Estados Unidos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Clima e vegetação na América
Advertisements

As regiões geoeconômicas do Brasil
Localização Geográfica Relevo Clima e Vegetacão Hidrografia
América Latina : Quadro natural
México Profº Everaldo (Neno) CAMPO GRANDE - MS 2013.
Clima e Vegetação da América
Trabalho de Geografia REGIÕES GEOECONÔMICAS Estudantes: Dany e Giseli
ESTADOS UNIDOS.
Regiões do Brasil.
PRINCIPAIS ÁREAS INDUSTRIAIS
AMÉRICA Relevo.
América Anglo-Saxônica: paisagens naturais e atividades econômicas
Monte Mckinley MONTES APALACHES PENÍNSULA DO LABRADOR MONTANHAS ROCHOSAS PLANÍCIE DO MISSISSIPI PLANÍCIE LACUSTRE.
AMÉRICA LATINA.
AMÉRICA CENTRAL CONTINENTAL
A atividade agrícola e o espaço agrário
Novos Países Industrializados
Ásia: diversidade física e impactos ambientais
REVISÃO PARA A P1 DE GEOGRAFIA / 3º TRIM.
(c) Produção de laranja, plantação de arroz, tabaco e cana-de-açúcar.
ASPECTOS FÍSICOS DO CONTINENTE AMERICANO trilobita.org.br/arnaldo
Agricultura Mundial I, II e III – G13, G14 e G15
REGIÃO SUDESTE.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
E.U.A ECONOMIA NORTE-AMERICANA PIB: US$ 15 trilhões (dados: FMI para 2011) PIB per capita: US$ Os EUA tornaram-se a maior economia do mundo.
Continente americano: aspecto físico ou geológico Leva em consideração clima, relevo, vegetação, etc.
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA
América Central Prof. Rudimir.
AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA
CANADÁ.
EUROPA – Un II Física Limites da Europa:
SISTEMAS AGRÍCOLAS 30/04/2013.
CAPÍTULO 4 – AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA
A atividade agrícola e o espaço agrário
Agricultura e Atividade Industrial
América Latina.
Colégio Militar de Brasília 3º ano PREVEST Geografia
REGIÃO CENTRO OESTE.
EUA -Grande potência mundial
Economia dos Estados Unidos da América
DESCRITOR Analisar o espaço industrial brasileiro identificando seus desdobramentos atuais no processo de desenvolvimento socioeconômico do país.
ESTADOS UNIDOS.
EUA.
CONTINENTE AMERICANO..
DOMÍNIOS CLIMATOBOTÂNICOS NO MUNDO
ATIVIDADE INDUSTRIAL NA ÁFRICA
Fluxos Migratórios.
EUROPA.
JAPÃO: O PAÍS MAIS INDUSTRIALIZADO DA ÁSIA
América Anglo-Saxônica
MÉXICO.
Regionalização mundial segundo o nível de desenvolvimento
CHINA.
Produção Econômica da América Latina – parte II
Agropecuária dos EUA.
Os climas e as paisagens vegetais na América
Formação do Território Brasileiro
Raízes do crescimento econômico norte-americano
Canadá América do Norte América Anglo-Saxônica EUA, Canadá, México
Geografia As morfodinâmica e as Águas Oceânicas.
 3º país mais extenso do mundo, sendo o país mais populoso (1,3 bi de hab);  “Política do filho único” imposto no final da década de 70;  Desproporção.
sub – regiões nordestinas
América Aspectos gerais.
O ESPAÇO DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO
Profª Vivian Pretti Geografia - Aspectos Físicos -
Estados Unidos. As Treze Colônias Guerra de Secessão ( ) Estados do SulEstados do Norte -Clima Subtropical - Latifúndios - Mão-de-obra escrava.
América Anglo Saxônica
AMÉRICA PORÇÃO NORTE 8º Ano. Canadá Ponto de vista demográfico Motivos do vazio demográfico: clima polar, solos gelados, terras improdutivas e áreas de.
EUA 8º Ano.
ÁSIA.
Transcrição da apresentação:

Estados Unidos

Aspectos Naturais Dadas as dimensões deste país há ali um grande número de paisagens climatobotâncias. O clima polar aparece no norte do Alaska e é o de menor representatividade do país. O clima continental úmido aparece basicamente ao este do rio Mississipi e os montes Apalaches, na metade norte desta região, também podendo ser encontrado em alguns pontos a oeste das Montanhas Rochosas. O clima seco das latitudes médias aparece nas zonas centrais dos Estados Unidos a este do rio Mississipi e em muitas depressões das Montanhas Rochosas. O clima marítimo da costa oeste tem pouca representação, limita-se a uma estreita faixa da costa do Pacífico (desde o norte da Califórnia até a fronteira com o Canadá, e na costa do Alaska). O clima mediterrâneo também aparece numa faixa muito estreita da costa oeste. O clima subtropical úmido aparece em todo o sudeste estadunidense, desde a metade sul da costa este até quase a fronteira com o México (por boa parte do golfo do México e penetrando em direção ao interior pelo sul das planícies centrais. O clima subtropical seco está nas imediações do deserto do sul. O clima tropical seco aparece nos vales do sul das Montanhas Rochosas. Do ponto de vista físico, o território continental dos Estados Unidos sem considerar os Estados do Alasca e do Havaí- pode ser dividido em 4 unidades: a leste, o relevo apresenta planaltos desgastados, como os Montes Apalaches; a o este, estão as cordilheiras resultantes de dobramentos modernos, como as Montanhas Rochosas e, no centro, as Planícies Centrais. No litoral do Atlântico, localiza-se a planície Costeira

Em relação à vegetação, nos Estados Unidos encontramos a tundra, que ocorre na costa do Alaska (desde o norte ao sul e acontece numa estreita faixa próxima da costa); o bosque boreal, que se desenvolve em todo o centro do Alaska; o bosque de coníferas, que se desenvolve por todo o este do Mississipi até a costa, desde os Grandes Lagos e descendo muito ao sul graças ao montes Apalaches; o bosque mediterrâneo está localizado numa estreita faixa do centro e do sul da Califórnia; o bosque subtropical úmido aparece em volta do golfo do México e na Flórida e vai em direção ao interior ao longo do rio Mississipi; as estepes estão muito desenvolvidas na zona central daquele país desde as Montanhas Rochosas até o rio Mississipi; o deserto ocorre em diversos graus, no interior dos vales baixos da metade sul das Montanhas Rochosas, e ao longo da fronteira com o México; os mangues ocorrem desde a Flórida até a fronteira com o México.

Revolução do Xisto Nos últimos dez anos, os EUA se tornaram líderes na produção de gás de xisto. A produção americana desse gás passou de praticamente zero, em 2000, para um nível em que contribui com ¼ do gás natural dos EUA e que deverá chegar à metade do total de gás natural no país até 2030, de acordo com dados do Instituto de Políticas Públicas James A. Baker da Universidade Rice em Houston, no Texas. Contudo, o recente boom do gás de xisto está longe de ter chegado ao fim, e o impacto da revolução americana no setor ainda se fará sentir, dizem os especialistas. O petróleo Os EUA esta buscando sua autossuficiência na produção de petróleo, a norte-americana é o ano de 2017. O principal comprador norte-americano é a China. Haverá uma reviravolta na economia mundial pois a dependência norte-americana da produção do Oriente Médio já não será muito grande, O que pode afetar a interferência americana nos conflitos do Oriente Médio. Muitos países tem reservas de xisto mas o auto custo da produção não torna viável para economia de alguns países. A questão ambiental. OS EUA e a China são os maiores emissores de C02, pois usam carvão para as termoelétricas produzirem eletricidade, a alternativa limpa seria o gás proveniente do xisto. O gás não polui além de ser mais barato para o consumidor.

Organização do Espaço O espaço geográfico norte americano é bastante diversificado assim como suas atividades econômicas, seja industrial ou rural. Na atividade industrial o fluxo corresponde a 27% da produção mundial, isso quer dizer que grande parte de tudo que circula no mundo de mercadorias e capitais são oriundos desse país, provando sua potência comercial.  Manufacturing Belt – (Cinturão Industrial) – entre as industrias locais se destacam: siderúrgica, a química, a metalúrgica, a automobilística, e a eletrônica. Na década de 1980 a região entrou em crise devido a concorrência japonesa e outros países asiáticos, devido a estes acontecimentos a região passou a se chamar RUST BELT ( Cinturão Enferrujado). Porém, na década de 1990 a região se recuperou e retomou a liderança global. As indústrias foram remodeladas com base no uso da tecnologia, da automação e da microeletrônica; indústria de alta tecnologia surgiram em parceria com centros de pesquisa de grandes universidades, porém nem todos conseguiram. Sun Belt - Após a Segunda Guerra Mundial, novas áreas no sul e no oeste do país foram dinamizadas com obras de infraestrutura construídas pelo governo para desconcentrar a indústria do nordeste. Os fatores para essa processo foram: o aumento do comércio com o Japão e a segurança do território, além da exploração de petróleo no Golfo do México e na Califórnia, que atraiu investimentos e pessoas para a região. Muita mão de obra barata foi para a região.

Valdo e do Silício Nesse novo polo foi instalado as industrias d alta tecnologia. A Califórnia é a base da informática, tecnologia e telecomunicações. Essa área tem grande importância estratégia para os EUA, pois está próxima dos mercados asiáticos. Agricultura norte-americana È altamente mecanizada e intensiva é a mais produtiva do mundo e emprega somente 2% da população economicamente ativa. Os Estados Unidos da América se constitui como o maior exportador mundial de alimentos . Destacam-se as produções de trigo, milho e soja. Os cinturões: Dairy Belt- ( Cinturão de laticínios)- Próximo aos Grandes Lagos, as cidades e dedicam ao cultivo de hortaliças, a pecuária leiteira e uma moderna avicultura Wheat Belt ( Cinturão do Trigo ) e o Corn Belt (Cinturão do Milho) – Nas planícies Centrais está região considerada o celeiro agrícola dos Estados Unidos. A Agricultura americana é altamente mecanizada, emprega pouca mão de obra e está intimamente ligada a agroindústria. A utilização da ciência e da tecnologia permite alto rendimento e grandes colheitas. Obs- Nos últimos anos, a agricultura dos belts vem sofrendo modificações, visto que áreas monocultoras estão sendo ocupadas pelo gado e também por novas culturas como o sorgo. Na Califórnia desenvolve-se a fruticultura irrigada em áreas desérticas destaca-se a produção de vinho. Sun Belt- ( Cinturão do Sol) – O uso intenso de mecanização e de tecnologia consolida os EUA como grande potência agrícola do mundo. Desde o Golfo do México até a porção central da Costa leste são plantadas frutas e cana de açúcar. Vale do Silicio