A REALIDADE E A ARTE: ENTRE 1850 E 1900 DESENVOLVEU-SE NA ARTE EUROPÉIA, PRINCIPALMENTE NA PINTURA FRANCESA, UMA NOVA TENDÊNCIA, RELACIONADA À CRESCENTE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século.
e Pós-Impressionismo no Brasil.
Impressionismo e Pós- Impressionismo no Brasil.. IMPRESSIONISMO. O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura.
BARROCO s.
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
PRIMEIRA REAÇÃO À ARTE NEOCLÁSSICA
Quebra de particularidade
História.
Século XIX na Europa as inovações na arte
O Impressionismo O Movimento Características Impressionistas
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
O Rococó Estilo desenvolvido no sul da Alemanha e Áustria e principalmente na França, a partir de Também conhecido como "estilo regência", reflete.
Auguste Rodin Rodin foi o grande renovador da escultura europeia, aproximando-a dos objectivos e da estética da pintura do seu tempo.
A casa, uma parte de mim no mundo
O Impressionismo.
ARTISTAS DO RENASCIMENTO
PROFESSORA CAMILE BACCIN 1º ANO - LITERATURA
Comunicação, Arte e Cultura
Impressionismo.
Professora Fabíola Soares. Fevereiro / 2010.
A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX
Impressionismo.
O Rococó Estilo desenvolvido no sul da Alemanha e Áustria e principalmente na França, a partir de Também conhecido como "estilo regência", reflete.
O Impressionismo Musee d’Orsay, Paris, France
Belle Époque no Brasil Estudaremos como o Brasil absorveu os movimentos modernos de arte, que romperam com a tradição acadêmica. A Belle Époque foi mais.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
EREM PROFESSOR BARROS GUIMARÃES
Como fazer a leitura de obra de arte?
O IMPRESSIONISMO O que é o Impressionismo e quando surgiu? O Impressionismo surgiu na década de 60 do século XIX (1874) em França. O Impressionismo foi.
Realismo Entre 1850 e 1900 surge nas artes europeias, sobretudo na pintura francesa, uma nova tendência estética chamada Realismo, que se desenvolveu ao.
Século XIX - Europa Final do século XVIII – Predominância do Neoclassicismo ou academicismo. Neoclassicismo- “neo”- Novo classicismo – retomada da cultura.
EREM PROFESSOR BARROS GUIMARÃES
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
A Belle Époque 1871 a 1914.
Arte século XIX.
…um pintor que se chamava…
Prof. Edinaldo Ribeiro.
Filosofia da Arte.
ROMANTISMO.
Prof. Esp. Ribamar II Corrêa
A arte e a verdade, o início dos “ismos”
Jean-François Millet.
Relação das partes entre si e de cada parte com o todo.
Arte Realista Introdução  Entre 1850 e 1900 surge nas artes européias
HISTÓRIA DA ARTE Prof. Esp. Ribamar II Corrêa 2010.
Neoclassicismo Capitólio de Washington Amor e psique 1800 – Louvre
SÉCULO XIX NA EUROPA : AS INOVAÇÕES NA ARTE
DEBRET FICOU NO BRASIL ATÉ 1831 E PRODUZIU UMA OBRA IMENSA: RETRATOS DA FAMÍLIA REAL, CENÁRIOS PARA O TEATRO SÃO JOÃO E TRABALHOS DECORATIVOS PARA.
Denise Dubiella.
ESTUDAR PARA TESTE Capítulos 12, 13,14 E 15
REALISMO.
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
Revisão aulas anteriores
SÉCULO XIX NA EUROPA: O IMPRESSIONISMO
Realismo: a pintura da vida real Belmiro de Almeida.Arrufos,1887.
A ARTE NO PERÍODO DO REALISMO
Formas Únicas de Continuidade no Espaço, Umberto Boccioni (1913)
A ARTE DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
Impressionismo Ensino Médio.
História da Cultura e das Artes “A Cultura do Palco”: Pintura Barroca
ALL STAR & MONET.
NEOCLASSICISMO, ROMANTISMO E REALISMO. NEOCLASSICISMO Nas duas últimas décadas do século XVIII e nas três primeiras do século XIX, uma nova tendência.
 A arte barroca originou-se na Itália (Século XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano,
Trabalho Realizado por: -Jonas Costa nº13 -Luís Filipe nº14 Disciplina de Português Professora Cristina Pimentel.
Profª Sabrina Rodrigues Magalhães. Entre 1850 e 1900 surge nas artes europeias, sobretudo na pintura francesa, uma nova tendência estética chamada Realismo,
Ao artista não cabe melhorar artisticamente a realidade, pois a beleza está na realidade tal qual ela é.
IMPRESSIONISMO.
ROMANTISMO. O século XIX foi agitado por fortes mudanças sociais, políticas e culturais causadas por acontecimentos do final do século XVIII que foram.
Transcrição da apresentação:

A REALIDADE E A ARTE: ENTRE 1850 E 1900 DESENVOLVEU-SE NA ARTE EUROPÉIA, PRINCIPALMENTE NA PINTURA FRANCESA, UMA NOVA TENDÊNCIA, RELACIONADA À CRESCENTE INDUSTRIALIZAÇÃO. Angelus 1857-1859,Millet

“As respigadeiras” (1857), Millet SEGUNDO ELA, AO ARTISTA NÃO CABE “MELHORAR” ARTISTICAMENTE A REALIDADE, POIS A BELEZA ESTÁ NA REALIDADE TAL QUAL ELA É. A FUNÇÃO DA ARTE É APENAS REVELAR O QUE HÁ DE MAIS CARACTERÍSTICO E EXPRESSIVO NO MUNDO EM QUE VIVEMOS.

Fiandeira ASSIM, OS PINTORES DEIXARAM DE LADO TEMAS MITOLÓGICOS, BÍBLICOS, HISTÓRICOS E LITERÁRIOS – A REALIDADE IMAGINADA – E VOLTARAM-SE PARA A REALIDADE VIVIDA.

Ceifeiros Descansando

TRATA-SE, PORTANTO, DE UMA PINTURA REALISTA TRATA-SE, PORTANTO, DE UMA PINTURA REALISTA. ENTRE SEUS REPRESENTANTES PODEMOS APONTAR COURBET E MANET, QUE, EMBORA DA MESMA ÉPOCA, DESENVOLVERAM TRABALHOS MUITO DIFERENTES.

COURBET: OS TRABALHADORES COMO TEMA. O PINTOR FRANCÊS GUSTAVE (1819-1877) É CONSIDERADO O CRIADOR DO REALISMO SOCIAL NA PINTURA, POIS PROCUROU RETRATAR TEMAS DA VIDA COTIDIANA, PRINCIPALMENTE DAS CLASSES POPULARES.

SUA OBRA MANIFESTA ESPECIAL SIMPATIA PELOS TRABALHADORES E MEMBROS MAIS POBRES DA SOCIEDADE MOÇAS PENEIRANDO TRIGO – 1853-1854. MUSEU DE BELAS ARTES, NANTES).

A PREOCUPAÇÃO DE ALGUNS ARTISTAS EM REPRESENTAR QUESTÕES SOCIAIS RELACIONA-SE À ÉPOCA: A INDUSTRIALIZAÇÃO TROUXE GRANDE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO, MAS TAMBÉM FEZ FORMAR-SE NAS CIDADES UMA GRANDE MASSA DE TRABALHADORES VIVENDO E TRABALHANDO EM CONDIÇÕES PRECÁRIAS E DESUMANAS.

MANET: O OUTRO LADO DA REALIDADE. ÉDOUARD MANET (1832-1883) PERTENCIA A UMA FAMÍLIA RICA DA BURGUESIA PARISIENSE. SEU REALISMO, DIFERENTE DE COURBET, NÃO TEM INTENÇÕES SOCIAIS; AO CONTRÁRIO, CHEGA A SER ARISTOCRÁTICO. Olympia

ALMOÇO NA RELVA” 1863, 2,14 X 2,70. MUSEU D’ORSAY, PARIS). SUA CARREIRA FOI MARCADA POR ALGUNS DESAFIOS AOS CRÍTICOS CONSERVADORES. O MAIOR DELES ACONTECEU EM 1863, COM A TELA . NA ÉPOCA, ESSE QUADRO CAUSOU GRANDE ESCÂNDALO POR REPRESENTAR UMA MULHER NUA EM COMPANHIA DE DOIS HOMENS ELEGANTEMENTE VESTIDOS.

O BALCÃO – 1,70 X 1,24 M. MUSEU D’ORSAY, PARIS O BALCÃO – 1,70 X 1,24 M. MUSEU D’ORSAY, PARIS. O Balcão de René Magritte, 1950 A OBRA DE MANET FOI IMPORTANTE POR INOVAR A PINTURA, DANDO-LHE UMA LUMINOSIDADE MAIS INTENSA, COMO PODEMOS APRECIAR EM OUTRO DE SEUS TRABALHOS.

ESSA LUMINOSIDADE FOI CONSIDERADA UM ELEMENTO PRECURSOR DO IMPRESSIONISMO, QUE VOCÊ CONHECERÁ MAIS ADIANTE.

A PINTURA DE PAISAGENS JÁ HAVIA SE DESENVOLVIDO NO SÉCULO XVIII, MAS NO SÉCULO XIX GANHOU NOVA FORÇA, PRINCIPALMENTE NA INGLATERRA. CARACTERIZOU-SE, DE UM LADO, PELO REALISMO, DE OUTRO, PELA PREOCUPAÇÃO DOS ARTISTAS EM ESTUDAR E REPRESENTAR AS CONTÍNUAS VARIAÇÕES DE CORES DA NATUREZA DECORRENTES DA LUZ SOLAR AO LONGO DO DIA. Erupção do Vesúvio (1817), The British Art Center - New Haven

TURNER: A AGITAÇÃO NA PAISAGEM NATURAL. VAPOR NUMA TEMPESTADE DE NEVE (1842). 91 X 1, 22 M. TATE GALLERY, LONDRES). O INGLÊS JOSEPH MALLORD WILLIAM TURNER (1775-1851) USOU COMO TEMA FENÔMENOS DA NATUREZA: CHUVAS, TEMPESTADES, VENTOS. A NATUREZA REPRESENTADA POR ELE NÃO É SERENA E TRANQÜILA; NELA PREDOMINAM O MOVIMENTO E A AGITAÇÃO.

OUTRO ASPECTO QUE CHAMA A ATENÇÃO NA PINTURA DE TURNER É A PRESENÇA DE MÁQUINA. OS PINTORES ANTERIORES REPRESENTARAM ELEMENTOS DA NATUREZA, SERES HUMANOS, ANIMAIS OU MESMO EMBARCAÇÕES. Tempestade de neve Burial Paz no Mar (1842)

EM UMA DAS TELAS DE TURNER, PORÉM, VEMOS UMA LOCOMOTIVA, MEIO DE TRANSPORTE QUE COMEÇAVA A FAZER PARTE DO COTIDIANO DAS PESSOAS. CHUVA, VAPOR E VELOCIDADE (1844). 90 X 1,21 M. GALERIA NACIONAL, LONDRES).

CONSTABLE: O COTIDIANO NA PAISAGEM. A Catedral de Salisbury vista do jardim do bispo (1823) AO CONTRÁRIO DE TURNER, O TAMBÉM INGLÊS JOHN CONSTABLE (1776-1837) RETRATA UMA NATUREZA SERENA E PROFUNDAMENTE LIGADA AOS LUGARES ONDE ELE NASCEU, CRESCEU E TRABALHOU AO LADO DO PAI.

MUITOS ELEMENTOS DE SUAS PAISAGENS – MOINHOS DE VENTO, BARCAÇAS CARREGADAS DE CEREAIS – FAZEM PARTE DE SUAS LEMBRANÇAS DE JUVENTUDE. A CARROÇA DE FENO (1821), 1,30 X 1,85 M. GALERIA NACIONAL, LONDRES.

AS INOVAÇÕES NA ESCULTURA: RODIN. ENTRE OS ESCULTORES QUE INOVARAM A ESCULTURA DO SÉCULO XIX DESTACA-SE O FRANCÊS AUGUSTE RODIN (1840-1917).

Os burgueses de Calais, 1889 SUA PRODUÇÃO DESPERTOU MUITA POLÊMICA: ALGUNS ESTUDIOSOS APONTAM EM SEU TRABALHO A ACENTUADA TENDÊNCIA AO REALISMO; OUTROS CONSIDERAM MAIS A EMOÇÃO REVELADA POR MUITAS DE SUAS OBRAS.

"abandone a esperança, vós todos os que aqui entram". As três sombras, 1886

OUTROS, AINDA, VÊEM EM SUA ESCULTURA CARACTERÍSTICAS DO IMPRESSIONISMO, MOVIMENTO DO QUAL FOI CONTEMPORÂNEO. O PENSADOR (1889), 1,83 M. MUSEU RODIN, PARIS).