Objetos de aprendizagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Os projetos.
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Portal do Professor SEED/MEC

A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Portfólio de Matemática
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Contexto de Educação a Distância
Plano de Ação Pedagógica
Recursos Didáticos: Objetos de aprendizagem
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
O uso dos softwares nas escolas
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
11 º Congresso Internacional ABED
Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Software Educativo União Educacional Minas Gerais
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Informações sobre o Teleduc
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Arilise Moraes de Almeida Lopes NUTES-UFRJ / CEFETCampos Flávia Rezende NUTES-UFRJ Rentato Araújo NUTES-UFRJ Salvador Setembro, 2004 Desenvolvimento do.
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
O Uso de Objetos de Aprendizagem nos Processos Educativos
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Projeto Arte, Ciência e Tecnologia
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Educação a Distância: ampliando o leque de possibilidades de formação
Softwares Educacionais – Cód
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Normalmente as universidades que oferecem cursos de graduação regular exigem de seus acadêmicos, além do curso das disciplinas curriculares, horas em atividades.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Equipe responsável pela produção
Arquitetando a Educação a Distância
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
Aspectos pedagógicos para construção de Objetos de Aprendizagem
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
O USO DO S OFTWARES NAS E SCOLAS. O BJETIVOS : Apresentar as classificações dos softwaes com suas devidas finalidades educacionais. Informar os principais.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Pré-Projeto Multimídia
P ORTAL DO P ROFESSOR Tutorial para inscrição e pesquisa no Portal do Professor. 29/08/2011.
O computador como Meio e como Fim...
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
Transcrição da apresentação:

Objetos de aprendizagem Maira Bernardi Ketia Kellen A. da Silva

Em forma de Objetos de Aprendizagem.... O que são? Objetos de aprendizagem (OA) são recursos digitais modulares, usados para a apoiar a aprendizagem presencial e à distância. Qualquer recurso digital que possa ser reutilizado e auxilie na aprendizagem. Logo, pode conter simples elementos como um texto, vídeo, ser um hipertexto, um curso, aplicativo ou até mesmo uma animação com áudio e recursos mais complexos.

Objetos de Aprendizagem Podem ser utilizados e agregados em uma disciplina ou curso, ou, ainda, usada de forma independente. Geralmente, os objetos de aprendizagem são utilizados durante o aprendizado apoiado por tecnologias (presencial, semi-presencial ou a distância). Que tipo de aprendizagem queremos apoiar?

Conteúdo dos OAs A dinâmica do OA deve ser construída a partir da noção de usuário ativo. Esse usuário não apenas irá buscar conhecimento, mas construi-lo, através da sua ação e reflexão sobre os conteúdos, materiais. Para isso, uma opção interessante é propor Desafios. Os conteúdos devem ser apresentados de diferentes formas, explorando as possibilidades hipermidiáticas, tais como: textos, hipertextos e vídeos. É interessante distinguir as temáticas, apresentando o conteúdo, por exemplo, através de módulos.

Como criar desafios? Contexto Fazer levantamento do contexto e do tempo de uso do objeto; Investigar cronograma, súmula, bibliografia, atividades das aulas dos professores/coordenadores dos projetos. Planejar desafios que se pareçam com as atividades do professor. No entanto, importante é incrementás-lo, propondo o uso de recursos tecnológicos que potencializem o conteúdo.

Como criar desafios? Tempo Se o OA for utilizado ao longo de uma disciplina (semestre), pensar em vários desafios que contemplem o objetivo de cada etapa (temáticas, unidades, áreas etc). Para um semestre, pode-se criar de 6 a 15 desafios, dependendo da complexidade de cada um. Por exemplo, uma temática pode durar duas semanas. Para isso, pode-se propor um desafio, envolvendo atividades como leitura, pesquisa, produção de texto, experiência, relatório. Um OA também poderá envolver apenas uma temática, ou seja, para apenas um conteúdo, o que demandará menos tempo para desafios.

Como criar desafios? Tempo Sugerir e disponibilizar alguns materiais instrucionais, ferramentas, recursos informáticos para a realização dos desafios; Pensar no maior número de recursos e de dificuldades que poderão surgir. Especialmente, pensando no usuário de Educação a Distância (EAD). No caso da EAD, provavelmente os usuários (professores e alunos), utilizam um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). É interessante explorar também, nos desafios, as funcionalidades dos AVAs (fórum, armazenamento de arquivos, chat).

Como criar desafios? Ferramentas/suporte Exemplos: Se um desafio refere-se a um relatório (arquivo), o qual será disponibilizado para o grupo, sugerir um recurso tecnológico para publicá-lo: portfólio de um AVA. Não limitar a sugestão, deixar em aberto ou dar várias opções. O usuário poderá utilizar outro recurso, como Pbworks, ou entregar presencialmente. Se sugerir o uso de Cmap Tools ou outro software (site, jogo), disponibilizar o link para instalação do software e, se possível, um tutorial. Se propor assistir um vídeo, verificar as condições necessários para isso e alertar o usuário (software, plugins).

Tipos de Objetos de Aprendizagem (OAs) Objetos do tipo aberto, contendo ferramentas para a criação de algo por parte dos estudantes ou objetos do tipo instrucionais, mais fechados, sem interação, do tipo tutoriais, objetos de exploração, onde o aluno pode explorar, descobrir alguma idéia, experienciar algum conhecimento, objetos que ajudem na resolução de problemas.

Objetos de Aprendizagem Material didático usando multimídia com interatividade Integram uma proposta didático-pedagógica. Envolve grandes investimentos em recursos humanos e financeiros .

Metodologia de construção? A construção do objeto passa por quatro etapas: Concepção do projeto Planificação Implementação Avaliação

1. Concepção do objeto da idéia inicial à definição do tema delimitação da equipe delimitação do conteúdo especificação dos objetivos pedagógicos caracterização do público-alvo definição do tipo de aplicação/utilização do programa

Definição do tipo de aplicação Apresentação de informação?? Simulação; Demonstrar procedimentos – sugestão de procedimentos (roteiros); Que elementos incluir entre textos, som, imagens, fotografias, desenhos... Tipos de interações propostas;

Definição do tipo de aplicação Irá propor atividades entre tarefas, exercícios, testes, etc...? atividades coletivas, desafios, atividades hipotéticas... Terá feedbacks? Aspectos lúdicos Previsão do contexto

Planificação Seleção e organização dos conteúdos Recolher toda a informação considerada pertinente(textos, sons, imagens,etc). Selecionar/organizar as informações, de modo que se adeque aos objetivos da aplicação e ao público-alvo Cuidar a organização dos conteúdos para que seja entendido por si, e suas ligações proporcionem um entendimento mais profundo do assunto o qual se propõe.

Planificação Ao final desta fase é importante definir o essencial da informação: quais textos (e nº de linhas), imagens(quantas), esquemas(quantos) e áudio/vídeo (definir o tempo de duração) serão utilizados.

Planificação Definição da macro-estrutura: Fazer esquema e mapa geral da forma como o conteúdo será apresentado no objeto (Mapa-conceitual). Desenho da interface; O desenho da interface deve reunir um conjunto de elementos que proporcionará a comunicação entre o usuário e a máquina.

Planificação A interface deve ir de encontro ao perfil dos usuários e a finalidade pedagógica. A interface deve possuir um visual agradável e estético A navegação deve ser simples e intuitiva. Observando critérios de Usabilidade. Na navegação, e na escolha da tecnologia também deve observar critérios de Acessibilidade.

Planificação Elaboração do Story board; Rediscussão do que foi feito e últimas correções

Aspectos que podem auxiliar na criação de um objeto de aprendizagem Características dos usuários Planejamento da interface instrucional Navegação Tamanho da tela Uso de cores

Materiais que podem ser utilizados Elementos multimídia Texto Imagens Animações Simulações Simulações de jogos Som vídeo

Implementação Elaboração do protótipo; Transformação do desenho da interface em material dinâmico.

Ex. de implementação - ARQUEAD Protótipo I: Tela estática, pouca interação

Ex. de implementação - ARQUEAD Protótipo II: Simulação em forma de vídeo.

Ex. de implementação - ARQUEAD Versão final do OA

Avaliação Teste do funcionamento do objeto, seu grau de adequação ao público-alvo e o nível de cumprimento dos objetivos . Análise do objeto quanto às suas características técnicas (tamanho do arquivo e programação), funcionais (animações e layout das telas), didáticas (referenciais teóricos e desafios) que constam no projeto.

Cursos de Formação para avaliação Desenvolver materiais educacionais digitais e proporcionar cursos de formação de professores, aproxima mais a equipe (desenvolvedores) da realidade escolar; Isso nos ajuda a repensar sobre esses materiais e sobre as práticas pedagógicas; O uso dos objetos de aprendizagem incentiva professores a usar a informática em suas aulas; A participação ativa dos professores nos cursos mostra o interesse deles em aprender sobre tecnologia.

Validação dos OAs Possibilitam o contato com idéias de várias fontes sobre os temas debatidos, inclusive, de especialistas por meio de entrevistas na forma de vídeos e textos. Uma interface onde se reconheceram elementos semelhantes às temáticas desenvolvidas proporcionou uma navegação mais intuitiva por parte dos usuários dos OA.

O Ministério da Educação está desenvolvendo o Banco Internacional de Objetos Educacionais – BIOE http://objetoseducacionais.mec.gov.br Um repositório de materiais pedagógicos digitais, tais como vídeos, jogos educacionais, animações, simulações, imagens, mapas interativos, entre outros, todos de acesso livre e gratuito.

Portal do Professor pretende disseminar a cultura de uso da tecnologia nas escolas brasileiras e enriquecimento do currículo (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação profissional). Para este portal estão sendo importados, (para livre acesso desde que se mantenha a autoria), todos os materiais publicados no Banco Internacional produzidos no Brasil e em outros países (estes traduzidos para o português).

Outros sites de Objetos de Aprendizagem RIVED – www.rived.mec.gov.br CESTA – www.cinted.ufrgs.br/CESTA UNIFRA – www.unifra.br/rived NUTED – www.nuted.edu.ufrgs.br/objetos Desenvolvidos pela equipe Profª. Liane Tarouco - CINTED http://penta3.ufrgs.br/PEAD/Semana03/ http://penta3.ufrgs.br/PEAD/Semana05/

Metadados O sistema de metadados adotado, permitirá o acesso ao objeto através de qualquer site de busca. O html do objeto pode ser comentado com os metadados dentro de um padrão, como uma opção de suporte documental, que facilita a localização e descrição destes objetos. O padrão mais utilizado é o IEEE P1484 Também existem o padrão Dublin Core, SCORM, etc.