REVISÃO EXAME FINAL-2011 6°S ANOS..

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONHECENDO O SOLO GEOGRAFIA.
Advertisements

Misturas e Soluções.
Métodos de Separação de Misturas.
Prof. Waldemar Ernani Martins
AS ROCHAS, O SOLO E OS SERES VIVOS
Trabalho de Química Análise Imediata.
ÁGUA.
OS TIPOS DE SOLOS.
Dispersões È a união de duas ou mais espécies químicas
SOLOS E SUA CONSERVAÇÃO Arilson C. Silva
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
As Florestas e a sua preservação.
9º ANO/ COC Prof. Ms. Lilian Orvatti
Água.
Química –ENEM jozimar.com
Processo de Separação de Misturas
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO
A atmosfera Atmosfera significa esfera de ar;
Substâncias e Métodos de Separação
Mistura de diferentes materiais, tanto orgânicos, quanto inorgânicos
Professora: Alexsandra Ribeiro
O Solo e o Meio Ambiente ....ou será Pedologia....
Definição - A formação do solo - Componentes do solo - Tipos de solo
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Os seguintes processos permitem a separação dos vários constituintes de uma mistura. Cada um destes processos tem uma utilização.
Experiências Liselena Farias Terek PCNP Ciências da Natureza
RECURSOS VEGETAIS Renováveis
Obtendo substâncias puras através de misturas
PROPRIEDADES DA ÁGUA CMDPII – CFB – 6º ano
SOLOS 1. Conceito 2. Formação 3.Composição 4. Tipos 5. Agricultura
PROFª. CRISTINA DE SOUZA 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
SOLO, O ALICERCE DA VIDA.
Água.
PROCESSOS DE SEPAÇÃO DE MISTURAS
USANDO O SOLO E ABUSANDO DELE SOLO, O SUSTENTO DA VIDA
Processos de Separação de Misturas Professor Claudio Reinke
MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Distribuição da água na Natureza
Capítulo 10 – Solo UNIDADE II – GEOGRAFIA FÍSICA E MEIO AMBIENTE
arrastado pelo líquido Separação do ouro das areias auríferas
6º AB - Revisão - Avaliação Bimestral
REVISÃO PROVA MENSAL 4° BIMESTRE – 6°S ANOS
REVISÃO PROVA MENSAL 3° BIMESTRE – 6°S ANOS
REVISÃO – AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE CIÊNCIAS
REVISÃO – AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE CIÊNCIAS 6º Ano AB
ATMOSFERA Camada de ar que envolve a Terra; FUNÇÃO
Exercício digital 6°ano capítulos 3 e 4
6º AB - Revisão - Avaliação Bimestral
REVISÃO PROVA MENSAL 3° BIMESTRE – 6°S ANOS
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Os seguintes processos permitem a separação dos vários constituintes de uma mistura. Cada um destes processos tem uma utilização.
A VIDA NA TERRA CONDIÇÕES: Temperatura adequada; Água líquida;
REVISÃO PROVA BIMESTRAL 2º BIMESTRE – 6º Ano AB
PROVA BIMESTRAL 1°BIM. 6º Ano A e B
PEDOLOGIA.
REVISÃO – EXAME FINAS CIÊNCIAS
REVISÃO PROVA BIMESTRAL –
Ciências Naturais – 8.º ano
Revisão Prova Bimestral 6º Ano (1º Bimestre) ATMOSFERA
AVALIAÇÃO MENSAL (6º Ano) 4° BIMESTRE
REVISÃO PROVA MENSAL 3° BIMESTRE – 6°S ANOS ÁGUA.
PEDOLOGIA Formação dos solos.
Atmosfera e suas camadas
A quantidade de matéria de um objeto é a
Escola Modelo, Construindo o Futuro!
SEPARAÇÃO DE MISTURAS.
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO
SOLOS INTENSIVO ENEM/2016 JANDERSON - CIC. SOLOS SOLO – CAMADA ARÁVEL DA CROSTA TERRESTRE; ROCHA INTEMPE RIZADA. Obs.: Resulta da ação conjunta de agentes.
Os tipos de solo A formação do solo - Componentes do solo - Tipos de solo - Circulação de água no solo.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Os seguintes processos permitem a separação dos vários constituintes de uma mistura. Cada um destes processos tem uma utilização.
Transcrição da apresentação:

REVISÃO EXAME FINAL-2011 6°S ANOS.

PLANETAS DO SISTEMA SOLAR

Planetas interiores – Mercúrio, venus, Terra e Marte; Planetas exteriores – Jupiter, saturno, Urano e Netuno

ATMOSFERA Camada de ar que envolve a Terra; FUNÇÃO Protege a Terra do calor excessivo; Durante o dia impede que o calor se perca no espaço Filtra os raios solares.

COMPOSIÇÃO DA ATMOSFERA Nitrogênio – 78% Oxigênio – 21% Gases Nobres – 1% Vapor d'água

CAMADAS DA ATMOSFERA - TROPOSFERA: Contém a maior parte dos gases de toda a atmosfera; ESTRATOSFERA; MESOSFERA; - TERMOSFERA; - EXOSFERA

IMPORTÂNCIA DO OXIGÊNIO Provoca e matém a combustão. COMBUSTÃO - Reação na qual um material combina-se com o oxigênio do ar, ocorrendo a queima. Para que a combustão ocorra é necessário:

COMBUSTÍVEL - Materiais que podem ser queimados (folhas, galhos, troncos, gás natural, petróleo...). COMBURENTE – é o gás que alimenta o fogo (matém acesso) – OXIGÊNIO O2

A água para ser potável precisa ser: insípida, inodora e incolor; Conter sais minerais; Não conter microrganismos nocivos à nossa saúde; Ser fresca e arejada.

MISTURAS Podem ser: Homogênea – apresenta apenas uma fase. Ex: água e álcool Heterogênea – apresenta duas ou mais fases. Ex: água e óleo

SOLVENTE – água SOLUTO – o que estiver sendo adicionado à água SOLUÇÂO – solvente+soluto Ex: água + NaCl água salgada Solvente – água Soluto – sal Solução – água salgada

ÁGUA – SOLVENTE UNIVERSAL As soluções podem ser: Diluída – o soluto é totalmente dissolvido; Concentrada – a máxima quantidade de soluto dissolvido; Saturada – atingiu o ponto de saturação, começou a formar corpo de fundo Suspensão – quando não se misturam e o soluto “bóia”na solução.

SEPARAÇÃO DE MISTURAS Filtração – separa a parte sólida da parte líquida. Podem ser: Filtro de papel, filtro de areia ou filtro de barro. Decantação – a mistura é colocada em repouso e o soluto se deposita no fundo do recipiente. Separa a parte sólida da parte líquida. Destilação – usado para separar dois líquidos. A mistura é aquecida e o liquido mais volátil (evapora mais fácil) torna- se gás, ao passar pelo condensador o gás é resfriado e volta ao estado líquido. Ex: água + álcool. Esterilização – Fervura ou Cloração. Esses dois procedimentos matam os microrganismos nocivos à nossa saúde.

DENSIDADE A densidade é uma relação entre massa e volume. Um corpo flutua na água por apresentar densidade menor que a da água; Um corpo afunda na água por apresentar densidade maior que a da água; LEMBRE-SE: Densidade da água = 1g/cm3

EMPUXO Todos os corpos que estiverem em um líquido sofrem a ação de uma força de baixo para cima. - Esse é o principio de Arquimedes (experimento com a coroa do rei).

PRESSÃO Quanto maior a superfície de contato, menor a pressão, e inversamente. A pressão atmosférica é maior em pontos mais baixos, pois a camada de ar sobre nós é maior; A pressão hidrostática (água) – quanto maior a profundidade, maior a pressão, pois a camada de água sobre nós é maior.

PRINCÍPIO DE PASCAL A pressão aplicada em um líquido é transmitida, igualmente, para todos os pontos do líquido. Experimento – bolinha de borracha na qual é injetada água

VASOS COMUNICANTES Recipientes interligados entre si; Se tentamos encher um deles, todos receberão água, permanecendo no mesmo nível; Caixa d’água – colocada no alto; Por que a caixa d’água não tranborda? Tudo em U.

ORIGEM E FORMAÇÃO DO SOLO As rochas ao se fragmentarem, tornam-se cada vez menores e o resultado é a produção de uma camada de materiais muito pequenos sobre as rochas que dão origem ao solo.

DE QUE É FEITO O SOLO? S componentes do solo são: água, ar, sais minerais, húmus e os seres vivos; Um solo rico em húmus (matéria orgânica) é considerado um solo fértil; A superfície do solo é formada por uma parte orgânica – o húmus – e uma parte mineral, a argila, a areia e o calcário.

CAMADAS DO SOLO Primeira camada - SOLO: rica em húmus, região mais escura do solo, onde vivem os animais; Segunda camada - SUBSOLO: o solo é mais claro, apresenta argila e materiais orgânicos, onde estão as raízes mais profundas. Terceira camada – Minerais e rochas maiores, solo pouco poroso

TIPOS DE SOLO: SOLO ARGILOSO: Pouco permeável à água (Seco), apresenta grande quantidade de argila SOLO ARENOSO: Muito permeável à água, pobre em nutrientes e rico areia. SOLO HUMÍFERO: Solo rico em húmus, muito fértil, arejado e permeável.

CUIDADOS COM O SOLO ADUBAÇÃO ORGÂNICA: Decomposição de plantas que dão origem ao húmus; São: esterco, dejetos de aves, bagaço de cana e de algodão, etc. ADUBAÇÃO VERDE: Consiste no cultivo de leguminosas (ervilha, amendoim, soja, feijão...) que “devolvem” os nutrientes ao solo.

AREJAMENTO DO SOLO: Significa arar a terra, afofar com o objetivo de arejar a terra e facilitar a retenção de água; DRENAGEM E IRRIGAÇÃO Drenagem – eliminar o excesso de água do solo Irrigação – Levar água ao solo. ROTAÇÃO DE CULTURA: Consiste em plantar, alternadamente, diferentes culturas no mesmo solo.

EROSÃO DO SOLO EROSÃO GLACIAL: Provocada por elevações de temperatura em regiões frias. EROSÃO FLUVIAL: Provocada pelas águas que escorrem e formam enxurrada. EROSÃO PLUVIAL: Provocada pelas águas da chuva EROSÂO MARINHA: Causada nas regiões costeiras pelas águas do mar movida por fortes ventos. EROSÂO EÓLICA: Provocada pelos fortes ventos.

CONSERVAÇÃO DO SOLO MONOCULTURAS: Plantio de uma única cultura. Ex: Cana, café, soja... DESMATAMENTO: Com a revolução industrial e o aumento populacional grandes áreas foram desmatadas. QUEIMADAS: Essa técnica destrói os seres vivos que vivem no solo, diminuindo, assim a matéria orgânica. DESERTIFICAÇÃO: Causada pela erosão pluvial que arrasta todo o material da camada superficial do solo (húmus, nutrientes), o que torna o solo empobrecido

ASSOREAMENTO: Causado pela erosão pluvial que traz consigo areia e dejetos que ao serem depositados nos leitos dos rios tornam mais rasos e sujeitos a transbordarem LATERIZAÇÃO: Formação de ladrilhos, Causado pelo desmatamento que deixa o solo desprotegido, recebendo os raios solares diretamente o que o deixa ressecado e impermeável.

REFLORESTAMENTO: Consiste em replantar áreas desmatadas com a vegetação nativa da região. CURVAS DE NÍVEL: Sulcos feitos em terrenos com o objetivo de fazer com a água infiltre no solo, deixando-o úmido e evitando a erosão.