Caio Tales Álvares da Costa - UNAERP -

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Transcrição da apresentação:

AVALIAÇÃO QUALITATIVA DISCENTE DO OBJETO DE APRENDIZAGEM DIVISÃO CELULAR (MITOSE) Caio Tales Álvares da Costa - UNAERP - ccosta@unaerp.br Edilson Carlos Caritá - UNAERP - ecarita@unaerp.br  Marcus Vinicius Leal - UNAERP - viniciusleal2005@hotmail.com

INTRODUÇÃO A TIC está transformando as maneiras de ensinar e aprender, possibilitando maior versatilidade, interatividade e flexibilidade de tempo e de espaço no processo de aprendizagem (Silva e Cogo, 2007). O emprego de novas tecnologias no ensino favorece o desenvolvimento das capacidades cognitivas e cooperativas do aluno, de forma dinâmica, não reduzindo o esforço inerente ao estudo, tampouco tomando o lugar do professor, pois este será sempre o responsável por garantir um ambiente que dê sentido ao que se aprende (Assmann e Sung, 2000). As novas tecnologias, especialmente aquelas que estão ligadas às chamadas mídias interativas, estão promovendo mudanças na educação, num processo que parece estar apenas começando (Azevedo, 2010). O professor pode explorar o uso do computador em situações de simulação que permitam ao aluno praticar ou vivenciar situações abstratas (Melo e Damasceno, 2006). Do universo das TICs emergem os Objetos de Aprendizagem, que são quaisquer recursos digitais que possam ser utilizados para dar suporte ao aprendizado (Cavalcante e Vasconcellos, 2007).

OBJETIVO O objetivo deste trabalho foi apresentar o desenvolvimento e a avaliação do objeto de aprendizagem Animação 3D Processo de Mitose por discentes de curso de graduação da área da saúde.

METODOLOGIA A animação do processo de mitose foi implementada através da ferramenta Blender, que é um programa de código aberto, gratuito, desenvolvido pela Blender Foundation, para modelagem, animação, texturização, composição, edição de vídeo e criação de aplicações interativas em 3D.

O objeto de aprendizagem

RESULTADOS 1. Você teve alguma dificuldade para entender algum termo utilizado? 2. Depois de assistir a apresentação você teria dificuldade para descrever os principais eventos de cada fase? 3. Como você classificaria a qualidade das imagens? 4. Como você classificaria a qualidade do áudio? 5. A animação pode contribuir para a aprendizagem? 6. Como você classificaria a qualidade do conteúdo didático? 7. Você acha importante o uso da tecnologia da informação e comunicação?

DISCUSSÃO Os resultados estão de acordo com a literatura: os recursos multimídia tornam mais fácil o ensino e 0 aprendizado principalmente quando envolve conceitos abstratos (Silva-Filho, 2007). as animações e simulações permitem que os alunos manipulem parâmetros e observem relações de causa e efeito dos fenômenos, acelerando o tempo de aprendizagem (Nascimento, 2010). o uso de objetos de aprendizagem possibilita o aumento do valor do conhecimento garantindo acessibilidade e a produção colaborativa (Souza, 2005). a informática vem se mostrando uma forte aliada na educação na área de saúde (Zornoff et al, 2006).

OBRIGADO