Programa Pró Equidade de Gênero e Diversidade da Eletronorte

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Faculdade Estudos Sociais do
Advertisements

SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
O Compromisso das Empresas com a Valorização da Mulher
1.
Seminário de Acompanhamento e Avaliação dos Projetos de Fortalecimento dos Comitês Estaduais de Educação em Direitos Humanos Maio 2008.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
1 Resolução /FNDE/CD/Nº48 de 28 de novembro de 2008.
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação.
REUNIÃO PREPARATÓRIA PARA FÓRUM DE DIÁLOGOS BRASIL-ESPANHA 10 de novembro de 2005.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
DST/AIDS e População Negra
Saúde e Prevenção nas Escolas
Secretaria-Geral da Presidência da República Construir a Participação Social Fóruns de Desenvolvimento, Participação e Inclusão – PPA
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
I Oficina Técnico-Pedagógica do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça.
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Processo: Comitês Indicadores: Número de Comitês Verdes
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
“Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH”.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Prof. Dr.ª. Teodolina Batista da Silva Cândido Vitório
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Cursos de Formação Continuada da DPEDHUC/SECADI
Recife, 31 de julho de Secretaria de Gestão do Trabalho
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Manual de Controle Interno Aplicado ao Setor Público - MCIASP
PROEJA Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Ministério da Cultura.
Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT.
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Coordenação de Educação a Distância – SEDUC / GOIÁS
 Citar os antecedentes históricos da Secretaria especial dos Direitos Humanos;  Apresentar sua estrutura administrativa e atuação por meio do Programa.
Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
DIGES Gilson Caleman Diretor. 2 Atividades -DIGES Programa de Qualificação: - Possibilitou a construção de uma agenda positiva entre todos os atores envolvidos,
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
* TRABALHO DECENTE * ARAXA – 04/10/ O compromisso do governo brasileiro com a promoção do trabalho decente inicia-se formalmente com a assinatura.
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
Escola de Formação Política Miguel Arraes
Educação básica de qualidade para todos
Apresentação da Síntese do Trabalho
Programa Brasileiro de Conformidade Cooperativas de trabalho
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Abracom.
Ministério da Saúde Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT -
Mulheres Policiais – Assédio Moral e Sexual. A PESQUISA Consulta às(aos) policiais brasileiras(os) sobre as relações de gênero nas instituições policiais.
Transcrição da apresentação:

Programa Pró Equidade de Gênero e Diversidade da Eletronorte Seminário: El impacto productivo de la equidade em el mundo empresário Buenos Aires – 12 de junho de 2008

O Desafio na Eletronorte ÁREA ELETROGEOGRÁFICA Área total em km2: 5.11 milhões 59,8% da área do Brasil FORÇA DE TRABALHO: 3.464 (quadro próprio) Aprox. 1000(terceirizados) 437 Estagiários (as) 120 Jovens Aprendizes Dados maio/2007 Amazônia: 23,3 milhões hab População Atendida com Energia Elétrica: 15,83 milhões hab População Atendida da Eletronorte: 14,41 milhões hab

Corpo Funcional – Distribuição por Sexo

Distribuição por tipo de cargo e sexo Fonte:GSP

Mulheres Trabalhando nas Áreas Operacionais Laboratório Central – Ensaios Quimicos Usina de Tucurui Manutenção de Linha Transmissão Laboratório Central - Ensaios Elétricos Usina de Tucuruí – Operadora de Linha Transmissão

Mulheres Trabalhando nas Áreas Operacionais Tucuruí Ilha de Germoplasma – Eng. Ambiental Operadora de Linha de Transmissão Tucuruí Ilha de Germoplasma – Biologa

Mulheres Trabalhando nas Áreas Administrativas Dra. Marina - Dentista do Trabalho Denise - Assistente Administrativo Edoth Burle - Assistente Social Sonia Maria – Analista de Suprimento

Mulheres em Funções Gerenciais Maria Madalena - Gerência de Documentação Abadia - Gerencia de Licitação e Contratos Maria de Lourdes – Gerência de Comercialização de Energia Zimir - Gerência Financeira

Distribuição por níveis de remuneração e sexo Fonte:GSP

CONTEXTO SÓCIO - HISTÓRICO 1ª. Edição - 2005 As situações de desigualdades entre homens e mulheres são concebidas como atos involuntários, intencional, não assumida. Existência de iniciativas não legitimadas - Movimento Sindical - com ênfase às regras proibitivas. Os dados da Ficha Perfil provoca uma mudança no olhar da empresa. É preciso investir em gestos concretos, procedimentos, políticas, estimular novas práticas. 2ª. Edição – 2007 A empresa passa a reconhecer institucionalmente que existem as desigualdades de gênero e os efeitos negativos para a sustentabilidade de seus negócios comprometendo sua imagem. Inicia um processo de rompimento com a invisibilidade das mulheres.

METODOLOGIA DE IMPLANTAÇÃO E MONITORAMENTO Criação e instalação de um Comitê de Gênero e Diversidade com representatividade corporativa Análise da Ficha Perfil identificando os pontos mais vulneráveis Benchmarketing – identificamos as melhores iniciativas no setor Ênfase nos aspectos culturais, psicológicos e nos efeitos presentes da discriminação do passado - regime escravocrata e patriarcal Promoção efetiva dos princípios da diversidade e do pluralismo para alcançar transformações de ordem cultural, pedagógica e psicológica Inclusão do Programa como uma Ação Estratégica no Planejamento Empresarial – Garantir o atendimento dos requisitos sócio ambientais do negócio Definição de um Indicador de Gênero e Diversidade como ferramenta de gestão do Plano de Ação

METODOLOGIA DE IMPLANTAÇÃO MONITORAMENTO Indicador: EGD – Equidade de gênero e diversidade Responsável: Gleide Avaliação: Anual Descrição do indicador: Medição do atendimento dos critérios específicos de equidade de gênero e diversidade estabelecidos. Freqüência de apuração : Trimestral Unidade: % Meta e prazo: Ano 2008 – 100% Fontes de dados: 1 - Programa Pró – Eqüidade de gênero SPM - Governo Federal. 2 – Requisitos Legais: Convenções Internacionais, Legislação Federal, Estadual e Municipal. Melhor

10-Garantir o atendimento socioambientais do negócio Peso da dimensão para Indústria - DJSI (2006) Econômica = 30,5% Ambiental = 38,5% Social = 31% 10-Garantir o atendimento aos requisitos socioambientais do negócio RSN Requisitos socioambientais DIMENSÃO AMBIENTAL DIMENSÃO SOCIAL IEGA Índice de Eficiência de Gestão Ambiental RSE Responsabilidade Sócio Empresarial ICA Resolução de não-conformidades BSA Balanço socioambiental RLO Requisitos da Licença de Operação EGD Equidade de Gênero e Diversidade TISB Tratamento aos impactos sociais das barragens Indicador de resultado Indicador de Tendência

PLANO DE AÇÃO 2007 - 2010 Objetivo: Reafirmar o compromisso da Eletronorte com a construção de uma cultura organizacional pautada nos princípios da equidade e diversidade, para a promoção de novas práticas de gestão pessoas com oportunidades iguais e respeito às diferenças; Princípios e Diretrizes do Plano: Igualdade e respeito à diversidade; Equidade de Gênero; Autonomia das Mulheres; Justiça Social; Participação e Controle Social ;

PLANO DE AÇÃO 2007 – 2010 Responsabilidades do Plano de Ação: Comitê de Gênero e Diversidade da empresa formado por representantes de todas as Diretorias incluindo sede e Unidades Descentralizadas; Divulgação do Plano: é de responsabilidade da Comunicação Empresarial em parceria com a Coordenação do Programa e o Comitê de Gênero; Ações de Fortalecimento Institucional: parcerias com órgãos governamentais, entidades da sociedade civil, instituições de ensino e organizações de classe entre outras.

PLANO DE AÇÃO 2007 - 2010 Principais Ações/Resultados Atualização do Cadastro da Força de Trabalho com o recorte de raça/cor, etnia, regionalidade e deficiência física Inclusão do Tema Saúde e Segurança da Mulher Eletricitária nas SIPAT’s – Produção da I Cartilha sobre o tema Inclusão da Equidade no Credo da empresa como um valor

Principais Ações/Resultados Inclusão de Cláusulas Afirmativas para a Promoção da Equidade no Código de Ética Inclusão do Tema Gênero e Diversidade na Pesquisa de Clima Organizacional Inclusão do Tema Gênero e Diversidade no Plano de Comunicação e Plano Diretor de Educação Realização da I Pesquisa Interna de Opinião sobre Gênero e Diversidade

Principais Ações/Resultados Inclusão do Tema Assédio Moral e Sexual – Preconceito e Discriminação no Encontro das (os) Secretárias (os) Inclusão do Programa Pró – Equidade no Treinamento Introdutório para os novos empregados, estagiários e jovens aprendizes Inclusão da “Semana da Mulher” e do “Dia Consciência Negra” no calendário institucional da empresa. Realização de 16 Oficinas temáticas com a força de trabalho

Principais Ações/Resultados Formação de 63 empregadas (os) como facilitadoras (es) das Oficinas Realização do I Curso de Formação Gerencial para Mulheres no Serviço Público – 28 empregadas Criação e Implantação de da Identidade Visual Criação de um banco de profissionais especialistas em gênero e diversidade na Universidade Corporativa

12 de Dezembro 2006

Oficinas de Sensibilização para Construção da Identidade de Gênero, Raça e Etnia. ESTAGIÁRIOS(AS) CAP ESTAGIÁRIOS(AS) CMT ESTAGIÁRIOS(AS) SEDE FORMAÇÃO DE FACILITADORES(AS) SEDE ESTAGIÁRIOS(AS) CMA ESTAGIÁRIOS(AS) CTC

Palestras sobre “Trabalho Decente e Eqüidade” PIM – MATO GROSSO/2007 XII PIQ PAINEL INTERNO DA QUALIDADE/2006 SIPAT – MACAPÁ/2006

Cursos de Capacitação de Facilitadores(as) para Oficina de Construção da Identidade de Gênero, Raça e Etnia: Belém/Pa e Brasília/Df B R A S Í L I B E L É M

1º. Curso de Formação de Mulheres Gerentes no Serviço Público Conteúdo Programático - 4 módulos: Institucional – Março / 08 Comportamental – Abril / 08 Gerencial – Maio / 08 Encontros de Aprendizagem – Coaching – Junho / 08 Carga Horária: 80h – Período: Março a Junho / 2008 Público Participante: 28 Mulheres Gerentes e/ou substitutas

Peças Publicitárias BANNER GUIA DO FACILITADOR E-MAIL MENSAGEM CARTILHA

Desafios – Ações e Metas para 2008 – 2010 PLANO DE AÇÃO 2007 - 2010 Desafios – Ações e Metas para 2008 – 2010 Atualizar 100% do cadastro da força de trabalho nos quesitos raça / cor e deficiência física até dez/2008 Divulgar a Pesquisa de Opinião sobre Gênero e Diversidade na empresa até março 2009 Capacitar e qualificar 70% dos empregadas (os) para a aplicação dos princípios de igualdade de oportunidades, por meio da inclusão de atividades educativas com a temática de gênero e diversidade nos programas corporativos até dez/2008

PLANO DE AÇÃO 2007 - 2010 Desafios – Ações e Metas para 2008 – 2010 Realizar Curso de Aperfeiçoamento para 50 facilitadores (as) internas até set/2008 Produzir permanentemente material de divulgação sobre o Combate as práticas de Discriminação no Trabalho – Agenda do Trabalho Decente do MTE Realizar 09 Seminários Estaduais de Fortalecimento do Programa Pró – Equidade de Gênero e Diversidade até junho de 2009.

Desafios – Ações e Metas para 2008 – 2010 PLANO DE AÇÃO 2007 - 2010 Desafios – Ações e Metas para 2008 – 2010 Realizar Curso de Formação Básica para 60 empregados(as) como Facilitadores (as) das Oficinas de Construção da Identidade de Gênero, raça/cor e etnia até dez/2008 Realizar 01 Fórum interno para sensibilizar 60 Profissionais que atuam nas áreas de gestão de pessoas da empresa até agosto/2008

Desafios – Ações e Metas para 2008 – 2010 PLANO DE AÇÃO 2007 - 2010 Desafios – Ações e Metas para 2008 – 2010 Realizar 01 Fórum interno para sensibilizar 60 Profissionais que atuam nas áreas de Comunicação e Relacionamento Empresarial da empresa até agosto/2008 Capacitar 80 gestores(as) da empresa na Temática de Gênero e Diversidade até dez/2008

Equipe da Coordenação do Programa Pró-Eqüidade de Gênero na Eletronorte Gleide Almeida Brito gleidebrito@eln.gov.br Cynthia Chiarelli cynthiachiarelli@eln.gov.br Daniela Olah daniolah@eln.gov.br Genilson P. da Silva Genilson.silva@eln.gov.br Windson Araújo Estagiário Windson.araujo@eln.gov.br Mariele Lima de Oliveira Estagiária Mariele.oliveira@eln.gov.br Contatos: (61) 3429.8650 / 3429.8651 / 3429.8763 Sala 201 – Bl B – Ed. Venâncio 3000