RESULTADOS DA PESQUISA COM ALUNOS DA 3 ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 2011.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
produtos & serviços SERVIÇOS Website
O Aluno a Distância.
Fundamentos de Educação a Distância
O Vestibular Principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil Surgem os cursos preparatórios Existem diversas críticas a esse modelo.
Livro: MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
Construindo uma identidade profissional
I I SIMPÓSIO INTERNACIONAL
PSTE: Simone Wrzecionek
ACESSO: 1. AUTORIA 2.AVALIAÇÕES.
Ajude – me!!.
ENCAMINHAMENTO PROFISSIONAL – ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
Núcleo de Estudos e Pesquisa Infância e Educação CAC/UFG Formação continuada: fazer em busca da aprendizagem Profª Drª Altina Abadia da Silva Departamento.
Formas de Interação.
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
Março/2011 SOE – Serviço de Orientação Educacional
Reunião de Pais 2014.
Profa. Dra. Débora Mallet Profa. Ms. Luciana Santos
INFORMAÇÕES PARA BRIEFING
Relatório sobre o Curso de Graduação de Administração – FEA USP.
Prova Bimestral do Sistema de Avaliação da Educação Básica do
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
“Como conquistar um trabalho: Parte II”
Coordenadora de Formação e Acompanhamento
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
1 MÉTODO ECONOMIA E EFICIÊNCIA NOS ESTUDOS
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Co-orientador: Nome do Professor Co-Orientador, se houver
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO - BLUMENAU 8ª SÉRIE 2014
Maratona de Programação: Uma abordagem teórica e prática
Forma Canônica e Definições
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS -
Programa Integrado de Duplo Diploma UNESP – INSA
Currículo Quais são as finalidades do curso?
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO ENSINO MÉDIO 2015
Coordenadora de Formação e Acompanhamento
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO - BLUMENAU 9º ANO 2015
Professora Míria Gomes
Registro Digital da Experiência PROJETOPROFISSÕES.
Como elaborar um plano de aula
Formação de Jornalistas em Educação Fundação Santillana Novembro de 2013.
Daniela Santana João Rodrigues Braga
Prática como Componente Curricular
Prática como Componente Curricular
TREINAMENTO DE PROFESSORES DO JUBA - BONSUCESSO.
III SIMPÓSIO DE PROFISSIONAIS DE ENSINO DE QUÍMICA.
REUNIÃO DE PAIS Ensino Médio
Prof. Alexandre Brasil NUTES/UFRJ
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Aptidão para o mercado de trabalho
O Ensino Médio do Colégio Maria Imaculada possui uma carga horária estendida, superior ao previsto em lei, visando cada vez mais um ensino de excelência.
SEU RESULTADO NESTÃO DE PESSOAS. A EMPRESA Há 9 anos no mercado, a Adhara RH provê a seus clientes, serviços e produtos para gestão do capital humano,
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE TAUBATÉ EE PROF. BERNARDINO QUERIDO – TAUBATÉ Rua Augusta.
Conscientização sobre a importância do SARESP
Conheça a competição O Desafio Universitário Empreendedor é uma competição educacional entre estudantes universitários brasileiros, realizada pelo Sebrae,
Apresentação das alternativas de ensino a partir do 10º ano de escolaridade Serviço de Psicologia e Orientação Ano letivo de 2015/2016.
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática.
Transcrição da apresentação:

RESULTADOS DA PESQUISA COM ALUNOS DA 3 ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 2011

OPÇÕES DE CURSOS UNIVERSITÁRIOS As opções dos alunos foram bastante variadas, mas predominam as escolhas em áreas bastante tradicionais, como Arquitetura, Engenharias, Medicina/Biomedicina, Direito, Marketing/Publicidade, Administração. Não há muitas diferenças em relação às opções feitas no ano anterior, a não ser pelo grande interesse pelos cursos de Farmácia e Arquitetura (ambos, no ano anterior, foram opções de apenas um aluno cada)

CURSOS UNIVERSITÁRIOS PRETENDIDOS

D ÚVIDAS EM RELAÇÃO AO CURSO / FACULDADE Apenas 1/4 dos alunos consideram-se seguros em relação às escolhas que farão para os exames vestibulares. Se considerarmos aqueles que sabem o curso que quer, mas tem dúvidas apenas com relação à instituição de ensino, o número sobe para 1/3, aproximadamente. Praticamente 2/3 dos alunos têm dúvidas com relação às escolhas que farão.

PROGRAMAÇÃO PARA O 1 º SEMESTRE 29/04 – VISITA MONITORADA À ANHEMBI-MORUMBI 09/05 – ESPM - CARREIRAS EM FOCO: PUBLICIDADE E PROPAGANDA (14h15min) 13/05 – ESPM – CARREIRAS EM FOCO: JORNALISMO (14h15min) 14/05 – A USP E AS PROFISSÕES Educação Física (9h) Odontologia (9h) 21/05 – A USP E AS PROFISSÕES ZOOTECNIA E VETERINÁRIA (9h)

28/05 – A USP E AS PROFISSÕES ENFERMAGEM (9h) 11/06 – A USP E AS PROFISSÕES INSTITUTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS OUTRAS ATIVIDADES EM FASE DE AGENDAMENTO PARA ESTE SEMESTRE: PALESTRA COM PROFISSIONAIS DA ESPM PALESTRA COM PROFISSIONAIS DA CÁSPER LÍBERO PALESTRA COM EX-ALUNO

O QUE A ESCOLA PODE FAZER PARA QUE VOCÊ SE SINTA MAIS SEGURO E PREPARADO PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS DO VESTIBULAR?

1. PROMOVER O MAIOR NÚMERO POSSÍVEL DE SIMULADOS, INCLUSIVE ALGUNS QUE SEJAM ABERTOS PARA A PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DE OUTROS COLÉGIO, PARA DAR UMA NOÇÃO MAIS CLARA DO DESEMPENHO DOS ALUNOS FRENTE A OUTROS CANDIDATOS. PROMOVER SIMULADOS COM CARACTERÍSTICAS MAIS PRÓXIMAS AOS PRINCIPAIS VESTIBULARES, ESPECIALMENTE FUVEST, UNICAMP, UNESP E OUTRAS PÚBLICAS E PARTICULARES CONCORRIDAS. (21) 2. PROMOVER ATIVIDADES DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL, TAIS COMO VISITAS ÀS FACULDADES, VISITAS ÀS FEIRAS DE PROFISSÕES, PALESTRAS COM PROFISSIONAIS DA ÁREA, ELABORAÇÃO DE PAINÉIS COM INFORMAÇÕES A RESPEITO DE CURSOS, MERCADO DE TRABALHO ETC. (19) 3. MUDAR A FORMATAÇÃO DAS AVALIAÇÕES, PARA QUE ELAS FIQUEM PARECIDAS COM AS PROVAS DOS VESTIBULARES DA FUVEST E UNICAMP (SUBSTITUINDO AS LINHAS POR ESPAÇOS PARA A RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS PROPOSTOS ETC. (6) 4. ORIENTAÇÕES A RESPEITO DAS CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS DE CADA VESTIBULAR IMPORTANTE, ORIENTAÇÕES SOBRE AS POSSÍVEIS ‘PEGADINHAS” DAS PROVAS; CONVERSAR SOBRE AS QUESTÕES PSICOLÓGICAS QUE OS ALUNOS ENFRENTAM NESSE MOMENTO. (11) 5. A ESCOLA JÁ FAZ O SUFICIENTE. (5)

6. ALTERAR A GRADE CURRICULAR, PARA DAR CONTA DE TODO CONTEÚDO DO ENSINO MÉDIO EM DOIS ANOS E FOCAR O 3º ANO APENAS EM REVISÃO PRÉ-VESTIBULAR. FOCAR AS AULAS DA MANHÃ NOS PRINCIPAIS TÓPICOS DOS VESTIBULARES (4) 7. ELABORAR PERIODICAMENTE LISTAS DE EXERCÍCIOS COM QUESTÕES DE VESTIBULARES, PARA OS ALUNOS FAZEREM EM CASA. (2) 8. FAZER MAIS DISCUSSÕES SOBRE TEMAS DA ATUALIDADE (2) 9. REAVALIAR A QUALIDADE DAS AULAS DE REVISÃO E DO MATERIAL DIDÁTICO EMPREGADO; FAZER A REVISÃO COM UMA DINÂMICA DIFERENTE; CERTIFICAR-SE DA QUALIDADE DOS PROFESSORES ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE REVISÃO. (7) 10.PROMOVER CURSOS ESPECÍFICOS, COMO FÍSICA; AGENDAR PLANTÕES DE DÚVIDAS (2) 11. REDUZIR A QUANTIDADE DE ATIVIDADES PROPOSTAS (AULAS DA TARDE E LIÇÕES DE CASA) (3) 12. PROMOVER MOMENTOS DE DESCONTRAÇÃO (3) 13. MELHORAR A QUALIDADE DA COMUNICAÇÃO DA ESCOLA (NÃO AVISAR DE ENVENTOS E AULAS EM CIMA DA HORA) 14. RESOLVER MAIS PROVAS DE VESTIBULARES. 15. SEPARAR, EM ALGUNS DIAS, AS TURMAS POR “AFINIDADE” (TURMAS DE HUMANAS/TURMAS DE EXATAS/TURMA DE BIOLÓGICAS) (2).

O QUE OS PAIS PODEM FAZER PARA AJUDAR NESSA ETAPA DE TRANSIÇÃO PARA O ENSINO SUPERIOR?

1. APOIAR MINHAS DECISÕES, INDEPENDENTEMENTE DA CARREIRA QUE EU PRETENDO SEGUIR; APOIAR O CURSO ESCOLHIDO E A LOCALIZAÇÃO; DAR LIBERDADE PARA QUE POSSAMOS ESCOLHER NOSSO FUTURO (17) 2. AJUDAR A BUSCAR INFORMAÇÕES SOBRE CARREIRAS E CURSOS; COMENTAR SOBRE AS PROFISSÕES EM DÚVIDA; ORIENTANDO MINHAS ESCOLAS EM RELAÇÃO (8). 3. AJUDANDO-ME PSICOLOGICAMENTE ; DANDO APOIO EMOCIONAL ; COMPREENDENDO O PERÍODO DE PRESSÃO EMOCIONAL ; DANDO APOIO E MOTIVAÇÃO ; DIMINUIR A PRESSÃO EM RELAÇÃO AOS VESTIBULARES; EVITAR SITUAÇÕES DE ESTRESSE OU PRESSÃO ; MANTENDO-ME TRANQUILO(A) E MOTIVADO(A). (14)

4. APOAIR/AJUDAR EM MEUS ESTUDOS (5) 5. NÃO PRESSIONANDO; NÃO ME EMPURRANDO PARA A USP; NÃO JULGANDO MINHAS DECISÕES; NÃO INTERFERINDO; NÃO IMPONDO DECISÕES NO CURTO PRAZO; CONVERSAREM POUCO.(7) 6. AJUDANDO COM INFORMAÇÕES SOBRE O MERCADO DE TRABALHO (5) 7. JÁ AJUDAM MUITO (3) 8. MANTENDO SILÊNCIO EM MINHA CASA (1) 9. AJUDANDO-ME NAS PROVAS DA ESCOLA E DOS VESTIBULARES (1)