A Gestalt-terapia, sofrendo influências dos conceitos da Psicologia da Gestalt, incentiva a formação flexível de gestalt sucessivas, adaptadas à relação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIP AHP Profa. Msc. Carolina Brum Março/2011
Advertisements

Dinâmica e Gênese dos Grupos
A Psicologia Sócio-Histórica
A TEORIA DA PERSONALIDADE DA PROVA DE RORSCHACH
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Ciência Política e Teoria do Estado
CULTURA ORGANIZACIONAL
Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
CONCEITOS FUNDAMENTAIS DO EXISTENCIALISMO
EXISTENCIALISMO Os existencialista não tem um pensamento unificado.
A VIDA NA TERRA Só foi possível graças a algumas condições que ela apresenta: Água Ar Solo Temperatura Pressão etc.
Como a Criança Pequena se Desenvolve
O Homem é um ser consciente
O Principio de convivência na Sociedade
ACREDITE EM VOCÊ Edgar Andrade.
Por que Arte-Educação?.
Pressupostos básicos GESTALT: configuração
Aprendizagem Significativa
Constelação Familiar Sistêmica
Discentes: Ione Andrade Melina Raimundi Andrade
O Existencialismo é um Humanismo - Sartre
Fenomenologia Edmund Husserl ( ).
Introdução ao conceito de ÉTICA
CONCEITO ANTROPOLOGICO DE CULTURA
O existencialismo de Sartre
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
No aspecto semântico, é a ciência dos valores. No aspecto etimológico, deriva do grego axiólogos, que significa digno de ser dito. É o ramo do conhecimento.
SISTEMA HUMANISTA Abraham Maslow Carl Rogers –1987.
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
Marco Doutrinal e Marco Operativo
A Ação Clínica e a Perspectiva Fenomenológica Existencial:
Inteligências que percorreram, construíram e herdaram de si mesmas tudo o que a expressão humana fantasticamente pode conceber, não nos cabe mais a fundação.
A Filosofia Existencialista
ARN Segunda Parte “Da história ao sócio- psicológico e desenvolvimento” Pós Graduação Prof. Esp. Tiago S. de Oliveira
Senso e consciência moral
FILOSOFIA.
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
Educação de Essencialidades. Há continuidade em nós!!! Vamos conecta la.
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
Assessoria Ministério da Identidade e -- antonio frutuoso -- Casa da Juventude do Paraná.
Profª. Taís Linassi Ruwer
Relação Dialógica Abordagem Gestáltica 4/12/2017.
INTENCIONALIDADE.
Carreira, identidade e outros eus
MODELOS PEDAGÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS
EXISTENCIALISMO Filosofias de Base I Especialização em Gestalt-terapia
Entre o Psicodiagnóstico e o Aconselhamento Psicológico
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
TRABALHANDO COM A PERCEPÇÃO
Conceitos e tendências
UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA PSICOLOGIA
Cap. II REFLEXIVIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Outra oscilação do pensamento brasileiro (José Carlos Libâneo)
Capítulo 17 Entre o bem e o mal.
Homem e Sociedade 1.1. O Conhecimento: característica fundamental da humanidade O conhecimento, produto da atividade consciente do pensamento,
A Ubuntu é uma rede colaborativa de
O NASCIMENTO DA PSICOLOGIA DOS GRUPOS
1.3. Edmund Husserl e a ciência do rigor 1.4. O método fenomenológico
A angústia segundo Sartre
ciência empenhada em compreender e explicar as reações humanas””””.
Bases Epistemológicas da Ciência Moderna Profa. Dra. Luciana Zaterka
A ABORDAGEM GESTÁLTICA
Períodos no desenvolvimento da terapia centrada na pessoa (HART, 1970)
A HISTÓRIA DO MEU NOME 4ºANO B
Aborto O argumento pró-escolha de Michael Tooley Pedro Galvão Departamento de Filosofia Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Teorias Educacionais.
A vida na compreensão de Nietzsche. Em ASSIM FALAVA ZARATUSTRA, Nietzsche vai identificar vida à “vontade de potência”: –A vida aparece como uma vontade.
1 Cap 1: FUNDAMENTOS Perls F. (1988). A Abordagem Gestáltica e testemunha ocular da terapia. RJ: LTC. UNIP13/04/2011AHP.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Aprenda a usar sempre um vocabulário positivo “Palavras são Sementes”
Transcrição da apresentação:

A Gestalt-terapia, sofrendo influências dos conceitos da Psicologia da Gestalt, incentiva a formação flexível de gestalt sucessivas, adaptadas à relação sempre flutuante do organismo como o meio, num ajustamento criador permanente. A gestalt-terapia poderia ser assim definida como a arte da formação de boas formas.

Pode-se considerar que a Gestalt-terapia germinou no espírito de Frederick Perls em 1940, na África do Sul. Quando imigrou nesta mesma época para a América com sua esposa Laura Perls, que era membro da escola Gestáltica da qual Perls sofreu grande influência, integraram-se a um grupo de intelectuais não conformistas com o sistema vigente, entre eles, o anarquista Paul Goodman, Isadore From, Paul Weisz e Ralf Hefferline.

A Gestalt-terapia fundamenta-se no Existencialismo porque é muito próximo da Fenomenologia, absorveu o que a maioria das terapias existenciais considera importante, o encontro existencial interpessoal. Um encontro existencial visa a autoatualização e a gestalt-terapia considera todo o campo biopsicosocial, incluindo organismo/ambiente, como importante.

Pode ser considerado “existencial” tudo que diz respeito à forma como o homem experimenta sua existência, a assume, a orienta, a dirige. A noção de responsabilidade de cada pessoa que participa ativamente da construção de seu projeto existencial em sua relativa liberdade.  (Ginger, 1987. p . 36)

Existencialismo como ética, sustentada pela liberdade, a ação da liberdade é um ato consciente, uma awareness, uma escolha. A Gestalt-terapia é fenomenológica por ser centrada na descrição subjetiva do sentimento (awareness) do indivíduo. É mais importante descrever do que explicar: o “como” precede o “porque”. O essencial é o processo que está se desenvolvendo aqui e agora. 

Fenômeno é o que se torna luz, o que se apresenta, traduzido para a Gestalt é aquilo que damos significado, damos sentido ao mundo; sem consciência não há mundo e sem mundo não há o nós. O sujeito só percebe e dá significado se há intencionalidade, a subjetividade vai se constituir a partir desse movimento.

Com essa posição fenomenológica podemos justificar o “aqui e agora” da Gestalt-terapia. O presente é ao mesmo tempo o passado, o presente e o futuro. Neste momento estão minhas experiências, meu self, meus projetos. O passado está em mim, na minha fala, na minha respiração, nos meus movimentos e na minha expressão. O passado é reestruturado em cada momento existencial.

Sua proposta é que cada pessoa atinja uma real percepção de si como um ser em relação, uma reflexão sobre o tipo de sociedade que vivemos e em que base ética estamos fundamentados.

A Gestalt-terapia não é uma terapia de ajustamento, mas de auto-realização. Crescer neste sentido é buscar desenvolver seus próprios recursos, dons e talentos especiais. Desta forma, o conceito de psicoterapia pode ser entendido e substituído pelo de crescimento. Ampliar a consciência é assumir e aceitar a responsabilidade por suas próprias escolhas; acreditando em nós mesmos podemos acreditar no outro e no mundo.