Perspetiva Educação Visual 9º Ano.

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Transcrição da apresentação:

Perspetiva Educação Visual 9º Ano

A palavra perspectiva significa ver através de, um dos significados de perspicere, em uma tradução literal da palavra grega optiké.

Antiguidade Egípcia Antes do surgimento dos processos de perspectiva, as pinturas e desenhos normalmente utilizavam uma escala para objetos e personagens de acordo com seu valor espiritual ou temático.

Idade Média Os artistas pré-perspectivistas usaram as linhas diagonais como formas de obtenção de espaço, embora não tenham se dado conta da existência do ponto de fuga.

Giotto di Bondone (1266-1337) Giotto foi um dos primeiros artistas italianos, já em um contexto que se aproximava do Renascimento naquele país, a utilizar-se de métodos algébricos para determinar a distância entre linhas. No entanto, tal método possuía deficiências e não retratava fielmente uma sequência de linhas em um determinado campo visual. Uma das primeiras obras de Giotto, na qual ele se utiliza dessa técnica, foi Jesus ante Caifás.

Século XV O “ponto de vista" determinou a perspectiva de projeção central, proposta através de desenhos, por Filippo Brunelleschi, a qual chamou de Construzione Legittima e que se baseava num sistema com um ponto de fuga.

Em 1715, os fundamentos matemáticos foram codificados por Brook Taylor, no seu livro intitulado Linear Perspective, os quais propiciaram o surgimento do método exato com dois pontos de fuga.

Perspetiva com um ponto de fuga

Perspetiva com dois pontos de fuga L H

Perspetiva com três pontos de fuga L H Perspetiva com três pontos de fuga

Perspetiva axonométrica

Perspetiva axonométrica

Perspetiva axonométrica