TREINAMENTO EM ERGONOMIA Operadores de check-out (Caixa)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prevenção através da ergonomia
Advertisements

Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio de Janeiro
Conforto e Segurança na Utilização de Micro Computadores
ERGONOMIA? Só se for no DIA-A-DIA!!!.
Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho
Prevenção de Lesões na coluna vertebral
Ergonomia Adaptação do trabalho ao homem.
10 Princípios em Ergonomia.
? Você já pensou na Sua Postura Hoje ?
Bioimecânica - LER / DORT Conselhos ergonômicos
ERGONOMIA Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva ERGONOMIA.
Ergonomia ERGONOMIA.
Você já pensou na Sua Postura Hoje ?
LER/DORT Dr. Rodrigo Rodarte.
TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS
Saúde e Ergonomia Carlos R. Bender Felipe S. Pereira Jhone H. Theiss Marcelo S. Oliveira Thiago M. Oechsler.
Palestra: Ergonomia e Saúde
ERGONOMIA MARCILIO CUNHA.
Ergonomia é “o conjunto de conhecimentos científicos relativos
ERGONOMIA Vem das palavras gregas “ergos” = trabalho e “nomos” = estudo de, ou leis naturais de. Objetivos Aumentar a eficiência do trabalho humano Reduzir.
DESLOCAR, LEVANTAR E TRANSPORTAR CARGAS MANUAIS
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES DE MAGALHÃES Como trabalhar com o computador?
A Ergonomia e suas aplicações
Dicas para uma boa ergonomia na Informática
Que é LER/DORT? Mária de Araújo Rodrigues Téc. de Seg. do Trabalho
Ergonomia preventiva.
Como viver bem com ela e prevenir
Lesões por Esforços Repetitivos Enter Enter Sair.
SAÚDE NO TRABALHO As transformações no mundo do trabalho Globalização
Norma Regulamentadora 17 Ergonomia
ERGONOMIA NO ESCRITÓRIO
O Arremesso de Peso A bola oficial, feita de bronze, ferro fundidou ou chumbo, pesa: - Masculino: 7,26 e possui cerca de 12 cm de diâmetro; - Feminino:
I P C A AGNALDO TREINAMENTOS S A E Ç G N U A R.
A posição correta na cadeira
Como manter uma Boa Postura?
QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE NO TRABALHO
Conscientização.
Projeto de Ginastica Laboral
Ergonomia.
CHECK-LIST NR 17.
POSTURA CORPORAL.
Desafios para Implantação dos Requisitos de Ergonomia – NR-36
Ergonomia II NR-17.
Programa de Especialização em Massoterapia Ênfase em Ensino
Profa Vania Auge Bonini Nehrasius
ESPECIALISTA EM ENG. DE SEG. DO TRABALHO.
Você já pensou na Sua Postura Hoje ?
Informações para a indústria da construção
Concepção do espaço e dos planos de trabalho
PREVENÇÃO DE DOENÇAS PROFISSIONAIS
PROGRAMA DE ERGONOMIA -
Adaptação do trabalho ao Homem:
NADO CRAWL.
AULA 10 ERGONOMIA.
Ergonomia no Trabalho Ft. Diego Meloni.
OSTEOPOROSE O que é Osteoporose? O osso
A REFLEXOLOGIA é uma arte suave, uma ciência fascinante e uma forma extremamente eficaz de massagem terapêutica no campo da medicina complementar.
COMO PROJETAR UM ESCRITÓRIO.
CENTRO DE EDUCAÇÃO MÚLTIPLA PROFESSOR: RODRIGO ARAÚJO 3° MÓDULO NOITE.
Manipulação / Anatomia e Fisiologia /
Distúrbios Musculoesqueléticos
ERGONOMIA.
IMOBILIZAÇÃO E TRANSPORTE DE VÍTIMAS
Atletismo Educação Física
Layanne Lobo.  O posto de trabalho deve se dimensionado de forma que a maioria de seus usuários tenha uma postura confortável.
Prof Canaveira HSST ERGONOMIA. Prof Canaveira HSST A ERGONOMIA é o estudo das relações entre o trabalhador e a máquina, visando uma maior segurança e.
Conselhos para Usuários de Computadores
GINÁSTICA de SOLO.
Grupo: Domingos Barros; José Oliveira; José Soares; Sara Brandão
Plano de Prevencão de DORT E LER Cerest – Técnicos em Enfermagem do Trabalho. Vamos incluir no cronograma do estabelecimento de ensino, aulas relacionadas.
Transcrição da apresentação:

TREINAMENTO EM ERGONOMIA Operadores de check-out (Caixa) Anexo I da NR-17

ERGONOMIA NA FRENTE DE CAIXA A APAS informa sobre as mudanças do anexo 1 da NR-17 que entram em vigor em 31/07/09. Prezado, Cumprindo seu papel de entidade participativa e atuante junto aos órgãos governamentais, a APAS informa e orienta sobre o anexo 1 da Norma Regulamentadora 17 (NR-17), que estabelece mudanças em relação à frente de caixa. Atenção para as informações importantes: • Fique atento! O prazo para reforma de 15% dos check-outs das lojas já em funcionamento é 31/07/09 • Em todas as lojas que forem inauguradas ou reformadas, os check-outs já devem atender ao que foi definido pelo anexo 1 da NR-17 Resumo das especificações: • Balança no centro e nivelada com o check-out • Esteira eletrônica nos check-outs acima de 2,7 metros de comprimento • Check-outs sem quinas ou cantos vivos • Apoio para os pés • Cadeira confortável com ajuste de assento e coluna

Sumário 1. Noções de Ergonomia O que é ? Quais tipos existem ? Quando surgiu ? Onde aplicamos ? Você já pensou ? Prevenindo acidentes 2. O Posto de Trabalho Cadeira Equipamentos

Sumário 3. Manipulação de Mercadorias Balança; Registro de Mercadorias. 4. Organização do Trabalho 5. Aspectos Psicossociais 6. Informação aos Operadores

1. Noções de Ergonomia ERGONOMIA - palavra de origem grega, onde: ERGO = trabalho e NOMOS = normas O QUE É ? Ergonomia é a ciência que estuda as relações entre o homem e o seu trabalho, os equipamentos que utiliza e o meio ambiente. Ela surgiu pela necessidade do homem facilitar a sua vida, diminuindo cada vez mais a quantidade de esforço físico e mental aplicado na execução de suas tarefas.

Tipos de Ergonomia Correção Atua de maneira restrita, modificando elementos parciais de posto de trabalho como: iluminação, ruído, dimensão. Concepção Atua diretamente no projeto do posto de trabalho. Conscientização Atua para que o trabalhador usufrua dos benefícios do posto de trabalho, quanto à boa postura e o uso adequado de móveis e equipamentos

Quando surgiu a Ergonomia ? Ela surgiu juntamente com a necessidade de sobrevivência do homem primitivo, que sem querer, começou a aplicar seus princípios ao por exemplo: - fazer utensílios de barro para tirar água das nascentes e rios, para seu uso; - fazer armas para se defender ou abater animais.

Onde aplicamos a Ergonomia ? No lar No transporte Na escola No lazer No trabalho

Você já pensou ? Que certas atividades rotineiras, podem causar problemas, tanto para homens como para mulheres ? Por exemplo: Lavar roupas (no tanque); Lavar louça (arear panelas); Trocar botijão de gás (rolado). Que um dia de faxina em casa pode ser tão ou mais desgastante que seu trabalho na empresa, e que você vir a preferir seu trabalho na empresa.

Você já pensou ? Que durante toda nossa vida nos movimentamos, fazendo diversas tarefas ? Que algumas tarefas e movimentos realizados em nossas casas, podem trazer sérias conseqüências à saúde e acabar por se manifestar na empresa ? Que prevenir apenas no trabalho é fazer prevenção parcial, incompleta e que pode ter efeito duvidoso ?

Prevenindo Acidentes Para prevenir acidentes, é necessário conhecer o posto de trabalho (check-out), os equipamentos nele presentes (cadeira, descanso para os pés, balança, scanner, impressora de cheque) e a organização do trabalho.

2. O Posto de Trabalho Deve atender às características dos operadores (90% das pessoas), compatibilizando as áreas de visão e manipulação. ESTEIRA BALANÇA SCANER Deve assegurar condições para o trabalho na posição sentada e em pé.

2. O Posto de Trabalho Deve possuir cadeira estofada de bordas arredondadas e com regulagem de altura do assento e do encosto. Deve ser possuir apoio para os pés, independente da cadeira.

Cadeira Ajuste da altura do encosto: 1. Gire a rosca localizada na parte de trás do encosto no sentido anti-horário; 2. Ajuste o encosto na altura desejada; 3. Gire novamente a rosca para travar o encosto, só que no sentido horário.

Ajuste da altura do assento: Cadeira Ajuste da altura do assento: 1. Fora da cadeira, puxe a alavanca (altura) e aguarde o assento subir; 2. Com a alavanca puxada, sente e ajuste a altura do acento até que seus pés estejam devidamente apoiados no piso; 3. Solte a alavanca para travar.

Equipamentos Código de Barras Scanner com Leitor Ótico Fabricante Código do Pais Produto

3. Manipulação de Mercadorias/Balança A pesagem de mercadorias, só poderá ser realizada com a balança colocada frontalmente ao operador, nivelada com a superfície do check-out e próxima ao operador. Não é permitida a colocação da balança lateralmente Balança Embutida

3. Manipulação de Mercadorias Para realizar a passagem das mercadorias: 1. Posicione-se em frente a o scanner; 2. Deslize os produtos com uma mão até o leitor; 3. Utilize a mão contrária para a liberação dos produtos. Deve-se ainda evitar o levantamento dos produtos e qualquer tipo de torção ou giro dos OMBROS, dos PUNHOS ou do TRONCO.

3. Manipulação de Mercadorias Registro de embalagem com várias unidades: 1. Mantenha-a no carrinho; 2. Solicite ao cliente que retire uma unidade da embalagem, para o registro; 3. Multiplique a unidade pelo total de volumes da embalagem. Para registrar produtos pesados empurre o produto, com as duas mãos, evitando a torção do tronco.

4. Organização do Trabalho A disposição física, o número de check-out aberto e o número de operadores devem ser compatíveis com o fluxo de clientes e o ritmo adequado de trabalho, utilizando-se para tal fim: a. pessoal de apoio/substituição; b. filas únicas por grupos de check-outs; c. caixas especiais (idosos, gestantes, deficientes, pequenas quantidades); d. pausas durante a jornada; e. rodízio entre os operadores.

5. Aspectos Psicossociais Todo operador de check-out deve portar dispositivo de identificação visível (crachá), com nome e/ou sobrenome, escolhido(s) por ele próprio. É vedado obrigar o uso de vestimentas, propagandas ou maquilagem temática, que causem constrangimento

6. Informação aos Operadores O que você precisa saber sobre LER/DORT para ajudar no tratamento e na prevenção O termo LER (Lesões por Esforços Repetitivos) / DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) refere-se a um conjunto de doenças que atingem principalmente os membros superiores, atacam músculos, nervos e tendões provocando irritação e inflamação dos mesmos, geralmente curáveis quando detectadas precocemente.

6. Informação aos Operadores A LER/DORT é causada somente pelo trabalho? Não também é causada por atividades esportivas, atividades do lar, má postura, entre outras. Quais são as doenças consideradas LER/DORT? São tenossinovite, tendinites, bursite, dedo de gatilho, lombalgia, síndrome do túnel do carpo e outras. O que se pode fazer para ajudar no tratamento? - Procurar os recursos médicos da Empresa; - Evitar atividades esportivas e domésticas; - Adotar posturas corretas.

6. Informação aos Operadores Do ponto de vista fisiológico, durante a jornada de trabalha, deve-se promover a alteração da postura, de em pé para sentado e vice-versa. Posições fixas por tempo prolongado solicitam maiores tensões e cansaço muscular além de não favorecer a boa circulação sangüínea.

6. Informação aos Operadores A posição sentada: a. Alivia a musculatura das pernas e a pressão nas articulações do quadril, joelhos e tornozelos; b. Garante conforto e recuperação do operador. A posição em pé: a. Possibilita a utilização em conjunto das duas mãos; b. Distribui melhor o peso do corpo sobre os pés; c. Possibilita caminhar, favorecendo a circulação do sangue.

6. Informação aos Operadores Nossa coluna vertebral é composta de 33 vértebras, ela assume o eixo de ligação entre cabeça e cintura, dando equilíbrio, suporte, flexibilidade e postura ereta a todo conjunto.

6. Informação aos Operadores Para evitar problemas na coluna, e outras LER/DORT, procure adotar posturas corretas, tanto no trabalho quanto nas atividades em casa, no lazer, na escola, no transporte, etc.

OBRIGADO!