ACÇÃO DE FORMAÇÃO DE UTILIZADORES (ALUNOS) DA BIBLIOTECA ESCOLAR A EQUIPA DA BIBLIOTECA ESCOLAR 2009 - -2010 A biblioteca escolar proporciona informação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BIBLIOTECA ANDRÉ LEÃO PUENTE Você tem à disposição uma enorme fonte de pesquisa para elaborar seus trabalhos ou completar os que foram feitos através da.
Advertisements

A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
Guia do Homem das Cavernas para o Sistema Decimal de Dewey
A utilização da sala de informática
Leitura.
Área do conhecimento: Biologia
Biblioteca Escolar Agrupamento Vertical de Escolas de Salir
Formação de Utilizadores BECRE E. B. 1 de Almancil 2009/2010.
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
Como se organiza e o que podes encontrar
Instrumento de apoio ao ensino, aprendizagem e avaliação disponível na Internet Maria Helena Silva Projecto Matemática Ensino Universidade de Aveiro.
O contributo da Biblioteca Escolar no desenvolvimento da leitura e da literacia Vasco de Sousa.
COMPUTADOR Através deste recurso tecnológico temos grandes recursos pedagógicos e podemos efetuar as seguintes atividades: Apoio do desenvolvimento intelectual.
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
Biblioteca ESPAMOL Mário Ferro 09/02/2010.
APRESENTAÇÃO DA BIBLIOTECA
A Biblioteca Escolar (BE)
Como se organiza e o que podes encontrar
U m l u g a r que se quer conhecer ... para muito se descobrir ...
COMO PESQUISAR NA BIBLIOTECA
NÃO É ASSIM TÃO DIFÍCIL CONVIVER EM HARMONIA!
A Coordenadora da BE: Esperança Alfaiate
Modelo de Auto-Avaliação Biblioteca Escolar
Projecto “Ler, ver, ouvir – pensar o mundo
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSÉ
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA NA CIDADE
CREM Centro de Recursos Educativos e Multimédia
BIBLIOTECA ESCOLAR / CENTRO DE RECURSOS
BE da Escola Secundária de Nelas
Biblioteca Escolar André Soares
Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar - Ronfe
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
Vamos conhecer a Biblioteca
Grupo D Patrícia Martins Tatiana Leitão Telma Veríssimo
4º Seminário Nacional ABED Como os meios de comunicação impactam a aprendizagem Abril 2006 Mariana Raposo
As bibliotecas são muito fixes!
TECNOLOGIAS DA ESCOLA MARIA JOSÉ DE ANAURILÂNDIA-MS Sala de tecnologias(ste) com 18 micro computadores conectados na internet com impressora.
Cdu – Classificação Decimal Universal
VISITA GUIADA à biblioteca escolar.
BIBLIOTECAS ESCOLARES
… um caminho para o sucesso! BIBLIOTECA ESCOLAR Águeda, setembro de 2012.
BE/CRE – Proposta de intervenção
Como Utilizar a Biblioteca Escolar ?
Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil
ESCOLA MUNICIPAL LÍDIA ANGÉLICA
Regras De Conduta Na BE.
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Formação de Utilizadores BECRE E. B. I. de Salir 2008/2009 Literacia da Informação” (conceitos) englobando.
BIBLIOTECA ESCOLAR ESCOLA E.B.2,3 JACINTO CORREIA AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS JACINTO CORREIA Círculo de estudos – A Biblioteca Escolar – Instrumento.
BIBLIOTECAS ESCOLARES Formandos: Francisco Jardim Marta Dias Paula Costa Missão, Objectivos e Serviços.
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
Departamento Engenharia Informática Departamento de Engenharia Informática Universidade de Coimbra Faculdade de Ciências e Tecnologia.
Você está prestes a conhecer um lindo lugar ! Escola Municipal De Ensino Fundamental José Felipe Schaeffer.
Biblioteca Escolar Carvalho rodrigues
Especialização em Mídias na Educação
TREINAMENTO DE USUÁRIOS DA BIBLIOTECA WILHELM HEINRICHS
Regras de Funcionamento
Escola Secundária Lima de Freitas
PROJETO OS ANIMAIS.
As tecnologias da Escola Jan Antonin Bata. Computadores: pesquisa na internet, jogos didáticos, desenvolvimento de projetos, criação de gráficos e elementos.
BIBLIOTECA ESCOLAR ESCOLA BÁSICA 2,3 DE MAXIAL
Bases de dados relacionais
Tecnologias usadas em minha escola. As mais tradicionais:  Lousa, giz e livros didáticos – estas são as tecnologias mais usadas e as mais acessíveis.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
Classificação Decimal Universal E.B.2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes CDU.
É … Biblioteca escolar 1º Ciclo Escola Básica da Ermida Agrupamento de Escolas Abel Salazar S. Mamede de Infesta Matosinhos.
Formação de utilizadores Biblioteca Escolar da E.B.2,3 do Cávado.
Vamos conhecer melhor a nossa Biblioteca!?
O que é uma BIBLIOTECA?. Como descobrir um livro na Biblioteca Escolar?
Transcrição da apresentação:

ACÇÃO DE FORMAÇÃO DE UTILIZADORES (ALUNOS) DA BIBLIOTECA ESCOLAR A EQUIPA DA BIBLIOTECA ESCOLAR A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para sermos bem sucedidos na sociedade actual, baseada na informação e no conhecimento. A biblioteca escolar desenvolve nos alunos competências para a aprendizagem ao longo da vida e estimula a imaginação, permitindo-lhes tornarem-se cidadãos responsáveis. UNESCO

ACÇÃO DE FORMAÇÃO DE UTILIZADORES (ALUNOS) DA BIBLIOTECA ESCOLAR Olá amiguinhos! Equipa da Biblioteca Escolar / Centro de Recursos desejam-vos um bom final de ano lectivo, cheio de sucesso. Assim, vimos mais uma vez convidar-vos a frequentarem este espaço que vos pertence e, por isso mesmo, deverão utilizá-lo muitas vezes para estudarem, investigarem, brincarem aprendendo, “navegarem”, elaborarem os vossos trabalhos e também para descontraírem, ouvindo, vendo ou lendo um bom CD/DVD de Música, um Filme ou um Livro...

ACÇÃO DE FORMAÇÃO DE UTILIZADORES (ALUNOS) DA BIBLIOTECA ESCOLAR Está com atenção às indicações das professoras para poderes, mais tarde, desfrutar deste espaço com vontade e respeito pelas regras estabelecidas e, como diz a canção do “Zeca” Afonso, Traz outro Amigo também.

ACÇÃO DE FORMAÇÃO DE UTILIZADORES (ALUNOS) DA BIBLIOTECA ESCOLAR A Biblioteca Escolar / Centro de Recursos dispõe de sete zonas ou áreas individualizadas que prestam serviços distintos como: 1. Zona de Atendimento/ Gestão 2. Zona de Leitura Formal / Consulta de Material Livro 3. Zona de Leitura Informal / Áudio 4. Zona de Visionamento de Vídeo ou de DVD 5. Zona de Informática (Internet) 6. Zona de Produção 7. Zona Lúdico – Pedagógica

ACÇÃO DE FORMAÇÃO DE UTILIZADORES (ALUNOS) DA BIBLIOTECA ESCOLAR Apresentamos aqui a planta da nossa Biblioteca… vamos agora identificar os vários espaços que ela contém. Qual é o espaço que já não está igual?

ACÇÃO DE FORMAÇÃO DE UTILIZADORES (ALUNOS) DA BIBLIOTECA ESCOLAR ACÇÃO DE FORMAÇÃO DE UTILIZADORES (ALUNOS) DA BIBLIOTECA ESCOLAR ACÇÃO DE FORMAÇÃO DE UTILIZADORES (ALUNOS) DA BIBLIOTECA ESCOLAR A Zona de Recepção/Gestão é destinada ao atendimento, ao serviço de empréstimo e apoio em geral. A Zona de Leitura Formal / Consulta de Material Livro é uma zona destinada à consulta formal de material impresso, necessitando, para tal, de um espaço mais recolhido e silencioso, com vista a permitir aos utentes uma pesquisa com qualidade.

ACÇÃO DE FORMAÇÃO DE UTILIZADORES (ALUNOS) DA BIBLIOTECA ESCOLAR A Zona de Leitura Informal/Áudio está vocacionada para a leitura informal de livros, jornais, revistas, álbuns, bem como para a audição de cassetes áudio/ CD's. Está instalada junto da entrada, está organizada de uma forma atractiva e relaxante. Contempla, também, um espaço para a guarda de casacos e mochilas. Zona de Visionamento de Vídeo e DVDs, como o próprio nome indica, destina-se ao visionamento de filmes.

ACÇÃO DE FORMAÇÃO DE UTILIZADORES (ALUNOS) DA BIBLIOTECA ESCOLAR A Zona de Informática é o espaço multimédia, colocando ao dispor dos utentes oito computadores para a realização de trabalhos, bem como o acesso à Internet. Zona Lúdica e Pedagógica é onde se pode treinar o raciocínio, “brincando”...

ACÇÃO DE FORMAÇÃO DE UTILIZADORES (ALUNOS) DA BIBLIOTECA ESCOLAR A Zona de Produção está organizada de forma a permitir a produção de trabalhos (cartazes, desdobráveis, dossiers, acetatos,...). Está afastada da zona de consulta ou de Leitura Formal, uma vez que é uma área potencialmente produtora de mais ruído. Nela, os alunos devem realizar os seus trabalhos, requisitando os meios ou materiais necessários.

ACÇÃO DE FORMAÇÃO DE UTILIZADORES (ALUNOS) DA BIBLIOTECA ESCOLAR Classificação decimal universal CDU 0- Generalidades 1- Filosofia e Psicologia 2- Relegião. Teologia 3- Ciências Sociais 5- Ciências Puras 6- Ciências Aplicadas. Medicina. Tecnologias 7- Artes. Passatempos Música.. Jogos Desporto 8-Lingustica. Filosofia. Literatura 9- Arqueologia. Geografia. Biografias A classificação decimal universal CDU 0- Generalidades 1- Filosofia e Psicologia 2- Religião. Teologia 3- Ciências Sociais 5- Ciências Puras 6- Ciências Aplicadas. Medicina. Tecnologias 7- Artes. Passatempos Música.. Jogos Desporto 8-Lingustica. Filosofia. Literatura 9- Arqueologia. Geografia. Biografias Todo o fundo documental, que está na Biblioteca Escolar, obedece a uma organização / classificação universal:

ACÇÃO DE FORMAÇÃO DE UTILIZADORES (ALUNOS) DA BIBLIOTECA ESCOLAR