Professor:Joaquim Pinto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FASCÍCULO 3 – ESPAÇO E FORMA
Advertisements

Senso Comum e Ciência: Diferenças
DO PRINCÍPIO DAS COISAS CONHECIMENTO.
Para abrir as ciências sociais:
O amigo ama em todo o tempo; e para a angústia nasce o irmão. Pr 17:17
CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Relação entre o volume do cubo e o do tetraedro
Política de desenvolvimento Auditoria no marketing
V de GOWIN Diagrama em forma de V, que esquematiza toda a actividade experimental numa só página, permitindo articular a teoria e a prática de forma integrada.
A Bruxa Cartuxa Autoras – Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
Alguns processos e procedimentos matemáticos pertinentes a atividade: Pensamento espacial; Diferentes modos de resolução; Expressão oral matemática; Leitura.
ATITUDE FILOSÓFICA Adaptado por Professor Marcelo Rocha Contin.
CONSTRUÇÃO DOS OBJETIVOS
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
Design e Criação de Personagens
Métodos e Técnicas de Investigação Sociológica I
Como elaborar um texto Argumentativo
CIÊNCIA E TECNOLOGIA O Engenheiro deve desenvolver suas atividades com o auxílio da pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. A pesquisa e o.
Aulas Práticas no ensino de Ciências
Estratégias Diversificadas na Resolução de Problemas
Arte com Cabri Géomètre II
CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Método Hipotético-dedutivo Segundo Bunge
contexto profissional
CORRELAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO POPULAR E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
NÚMEROS NA HISTÓRIA NÚMEROS FIGURADOS Antonio Carlos Brolezzi www. ime
GEOMETER’S SKETCHPAD O que é o Geometer´s Sketchpad? Isometria
Irete Stein Samara Vendramin Pieta
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
O QUE SÃO AS SIMETRIAS DA NATUREZA E DA FÍSICA
Isometrias Trabalho realizado por: Henrique Araújo nº7 João Chaves nº8
Agostinho E.V.T. Ano 2001/02 Módulo e Padrão Educação Visual.
O que é? Para que serve? Filosofia Prof. Joaquim Célio de Souza.
“Ágora” Atividade - STC.
O método científico Aristóteles (384 – 322 a. C)
Agostinho E.V.T. Ano 2001/02 Módulo e Padrão.
Agostinho E.V.T. Ano 2001/02 MÓDULO E PADRÃO.
Conhecimento Vulgar e Conhecimento Científico
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Immanuel Kant
A geometria na natureza
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
Cosmologia A Lógica do Universo.
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
O QUE É FILOSOFIA ?.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Max Weber ( ) Nasceu em Erfurt – Alemanha Estudou Filosofia – História e Sociologia Berlim 1895 (Heidelberg) Participou da constituição da República.
VERIFICACIONISTAS/REFUTACIONISTAS “Sinto às vezes a inclinação de classificar os filósofos em dois grupos principais – aqueles dos quais discordo e os.
Revisão de Filosofia.
Estes dois tipos de conhecimento diferem fundamentalmente em questões da origem, atitude, motivações, valor e linguagem. Senso comum (conhec. Vulgar)
Introdução à Inteligência Artificial Fundamentos Prof. Horácio.
SÉRIE FONTE VIVA/PIETRO UBALDI Arte da Imagem, Arte da Música e Arte do Pensamento ANTE A LUZ DA VERDADE Arte da Imagem: recebidas da internet Arte da.
As bases da ciência moderna
EU TE VEJO PROCURAR TANTOS CAMINHOS, É SINCERA A TUA BUSCA, EU BEM SEI
MATEMÁTICA E ESPAÇO Formação Geral Componente Curricular: 2ª Semana
ESCOLA BÁSICA 2,3 S. Lourenço - Ermesinde Educação Visual e Tecnológica MÓDULO-PADRÃO Vitor Lima Helena Reis 2009.
O que é Ciência.
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
2. TRANSFORMAÇÃO NO MUNDO DAS RELIGIÕES. Houve um tempo em que pessoas descrentes e sem religião eram raras, de tal forma, que isto era considerado pela.
Ética Kantiana.
EMEF José Benigo Gomes. A dificuldade dos alunos compreenderem os conceitos geométricos, não relacionando a “teoria” com a “prática”.
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
O Estado como garantia de Liberdade SPINOZA. Objetivos “ Trabalhar a questão do Estado como garantidor da Liberdade que nasce da própria natureza humana.
A CONSTRUÇÃO DO REAL NO TELEJORNALISMO
A Crítica Do Juízo A posição da terceira Crítica em relação às duas anteriores.
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
O conhecimento Spinoza.
CIÊNCIA, TECNOLOGIA E VALORES
A ARTE DE CONTAR E DESCONTAR AULA – 1 INTRODUÇÃO A PORCENTAGEM
Capítulo 7 - Introdução a teoria geral de gráficos de controle Controle Estatístico de Processo (CEP) Professor: Robert Wayne Samohyl Ph.D. Josué Alberton.
Transcrição da apresentação:

Professor:Joaquim Pinto E-Mail:joaquimpinto@mail.prof20000.pt MATEMÁTICA Professor:Joaquim Pinto E-Mail:joaquimpinto@mail.prof20000.pt

Ian Stewart, Gradiva …“A matemática não é sobre símbolos e contas. Estas são apenas ferramentas do ofício - semifusas e colcheias e exercícios para cinco dedos. A matemática é sobre ideias. Em particular, é sobre a forma como diferentes ideias se relacionam entre si. Dada uma certa informação, que mais necessariamente se segue? O objectivo da matemática é perceber estas questões pondo de lado o acessório e penetrando no âmago do problema. Não é só uma questão de obter a resposta certa; mais do que isso, importa perceber porque uma resposta é de todo possível e porque tem determinada forma. A boa matemática tem um cheirinho de economia e um elemento surpresa. Mas, acima de tudo, tem grande alcance.”...

Matemática nos Jardins

Matemática na Natureza

Matemática nos Azulejos

Reconstrução Geométrica

Ampliação e Rotações

Montagem do Azulejo

Reconstrução do Azulejo

Utilização do Geometer´s Sketchpad Através do Geometer´s Sketchpad, desenhar um motivo base e aplicando as transformações geométricas de modo a criar o desenho do Azulejo

Construímos um quadrado

Azulejo reconstruído

Sobreposição no quadrado

Motivo base

Simetria sobre a diagonal

Rotação com origem central

Simetria ou Rotação

Desenho final do Azulejo

E …

Matemática na Arquitectura

Gaudi

Gaudi, Barcelona

Matemática no Tratamento da Água

Matemática nos Bordados

Pontes

Pontes Romanas

Matemática e Modelação

Matemática ao virar da esquina!

A Matemática numa casa em Aveiro

O teu Laboratório de Matemática … … sim! a tua Calculadora Gráfica é um LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA!

MATEMÁTICA! FAZ tua Matemática! (…)

Carl Sagan, Gradiva …“Muitas hipóteses apresentadas por cientistas e não cientistas revelam-se erradas. Mas a ciência é um processo que se autocorrige. Todas as novas ideias, para serem aceites, têm de sobreviver aos mais rigorosos padrões de comprovação. O mais grave na história de Velikovsky não é o facto de as suas ideias estarem erradas ou em contradição com a realidade, mas sim o de alguns que se intitulam cientistas terem tentado suprimir o trabalho de Velikovsky . É a liberdade de investigação que gera a ciência, é à liberdade de investigação que a ciência se consagra: qualquer hipótese, por mais estranha que pareça, merece ser considerada pelo seu mérito. A supressão de ideias incómodas pode ser comum na religião e na política, mas não é o caminho para a sabedoria, não tem lugar no esforço desenvolvido pela ciência. Não sabemos de antemão quem irá descobrir novos aspectos fundamentais.”…