Integrantes do grupo: Fernanda Brasil, Gabriela Vilione, Giulia Fernandes, Iara Marubayashi, Mariângela Ribeiro, Samantha Gea, Sara Castaldine e Thatiane.

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Transcrição da apresentação:

Integrantes do grupo: Fernanda Brasil, Gabriela Vilione, Giulia Fernandes, Iara Marubayashi, Mariângela Ribeiro, Samantha Gea, Sara Castaldine e Thatiane Zanom 2° SS –UNESP –FRANCA Apresenta O SEMINÁRIO SOBRE: JOHN LOCKE DISCIPLINA: Política Social DOCENTE: José Walter Canôas

charlottehutson.files.wordpress.com/2009/08/l

 Contexto Histórico  Os princípios da Tolerância  A crítica ao inatismo  Os fundamentos da certeza  Estado natural e liberdade  Contexto Histórico  Os princípios da Tolerância  A crítica ao inatismo  Os fundamentos da certeza  Estado natural e liberdade

 John Locke nasceu dia 29 de Agosto de 1632 na Inglaterra (Wrington),veio de uma família de burgueses comerciantes  Médico, filósofo e político  Estudou no Westminster School 1652 onde foi influenciado por John Owen e Descates e transferiu para Christ C. College de Oxford, onde desencadeou-se com o Aristotelismo escolástico.  Interesse como estudante:química e metereologia e optou por medicina experimental.  Convivia com os mais altos círculos intelectuais e políticos da época.  Faleceu em 27 de Outubro de 1704  John Locke nasceu dia 29 de Agosto de 1632 na Inglaterra (Wrington),veio de uma família de burgueses comerciantes  Médico, filósofo e político  Estudou no Westminster School 1652 onde foi influenciado por John Owen e Descates e transferiu para Christ C. College de Oxford, onde desencadeou-se com o Aristotelismo escolástico.  Interesse como estudante:química e metereologia e optou por medicina experimental.  Convivia com os mais altos círculos intelectuais e políticos da época.  Faleceu em 27 de Outubro de 1704

1. Tolerância 2.Magistrado Civil 3.Igreja

Segundo Tratado Sobre o Governo Civil  Ensaio relativo à verdadeira origem, extensão e objetivo do governo civil

Do Estado da Natureza Do Estado da Natureza  Lei da Natureza; Paz; Preservação da Humanidade  Lei da Natureza para governar a sociedade;  Forma diferente de aplicar as leis;  Os magistrados;  Direito de destruir quem vai contra a humanidade; Se não houver reparação ou restrição, pode se aplicar a pena de morte (em qualquer um).  Estado natural e a sociedade política

¤ Estado de inimizade e destruição, que vem do desentendimento de indivíduos que, estando antes no estado de natureza, declaram guerra entre si. ¤Locke afirma que, pela lei da natureza, temos o direito de declarar guerra a quem nos declara, de destruir a quem nos ameaça de destruição. ¤Pelo estado de natureza todos somos livres, portanto aquele que tentar dominar ou escravizar alguém estará se pondo em estado de guerra com ele. ¤O estado de guerra se dá quando há um desígnio de força, e o estado de natureza dá-se “quando os homens vivem juntos conforme a razão, sem um ser superior comum na terra que possua autoridade para julgar entre eles...” ¤Quando no estado natural, quem teve seu patrimônio danificado, tem o direito de declarar guerra ao agressor. Mas, onde existe autoridade, o estado de guerra não predomina. ¤ Estado de inimizade e destruição, que vem do desentendimento de indivíduos que, estando antes no estado de natureza, declaram guerra entre si. ¤Locke afirma que, pela lei da natureza, temos o direito de declarar guerra a quem nos declara, de destruir a quem nos ameaça de destruição. ¤Pelo estado de natureza todos somos livres, portanto aquele que tentar dominar ou escravizar alguém estará se pondo em estado de guerra com ele. ¤O estado de guerra se dá quando há um desígnio de força, e o estado de natureza dá-se “quando os homens vivem juntos conforme a razão, sem um ser superior comum na terra que possua autoridade para julgar entre eles...” ¤Quando no estado natural, quem teve seu patrimônio danificado, tem o direito de declarar guerra ao agressor. Mas, onde existe autoridade, o estado de guerra não predomina.

Ensaio Acerca do Entendimento Humano Ensaio Acerca do Entendimento Humano  Investigação do entendimento  Desígnio: “Investigar a origem, certeza e extensão do conhecimento humano, juntamente com as bases e graus de crença.  Método: “Vale a pena portanto, pesquisar os limites entre opinião e conhecimento, e examinar por quais medidas devemos regular nosso assentimento.”  Investigação do entendimento  Desígnio: “Investigar a origem, certeza e extensão do conhecimento humano, juntamente com as bases e graus de crença.  Método: “Vale a pena portanto, pesquisar os limites entre opinião e conhecimento, e examinar por quais medidas devemos regular nosso assentimento.”  É útil saber a extensão de nossa compreensão.  Nossa capacidade adequada para nossa situação e assuntos.  É útil saber a extensão de nossa compreensão.  Nossa capacidade adequada para nossa situação e assuntos.

 Nem os princípios nem as idéias são inatas capitulo I: Não há princípios inatos na mente A maneira pela qual adquirimos qualquer conhecimento constitui suficiente prova de que não é inato, O assentimento geral consiste no argumento mais importante, O acordo universal não prova o inatismo, "O que é, é" e " É impossível para uma mesma coisa ser e não ser" não são universalmente aceitas, Não se encontram naturalmente impressas na mente porque não são conhecidas pelas crianças, idiotas, etc., Se a razão os descobre, não é uma prova de que são inatos, É falso que a razão os descobre, Demonstrações matemáticas, e outras verdades não são inatas, não são aceitas tão logo propostas,

O pronto assentimento da mente com referência a algumas verdades não dependem de uma inscrição natural ou do uso da razão, A posse do uso da razão não corresponde ao instante em que chegamos a conhecer essas máximas, Se a posse do uso da razão fosse o instante de sua descoberta, isso não as provarias inatas, Os pontos pelas quais a mente alcança várias verdades inatas, O assentimento dado tão logo as idéias sejam propostas e não as inatas, Se tal assentimento é o sinal de inatismo, segue-se que" um mais dois é igual a três", que "doçura não é amargura" e milhares semelhantes devem ser inatas