Histórico da 4ª CNCTI 1985 – 1ª CNCT

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
Advertisements

CALENDÁRIO DE APLICAÇÃO DA VACINA ANTI-RÁBICA HUMANA
Universidade e Desenvolvimento Social no Brasil
REUNIÃO NACIONAL DE MULHERES DIRETORAS DA FORÇA SINCAL.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PRODUTORES DE MAÇÃ
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
I CENSO NACIONAL DE RESIDÊNCIA OU ESTÁGIO EM CIRURGIA CARDIOVASCULAR
Antonio Carlos F Galvão
ª CNCT Debate, Bolsas, Áreas Estratégicas e RH ª CNCTI Inovação, Fundos Setoriais, CGEE, Livro Branco.
COMITÊ DAS ATIVIDADES DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO NA AMAZÔNIA
Fórum Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Consecti – Confap – Fórum de Sec. Municipais Rio de Janeiro – 24 de junho de 2010.
1 As Tecnologias da Informação na Administração Pública Indicadores Estatísticos Instituto de Informática Rosa Maria Peças Conferência A acessibilidade.
PRA INÍCIO DE CONVERSA... MÁRIO QUINTANA SE AS COISAS SÃO INATINGÍVEIS
“Direitos humanos são aqueles direitos fundamentais...
31º CAMS Comissão de Articulação com Movimentos Sociais
O Futuro dos Engenheiros José Roberto Cardoso Escola Politécnica da USP Sindicato dos Engenheiros do Estado de Sâo Paulo 02 de Dezembro de 2008.
Xadrez Equipe – Regional
“Relação EMBRAPA / CNPq - Situação da pesquisa agropecuária brasileira e novos desafios voltados para o desenvolvimento do agronegócio” Brasília, abril.
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Disciplina:
7ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS
AulaNet: um ambiente gratuito para educação online e colaborativa
Educação Superior e o Sistema Nacional de C&T Ministério da Ciência e Tecnologia Antonio Ibañez 19 de junho de 2009 ASSESSORIA DE COORDENAÇÃO DOS FUNDOS.
Plano de Ação Luiz Antonio Elias
SEJAM BEM VINDOS !.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento José Roberto Cardoso Escola Politécnica da USP Sindicato dos Engenheiros do Estado de Sâo Paulo.
SISTEMA DE CONTROLE DE REMANEJAMENTO E RESERVA TÉCNICA - SISCORT
CFES Sul semestre 2011/01 ENCONTRO REGIONAL 03 e 04/ 03 Reunião CM
PRINCIPAIS RESULTADOS CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 2010
Política Nacional de Empreendedorismo:
Governo do Estado de Sergipe Secretaria de Estado da Fazenda AUDIÊNCIA PÚBLICA 3º Quadrimestre 2008 Fev/ AUDIÊNCIA PÚBLICA Avaliação do Cumprimento.
3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação
Censo da Educação Superior 2007 Resultados das principais variáveis Coordenação Geral do Censo da Educação Superior - CGCES Diretoria das Estatísticas.
Programa de Capacitação em Projetos Culturais
ABEPSS RELATÓRIO da GESTÃO Quem é de Luta... Avança!!!
Bolsista: Carlos Henrique da Costa Coordenadora: Luciana Rita Guedes.
Olimpíada Brasileira de Informática na UDESC
Salas de Matemática.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
Vahan Agopyan Secretaria de Desenvolvimento do Estado de S. Paulo
Indicadores para um novo regionalismo no Brasil:
Indicadores de Performance – Contrato AES-SUL
Realização e Coordenação: Execução:
IV Encontro Nacional 21 e 22 de Outubro de
26/9/2014www.adesgcascavel.com.br / METODOLOGIA PROFESSOR NILSON R. DE FARIA PÓS-GRADUAÇÃO ADESG / UNIPAN 1.
METODOLOGIA PROFESSOR NILSON R. DE FARIA PÓS-GRADUAÇÃO ADESG / FAMIPAR
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
UFBA - Universidade Federal da Bahia
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Probabilidades e Combinatória Distribuição de Probabilidades
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo de Probabilidades. Regra de Laplace. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo Combinatório. Problemas de Contagem. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável CONDRAF I Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário 25 a 28 de junho.
EXPERIENCIA INTERNACIONAL DE DIRECCIÓN ESTRATÉGICA EN LAS UNIVERSIDADES - BRASIL UNICAMP Maio, 2010 José Roberto Rus Perez.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Regiões de Saúde Resolução Normativa – RN nº 259, de 17 de junho de 2011, e suas alterações.
Marca do evento Calendário de reuniões e encontros para o ano de 2011 Calendário 2011.
Introdução a Engenharia de Alimentos
Rio Verde - Goiás - Brasil
BOAS VINDAS Instituto de Ciência e Tecnologia ICT – UNIFESP – SJC Por: Armando Z. Milioni Diretor Acadêmico do Campus Em: 21 de fevereiro de 2011.
EXPANSÃO E CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO MÉDIO.
CALENDÁRIO 2013 MÓDULO II.
Cooperação Brasil-União Europeia em Ciência, Tecnologia e Inovação.
GASTOS TRIBUTÁRIOS QUANTIFICAÇÃO E ANÁLISE
Desafios e oportunidades do envelhecimento no Brasil
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NA AMAZÔNIA Márcio Antônio da Silveira, D.Sc Coordenador do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

Histórico da 4ª CNCTI 1985 – 1ª CNCT Debate sobre Política de CT&I, Bolsas, Áreas Estratégicas e RH 2001 – 2ª CNCTI Inovação, Fundos Setoriais, CGEE, Livro Branco 2005 – 3ª CNCTI Presença Internacional, Portal web, Memória digital

Ciência, Tecnologia & Inovação para Desenvolvimento Sustentável 4ª CNCTI em 2010 Política de Estado: Ciência, Tecnologia & Inovação para Desenvolvimento Sustentável

Primeiras universidades brasileiras Harvard: 1636 Universidade do Paraná – 1912 Universidade Federal do Amazonas - 1909 Universidade de São Paulo – 1934 Universidade do Rio de Janeiro – 1920

República Brasileira (1889): Institutos Butantã e Oswaldo Cruz – criados para lutar contra a peste bubônica Instituto Oswaldo Cruz (1900) Instituto Butantã (1901) Pesquisa básica em bio-medicina Produção de soro anti- ofídico e vacinas Doença de Chagas - 1909

Sucessos da educação superior no Brasil

Sucessos da educação superior no Brasil

Instituto Tecnológico da Aeronáutica - ITA - fundado em 1950 Embraer: Jatos EMB 145

Petrobras/UFBA COPPE-UFRJ/PUC-RJ COPPE: Maior tanque oceânico do mundo – 23 milhões de litros

Embrapa: Ciência para os alimentos Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Instituto Agronômico de Campinas

Percentual da população adulta (entre 25 e 64 anos) com ensino superior Fonte: OECD Hactbook 2006

Cursos de graduação por matrícula e área de conhecimento – Brasil 2003 88% das matrículas em Direito no Brasil são em Instituições privadas Fonte: Censo de Educação Superior – MEC/INEP

Brasil: Pessoas de 23 anos ou mais trabalhando na área de formação Fonte: Tabulação do Observatório Universitário com os microdados do Censo Demográfico de 2000 do IBGE

Cientistas e engenheiros em P&D: Brasil, Coréia e Estados Unidos C.H. Brito Cruz

Desafios da CT&I no Brasil Fazer com que C,T&I se tornem efetivas componentes do desenvolvimento sustentável, do ponto de vista econômico e sócio-ambiental (atividades de P,D&I nas empresas e incorporação dos avanços nas políticas públicas). Ações em ciência, tecnologia e inovação como Política de Estado, e não apenas de governo (mais instituições de pesquisa; melhorar marco legal; melhorar e agilizar processos - desburocratizar).

Desafios da CT&I no Brasil Intensificar as ações e iniciativas de C,T&I para o grande público. Melhorar a educação em todos os níveis e em particular o ensino de ciências nas escolas e atrair mais jovens para carreiras científicas e tecnológicas. Expandir com qualidade e melhorar a distribuição geográfica da ciência. Fortalecer o protagonismo internacional da ciência e da tecnologia brasileira (universidades com protagonismo internacional, empresas globais)

4ª CNCTI PACTI 2007-2010: Sistema Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação; Inovação Tecnológica nas Empresas; Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Áreas Estratégicas; e Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social. Analisar resultados e propor ações de longo prazo.

Comissão Organizadora

Conselho Consultivo Carlos Américo Pacheco (Instituto de Economia da UNICAMP) Carlos Henrique Brito Cruz (FAPESP) Carlos Tadeu Fraga (Petrobras) Celso Pinto de Melo (UFPE) Glauco Antônio Truzzi Arbix (USP) Ivonildo Teixeira (UFRN) Jacob Palis Júnior (ABC) João Carlos Ferraz (BNDES) José Eduardo Cassiolato (Instituto de Economia da UFRJ) José Ellis Ripper Filho (ASGA) Márcio Pochmann (IPEA) Marco Antonio Raupp (SBPC) Mariano Laplane (Instituto de Economia da UNICAMP) Pedro Passos (Natura) Pedro Wonctschowski (Grupo Ultra) Sílvio Romero de Lemos Meira (C.E.S.A.R) Tania Bacelar (CEPLAN)

Cronograma Reuniões com acadêmicos, empresários, comissão organizadora, presidentes das sociedades científicas, CCT, CONSECTI e CONFAP – a partir de 09/2009 Lançamento oficial da 4ª CNCTI – 04/11/2009 Seminários temáticos preparatórios em abril/2010 Reuniões Estaduais e Regionais até 16 de abril de 2010 Reunião Nacional em Brasília de 26 a 28/05/2010

Reuniões Regionais da 4ª CNCTI Região Norte – Belém 18 e 19/03/2010 Região Centro-Oeste – Cuiabá 22 e 23/03/2010 Região Sul – Porto Alegre 25 e 26/03/2010 Região Sudeste – Vitória 30 e 31/03/2010 Região Nordeste – Maceió 15 e 16/04/2010

Programa Preliminar da Conferência 26 de Maio de 2010

Programa Preliminar da Conferência 26 de Maio de 2010

Programa Preliminar da Conferência 27 de Maio de 2010

Programa Preliminar da Conferência 27 de Maio de 2010

Programa Preliminar da Conferência 28 de Maio de 2010

Programa Preliminar da Conferência 28 de Maio de 2010

Local da 4ª CNCTI

Portal da 4ª CNCTI na Internet Lançado em Setembro de 2009 http://www.mct.gov.br/4cncti http://www.cgee.org.br/cncti4 cncti4@cgee.org.br