Escola Dominical IPJG Iberê Arco e Flexa 15/6/2008

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O crente perde a salvação ?.
Advertisements

Lucas Seguir a Jesus.
Evangelho ou Euvangelho
O que esperar dos nossos Filhos?
O Cristão Contemporâneo Ouça o Espírito, Ouça o Mundo
A bíblia define bem claramente o assunto da aparência externa do cristão. Mas, infelizmente, muita gente mantém um estranho silêncio sobre o assunto.
A a ordem dos slides pode ser alterada de acordo com sua preferência.
Família X Espiritualidade
no Evangelho de S. Marcos
As opções que a vida oferece O sermão chega ao seu fim.
“Não há justo, nem sequer um” Um retrato do ser humano
“Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei”
Igreja Presbiteriana do Jardim Guanabara
A ORAÇÃO NO ESPÍRITO Efésios 6.18.
ALFABETO DE JESUS O A B D CER.
COMPORTAMENTO ADEQUADO DOS SANTOS
Tiago/Pedro/João/Judas ”Se dissermos que temos comunhão com ele, e
Pastoralfamiliarrj.blogspot.com.
DOUTRINAS BÁSICAS O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
A Ressurreição do Corpo
Escravidão & Liberdade
O que vale mais?.
Em Gálatas, Paulo combate a ação dos religiosos que pregavam a necessidade de ações humanas para se alcançar a salvação.
Vivendo na Santidade Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. - Hebreus 12:14.
Alcançando As Promessas
IGREJA, CORPO DE CRISTO 2ª AULA: A CONSTRUÇÃO DE UM EDIFÍCIO
O MANUAL.
Uma perspectiva Bíblica
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
LEIA A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS!
DISCERNINDO A VONTADE DE DEUS
Primeira Carta do Apóstolo Paulo aos
TEMPO.
Sábado o Selo de Deus 4 Jesus e o Sábado Peter P. Goldschmidt
A FELICIDADE ESTÁ NO ANDAR COM DEUS
PLACA DE IGREJA NÃO SALVA, MAS MOSTRA O CAMINHO…
Restauração 2 “Sem eira, nem beira”.. Restauração 2 “Sem eira, nem beira”.
Educação Cristã vs Relativismo
Jesus é a VIDA João
Se você não cuidar em fazer boas obras, não poderá se salvar! Sem caridade não há salvação! A doutrina mais satânica que eu já ouvi, é esta de que.
Restaurados por Cristo - Nicodemos
João ; NVI. João ; NVI.
I Jo 2.8 – 14. I Jo 2.8 – 14 “Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno” I Jo 5.19.
REUNIÃO DA AREPE CAMPANHA “AS CARACTERÍSTICAS DA LIDERANÇA DE JESUS”
FAMÍLIAS QUE PREVALECEM
O Livro de 2 Pedro TEXTO BASE: 2 Pedro 3.13
Descobrir as características que ajudam a compreender a sua Epístola. Identificar ensinos desta análise de Tiago e da sua Epístola em.
De MULTIPLICAÇÃO ESPIRITUAL Discipulado 1 1.
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
“Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido” Lc
Bem-aventurados os que ouvem e praticam a Palavra de Deus
MORTOS-VIVOS ENTRE NÓS!!
CURSO BÍBLICO.
Revista e Atualizada(RA)
O que uma pessoa pode fazer pelo mundo?
A HERANÇA.
TEMAS BÍBLICOS.
SEJA UM CONSTRUTOR DE PONTES”
“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre...” João
“Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo ao qual escolheu para sua herança.” Salmos
Tantas vezes reduzimos Cristo a ideias, sistemas ou costumes religiosos, que perdemos todo o incomparável fruto de um encontro pessoal. Ficámo-nos com.
“NÃO VOS DEIXAREI ÓRFÃOS!”
Crescendo em Comunidade
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
I - Compaixão e santidade “A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações.
“Apegue-se à instrução, não a abandone; guarde-a bem, pois dela depende a sua vida...
Uma mulher cheia de Graça!
Transcrição da apresentação:

Escola Dominical IPJG Iberê Arco e Flexa 15/6/2008 O Compromisso Cristão O Sermão do Monte – Mt 7.24-29 Fonte: Estudos no Sermão do Monte D. Martyn Lloyd-Jones, Ed Fiel, 1989 Escola Dominical IPJG Iberê Arco e Flexa 15/6/2008

Mt 7.24-25 24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; 25 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.

Mt 7.26-27 26 E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; 27 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.

Mt 7.28-29 28 Quando Jesus acabou de proferir estas palavras, estavam as multidões maravilhadas da sua doutrina; 29 porque ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas.

Essas palavras de Jesus foram dirigidas a crentes professos Uma advertência acerca dos perigos da falta de obediência, de apenas ouvirmos o Evangelho e não pô-lo em prática; Uma advertência acerca dos perigos de apenas desejarmos os benefícios e as bênçãos da salvação, sem o compromisso real com Cristo.

Dois homens, duas casas. O propósito de Jesus: Mostrar-nos a diferença entre a verdadeira e a falsa profissão do cristianismo, a diferença entre o crente autêntico e o pseudo- crente e a diferença entre o nascido de Deus e aquele que apenas pensa que é. Capacitar-nos a detectar quem é um, e que é outro. 1 Jo 2.27 Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou.

Primeiro, as semelhanças... Ambos os homens queriam construir uma casa; Ambas as casas estavam próximas entre si; As casas eram iguais, exceto pelo alicerce; Os homens pareciam ter os mesmo propósitos e os mesmos interesses; Ambas as casas foram submetidas ao mesmo teste, e tivemos conseqüências muito diferentes!

Agora, as diferenças: Um era o insensato (tolo), e o outro era o prudente (sábio, justo). Insensato, tolo: um tipo característico de pessoa. Apressado, impaciente, incapaz de esperar e ponderar. Arregaça as mangas e passa a fazer, auto-suficiente, arrogante, egocêntrico; despreza a instrução e o ensino; segue seus próprios impulsos e idéias; não pesa as consequências, não avala possibilidades e eventualidades. Em sentido espiritual, o insensato não está nem um pouco interessado em aprender o que a Bíblia lhe tem a ensinar.

Agora, as diferenças: O justo jamais se deixa dominar pela pressa, pela precipitação. O sábio tem o desejo profundo de edificar algo durável. O sábio se preocupa em descobrir todos os fatos que puder, mantém controle sobre si mesmo, não permitindo que seus impulsos e emoções, ou que seu entusiasmo, o arrebatem. 13 Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; 14 porque melhor é o lucro que ela dá do que o da prata, e melhor a sua renda do que o ouro mais fino. 15 Mais preciosa é do que pérolas, e tudo o que podes desejar não é comparável a ela. (Pv 3.13-15)

Sobre que alicerce se ergue a casa (a vida...) do justo? 1 Co 3.10-11 10 Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica. 11 Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo.

Cotejando o crente autêntico e o pseudo-crente

O crente e o pseudo-crente Estão no mesmo lugar Praticam atividades semelhantes São membros da igreja Sentam-se juntos Ouvem o mesmo Evangelho Têm os mesmos desejos e anelos: desejam ser perdoados, desejam a paz, desejam as bênçãos do cristianismo, desejam consolação, desejam orientação para se livrarem de dificuldades Desejam estar em segurança Desejam poder espiritual! (At 8.9-21) Desejam chegar ao paraíso!

O pseudo-crente Não tem grande fé em doutrinas e nem acredita que as Escrituras devam ser compreendidas; prefere desfrutar de um “cristianismo light”, sem esforçar-se muito; Se impacienta diante da instrução, da experiência e da orientação; O seu “EU” acha-se no centro de sua vida. Faz todas as coisas girarem em torno de si mesmo e seu verdadeiro propósito é agradar a si mesmo! Quer lazer, conforto, segurança, e por isso pode ser encontrado dentro da própria igreja.

O pseudo-crente Pensa em termos de quem indaga: Que posso conseguir disso? O que isso me dará? Que benefícios terei se disso participar? Sendo essa a sua atitude, não se dispõe a enfrentar o pleno ensino do Evangelho e nem deseja aprender todo o Conselho de Deus. Ele não enfrenta toda a Palavra de Deus! Não se dá ao trabalho de estudar a Palavra do Senhor e nem é um autêntico estudioso da Bíblia. É seletivo: lê e cita o que aprecia. Aprecia a doutrina do amor de Deus, mas não a doutrina da justiça de Deus.

O pseudo-crente Não gosta da doutrina da Bíblia que aponta o efeito do pecado, que evidencia que somos corrompidos desde o mais profundo de nossa natureza, e por isso somos falsos, imundos e vis. Leitura Martyn Lloyd-Jones, Estudos no Sermão do Monte, pgs. 578-579

Sl 51.5 Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe. Ef 2.3 entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais. Rm 7.17,18 -17 Neste caso, quem faz isto já não sou eu, mas o pecado que habita em mim. 18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo.

O pseudo-crente Abomina o Sermão do Monte, sente-se perturbado diante de seus padrões, critica-o como sendo algo inalcançável, louva-o em sua majestade mas logo o esquece, E nunca o põe em prática!

O crente autêntico Enfrenta o ensino do Sermão do Monte em sua inteireza, permitindo que a Bíblia toda fale para ele. Humilha-se diante da Palavra de Deus! Chora, lamenta-se em face de seus pecados, à luz dos padrões do Sermão do Monte. Quer honestamente “viver” o Sermão do Monte. Sabe que não pode ser perfeito, mas deseja realmente vir a ser. Crê que todas as coisas serão possíveis através da presença do Santo Espírito.

O crente autêntico Faz a vontade do Pai, que está nos céus. (Mt 7.21) Fazer a vontade do Pai implica na doutrina expressa por Tiago (Tg 2.26). A verdadeira fé sempre se manifesta na vida; ela se mostra através da pessoa, de maneira geral, e também se manifesta por meio daquilo que ela faz. Leitura Martyn Lloyd-Jones, Estudos no Sermão do Monte, pgs. 584-585

A verdadeira fé sempre se manifesta na aparência geral de um indivíduo, na impressão total que ele transmite a outros, bem como naquilo que ele diz e faz, em particular. 1 Co 2.3 E foi em fraqueza, temor e grande tremor que eu estive entre vós. 1 Jo 1.6 Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. 1 Jo 2.4 Aquele que diz: Eu O conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade.

Sim, há uma diferença essencial entre o crente autêntico e o pseudo-crente! Essa diferença não se manifesta na superfície. Não obstante, se procurarmos por ela, ela transparecerá de modo claro e inequívoco: essa precipitação, essa mentalidade que não dá ouvidos a nenhuma advertência, que pensa que sabe o que quer e o que é melhor, e que se atira impensadamente à construção da obra:

O Compromisso Cristão! A vida de fé jamais será uma vida fácil; a fé sempre será intensamente prática. A diferença entre fé e assentimento intelectual é que este último diz “Senhor, Senhor”, mas não chega a cumprir a sua vontade. Em outras palavras, embora eu possa dizer “Senhor, Senhor”, para Jesus não haverá qualquer sentido nessa minha declaração enquanto eu não O tiver como meu Senhor, enquanto eu não me tornar seu escravo voluntário!

O grande teste: Qual é o seu desejo supremo? Você é daqueles que andam à cata dos benefícios e das bênçãos da vida e da salvação cristãs, ou você tem um desejo muito mais profundo e amadurecido do que isso? Você está atrás de resultados carnais e superficiais, ou você anela por conhecer a Deus e por tornar-se mais e mais parecido com Jesus. Você tem fome e sede de justiça?

Quem nos falou no Sermão do Monte? A majestade dos ensinos... A mais impressionante coleção de ensinos jamais vista em toda a história humana, resumida em poucas páginas... Não há citação de fonte, não se apóia em qualquer outra autoridade...

Quem nos falou no Sermão do Monte? Mt 5.11 Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Mt 5.17 Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir.

Aquele carpinteiro de Nazaré que ali estava assentado no Monte, ensinando, era também o Juiz do Universo que julgará o que verdadeiramente somos naquele dia! Mt 7.22 Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? 23Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade.