A análise das migrações no NES-CES: Imigração e Emigração

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Princípios Teórico-Metodológicos e a Prática Pedagógica
Advertisements

Tema central: Mobilidade humana
RH21 – Programa integrado Mar. / 2006 MOVIMENTO RH21 Projecto base de candidatura à APG 2006.
Cidadania Cosmopolita
A SAÚDE DO TRABALHADOR PELA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE
Conferência Intermunicipal da Sociedade Civil
A Sustentabilidade da Vida: Novos e Velhos Riscos
PÓS-COLONIALISMOS, IDENTIDADES e MIGRAÇÕES
Mestrado em Sociologia do Trabalho e das Relações
Motivos mais frequentes de enviesamento de diagnósticos
Sociedade Humana Trabalho realizado por : Sandra Mendes nº LECN
Significado do processo de urbanização ao refletir sobre os condicionantes das mudanças sociais Produção Circulação Consumo.
CAMPOS DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA
Seminário Regional de Psicologia e Políticas Públicas: Perspectivas de Diálogo com o Estado O fazer da Psicologia e as Políticas Públicas SETAS.
Movimentos Migratórios e Urbanização
Empreendedorismo Imigrante
Portugal na Europa Portugal fica na parte mais ocidental da Europa.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
AS MIGRAÇÕES E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DOS DIPLOMADOS DO IST
Curso: Técnica Administrativa Trabalho elaborado por:
MOBILIDADE DA POPULAÇÃO
OBESP Observatório da Economia Social em Portugal
AS MIGRAÇÕES E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
A Imigração em Portugal e na Europa
PROPOSTAS PARA O FUTURO DO ENSINO SUPERIOR POLITÉCNICO PORTUGUÊS CNE | 24 de abril de 2013.
DI-FCT-UNL Departamento de Informática Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa Engenharia Informática DI-FCT-UNL DI-FCT-UNL:
Imigrantes em Portugal: Construção de imagens e estereótipos
OS JOVENS E A IMIGRAÇÃO: seguindo os passos de uma investigação em ciências sociais …Uma aproximação às Ciências Sociais No âmbito das actividades do Observatório.
FORGES 2011 RAMOS & CORDEIRO
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
TRAJECTÓRIAS TERAPÊUTICAS DA VULNERABILIDADE: O ACESSO A CUIDADOS DE SAÚDE MATERNO-INFANTIS EM CONTEXTO DE MIGRAÇÃO SAZONAL. MIGRANTES DE LOGA E FANDOU.
MIGRAÇÕES.
As características da rede urbana
CIÊNCIAS SOCIAIS UNIVERSIDADE DE COIMBRA
Seminário Pedagógico O Papel da Tutoria na Formação em Contexto de Trabalho 29 de Junho de 2009.
Lisboa, 16 Maio 2013 Ana Rita Bule, Joana Bernardo e Vânia Matos Seminário de Integração Profissional V Docente Ana Carvalho 3.ºAno – 2.ºSemestre 2012/2013.
Novos Públicos e Novas Oportunidades de Certificação: Ensino Superior Pedro Lourtie Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa Debate Nacional.
Observatório Permanente da Juventude (+351) O Programa de Estudos do Observatório Permanente.
B. Que variáveis utilizar na análise da evolução da população?
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES)
Concepção de Migração  Migração é um movimento populacional que se dirige de uma região (área de emigração) para outra (área de imigração). Por alterar.
Exposição Migração juvenil na América Latina e no Caribe Por: Drª Ana Isabel Roldán Rico Professora e Pesquisadora Universidade de Querétaro.
MIGRAÇÃO E XENOFOBIA.
B. Que fatores explicam a distribuição da população em Portugal?
A População Portuguesa
Fluxos Migratórios.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
O QUE SERVIÇO SOCIAL QUER DIZER
Evolução das profissões na área da Cultura no pós- 25 de Abril.
Num contexto particular...
MODELOS DE URBANISMO E MOBILIDADE
Metodologia Científica
Ministério da Educação
Organização Internacional para Migrações
A população européia A Europa não é um continente muito grande, mas apresenta grande variedade étnica, linguística e cultural.
Correcção da 1.ª ficha de avaliação
Departamento Engenharia Informática Departamento de Engenharia Informática Universidade de Coimbra Faculdade de Ciências e Tecnologia.
SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
TERRITORIALIZAÇÃO.
Práticas de cooperação e estratégias de desenvolvimento:
Imigração Alemã no Brasil
FLUXOS MIGRATÓRIOS NO BRASIL
POPULAÇÃO MUNDIAL 75% VIVEM EM ÁREAS URBANAS DE PAÍSES POBRES OU EMERGENTES.
Bolsista: Giovana Tavares Lopes 1°ano D. O que se entende por migração? Migração é o deslocamento de indivíduos dentro de um espaço geográfico, de forma.
Modelização do sistema – Envolvimento da Direcção Concepção e desenvolvimento; Direcção da empresa Técnicos de RH / DRH Questões; Decisões.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Áreas “gémeas” de Competências-Chave:
Transcrição da apresentação:

A análise das migrações no NES-CES: Imigração e Emigração Maria Baganha (1950-2009) José Marques Pedro Góis Elsa Lechner Joana Ribeiro Encontro Nacional de Ciência - Ciência 2009, Lisboa, FCG, 30 de Julho de 2009

A análise das migrações no NES-CES: Imigração e Emigração Apresentação Há aproximadamente trinta anos, Portugal, com mais de 4 milhões de portugueses e seus descendentes directos a residir no exterior e com umas poucas dezenas de milhar de estrangeiros a residir no interior das suas fronteiras, dificilmente poderia ser rotulado de país de imigração. Hoje, com cerca de 500 mil imigrantes a residir em território nacional e várias dezenas de milhar de nacionais a abandonar de forma temporária ou permanente o país para laborarem no exterior, Portugal tornou-se decididamente num país simultaneamente de imigração e emigração, constituindo, por isso, mesmo um caso singular de observação no contexto Europeu. Perante esta realidade o Núcleo de Estudos das Migrações tem prestado uma atenção equilibrada a estas características particulares da sociedade portuguesa. 1. Apresentação 2.Temas de Investigação 3. Projectos 2006-2008 4. Projectos em curso 5. Projectos futuros Julho 2007

Temas de Investigação A emigração portuguesa no contexto das migrações internacionais: experiências passadas e tendências actuais; Imigração em Portugal; Análise dos impactos da imigração em Portugal; A inserção económica dos imigrantes e especialmente a sua participação no mercado de trabalho como aspecto central da inserção social dos migrantes; A emergência de uma perspectiva transnacional sobre os fluxos migratórios actuais. 1. Apresentação 2.Temas de Investigação 3. Projectos 2006-2008 4. Projectos em curso 5. Projectos futuros O Núcleo de Estudos de Migrações tem realizado análises em torno das seguintes áreas temáticas: Julho 2007

Projectos concluídos: 2006-2008 Práticas Transnacionais dos migrantes na Europa Ocidental Objectivo: descrição da realidade social das práticas transnacionais dos migrantes numa base comparada, combinando a interferência e a interacção dos países emissores e receptores com as comunidades a estudar; Projecto combinou três tipos de metodologias: análise documental; entrevistas a informadores privilegiados; e histórias de vida a actores transnacionais; A equipa portuguesa analisou as práticas transnacionais dos migrantes provenientes de Cabo Verde a residir em Portugal e dos migrantes portugueses residentes na Suíça. O trabalho de campo foi realizado na Suíça, em Portugal e em Cabo Verde. Este projecto integrou um consórcio de projectos europeus constituído por: Fieri, U. Torino; Comcad, Universidade de Bielefeld; Migrinter, Université de Poitiers; Centre d’Études de l’Ethnicité et des Migrations, Université de Liège; IMES, University Amsterdam (coord.: Gianni D’Amato, Swiss Forum for Migration, Univ. Neuchatel) 1. Apresentação 2.Temas de Investigação 3. Projectos 2006-2008 4. Projectos em curso 5. Projectos futuros - Objectivo Métodologia Unidade de análise: A análise de diferentes actividades transnacionais, das suas causas e dinâmicas, pressupõe que a equipa portuguesa participante neste projecto se debruce sobre as práticas dos migrantes transnacionais provenientes de Cabo Verde a residir em Portugal e dos migrantes portugueses residentes na Suíça. Julho 2007

Projectos concluídos: 2006-2008 Aquisição da nacionalidade nos países membros da EU: regras, práticas e desenvolvimentos quantitativos (NATAC) Objectivo: comparação sistemática dos países da EU no que concerne as normas legais e as práticas administrativas com respeito à aquisição e perda da nacionalidade e os desenvolvimentos políticos e os discursos públicos sobre estes temas desde 1945 e com maior detalhe desde 1985 até ao presente; Este projecto fez parte de um consórcio europeus integrado por 13 Universidade ou Centros de Investigação (coord.: Rainer Bauböck, Austrian Academy of Science) 1. Apresentação 2.Temas de Investigação 3. Projectos 2006-2008 4. Projectos em curso 5. Projectos futuros Julho 2007

Projectos concluídos: 2006-2008 Novas Vagas migratórias: imigrantes de Leste em Portugal e Quando os extremos se tocam – Imigrantes da Europa de Leste em Portugal Objectivo: compreender os mecanismos que se encontram na base das dinâmicas de criação e estruturação deste novo fluxo imigratório que une países que não dispunham entre si de laços histórico-culturais significativos; Na prossecução deste objectivo geral o projecto centrou-se nos seguintes aspectos: compreender o impacto da presença destes imigrantes para o aumento do nível médio de qualificação da população e a utilização deste capital humano que foi colocado à disposição do país; apreender o funcionamento das redes migratórias tanto nas regiões emissoras (Europa de Leste), como nas regiões de recepção e o modo como a sua existência contribui para seleccionar o perfil dos imigrantes e influenciar o processo de integração destas comunidades na sociedade portuguesa. 1. Apresentação 2.Temas de Investigação 3. Projectos 2006-2008 4. Projectos em curso 5. Projectos futuros Julho 2007

Projectos concluídos: 2006-2008 Migrações cabo-verdianas A imigração cabo-verdiana para Portugal sintetiza de um modo particularmente acutilante a complexidade do processo pós-colonial e a transição de Portugal para país, também, de imigração. Sendo uma imigração já com algumas décadas, reúne distintos tipos de migrantes que, na sua totalidade, não formam uma comunidade homogénea, mas uma conjunto que reproduz em Portugal as diferentes estruturas (e.g. de classe, de status, etária, de sexo, etc.) do pais de origem; Objectivo deste projecto foi o de reunir em livro retratos variados da emigração cabo-verdiana em Portugal 1. Apresentação 2.Temas de Investigação 3. Projectos 2006-2008 4. Projectos em curso 5. Projectos futuros Julho 2007

Projectos concluídos: 2006-2008 Imigrantes altamente qualificados O estudo da inserção laboral e da mobilidade profissional de imigrantes altamente qualificados constitui uma dimensão frequentemente negligenciada na análise dos fluxos migratórios para Portugal. Trata-se, contudo, de uma realidade antiga e multidimensional que tem vindo a tornar-se mais complexa em anos recentes; Objectivo deste projecto foi o de realizar uma investigação preliminar sobre os imigrantes altamente qualificados em Portugal, designadamente no que diz respeito à sua inserção e mobilidade laboral. - foi dada uma atenção particular ao aproveitamento (ou não) do capital humano que os imigrantes trazem consigo, no intuito de perceber as formas de inserção destes imigrantes, a sua mobilidade profissional e as barreiras que encontram à efectiva utilização das suas competências profissionais. 1. Apresentação 2.Temas de Investigação 3. Projectos 2006-2008 4. Projectos em curso 5. Projectos futuros Julho 2007

Projectos concluídos: 2006-2008 Os novos movimentos migratórios portugueses – o caso da emigração portuguesa para a Suíça Objectivo: análise dos fluxos migratórios de saída que se desenvolveram, sobretudo, a partir de meados dos anos 80, demonstrando a acção das políticas de imigração e da estrutura do mercado de trabalho do país de acolhimento na formatação do fluxo migratório e na inserção dos portugueses na sociedade de acolhimento; 1. Apresentação 2.Temas de Investigação 3. Projectos 2006-2008 4. Projectos em curso 5. Projectos futuros Julho 2007

Projectos em curso A Construção Secular de uma Identidade “étnica” transnacional: a Caboverdianidade Investigação iniciada em 2004, "A Construção Secular de uma Identidade Transnacional: a cabo-verdianidade do (ou no) mundo cabo-verdiano" é o título da tese de doutoramento na área da Sociologia da Cultura desenvolvida por Pedro Góis, no âmbito da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra que está prestes a ser terminada; Neste trabalho discute-se a pertinência da utilização de uma alternativa ao conceito de diáspora ou de comunidades transnacionais para definir a relação entre os emigrantes cabo-verdianos e os seus descendentes e Cabo Verde. 1. Apresentação 2.Temas de Investigação 3. Projectos 2006-2008 4. Projectos em curso 5. Projectos futuros Julho 2007

Projectos em curso Famílias Imigrantes: um estudo longitudinal de Brasileiros, Cabo-Verdianos e Ucranianos em Portugal Objectivo: conhecer, através da constituição de um painel de famílias imigrantes (cabo-verdianas, brasileiras e ucranianas), as trajectórias individuais e familiares dos imigrantes, o impacto das políticas públicas no processo de integração e as estratégias dos imigrantes enquanto actores sociais nesse processo. Será dada especial atenção não só aos motivos associados à emigração, aos problemas com que se confrontam no momento da chegada, ao processo de integração, mas também às representações sociais da experiência migratória; 1. Apresentação 2.Temas de Investigação 3. Projectos 2006-2008 4. Projectos em curso 5. Projectos futuros Julho 2007

Projectos em curso A imigração ucraniana em Portugal A imigração ucraniana para Portugal ganhou uma extraordinária intensidade em 2001, pelo que em 2002 os imigrantes desta proveniência se tornaram a principal nacionalidade de entre os imigrantes legalmente residentes. Esta comunidade de imigrantes continuou a crescer embora a um ritmo muito mais lento até 2004, altura em que começamos a assistir a um número significativo de partidas; Objectivo deste projecto é o de reunir em livro diferentes perspectivas sobre as causas deste movimento e as experiências migratórias dos Ucranianos em Portugal 1. Apresentação 2.Temas de Investigação 3. Projectos 2006-2008 4. Projectos em curso 5. Projectos futuros A imigração de ucranianos para Portugal é muito recente. Remontam aos finais dos anos 90 as primeiras notícias sobre a sua presença em território nacional. Julho 2007

Projectos em curso Investigação biográfica no estudo das migrações: uma teoria e método dialógico da resistência e emancipação dos migrantes Este projecto toma em consideração quer a perspectiva experimental, quer o encontro dialógico com os imigrantes, rompendo, assim, com os tratamentos genéricos da experiência humana através da introdução de uma perspectiva émica, não essencialista, mas antes relacional; da criação de uma metodologia dialógica capaz de analisar o impacte dos estudos migratórios sobre a vida dos imigrantes e das sociedades de acolhimento. 1. Apresentação 2.Temas de Investigação 3. Projectos 2006-2008 4. Projectos em curso 5. Projectos futuros Julho 2007

Projectos futuros Informalidade e exclusão social entre imigrantes lusófonos em Londres: um estudo piloto Objectivo: caracterizar a migração lusófona na área metropolitana de Londres (evolução, distribuição geográfica, características sócio-demográficas e objectivos dos migrantes) e analisar a informalidade entre as minorias, especialmente o seu papel na acção de migrar e na integração dos migrantes na sociedade de acolhimento. 1. Apresentação 2.Temas de Investigação 3. Projectos 2006-2008 4. Projectos em curso 5. Projectos futuros Julho 2007

Projectos futuros Novas tendências e modos da emigração portuguesa Objectivo: voltar a atenção novamente para a emigração portuguesa, em especial para a que se desenvolveu a partir de 1985, analisando a intensidade destes fluxos, as suas formas de produção, os contextos institucionais que os suportam e as suas diferentes estruturas. A ideia de desenvolver um projecto, juntamente com o SOCIUS, sobre a recente emigração portuguesa já vem desde 2004, não tendo, até ao momento, conseguido os financiamentos necessários à sua concretização. 1. Apresentação 2.Temas de Investigação 3. Projectos 2006-2008 4. Projectos em curso 5. Projectos futuros Julho 2007

in memoriam Maria Baganha