SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP 20230 010 21- 2242 3834- Fax-21-2232 3914- e-mail-

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Grupos de Reflexão: nossa ação na evangelização
Advertisements

Paróquia Nossa Senhora de Fátima Escola da Fé
COMPROMISSO CRISTÃO.
Acreditar na Família é Acreditar no Futuro!.
10 de Maio de 2009 Domingo V da PÁSCOA
Todos os Santos.
SOLENIDADE de TODOS os SANTOS Sede Santos.
COM A JUVENTUDE FAZEMOS OPÇÕES
A prática da caridade.
Em busca da ovelha perdida. Jo
Nos domingos de Páscoa, podemos perceber a preocupação de Cristo em formar a sua Igreja, que continuará a obra de salvação iniciada.
sendo de condição divina, esvaziou-se a si mesmo e assumiu a condição
“Ide, pois, aprender o que significa:
Igreja: comunidade de comunidades
POR GENTILEZA, DESLIGUE O SEU CELULAR.
Parábola dos Dois Filhos – Mt 21,28-32
Sociedade de São Vicente de Paulo
A Teologia da Comunicação
A Trindade
Se dois de vós se unirem na terra para pedirem qualquer coisa, ser-lhes-á concedida por meu Pai que está nos Céus.
Nesse segundo domingo do Advento,
"Entrai pela porta estreita"
EU, DISCÍPULO MISSIONÁRIO!
Palavra de Vida Março de 2008.
Palavra de Vida Janeiro
Seguimento de Jesus Ligue o som.
1 MISSÕES, UM PROJETO DO CORAÇÃO DE DEUS. 1 MISSÕES, UM PROJETO DO CORAÇÃO DE DEUS.
30º DOMINGO DO TEMPO COMUM 27 de outubro de 2013
Palavra de Vida Chiara Lubich – Janeiro de 2011 "A "A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava suas as coisas que possuía,
O REINO DOS CÉUS pode comparar-se a um proprietário, que saiu muito cedo a contratar trabalhadores para a sua vinha.
TEMA DO 2º DOMINGO DO TEMPO COMUM A liturgia do 2º Domingo do Tempo Comum propõe-nos uma reflexão sobre a disponibilidade para acolher os desafios.
primeiro, que seja aquele que
8,. 8, COMO POSSO MERECER QUE A MÃE DO SENHOR VENHA ME VISITAR? 23 DE DEZEMBRO DE 2012.
«Tu és o meu Filho muito, amado em Ti pus toda a minha complacência».
DIRETORIAS DAS UNIDADES
Solenidade de Todos os Santos "Sede Santos".
Solenidade DO BATISMO DO SENHOR
Escola Paroquial de Evangelização e Pastoral. Objetivos Proporcionar aos fiéis um conhecimento básico de alguns alicerces de nossa fé: Bíblia, Liturgia,
A Lei.
O Projeto do Reino de Deus
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
Crescendo em Comunidade
Fraternidade: Igreja e sociedade
A Comunidade A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA, e nos convida a viver a fé em Cristo.
Trindade.
FORMAÇÃO MISSIONÁRIA SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
3. Uma comunidade relacional
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
A liturgia do 15º Domingo do Tempo Comum Recorda-nos que Deus atua no mundo através dos homens e mulheres que Ele chama e envia como testemunhas do.
DEUS É PESSOA.
“E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja...
Eu e Deus Eu e o Corpo de Cristo 1 Eu e Deus Eu e o Corpo de Cristo Eu e Deus Eu e o Corpo de Cristo Giovani Jacks.
ESPIRITUALIDADE VICENTINA
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil
ESPIRITUALIDADE VICENTINA
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
Tema do 18º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 18º Domingo do Tempo Comum repete, no essencial, a mensagem das leituras do passado domingo. Assegura-nos.
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
I Leitura – Bar 5,1-9 Salmo – 125 (126) II – Leitura Filip 1, Evangelho – Lc 3,1-6.
ORAÇÃO Reunimo-nos para prepararmos a quarta Campanha da Fraternidade Ecumênica com o tema: “CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE”
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 TEMA: CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE LEMA: QUERO VER O DIREITO BROTAR COMO FONTE E CORRER A JUSTIÇA QUAL RIACHO.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 11/08/10 TRANSFORMANDO A COMUNIDADE PELA INICIAÇÃO Á VIDA CRISTÃ PARÓQUIA SANTA RITA.
Nos primeiros domingos do Tempo comum, a Liturgia apresenta-nos o início da vida pública de Jesus, com o ANÚNCIO DO REINO e o CHAMAMENTO dos primeiros.
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
PEDAGOGIA DIVINA: a) o diálogo de Salvação entre Deus e a pessoa, ressaltando a iniciativa divina, a motivação amorosa, a gratuidade, o respeito pela.
Transcrição da apresentação:

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax Prêmio Direitos Humanos 2004 FORMAÇÃOBÍBLICA

A figura do Pobre no Novo Testamento

FORMAÇÃOBÍBLICA A Figura do Pobre no Novo Testamento O Novo Testamento é a consolidação mais perfeita e acabada do projeto de Deus que pretende reconstruir a originalidade da Criação, na realização do “novo céu e nova terra”. É a concretização da Promessa e da Aliança para libertar o povo sofrido e humilhado, o Pobre. É a vitória da vida sobre a morte!

FORMAÇÃOBÍBLICA Jesus e os Pobres Na ação missionária de Jesus, evangelizador dos Pobres ( anawin) tem lugar de destaque na História da Humanidade. Inaugurou-se a era da “promoção messiânica dos Pobres”. - O cântico de Maria, a parábola do Bom Samaritano, do Pobre Lázaro, do cego Bartimeu, a Samaritana, a oferta da viúva, a pecadora Madalena, a proclamação às Bem aventuranças e tantos outros, revelam a opção clara e consciente de Jesus pelos Pobres e excluídos.

FORMAÇÃOBÍBLICA A opção de seguir Jesus Cristo implica optar-se pelos Pobres, pela defesa deles. Não dá para ser cristão e renegar o Pobre. Não dá para seguir a doutrina messiânica e não importar-se com os Pobres. Jesus veio para os Pobres, para restituir- lhes a dignidade. Os demais que quiserem seguir Jesus, deverão pensar, como Ele, agir como Ele, amar como Ele,viver como Ele viveu! Por isso, Vicente de Paulo nos adverte: “é preciso amar Jesus na pessoa do Pobre”.

FORMAÇÃOBÍBLICA Jesus e os Ricos O episódio do homem rico é a representação característica daquele grupo social minoritário que traz consigo uma mentalidade marcada pelo egoísmo e o apego às riquezas, ao lucro concentrado e ao acúmulo de bens. Este, estava totalmente em desarmonia com a proposta de Jesus, dirigida a todos, sem privilégios: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância.”

FORMAÇÃOBÍBLICA Na verdade esse “homem rico” desejava a vida só para si. Não era capaz de defender e partilhar a vida com os Pobres. Zaqueu, conhecido publicamente como ladrão, teve uma reação diferente ao ver Jesus. A reação de Zaqueu ao acolhimento e à misericórdia é a demonstração clara que os ricos se salvam desde que disponibilizem seus bens em função da partilha e se convertam para os ideais do Reino de Deus.

FORMAÇÃOBÍBLICA A Exigência de Conversão para Todos As pregações de João Batista e o início da vida pública de Jesus são marcadas por um forte apelo à conversão. “O tempo já se cumpriu e o Reino de Deus já está próximo. Convertam-se e acreditem na Boa Notícia.”! Mt 3,2 É uma nova forma de pregação profética da conversão, um convite para uma “reviravolta interna”, um aderir-se à Promessa Messiânica proferida no Antigo Testamento.

FORMAÇÃOBÍBLICA Em sua pregação à conversão, Jesus faz de forma direta a cada pessoa, com seus medos, pecados, limitações, rudezas e simplicidade... Essas pessas se transformam de maneira eficaz na mudança das estruturas sociais injustas que corrompem os valores e os ideais do reino de Deus. A doçura e a determinação de Jesus transformam seus corações, dando-lhes coragem e ousadia para viver e pregar a Boa Notícia do Reino. Tornam-se pessoas livres capazes de lutar por um mundo mais justo e fraterno.

FORMAÇÃOBÍBLICA Jesus não deixa ninguém de fora. Chama homens, mulheres, crianças, jovens e adultos, e a cada um dá-lhes sabedoria e coragem para testemunhar que o Reino do Pai já está entre eles. Só Homens mulheres novos imbuídos com sentimentos de sensibilidade,ternura, compaixão, solidariedade e capacidade de partilhar o ser e o ter poderiam contribuir efetivamente para a construção de uma sociedade nova, justa e fraterna, onde o respeito pela dignidade e pela vida do irmão fosse a marca registrada do discípulo e da discípula do Senhor.

FORMAÇÃOBÍBLICA Ato dos Apóstolos e os Pobres “... Repartiam o dinheiro entre todos, conforme a necessidade de cada um.” At 2,45 Os primeiros retratos da Igreja primitiva foi de vida plena na solidariedade e partilha. Os primeiros cristão não pouparam esforços para seguir e refazer o caminho de Jesus. Foram capazes de adotar o projeto de inclusão, assumindo e atualizando a Boa Nova nas mais diversificadas circunstâncias sociais, culturais, políticas e religiosas. Uma luta perseverante para reintegrar os marginalizados e fazê-los experimentar a força e alegria da Boa Nova.

FORMAÇÃOBÍBLICA A feliz descoberta “que Deus não faz diferença entre as pessoas” será o fundamento da nova relação estabelecida na comunidade,não mais baseada no egoísmo, na ganância ou no preconceito que excluem e dividem. Mas no amor fraterno e na amizade; na solidariedade e na justiça; no diálogo e na comunhão que motivam e sustentam um novo modo de viver: “todos os que abraçaram a fé eram unidos e colocavam em comum todas as coisas.”

FORMAÇÃOBÍBLICA Este testemunho de comunhão afetiva e efetiva era tão forte na Igreja primitiva, que Ela edificava e progredia no temor do Senhor e crescia em toda a Judeia, Galileia e Samaria e em outras regiões. A Boa Notícia de Jesus se espalhava por todos os cantos até mesmo nos países pagãos. Era a força do Espírito Santo que movia os corações dos primeiros discípulos a seguir os passos de Jesus: proclamar um Novo Reino de amor a todas as pessoas, especialmente aos Pobres e humilhados.

FORMAÇÃOBÍBLICA O Apóstolo Paulo e os Pobres Paulo, o “apóstolo das nações” poderia também ser chamado de “apóstolo da solidariedade”. Boa parte de sua atividade apostólica é dedicada à coleta em benefício dos Pobres da comunidade de Jerusalém. Dois aspectos muito importantes iluminam essa atitude solidária de Paulo para com os Pobres:

FORMAÇÃOBÍBLICA 1.Não era uma coleta apenas assistencialista. O objetivo principal era o envolvimento,a participação de toda a comunidade. Um gesto de solidariedade para com os mais Pobres. Um gesto de comunhão fraterna, a ação do Bom Samaritano: levantar os caídos e restituir dignidade e vida a todos. 2.Em Corinto, onde a Comunidade era mais rica, a coleta era maior. Paulo pedia mais. A intenção de Paulo era que as Igrejas mais ricas favorecessem as mais pobres. Incentivava a partilha e a solidariedade para que todos vivessem como irmãos, uns ajudando os outros.

FORMAÇÃOBÍBLICA O desafio do seguimento: A Fé sem Obras é Morta A fé está intimamente ligada à vida. E o amor que Jesus ensinou deve ser traduzido em ação.Não basta ter fé, é preciso fazer o bem a quem precisa, sem discriminação. Existem duas intuições que podem ajudar a clarear todo esse processo de nossas relações humanas e cristãs, em vista ao combate à exclusão:

FORMAÇÃOBÍBLICA a) Jesus não nos autoriza a excluir os ricos, pelo contrário devem ser alvo da nossa ação evangelizadora. O próprio Jesus e os discípulos contaram com pessoas ricas convertidas e solidárias da Causa. O grande desafio porém, é trabalhar as consciências para a conversão ao projeto de partilha e de solidariedade, sem exclusão.Um mundo de igualdade para todos.

FORMAÇÃOBÍBLICA b) Os Pobres do ponto de vista bíblico e da ação missionária de Jesus e dos primeiros cristãos serão sempre os nossos preferidos, porque são, os preferidos do Pai. Eles sempre foram excluídos e discriminados, por isso, o projeto de Deus para libertá-los. Deus criou toda criatura humana à sua imagem e semelhança por isso, envia seu Filho para viver igual a todos e para resgatar seus filhos perdidos, para viver um novo céu e uma nova terra.

FORMAÇÃOBÍBLICA Concluindo De acordo com a Bíblia, os Pobres são os preferidos de Deus. E nossa maneira de amá-los deverá ser especial, para evitar discriminação e preconceito, restituindo-lhes a dignidade e a vida. Deste modo, em tudo, nosso projeto missionário, deve ter por finalidade última mudar as estruturas que oprimem e massacra os Pobres. Ou seja, seguir os passos de Jesus, de Vicente de Paulo e de nossos Fundadores.

SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax Prêmio Direitos Humanos 2004 Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! ECAFO - CNB