CARTILHA FÉ E POLÍTICA Frei Betto (textos) Eunice Wolff (ilustrações)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Uma fonte de água jorrando
Advertisements

ABRIR O CORAÇÃO A DEUS CONHECER-ME EM DEUS
FORMAÇAO NÍVEL 1 SANTOS 23/24- A
Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos
SESSÃO SE FORMAÇÃO NÍVEL III
ALFABETO DE JESUS O A B D CER.
SOLENIDADE de TODOS os SANTOS Sede Santos.
TEOLOGIA E IDENTIDADE AFRO NA PERSPECTIVA DE APARECIDA.
O ESPÍRITO SANTO VOS RECORDARÁ TUDO O QUE
«Ela dará à luz um Filho e tu pôr-Lhe-ás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados».
ENSINANDO COM O CORAÇÃO
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Vença as preocupações Mateus 6. 33, 34.
VIVENDO DEDICADO AO SENHOR
Por que lemos a Bíblia, hoje?
OS CASAIS EM 2ª UNIÃO E A COMUNIDADE
CARTA ÀS MÃES QUE PERDERAM SEUS FILHOS.
Estudo: Cartas do Apóstolo João às Sete Igrejas da Ásia e à Igreja Fiel do Senhor, onde ela se achar.
Enviai, Senhor, o vosso Espírito!
Rainha dos Apóstolos.
Maria a Bem-Aventurada
Compreender que a influência de Cristo enquanto indivíduo estava diretamente relacionada com o nível a que os Seus discípulos aceitavam e interiorizavam.
“Ide, pois, aprender o que significa:
A eucaristia Começar.
A Bíblia na nossa história hoje.
1º Livro de Samuel.
Conclusão dos Mandamentos
Existe erro na Bíblia ?.
sujeito crescente e aprendente, na dimensão
Se dois de vós se unirem na terra para pedirem qualquer coisa, ser-lhes-á concedida por meu Pai que está nos Céus.
Teste sua Memória. Veja se você é um gênio!
ORAÇÃO EUCARÍSTICA III
ORAÇÃO EUCARÍSTICA IV Pres.: O Senhor esteja convosco.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO... Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-C
QUEM TEM OUVIDOS OUÇA! 13 DE JULHO º DOMINGO DO TEMPO COMUM.
Compreender a Lei do Amor. Independência Versus Dependência: aceitar a Graça e a Justiça de Cristo.
Querido(a)s: "Deus move o céu inteiro naquilo que o ser humano é incapaz de fazer. Mas não move uma palha naquilo que a capacidade humana pode resolver."
A VOSSA LIBERTAÇÃO ESTÁ
E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
O Profeta.
GRAÇAS AO "SIM" DE MARIA E A COLABORAÇÃO DE JOSÉ,
Rainha dos Confessores
Reconhecer a origem do problema Abraçar a Solução.
ABENÇOADOS SÃO OS QUE SE RENDEM A DEUS
6º DOMINGO DO TEMPO COMUM
A PAZ DO MUNDO... E A PAZ INTERIOR! Formatação: Celinha Neme.
OLÁ, A PAZ DE JESUS E O AMOR DE MARIA E A FORÇA DO ESPÍRITO SANTO!
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
O VALOR DO QUEBRANTAMENTO
SOLENIDADE DO PENTECOSTES RECEBAM O ESPIRITO SANTO!
Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria. Salmo NVI
POR QUE EU DEVO CONGREGAR?
18º DOMINGO DO TEMPO COMUM
Quando repenso em meu passado, percebo que nos momentos mais críticos da minha vida nunca estive sozinha. Como todo mundo um momento ou outro da existência,
A Comunidade A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA, e nos convida a viver a fé em Cristo.
Carta do Apóstolo Paulo
Na Escola de Maria Maria é quem está nos trazendo aqui para nos apresentar seu Filho. Jesus está com Maria, Maria está com Jesus e onde está Jesus, nós.
Credo dos Jovens!!! Credo dos Jovens!!! 2/8/ :41.
O Cristão é um cidadão como todos os outros: desfruta dos mesmos direitos e tem os mesmos deveres. Os impostos, é obrigado a pagar? As Leituras bíblicas.
A ÚLTIMA ESPERANÇA. A ÚLTIMA ESPERANÇA Existem momentos na vida onde tudo parece ir mal!
A Igreja celebra nos próximos dias duas grandes festas: ASCENSÃO e PENTECOSTES. As Leituras bíblicas refletem sobre os dois fatos: - A Ascensão: com.
Assista com o som ligado.
CONSTRUA SONHOS Letícia Thompson.
A PAZ DO MUNDO... E A PAZ INTERIOR! Formatação: Celinha Neme.
ORAÇÃO Reunimo-nos para prepararmos a quarta Campanha da Fraternidade Ecumênica com o tema: “CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE”
Somos a Igreja de Cristo parte 1
OS CASAIS EM 2ª UNIÃO E A COMUNIDADE
A Liturgia deste 3.º domingo da Quaresma é um forte APELO À CONVERSÃO. Conversão é um longo processo de renovação em que devemos desfazer-nos de uma.
OBJECTIVOS GERAIS DA ETAPA
Transcrição da apresentação:

CARTILHA FÉ E POLÍTICA Frei Betto (textos) Eunice Wolff (ilustrações) PARA USO FRENTE ÀS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2012

1 – Sem respirar ninguém vive, pois necessitamos do oxigênio contido no ar. Também não se pode viver sem beber água. A maior parte de nosso corpo é formada por água, como no planeta Terra no qual habitamos. Como o ar, a água contém oxigênio. Ela é uma mistura de dois gases: o oxigênio e o hidrogênio. Por isso é líquida e não gasosa como o ar.

Assim são a fé e a Política. As duas contém o mesmo “oxigênio”: o Espírito de Deus que tudo anima na direção do Reino. E assim como as duas visam libertar, também podem servir para dominar, como a fé dos fariseus ou a política dos opressores. Fé e política não são a mesma coisa. A fé é o oxigênio que o Senhor nos dá. Como diz o apóstolo Paulo, por ela captamos a presença de Deus no qual somos, existimos e nos movemos. Assim como o ar nos dá vida, a fé nos faz participantes da vida de Deus. Por ela somo integrados à comunidade do Pai, do F8ilho e do Espírito Santo.

A política é uma ferramenta de construção do Reino diferente da fé A política é uma ferramenta de construção do Reino diferente da fé. Ela tem algo que não é próprio da fé: o “hidrogênio” das análises da realidade e das estratégias de luta. Por tanto, este é o 1º mandamento: A fé e a política destinam-se ao mesmo objetivo de realizar o projeto de Deus na história. Mas não são a mesma coisa, são diferentes. Para reflexão em Grupo: 1 – Qual o projeto de Deus na história? 2 – Como a fé e a política podem ajudar esse projeto?

2 - Não há água sem oxigênio 2 - Não há água sem oxigênio. Se alguém tirar o oxigênio da água ela deixa de ser matéria líquida, vira gás de oxigênio e gás de hidrogênio. Assim, não há fé sem política. A fé é um dom encarnado. No céu não teremos fé, pois veremos o Pai face a face. Toda vivência de fé é vivência de uma comunidade politicamente situada. Quando a comunidade cristã afirma que só faz religião e que não se mistura fé com política é porque ela não sabe o que diz, ou está mentindo para encobrir com a fé os seus reais interesses políticos. Toda comunidade cristã aparentemente a-política só favorece a política dominante. Passa cheque em branco aos políticos que se encontram no poder. Jesus, em razão da sua fé, morreu assassinado como prisioneiro político. Como Jesus, o cristão deve viver sua fé no compromisso libertador com os oprimidos. Seja qual for o modo de o cristão viver este compromisso evangélico, ele sempre terá consequências políticas.

A vivência da fé é necessariamente política. Portanto, este é o 2º mandamento: A vivência da fé é necessariamente política. Ela pode sacralizar a opressão ou iluminar a libertação Para Reflexão em grupo: Você conhece algum fato que sirva de exemplo para as duas realidades?

3 – O ar que respiramos não custa nada. É de graça 3 – O ar que respiramos não custa nada. É de graça. Assim é a fé:- é dom de Deus. Para respirar, basta ter as narinas abertas. Para acolher a fé, basta ter ouvidos e coração a Deus, ao próximo, ao amor. Pela fé participamos do projeto de Deus na história humana. A água não é de graça. Custa dinheiro, exigem-se técnicos e ciência para obtê-la. Assim é a política, não é dom de Deus, é um aprendizado. Exige conhecimento de suas regras, de sua história, de seu programa, de seus objetivos. Pela política, participamos do projeto humano de construção de uma sociedade melhor.

É arriscado improvisar a política. Portanto, este é o 3º Mandamento A fé é um dom que nos vem de Deus através da Igreja, da comunidade dos que creem. A Política é uma ferramenta que exige aprendizado. É arriscado improvisar a política. Para Reflexão em grupo: Como aprender política?

4 - O ar que respiramos e a água que bebemos podem ficar poluídos. Perdem a pureza e ficam contaminados por micróbios e bactérias quando não são bem tratados. Assim acontece com a fé e a política. Uma política voltada contra o povo pode poluir a fé. E uma fé desencarnada, legalista, contraria aos direitos dos necessitados, contamina a política.

Portanto, este é o 4º mandamento: Uma política contrária aos direitos do povo faz da fé expressão de uma religião “ópio do povo”. Esta religião só ajuda aos interesses dos opressores. Para reflexão em Grupo: 1 – Como a Religião tem ajudado os opressores? 2 – Como tem ajudado os oprimidos, excluídos?

5 - A água não pode existir sem união do oxigênio com o hidrogênio 5 - A água não pode existir sem união do oxigênio com o hidrogênio. Mas, o ar que respiramos não necessita e não e não contém quase nenhum hidrogênio. Porém, o que seria da nossa vida se não houvesse o sol ? O sol é um imenso balão de hidrogênio em combustão, isto é, Uma bola de fogo, um milhão de vezes maior do que a terra. Assim a política pode ser bem feita por quem não tem fé. E nem sempre os que tem fé fazem política bem feita. O Concílio Vaticano II reconhece a autonomia da política. Autônomo é o que tem movimento próprio. Um ateu pode fazer uma política justa, favorável aos oprimidos. Porém....

Porém, a fé é o sol que desponta no horizonte da política Porém, a fé é o sol que desponta no horizonte da política. Isso não significa que deve haver “política cristã”. Deve haver uma política justa, democrática, voltada para a maioria. Uma política assim, inevitavelmente deverá se encontrar com as verdades da fé. Aliás, isso já acontece a cada vez que a política realiza na sociedade os valores evangélicos: libertação dos pobres e construção da sociedade fraterna.

A Política é autônoma, não depende da fé. Portanto, este é o 5º mandamento: A Política é autônoma, não depende da fé. Mas, uma política popular caminha necessariamente na direção do horizonte apontado pela fé. 1 – Você participa de algum movimento que não seja da Igreja? Qual ? 2 – Como a fé o(a) ajuda nesta participação? Para reflexão em grupo:

6 - O ar enche os pulmões e envia oxigênio para alimentar o nosso organismo. Mas, o ar não serve para lavar as mãos. A água limpa o corpo mas, não serve para respirar. Sem valão de oxigênio, o mergulhador morre afogado no fundo do mar. Assim, a fé não tem receitas para resolver administrativamente problemas como a dívida externa, a reforma agrária, a moradia ou a saúde pública. Isto é tarefa da política. A fé mostra o sentido da política: dar vida a todos. Mas, o jeito de dar vida depende da linha da política. Se for uma política injusta, poucos terão vida às custas da morte de muitos, como ocorre no capitalismo. A política é a estrada e a fé, o mapa da estrada. Sem mapa fica difícil construir uma estrada que conduza ao Reino. Sem estrada, o mapa fica no papel.

Fé e política são coisas diferentes que se completam na prática Portanto, este é o 6º mandamentos: Fé e política são coisas diferentes que se completam na prática da vida. Para reflexão em grupo: Contar fatos que ilustrem esse mandamento.

Para ser puros e saudáveis, o ar e a água precisam ser tratados Para ser puros e saudáveis, o ar e a água precisam ser tratados. Por isso, os hospitais oferecem oxigênio puro aos pacientes. E nas casas a água deve ser fervida ou filtrada antes de ser tomada. Do mesmo jeito a fé exige participação na comunidade para ser evangélica. E a política exige participação nas lutas populares e o estudo dos problemas sociais para ser consequente.

Portanto, este é o 7º mandamento: A fé é “tratada” na Igreja, onde é celebrada, anunciada e refletida. A política é melhor “tratada” nos movimentos populares, sindicais e nos partidos que assumem os direitos dos oprimidos e excluídos. 1 – Qual a importância da participação na Igreja e na política? 2 – Porque há conflitos quando uma pessoa quer participar de ambos? Para refletir em grupo:

8º - Todo mundo respira o ar, mas nem todos tomam banho diariamente e do mesmo jeito. Assim, na Igreja os cristãos têm na fé o ar comum que todos respiram. Mas, na hora de levar para a prática os valores da fé, nem todos agem do mesmo jeito e na mesma direção. A água é sempre a mesma, o jeito de usá-la é que varia. Assim, é preciso não exigir na política, o mesmo consenso que há na Igreja em torno da fé. Quando o cristão ingressa na esfera da política, não deve esperar que todos estejam mais ou menos de acordo, como parece acontecer na comunidade eclesial. Assim como a água pode conter vermes, sal ou cloro, a política tem ideologias, tendências, grupos de pressão e ambições pessoais ou de grupos.

Na política, cada uma de suas esferas – a dos movimentos populares, a sindical ou a partidária – têm seu jeito próprio, sua especificidade, seus critérios, sua linguagem própria. Quem passa de uma esfera a outra sem estar atento a essas diferenças, acaba quebrando a cara. Movimentos Populares Área partidária Área sindical

Como, na sua participação, fé e política se complementam? Portanto, este é o 8º Mandamento Não devemos confundir a esfera da explicitação religiosa da fé, a Igreja, com as esferas políticas. Mas, embora diferentes, são complementares. Para reflexão em grupo: Como, na sua participação, fé e política se complementam?

9 – Se o rio fica sujo, poluído, o oxigênio da água diminui e os peixes morrem asfixiados. A água do rio necessita da pureza do oxigênio para preservar a vida. Assim acontece com a política: ela precisa dos valores evangélicos para não ficar poluída. Valores como direitos dos necessitados, vida para todos, partilha de bens, poder como serviço e outros. Sem esses valores a política vira politicagem e a corrupção mata o projeto da vida. Isso não significa que a política deva ser feita em nome da fé. Ela deve ser feita em nome do amor, da verdade e da justiça aos oprimidos e excluídos.

Portanto, este é o 9º mandamento: A fé cristã contém valores que criticam e norteiam a atividade política. 1 – Quais são esses valores? 2 – Eles conseguem, de fato, atingir e nortear a atividade política? Para reflexão em grupo:

10 – Para ser pura, a água exige cuidados ou tratamento 10 – Para ser pura, a água exige cuidados ou tratamento. Assim, para ser popular a política exige mediações (meios): vinculação com a luta popular, reflexão e análise dos problemas, teoria política, conhecimento da história das forças políticas, etc.. O ar é a vontade. Mas se a pessoa não faz exercícios, não anda, o pulmão começa a diminuir e fica atrofiado. A pessoa fica sem resistência. O mesmo acontece com a vida de fé: se não participamos da comunidade, dos sacramentos, da leitura da Bíblia, das celebrações e orações, a nossa fé vai ficando fraca, atrofiada.

Portanto, este é o 10º mandamento: A políticas é tanto mais popular quanto mais a gente se encontra ligado à luta do povo. A fé é tanto mais evangélica quanto mais a gente se liga ao Deus da vida através da comunidade cristã. - Vamos participar no grupo e dizer como cada um se sente ligado à luta do povo e à construção do projeto do Deus da vida. Para reflexão em grupo:

Sem essas amarras ao grande navio da libertação, o nosso bote fica à deriva, solto entre as ondas do imprevisto e acaba perdendo o rumo.

Texto: Frei Betto Imagens e formatação: Ir.Eunice Wolff