Contribuição das Abordagens Socio-Cognitivas no Desenho de Programas de Intervenção no Mau Trato e Negligência Calheiros, M. ENCONTRO COM A CIÊNCIA 2009.

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Contribuição das Abordagens Socio-Cognitivas no Desenho de Programas de Intervenção no Mau Trato e Negligência Calheiros, M. ENCONTRO COM A CIÊNCIA 2009 Fundação Calouste Gulbenkian, 29 e 30 de Julho, Lisboa

Perspectivas Teóricas Psicologia Social do Desenvolvimento Perspectivas da Psicologia Social Cognitiva acerca da educação e desenvolvimento (e.g. Bugental et al., 2004; Martorell et al., 2006) Teoria Ecológica (e.g., Sprang et al., 2005; Sidebotham & Heron, 2006) Psicologia Comunitária Participação e Empowerment (e.g., Rappaport, 1981); Diversidade e mudança social (e.g., Duffy & Wong, 2003).

Processo de Investigação: Dos Problemas ao Desenho de Programas Fases do Processo 1. Definição do Problema 2. Desenvolvimento e teste de modelos teóricos de processo 3. Desenho do Programa 4. Avaliação do Programa

Processo de Investigação: Dos Problemas ao Desenho de Programas Como é que este processo se desenvolve? 1. Definição do Problema 2. Desenvolvimento e teste de modelos teóricos de processo 3. Desenho do Programa 4. Avaliação do Programa

Eficácia das políticas e dos programas de intervenção existentes Objectivo: quantificar o mau trato e negligencia parental com vista ao desenho de Programas de Intervenção Quantificação Caracterização do mau trato Incidência (casos novos) Evolução do fenómeno social Estudos sobre a avaliação e consequências do mau trato Extensão do fenómeno social Prevalência (total casos existentes) Eficácia das políticas e dos programas de intervenção existentes

Número total de crianças em risco acompanhadas pela CNPCJ em 2006 1. A Definição do Problema: Indicadores Sociais de Prevalência e Incidência 2001 2002 2003 2004 2005 2006 0,9% 1,24% 1,08% 1,8% 1,1% 2,1% 2,1% = 50 947 2 345 288 X 100 Número total de crianças em risco acompanhadas pela CNPCJ em 2006 Incidência: 25 209 novos casos de crianças em risco em 2006 (Fonte: Relatório de Actividade CNPCJ, 1998/2006)

Negligência Educacional 1. A Definição do Problema: Indicadores Sociais sobre a Intervenção Médias do Mau Trato e da Negligência Cronicidade Negligência Física Mau Trato Falta Supervisão Negligência Educacional 1 ano 1.48 1.25 1.97 1.40 2 anos 1.92 1.52 2.30 1.99 3 anos 2.47 1.21 2.22 2.52 > 4 2.17 1.87 2.77 2.45 p ≤ .O5 PROBLEMA 1) Os Programas de Intervenção com famílias abusivas são na sua generalidade ineficazes

1. A Definição do Problema: Consequências do Mau Trato e Negligência no Desenvolvimento das Crianças Agressividade Mau Trato R2=.08 Desenvolvimento R2=.35 -.18 .21 -.46 Desempenho Escolar R2=.49 Responsabilidade Negligência R2=.13 -.39 -.52 .36 PROBLEMA 1) Devido a uma longa permanência em contextos de risco, as crianças apresentam consequências graves no seu desenvolvimento.

Processo de Investigação: Dos Problemas ao Desenho de Programas Como é que este processo se desenvolve? 1. Definição do Problema 2. a) Desenvolvimento e teste de modelos teóricos de processo b) Analisar o tamanho do efeito e a probabilidade de alterabilidade dos factores 3. Desenho do Programa 4. Avaliação do Programa

Desenvolvimento de novas políticas e programas de intervenção Objectivo: Analisar o mau trato e negligencia parental com vista ao desenho de Programas de Intervenção Quantificação Análise dos factores de risco Incidência (casos novos) Teste de modelos teóricos dos determinantes do mau trato e negligência a partir de diferentes níveis de análise psico-social Prevalência (total casos existentes) Desenvolvimento de novas políticas e programas de intervenção

Percepções Actuais Criança Modelo Socio-Cognitivo sobre as Ideias e Praticas Maternas Praticas Abusivas Percepções Anteriores Criança Percepções Actuais Criança Ideias Maternas Praticas Experiencia Materna Comportamento Desenvolvimento

O Teste de Modelos Socio-Cognitivos sobre as Ideias Maternas Controle R2=.28*** Valor Família R2=.25* Atribuições Maternas R2=.10** Numero de Filhos Problemas Desenvolvimento R2=.24*** Agressividade R2=.17*** Responsabilidade R2=.14*** Comportamento -.41 -.24 .44 -.25 -.30 -.22 .34 -.21 .27 .38 Percepções Anteriores Criança Percepções Actuais Criança Ideias Maternas

O Teste de Modelos Socio-Cognitivos sobre a Parentalidade Abusiva Controle R2=.28*** Valor Família R2=.25* Atribuições Maternas R2=.10** Numero de Filhos Problemas Desenvolvimento R2=.24*** Agressividade R2=.17*** Negligência R2=.46** Responsabilidade R2=.14*** Comportamento .19 -.26 -.41 -.24 .44 -.25 -.30 -.22 .34 -.21 .27 .38 -.33 Factores Anteriores Criança Factores Actuais Criança Ideias Maternas Praticas Maternas

Processo de Investigação: Dos Problemas ao Desenho de Programas Como é que este processo se desenvolve? 1. Definição do Problema 2. a) Desenvolvimento e teste de modelos teóricos de processo b) Analisar o tamanho do efeito e a probabilidade de alterabilidade dos factores 3. Desenho do Programa 4. Avaliação do Programa

Factores Actuais Criança Selecção dos Factores Para Intervenção Factores Anteriores Criança Factores Actuais Criança Ideias Maternas Praticas Maternas Desenvolvimento R2=.24*** -.41 Numero de Filhos Valor Família R2=.25* -.33 -.26 .27 Negligência R2=.46** Responsabilidade R2=.14*** .19

3. O Desenho de Programas Objectivos Estratégicos do Programa (e.g.) 1º Apoio social aos pais: rede de suporte e competências proactivas de procura. 2º Desenvolvimento parental: Auto-regulação e implementação de normas e regras na educação. 3º Educação parental: informação sobre estádios de desenvolvimento, ideias adequadas sobre o papel parental e sobre as capacidades e necessidades das crianças. Variável Resultado Práticas Parentais de Negligência Como Porquê Recursos Actividades Outputs Resultado Curto - Prazo Clientes Médio - Prazo Longo- Prazo CRIAÇÃO DO PROGRAMA RESULTADOS DO PROGRAMA Modelo Lógico

Processo de Investigação: Dos Problemas ao Desenho de Programas Como é que este processo se desenvolve? 1. Definição do Problema 2. a) Desenvolvimento e teste de modelos teóricos de processo b) Analisar o tamanho do efeito e a probabilidade de alterabilidade dos factores 3. Desenho do Programa 4. Avaliação do Programa Método: Desenho Quase-experimental (N= 40; 2 anos de intervenção com pre-post avaliação; grupo controle)

4. A Avaliação do Programa Resultados Suporte Social emocional - relacional Desenvolvimento da Criança Interacção cuidador-filho Estimulação para desenvolvimento F(1;16)= 12,339, p=0,003 F(1;16)=13,192, p=0,002

Conclusões Aplicar teorias da Psicologia a populações cuja intervenção e resultados de inclusão social são difíceis de alcançar. Demonstrar o valor do desenho de intervenções baseadas em problemas mas teoricamente determinadas e metodologicamente controladas. Produzir investigação teórica nesta área

Contribuição das Abordagens Socio-Cognitivas no Desenho de Programas de Intervenção no Mau Trato e Negligência Calheiros, M. maria.calheiros@iscte.pt ENCONTRO COM A CIÊNCIA 2009 Fundação Calouste Gulbenkian, 29 e 30 de Julho, Lisboa