CADASTRO, CRÉDITO E COBRANÇA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AUDITORIA DO CONTAS A RECEBER
Advertisements

O que leva os consumidores à inadimplência?
Diretoria de Crédito e Recuperação de Ativos JUL/2002 CUSTO JURÍDICO NO CRÉDITO IMOBILIÁRIO.
Administração amintas paiva afonso.
Administração Financeira e Orçamentária III
Contratos Empresariais
1. Introdução 2. Tipos de Informação
DICAS E CUIDADOS FUNDAMENTAIS NA CONCESSÃO DE CRÉDITO
Canais Alternativos Seguro Prestamista.
Agosto/2009.
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
TÍTULOS DE CRÉDITO Conceito: Vivante (art. 887, CC): é o documento necessário para o exercício literal e autônomo nele mencionado. O CC apesar de estabelecer.
Matemática Financeira Desconto Simples
Segurança para suas vendas
DESCONTOS SIMPLES Não é o que acontece na vida que importa... O que importa é o significado que a gente dá ao que acontece.
ESTÁTICA PATRIMONIAL *Capítulo 3 do livro-texto (p.45 a 65)
METODOLOGIA CONTÁBIL. ESTUDO DAS CONTAS. MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS
Ramo SEGURO DE CRÉDITO.
SR TRIÂNGULO MINEIRO MARÇO/2010
Departamento Jurídico-Financeiro
Debêntures São títulos de crédito representativos de empréstimos que uma companhia faz junto a terceiros e que assegura a seus detentores direitos contra.
METODOLOGIA CONTÁBIL (Capítulo 4 do livro-texto: p )
Substituição de GARANTIA Transferência de DÍVIDA
Ana Paula Mussi Szabo Cherobim Antônio Barbosa Lemes Jr
O PROCESSO DE CRÉDITO INFORMAÇÕES C´S DO CRÉDITO AVALIAÇÃO DE RISCO
TABELA DE SERVIÇOS OFERECIDOS E TAXAS PRATICADAS
SIM – Sistema Integrado Imobiliário
METODOLOGIA CONTÁBIL (Capítulo 4 do livro-texto: p )
Administração Financeira (Parte 2)
Mais uma parceria VendasLocação Condomínio Lotes FINANCEIROINTERNET.
Contabilidade Empresarial Prof. Jackson Luis Oshiro
TITULOS DE CRÉDITO Arts. 887 a 926 – CC. 2002
Crédito, Cadastro e Cobrança.
BANCO BRADESCO.
Carteira de Cobrança.
ESTÁTICA PATRIMONIAL PATRIMÔNIO  CONJUNTO DE BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES DE UMA ENTIDADE: PESSOA JURÍDICA, SOCIEDADE EMPRESÁRIA, COM FINS LUCRATIVOS.
A questão dos Juros no Brasil
Um produto da: Em convênio com: AGORA ATRAVES DA ENDOTEC VOCÊ PODE COMPRAR O MAQUINARIO QUE ESTA TE FAZENDO FALTA E TAMBEM FINANCIÁ-LO EM ATE 36 MESES.
DESCONTOS SIMPLES.
Produto Domus Refinanciamento DOMUS
SEJAM BEM VINDOS! PROCESSO SELETIVO PASSO 1: APRESENTAÇÃO (aprox.: 45 min) PASSO 2: TESTE (aprox.: 30 min) PASSO 3: FILME (aprox.: 1h e 30 min) PASSO.
CONTAS A PAGAR E CONTAS A RECEBER
AULA 2—DESCONTOS (juros simples) (LIVRO: MAT FIN-- HAZZAN)
DIREITO COMERCIAL/EMPRESARIAL
HIPOTECA E ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA EM GARANTIA
Contabilidade II Devedores duvidosos
Administração Financeira
PASSO A PASSO Portocred Via Domus/Bevicred
Administração Financeira.
TITULOS DE CRÉDITO Arts. 887 a 926 – CC. 2002
Mercado de Crédito Objetivo:
TÍTULOS DE CRÉDITO DIREITO CAMBIÁRIO.
Importância da Política de Crédito no Processo de Gestão da Cooperativa de Crédito Olavo Borges Dezembro / 2005.
Riscos do sistema financeiro
Aula 8 Receitas Companhia apura receitas principalmente em função da venda de bens e serviços e rendimentos provenientes de aplicação em títulos do governo.
Financeiro - Análise Financeira
CRÉDITO : é a disposição de alguém ceder temporariamente parte de seu Patrimônio ou prestar serviços a terceiros, com a expectativa de receber de Volta.
Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade VI Sociedades Corretoras.
A teoria do custo de capital fundamenta-se nos conceitos de risco e retorno. Risco de negócio: risco que a a empresa corre de não gerar receitas suficientes.
Matemática Financeira
TREINAMENTO PÓS CONTEMPLAÇÃO MODELO SIMPLIFICADO.
VI Seminário Serasa de Crédito nas Empresas
Matemática Financeira
Alienação Fiduciária. Conceito “Alienação fiduciária é o contrato pelo qual uma das partes aliena um bem para a outra sob a condição de ele ser restituído.
ESTRATÉGIAS DE SUCESSO NA CONTRATAÇÃO Dr. Fernando Cardoso.
POLÍTICA DE CRÉDITO E COBRANÇA DA EMPRESA Disciplina: Crédito e Cobrança (1) -SANTOS, Jose Odálio dos. Análise de Crédito. 3.ed.São Paulo.Atlas, LEONI,Geraldo;
PROCEDIMENTOS PARA ANÁLISE DE CRÉDITO Disciplina: Crédito e Cobrança (2) -SANTOS, Jose Odálio dos. Análise de Crédito. 3.ed.São Paulo.Atlas, LEONI,Geraldo;
EMPRESARIAL III Aulas 15 CONTRATOS BANCÁRIOS.
Treinamento Corretores CRECI J PROGRAMA NACIONAL DE HABITA Ç ÃO O Primeiro Minha Casa, Minha vida na Cidade Ganhe at é R$ 23 Mil do Governo para.
Transcrição da apresentação:

CADASTRO, CRÉDITO E COBRANÇA Prof. Alessandro

CADASTRO Dar crédito a seus clientes; Coletar informações detalhadas; Conhece-los melhor; E forma um conceito positivo sobre ele.

Inadimplência Volume de recursos de vendas a prazo em atraso; Cálculo do índice através da seguinte fórmula: Inadimplência % = Créditos em atraso x 100 Vendas a prazo

Ficha Cadastral Dados dos clientes; Informações necessárias para avaliação dos clientes; Evite fichas cadastrais longas ou extensas e que somente contenha dados que sejam utilizados para análise.

Documentação Carteira de Identidade (RG); CPF; Comprovante de residência; Comprovante de renda; Condição econômico-financeira: Carteira de trabalho; Contra cheque; Declaração Anual de Imposto de Renda; Escritura de imóvel e Registro de veículo.

Conferindo os Dados Assinatura do RG deve ser igual a da ficha cadastral; Confira a foto da identidade; Verifique as informações na carteira de trabalho com a do contra cheque; Documentos com rasuras ou colagens servem de alerta para uma análise mais rigorosa.

Atualização Cadastral Prazo para renovar a ficha cadastral; Consultar as centrais de proteção ao crédito; SPC, SERASA, CDL; Fornecem outros serviços (protestos, ações judiciais, dívidas vencidas, etc...).

CRÉDITO “Acreditar ou confiar”; Deve haver critérios para dar o crédito; A empresa deve criar uma “Política de Crédito”; Diminuir índices de inadimplência; Definir aspectos como: planos e prazos, taxa de juros, limites de comprometimento de renda; limite de crédito, restrições, garantias, etc.

Classificação do Crédito Quanto À Origem dos Recursos Recursos Próprios Corre o risco de conceder o crédito; Cobra juros para obter ganhos financeiros; Recursos de Terceiros Venda da carteira de crédito as financeiras; Venda a prazo com utilização de instrumentos de crédito; Desconto de recebíveis em bancos e financeiras.

Procedimentos Para Análise de Crédito Cortesia e objetividade; Não constranger o cliente; Deixa-lo a vontade para oferecer seus dados cadastrais; As restrições precisam ser informadas de forma clara; Colocar placas a vista na empresa sobre essas informações.

Análise Da Operação De Crédito

Instrumentos de Crédito Contrato ou título de crédito; Comprovar a existência da dívida.

Título de Crédito Cheque pré-datado; Nota promissória; Duplicata.

Limite de Crédito Valor máximo de crédito; Renda comprovada; Baseado no histórico do cliente; Percentual da renda do cliente e prazo máximo de financiamento.

Classificação do Cliente Clientes A: pagam sempre no vencimento ou antecipadamente; Cliente B: pagam com atraso até 10 dias; Clientes C: pagam com atraso de 11 a 30 dias; Clientes D: pagam com atraso superior a 30 dias.

Indeferimento do Crédito Informa com respeito e de forma sigilosa; Não deve ser de caráter pessoal; São regras da empresa; Deve ser informada por funcionário qualificado e não pelo dono da empresa.

Garantias Aval - é a garantia pessoal do pagamento de um título de crédito; Fiança - é a outra forma de garantia pessoal comumente utilizada, só que se aplica em dívidas formalizadas em contrato; Alienação Fiduciária - A alienação fiduciária é uma garantia que prevê a recuperação da posse de um bem ao credor, no caso de inadimplência do devedor, que tem a posse direta do bem, na qualidade de depositário.

FIM