regional) presente na sociedade brasileira se reflita nos conteúdos dos veículos de comunicação; • promover a apropriação do conhecimento e de uma visão autônoma da população em relação à mídia, visando à formação de espectadores críticos; • garantir a participação popular na formulação, definição e acompanhamento de políticas públicas de comunicação, como acontece em áreas como a saúde e a educação.

:: Contatos www.intervozes.org.br www.direitoacomunicacao.org.br   www.intervozes.org.br www.direitoacomunicacao.org.br bia@intervozes.org.br Twitter: @intervozes (11) 3877-0824 Obrigada!