Fórum experiências exitosas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
01Secretaria da Educação do Estado de São Paulo PROPOSTA – (TOMADOR RECURSOS FEHIDRO) RESUMO DO EMPREENDIMENTO Objetivo: Continuidade da implementação.
Advertisements

O QUE É PROJETO? Conjunto de informações sistemáticas e racionalmente orientadas que nos permite estimar custos e benefícios de um determinado investimento,
Plano de Gestão Energética Prof.. Tomaz Nunes
MARÇO Contexto Qualidade do Gasto MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Orçamento Federal Gasto Gestão Insumos Processos de Aquis. e Transform.
Produtividade & Desempenho
Incorporação Tecnológica em Hospitais Públicos
Avaliação de Tecnologias para Incorporação de equipamentos na área de Saúde Prof. Dr. Saide Jorge Calil Centro de Eng Biomédica Departamento de Eng. Biomédica.
GESTÃO DA TECNOLOGIA EM SAÚDE
FÓRUM PERMANENTE DE ENERGIA & AMBIENTE
Gerência de Infra-Estrutura
POLÍCIA MILITAR DO ESPÍRITO SANTO
Governo do Estado da Bahia
SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Propostas sobre Conservação, Racionalização e Uso Eficiente de Energéticos GTENERGIA Dr. Marcio M. Vilela IEE-USP Prof. Dr. José.
XXXII Seminário de Balanços Energéticos Globais e Utilidades da ABM
Gestão Ambiental.
PROGRAMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA II
Ações de Eficiência Energética no Projeto Esplanada Sustentável
Sugestões de ações para implantações
Coletiva de imprensa 11 Dez 08
HOSPITAIS VERDES E SAUDÁVEIS
V & S ener r gia. CONSULTORIA EM ANÁLISE DE PERFIL DE CONSUMO ENERGÉTICO.
Vasos Sanitários de Caixa Acoplada
Gestão Corporativa da Energia Elétrica Sistema de Gerenciamento de Energia Visando a gestão corporativa da energia elétrica.
PROJETO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL DO HGB
torneiras temporizadas
O Certificado LEED é fornecido pelo USGBC e visa certificar e/ou ratificar a sustentabilidade e a redução do impacto ambiental das construções que adotam.
4 - Planejamento e Organização da manutenção
PROPOSTA PLANEJAMENTO PARA O EXERCÍCIO DE 2009 Região Sul e Sudeste Coordenador : Ney – Paraná Relator - João Batista – Minas Gerais.
Rodrigo Aguiar Diretor Financeiro Novembro de 2012
Serviço de Manutenção e Obra SVMANOB – EESC "Novas atividades e proposta de reestruturação da gestão dos serviços“
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Governo do Estado do Rio Grande do Norte
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques Aula 7 Instalações Elétricas Geradores de Energia Fontes Consultadas CREDER. H. Instalações.
Motivação Projeto Esplanada Sustentável (PES), que tem por objetivo principal a promoção da sustentabilidade ambiental e socioeconômica na Administração.
Conselho Universitário
ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA INTEGRADA À EDIFICAÇÃO DO COSTÃO DO SANTINHO E INTERLIGADA À REDE ELÉTRICA PÚBLICA. Clarissa Debiazi Zomer – LabEEE Ricardo.
Gerenciamento de Custos nos Serviços de Enfemagem
ABRIL/2015 DADOS SAÚDE Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Contrato de Gestão 5º Termo Aditivo
Ambulatório Médico Especializado
Ampla Energia e Serviços. Sobre a Ampla ampla CENF Light Perfil dos Clientes da Ampla: Área ( km2 ) = Clientes = 2,3 milhões Clientes Baixa Renda.
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
Serviços de Eficiência Energética em Edifícios Públicos Tiago Manuel Pereira Soares Brandão Orientador: Prof. Dr. Cláudio Domingos Martins Monteiro Dissertação.
O desafio da sustentabilidade e da eficiência
Auditoria sobre o uso racional de recursos naturais no âmbito da Administração Pública Federal Brasília, novembro de 2010.
TRABALHO DE GERENCIAMENTO DE ESCOPO
Como Economizar? Renato Moreno Munhoz Síndico
SISTEMAS de INFORMAÇÃO segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
PME Projeto Integrado II - 2º Semestre 2005 Departamento de Engenharia Mecânica - EPUSP Estudo de viabilidade para racionalização energética do.
Agradecimentos: Ao Hospital Estadual Vila Alpina e ao Seconci SP pelo apoio e auxílio com todo material necessário ao desenvolvimento do estudo. Ao utilizar.
VITÓRIA DA CONQUISTA Poções Água para Todos Perfurados sete poços no período de , com investimento de R$ 110,5 mil Construídas 91 cisternas no.
S ISTEMA P RISIONAL C ATARINENSE Política Nacional de Atenção Integral a Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional Portaria Interministerial.
Projeto ACCV Vanzolini-USP. O Projeto Vanzolini-USP Curso de Gerencia de Projetos em TI Simulação de Projetos é uma parceria da universidade com ONG’s.
Brasília – Março de Contexto Desafios do Estado X Recursos disponíveis Demandas sociais.
Programa de Gestão Energética Estadual – PGEE –
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
Avaliação de Utilização de Energias - _______ m2 construído Eficiência Energética 1. A quantos anos o empreendimento foi construído? ( ) _____ Anos 2.
O QUE É EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
A Sensor Automação Industrial atua na área elétrica e mecânica e de telecomunicação com ênfase na prestação de serviços, sendo especializada em automação.
CENTRAL DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES
Secretaria da Infraestrutura Programa de Esgotamento Sanitário de Alagoas 2015/2018.
Uso Racional da Água. Companhia de Saneamento Ambiental de Atibaia - SAAE A SAAE foi criada em 1969, como autarquia, tendo a denominação de Serviço Autônomo.
ÁGUA E OS CONDOMÍNIOS TÉCNICAS MAIS DIFUNDIDAS PARA ECONOMIA DE ÁGUA SICON SINDICATO DOS CONDOMÍNIOS PREDIAIS DO LITORAL PAULISTA.
Aplicação dos padrões da norma IEC em projetos de subestações
Tema 8: Educação Ambiental e Comunicação Social 46ª Assembleia Nacional da Assemae – Saneamento Básico: um direito de todos. XX Exposição de Experiências.
USO RACIONAL DA ÁGUA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE GUARULHOS-REÁGUA Claudio Medeiros Cristiane Costrov Silva Miras.
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
Gestão da Faculdade de Medicina de Botucatu Serviço Técnico de Informática – STI Adriana Leite Rosa Pinheiro da Silva Diretora do Serviço Técnico de Informática.
PROGRAMA DE REESTRUTURAÇÃO DO PRONTO SOCORRO OPERAÇÃO MACA ZERO
Transcrição da apresentação:

Fórum experiências exitosas Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo Fórum experiências exitosas Ações de Economia Implantadas nos Hospitais da SES Visando Atendimento ao Programa Desperdício Zero. Adhemar Dizioli Fernandes adizioli@saude.sp.gov.br 22 de Novembro de 2013

GRUPO TÉCNICO DE EDIFICAÇÕES - GTE Planejamento, Projeto, Obra e Manutenção dos Edifícios Assistenciais de Saúde - EAS da Secretaria Estadual de Saúde - SES CONJUNTO HOSPITALAR MANDAQUI INSTITUTO DANTE PAZZANESE DE CARDIOLOGIA

MANUTENÇÃO HOSPITALAR O programa é responsável por implementar e gerenciar a manutenção preventiva e corretiva das Unidades de Saúde da SES 40 unidades de Saúde – Hospitais e Unidades Administrativas 5 anos de manutenção Início em 2009 Módulos 7 (grande São Paulo) Área Construída 515.600 m² Total de Leitos 4.676 Mão de Obra Direta 729

AÇÕES DE ECONOMIA IMPLANTADAS NOS HOSPITAIS DA SES Dentre os objetivos do Programa de Manutenção Predial está a Implantação de melhorias nos EAS - SES visando a redução de consumo de água e de energia elétrica. Detecção e reparo de vazamentos visíveis em tubulações, metais e aparelhos sanitários. Instalação de redutores de vazão nos chuveiros e torneiras. Implementação do Programa de Uso Racional de Água –PURA da SABESP. Parceria com a AES Eletropaulo, para troca de luminárias, lâmpadas e reatores por modelos mais econômicos, com objetivo de reduzir o consumo de energia na rede. Repactuação dos contratos de consumo de energia elétrica.

PURA (Programa de Uso Racional de água) - SABESP PROGRAMA DE MELHORIA DO GASTO PÚBLICO - DESPERDÍCIO ZERO – do Governo do Estado de São Paulo PURA (Programa de Uso Racional de água) - SABESP Redução de perdas. Racionalização de uso. Diminuição do consumo de água. Atua na demanda de consumo e incentiva o uso racional, por meio de ações tecnológicas e de medidas para a conscientização dos usuários, resultando na economia de água.

REDUÇÃO DE CONSUMO DE ÁGUA Parceria SES / SABESP está implantando o PURA nas unidades hospitalares; Hospital Pérola Byington. Conjunto Hospitalar do Mandaqui. Hospital Dr. Osiris F. Coelho (Ferraz de Vasconcelos). Hospital Geral de Taipas. Hospital Geral de Vila Penteado. Hospital Geral de Vila Nova Cachoeirinha. Hospital Leonor Mendes de Barros. Hospital Regional Sul. Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. Hospital Psiquiátrico Prof. André T. Lima - Franco da Rocha. Com as ações do PURA previsão de economia no consumo de água é de 13%, podendo chegar até 30%.

REDUÇÃO DE CONSUMO DE ÁGUA Hospital Geral de Vila Penteado Atualmente o consumo médio de água da unidade é de 3.580 m³ - 88 mil reais/mês. Custo total para realizar a troca dos metais – torneiras e chuveiros - aproximadamente de 61 mil reais. 30% de economia = 26,5 mil reais/mês três meses de economia paga o investimento.

REDUÇÃO DE CONSUMO DE ÁGUA Resultados obtidos: Economia alcançada com ações implementadas nos hospitais. Ex. torneiras com temporizador, duchas de banhos com vazão menor e ou redutores de vazão. Hospital. Taipas 10,67% Hospital Penteado 11,92% Hospital Guaianases 19,80% Hospital São Mateus 18,75% Hospital Heliópolis 12,85% Nessas unidade essas ações geraram uma economia anual de aproximadamente 900 mil reais/ano.

REDUÇÃO DE CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA Ações em andamento: Repactuação dos contratos de demanda de energia das Unidades Hospitalares, com previsão de economia anual estimada em aproximadamente 3,4 milhões de reais. Até outubro de 2013 foram repactuados 55% dos contratos. Previsão de economia nos Hospitais Complexo Hospitalar do Juqueri 700 mil reais/ano Hospital Ferraz de Vasconcelos 330 mil reais/ano Hospital Vila Nova Cachoeirinha 136 mil reias /ano

REPACTUAÇÃO DOS CONTRATOS DE FORNECIMENTO DE ENERGIA

REDUÇÃO DE CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA Eficiência Energética – Parceria SES / AES Eletropaulo No primeiro semestre de 2012 foi realizada a substituição das luminárias por modelos mais eficientes, lâmpadas de 40W por 32W e reatores em dez Unidaes hospitais. Tendo como base o consumo de energia elétrica do Hospital de Guaianases que é de aproximadamente R$70.000,00/mês. RESULTADO 20% de economia do item iluminação = R$5.600,00/mês por hospital

Contratação de empresa para a prestação de serviços técnicos especializados de engenharia consultiva para apoio e assessoria técnica para a implantação de empreendimentos, relativos à construção, ampliação e reforma geral de prédios pertencentes à Secretaria de Estado da Saúde do Estado de São Paulo. Levantamento cadastral. Plano diretor. Projetos básicos e executivos de arquitetura. Avaliação e cálculo estrutural e de engenharia de instalações prediais. Fluído-mecânicas. Climatização. Automação predial.

Obrigado a todos! Coordenadoria Geral da Administração Dr. Jorge Alberto Lopes Fernandes Grupo Técnico de Edificações - GTE Arquiteto Adhemar Dizioli Fernandes