Tema central: Mobilidade humana

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina
Advertisements

Cidadania Cosmopolita
UMA TENTATIVA DE DEFINIÇÃO
Letramento: um tema em três gêneros
A Sustentabilidade da Vida: Novos e Velhos Riscos
PÓS-COLONIALISMOS, IDENTIDADES e MIGRAÇÕES
I ENCONTRO REGIONAL DO NORDESTE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS JOÁO PESSOA – 25 A 27 DE NOVEMBRO Educação de Jovens e Adultos e o Mundo do Trabalho:
Educação Online e suas Diversidades
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
ACD: O Problema Social Visibilidade dos fenómenos
Mestrado em Sociologia do Trabalho e das Relações
Lei de bases do sistema Educativo
Teorias Pós-críticas do Currículo
Gênero É o conjunto de características sociais, culturais, políticas, psicológicas, jurídicas e econômicas atribuídas às pessoas de forma diferenciada.
Aula 4: Análise da Situação de Saúde
O Plano de Ação Curricular na Escola
DIRETRIZES CURRICULARES
DCE SOCIOLOGIA 2008.
AFINAL O QUE É MULTICULTURALISMO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO?
O PENSAMENTO TEÓRICO NA SOCIOLOGIA
Globalização, Geopolítica e Políticas Públicas
CIDADANIA PLANETÁRIA.
Empreendedorismo Imigrante
Localizadas a Oeste de Greenwich, duas cidades, “A” e “B”, encontram-se, respectivamente, a 90° e 45°. Numa quarta-feira, um avião saiu de “A”
População.
População II.
A População Imigrante no Concelho de Serpa Identificação Profissão Entrada e Permanência em Portugal Adaptação/Integração Social Agregado Familiar Projecto.
Metodologia da Pesquisa
Os portugueses na América do Norte, América do Sul e África
GLOBALIZAÇÃO – FENÓMENO COMPLEXO
Universidade Luterana do Brasil Teoria e Método em Geografia
Dimensões da Globalização
Perfil do Profissional
A identidade docente nos tempos e espaços do currículo: uma reflexão pautada na ação do professor da escola pública JAYSON MAGNO DA SILVA Doutorando em.
Prof. Esp. Marcelo Valente
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
OPEC III - Lucila Pesce - Sociologia e teoria crítica do currículo
Lei de bases da actividade física e desportiva
A EMERGÊNCIA DA SOCIOLOGIA
GÊNERO.
Migrações.
A identidade cultural na pós modernidade
. I SEMINÁRIO DO PROINFÂNCIA DO TOCANTIS VIII ENCONTRO REGIONAL DO MIEIB – NORTE Período de 05, 06 e 07/05/2014 “Educação Infantil: 100°/° Inclusiva” CRIANÇAS,
Projeto Comunidádiva Sintetizando....
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
Para uma visão marxista das relações internacionais
Educação a distância: esboço de uma análise ético-política.
3º Módulo Capacitação de educadores da Rede Básica em Educação em Direitos Humanos.
CURRÍCULO E AS TEORIAS PÓS-CRÍTICAS
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA FILIPE S. MARTINS.
Organização Internacional para Migrações
Cidadania; direitos sociais, civis e políticos.
ENSINO DE HISTÓRIA HOJE: ERRÂNCIAS, CONQUISTAS E PERDAS
Programa de Pós-grado de Ciências Sociales en Desarollo, Agricultura y Sociedad Profa. Dra. Fátima Portilho
Ensino de Educação Física Capítulo 3: Sociedade, multiculturalismo e educação física Marcos Garcia Neira.
POSITIVISMO AUGUSTO COMTE
Christian Looff Sanhueza  Habermas propõe uma Nova Teoria da Modernidade que recupere as promessas do Iluminismo e, ao mesmo tempo, suprima suas patologias.
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
Profa. Dra. Andrea Paula dos Santos
Prof. Gabriela LottaPMCS Apresentação da disciplina e introdução Problemas Metodológicos em Ciências Sociais.
Análise do livro: a identidade cultural na pós-modernidade Stuart hall
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS PORTUGUÊS ASSUNTOS 1º/2º APLICAÇÕES DE 2009 A 2013 % Leitura e interpretação de textos10626% Estrutura textual.
GÊNERO Gênero - Psicologia Social - Profa. Ma. Beatriz Baptista Tesche.
ORIENTAÇÃO TÉCNICA: Base Nacional Comum Curricular (BNC)
O que é Cidadania.
AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID.
A teoria pós-colonialista do currículo
A Globalização Globalização: fenómeno que traduz uma
Transcrição da apresentação:

Tema central: Mobilidade humana sua relação com processos de construção cultural e identitária

(a) ponto de vista empírico dinâmicas transnacionais contemporâneas (b) ponto de vista teórico conceito de pessoa (c) ponto de vista académico dupla inserção anglofonia verso outras línguas científicas

eixos centrais de diferenciação social Duas injunções centrais eixos centrais de diferenciação social género e sexualidade classe e estatuto social nacionalidade, etnicidade e raça dominação e poder esp. as hegemonias internacionais no estado actual da globalização

Pessoa fenómeno universal e culturalmente específico – Marcel Mauss (a) construção social da pessoa (b) identidade, self, agente e sujeito

(i) intersubjectividade e emoção Disposições analíticas (i) intersubjectividade e emoção (ii) contextos de interacção na construção social da pessoa

Mobilidade humana a pessoa humana – agente activo nos processos de mobilidade transnacional – divíduo e agregado

Não existe socialidade sem mobilidade i.e., o re-situacionamento de pessoas e entidades suprapessoais tanto por relação a espaços como a outras entidades faz parte do próprio processo de constituição social.

* Questionar ideologias de autoctonia (origem na terra) * Desconstruir noções de migração, diáspora e origem histórica * Perceber continuidades entre colono e imigrante entre imigrante e emigrante entre cidadania nacional e outros tipos de direitos cívicos

Lusotopia continuidades de natureza cultural e política que estruturam o espaço criado pela mobilidade histórica dos portugueses

- mobilidade humana e reconstituição pessoal constante - novas formas de transnacionalismo religioso - ultrapassar noção multiculturalista da globalização

Implicações metodológicas: “o movimento das populações não é a coisa simples que parece ser, e não pode ser entendido unicamente através de métodos ecológicos ou demográficos se quisermos chegar a qualquer conclusão de relevância ou validade sociológica.” (Howard Becker, o velho)

Globalização “Portugal é Guimarães, tudo o resto são conquistas.” (Rui Veloso) - as entidades sociais são processualmente constituídas em termos de dominação

Contradições no estado actual da globalização – mercado de capitais global e livre – mercado de trabalho profundamente sectorializado