O Dom Espiritual de Ensino Definido

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aspectos Preliminares Sobre Dons Espirituais:
Advertisements

O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
“Curai enfermos, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expeli demônios; de graça recebestes, de graça dai.” Mt 10:8.
A a ordem dos slides pode ser alterada de acordo com sua preferência.
FRUTIFICANDO EM CRISTO
MISSÃO E VISÃO DA COMISSÃO DE ASSESSORIA DE EDUCAÇÃO VIVENCIAL (CAEV) 1.Definir e articular as competências básicas que expressam o perfil de um Líder.
2ª Aula de MULTIPLICAÇÃO ESPIRITUAL Alcançando Decisões.
O Dom Espiritual de Curar Definido
Aspectos Preliminares – Efésios 4: 12-16:
Dons Espirituais – Como descobrir o meu?
Igreja Presbiteriana Filadélfia de Sorocaba Ministério de Células
O Dom Espiritual de Contribuir Definido
Aspectos Preliminares Sobre Dons Espirituais:
Projeto de Capacitação entre as Alianças Bíblicas
Ganhar - Consolidar - Treinar - Enviar -
IGREJA COM PROPÓSITO ETERNO
Joani Alves Ferreira Júnior
Cinco propósitos de Deus para sua vida - Propósito 4 -
Em busca da ovelha perdida. Jo
OS DONS ESPIRITUAIS Pr. Alandelon de Melo.
Quem é você no Corpo de Cristo?
COMO USAR AS FERRAMENTAS DO DISC
Pr. Eduardo Rueda Neto Capelão do Colégio Adventista de Boa Vista em Curitiba/PR, pertencente à Associação Central Paranaense.
A GRAÇA DO SENHOR DEUS NA VIDA DE BARTIMEU.
O poder da escolha é uma capacidade dada por Deus.
Dons Espirituais Mordomia dos
Jesus curou espiritual e emocionalmente, além de fisicamente. O discípulo tem um ministério para com os doentes.
Compreender que a influência de Cristo enquanto indivíduo estava diretamente relacionada com o nível a que os Seus discípulos aceitavam e interiorizavam.
DISCERNINDO A VONTADE DE DEUS
Primeira Carta do Apóstolo Paulo aos
1 – Por que falar sobre Dons Espirituais?
Recomendações para 2013 Colossenses 3:11-17.
TORNA-SE AMIGA EM JESUS: SER MENTORA DAS MULHERES NA IGREJA.
Reunião de Ministros em Outubro de 2008
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO I.
IGREJABATISTABRASILERIA
NOSSO DESAFIO Desde o Mundo Bíblico Para o Mundo de Hoje
EVANGELISMO PÚBLICO.
A tarefa suprema da Igreja
De MULTIPLICAÇÃO ESPIRITUAL Discipulado 1 1.
A Vontade de Deus em Quatro Dimensões
Consagração da Vida Ministerial
MINISTÉRIO JOVEM.
JURAMENTO E ORAÇÃO Tiago 5:12-20.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Como Descobrir meus Dons Espirituais
O Coração de um Líder Curso T iteenchallenge.org iteenchallenge.org T
O Coração de um Líder.
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO I.
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO II.
QUALIDADES NECESSÁRIAS DE UM LÍDER DE PEQUENO GRUPO
A Paz do Senhor! Estamos na 6ª lição da revista VIDA CRISTÃ VITORIOSA, 1º Trimestre de 2013, comentada pelo Pastor Silvano Doblinski. O tema da semana.
“NÃO VOS DEIXAREI ÓRFÃOS!”
EVANGELISMO PÚBLICO.
LIÇÃO 1 - E DEU DONS AOS HOMENS
11 GRUPOS PEQUENOS E EVANGELIZAÇÃO. 11 GRUPOS PEQUENOS E EVANGELIZAÇÃO.
REVISTA PEQUENOS GRUPOS.
COMO CONSEGUIR INTERESSADOS
2. Uma comunidade carismática
1. Compreensão e Comprometimento com os Princípios Espirituais.
LIÇÃO 3 - DONS DE REVELAÇÃO
Celebrando a Palavra de Deus:
As Quatro Áreas do Treinamento Ministerial
EVANGELIZANDO A 1000 CONDIÇÕES ATUAIS QUE FACILITAM A EVANGELIZAÇÃO DA SOCIEDADE.
TAREFA MAIS IMPORTANTE
CURSO LIDERANÇA CRISTÃ
29/5/2016 Seminário Dons Espirituais Graça de Deus Para Servir.
TEXTO BÍBLICO: “ Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, Assim nós, que somos muitos, somos um.
Pr. Jorge Mário de Oliveira MPES – Paulistana 2010
Transcrição da apresentação:

O Dom Espiritual de Ensino Definido "Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo. Assim, na igreja, Deus estabeleceu primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres;..." (1 Co 12:27-28 NVI) "Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine;..." (Rm 12:7 NVI) O Dom Espiritual de Ensino Definido O dom de ensino é a capacidade concedida por Deus de compreender e comunicar a verdade bíblica de forma clara e relevante para que haja compreensão e aplicação.

Pessoas com o Dom de Ensino Aprender, pesquisar, comunicar e ilustrar a verdade são qualidades que um indivíduo manifestará ao exercitar o dom de ensino. Estas pessoas gostam de estudar e aprender novas informações e obtém grande alegria compartilhando isto com outros. O formato do ensino pode variar de um discipulado um a um até classes formais, estudos bíblicos informais, grandes grupos, e pregação que é uma forma de ensino.

- Você gosta de estudar e pesquisar? Você tem esse dom? - Você gosta de estudar e pesquisar? - Você gosta de transmitir a verdade bíblica a outros? - Outras pessoas vêm até você em busca da sua perspectiva nas Escrituras? - Quando você ensina, as pessoas "captam"? - Quando você vê pessoas confusas no entendimento da Bíblia você sente uma responsabilidade de falar a elas sobre o assunto? - Você gosta de falar a grupos de vários tamanhos acerca de questões bíblicas sobre as quais você tem fortes convicções?

COMO SER ÚTIL: instrução bíblica. RESUMO: É a capacidade de transmitir com clareza e de forma prática as verdades bíblicas. COMO SER ÚTIL: instrução bíblica. NA IGREJA: professores para todas as idades, participação em pequenos grupos.

O Dom Espiritual de Ajuda/Serviço Definido "Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo. Assim, na igreja, Deus estabeleceu ... os que têm dom de prestar ajuda..." (1 Co 12:27-28 NVI) "Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine;..." (Rm 12:7 NVI) O Dom Espiritual de Ajuda/Serviço Definido O dom de ajuda/serviço é a habilidade para trabalhar alegremente ao lado de outro e ajudar aquela pessoa a completar a tarefa que Deus lhes deu. Pessoas com este dom geralmente preferem trabalhar nos bastidores. Eles também tendem a achar alegria ajudando a aliviar os fardos e responsabilidades de outros. Este dom normalmente é acompanhado por uma atitude de humildade e sacrifício, bem como uma habilidade de perceber as necessidades de outros.

Pessoas com o Dom de Ajuda/Serviço Estas pessoas tendem a demonstrar uma atitude de servo, lealdade, atenção aos detalhes, e receptividade às iniciativas de outros. Eles funcionam bem em posições de detalhe e assistência na liderança. Você tem esse dom? - Você curte ajudar outros a serem mais efetivos no trabalho deles? - Você prefere trabalhar nos bastidores? - Quando alguém está fazendo seu trabalho deficientemente seu primeiro instinto é ajudar em vez de criticar? - Você prefere trabalhar em uma posição de suporte em vez de uma posição de liderança? - Quando você ouve falar de alguém em necessidade, você oferece seus serviços quando possível? - Quando alguém pede sua ajuda, você tem dificuldade de dizer não?

RESUMO: É o apoiador nos trabalhos da Igreja e dos líderes da Igreja RESUMO: É o apoiador nos trabalhos da Igreja e dos líderes da Igreja. Um dom extremamente nobre. Apóia as pessoas em necessidades em geral. COMO SER ÚTIL: no apoio nas atividades e afazeres da Igreja, e aos líderes. Auxílio a irmãos em Cristo em todas as esferas. NA IGREJA: na manutenção da Igreja, nas necessidades eventuais durante um culto ou evento, desempenhando tarefas necessárias para um ministério sob a orientação de um líder.

O Dom Espiritual de Administração Definido "Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo. Assim, na igreja, Deus estabeleceu ... os que têm dons de administração..." (1 Co 12:27-28 NVI) O Dom Espiritual de Administração Definido O dom de administração é a habilidade dada por Deus de dar direção e tomar decisões em favor de outros, que resultam em operação eficiente e no alcance de metas. A administração inclui a habilidade de organizar pessoas, coisas, informações, finanças, etc. Freqüentemente a marca de um administrador é a habilidade de executar coisas de um modo "decente e ordenado" (1 Coríntios 14:40)

Pessoas com o Dom de Administração Administração nas Escrituras Administradores freqüentemente têm um olho aguçado para detalhes. Eles também podem possuir os talentos naturais de organização, observação e atenção a detalhes, solução de problemas, e capacidade de raciocínio. Administração nas Escrituras Jesus organizou Seu ministério escolhendo um círculo interno de três discípulos (Marcos 9:2), designando os doze (Marcos 3:13-14) e enviando os setenta de dois em dois (Lucas 10:1). José (Gênesis 41:41-57; 47:13-26), Jetro (Êxodo 18) e Tito (Tito 1:5) demonstram o dom de administração.

- Você é capaz de tirar ordem do caos? Você tem esse dom? - Quando as coisas são organizadas deficientemente você fica frustrado e deseja ajudar nas correções necessárias? - Você é capaz de tirar ordem do caos? - Você naturalmente organiza sua vida, agenda, finanças, prioridades, etc.? - Você se empolga ao atuar em tarefas e projetos? - Coisas como eficiência e presteza significam mais para você do que para a maioria das pessoas? - Coisas como planilhas eletrônicas, orçamentos, quadros organizacionais e aplicativos, arquivos, canetas marca-texto e etiquetas te fazem feliz?

COMO SER ÚTIL: nas atividades “burocráticas” da Igreja. RESUMO: É a capacidade de gerenciamento, organização e execução, sob uma visão espiritual das coisas somado muitas vezes aos talentos naturais e/ou formação profissional. COMO SER ÚTIL: nas atividades “burocráticas” da Igreja. NA IGREJA: membros da Diretoria. Líderes quando possuem este dom é bom, se não devem se cercar de pessoas que possuam este dom.

O Dom Espiritual de Evangelismo Definido "E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas... (Ef 4:11 NVI) O Dom Espiritual de Evangelismo Definido O dom de evangelismo é a habilidade e o desejo de comunicar, corajosa e claramente, o evangelho de Jesus Cristo para que não-cristãos tornem-se cristãos. Pessoas com o Dom de Evangelismo Os evangelistas freqüentemente se preocupam calorosamente com os perdidos e têm um forte desejo de vê-los conhecer Jesus. Eles sentem compaixão pelos perdidos e procuram seriamente entender as perguntas e dúvidas deles de forma que eles possam prover uma resposta convincente. Freqüentemente um evangelista prefere estar com pessoas na cultura do que ficar na companhia de cristãos na igreja.

- Você gosta de estar com não-cristãos e compartilhar o evangelho? Você tem esse dom? - Você gosta de estar com não-cristãos e compartilhar o evangelho? - Você consegue se comunicar efetivamente com não-cristãos em uma linguagem que eles conseguem entender? - A conversão de alguém te traz profunda alegria? - Você se sente frustrado quando você não compartilhou sua fé durante algum tempo? - Você gosta de ensinar a outros como compartilhar sua fé? - Você acha fácil de dirigir uma conversa para o assunto Jesus Cristo?

COMO SER ÚTIL: ganhando almas para Cristo. RESUMO: É a capacidade de compartilhar de Cristo aos não-crentes os conceitos de salvação. COMO SER ÚTIL: ganhando almas para Cristo. NA IGREJA: participando de atividades evangelísticas de impacto, evangelizando cotidianamente e aproximando-se dos frequentadores da Igreja ainda não salvos e conduzindo-os a Cristo.

O Dom Espiritual de Encorajamento Definido "Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar use-o na proporção da sua fé. Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; se é dar ânimo, que assim faça... (Rm 12:6-8 NVI) O Dom Espiritual de Encorajamento Definido O dom de encorajamento (também chamado de dom de exortação) envolve motivar, encorajar e consolar outras pessoas de forma que elas amadureçam na sua caminhada com Jesus.

Pessoas com o Dom de Encorajamento Cristãos com este dom têm uma sensibilidade incomum para com aqueles que estão desanimados ou em lutas e são atraídos para eles. Como resultado, as pessoas tendem a procurá-los em busca de palavras restauradoras, verdade graciosa e conselho compassivo. Estas pessoas também tendem a ter um alto grau de paciência e otimismo. Elas podem ter uma queda para relacionamentos um-a-um e preferem trabalhar com indivíduos ou pequenos grupos.

- As pessoas te procuram para aconselhamento e encorajamento? Você tem esse dom? - As pessoas te procuram para aconselhamento e encorajamento? - Você gosta de caminhar com alguém através de dificuldades? - Você é atraído em direção àqueles que estão sofrendo e necessitados? - Você é paciente com as pessoas? - Você preferiria falar pessoalmente com alguém sobre os seus problemas do que enviar outra pessoa para ajudar? - Você acha fácil expressar alegria na presença daqueles que estão sofrendo?

RESUMO: é o dom que leva a pessoa a dar ânimo espiritual a outrem através da fé e da Palavra. COMO SER ÚTIL: apoiando irmãos em crises ou lutas, crentes que estejam fraquejando na fé ou que estejam se desviando do caminho mais reto. NA IGREJA: visitação, oração em duplas, testemunhos de fé e envolvimento em pequenos grupos com estreitamento de relacionamentos são possibilidades de uso deste dom na Igreja

Dons Espirituais: Ensino "O dom de ensino é a capacidade concedida por Deus de compreender e comunicar a verdade bíblica de forma clara e relevante para que haja compreensão e aplicação." Dons Espirituais: Ajuda/Serviço "O dom de ajuda/serviço é a habilidade para trabalhar alegremente ao lado de outro e ajudar aquela pessoa a completar a tarefa que Deus lhes deu." Dons Espirituais: Administração "A administração inclui a habilidade de organizar pessoas, coisas, informações, finanças, etc." Dons Espirituais: Evangelismo "O dom de evangelismo é a habilidade e o desejo de comunicar, corajosa e claramente, o evangelho de Jesus Cristo para que não-cristãos tornem-se cristãos." Dons Espirituais: Encorajamento "O dom de encorajamento (também chamado de dom de exortação) envolve motivar, encorajar e consolar outras pessoas de forma que elas amadureçam na sua caminhada com Jesus."

- Estudos de Mark Driscoll em www.bomcaminho.com FONTES: - Estudos de Mark Driscoll em www.bomcaminho.com - Quem é Você no Corpo de Cristo? de Lida E. Knight