Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social 2007-2013 - Perspectivas 2014.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Plano “VISA na Atenção Básica”
Advertisements

PROPOSTA REGIMENTO DA CIB/BA
PLANO DE TRABALHO DO PlanejaSUS PARA O ESTADO DA BAHIA
PERÍODO: 08 E 09 DE NOVEMBRO DE 2005 LOCAL: ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE ITAQUIRAÍ/MS SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL.
Caravana Nacional em Defesa do SUS
Responsável: Gerson Fernando Unidade: UIV
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
OFICINA DE TRABALHO “RIPSA NO SEU ESTADO”
Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS
CONCEITOS E PRINCÍPIOS
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TRABALHO PARA O SUS SEST-SUS SES/GO SUPERINTENDENTE DRª MEIRE INCARNAÇÃO.
Perspectiva Nacional da Política da Educação na Saúde Pacto pela Saúde
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação.
Escola Técnica em Saúde
Pacto pela Saúde Institui novas formas de relação entre os entes federados na gestão do SUS, está organizado em três componentes. Pacto pela Vida: trata.
PACTO PELA VIDA EM DEFESA DO SUS E DE GESTÃO
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
SECRETARIA DAJUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL COORDENADORIA DA POLÍTICA DO IDOSO n Lei nº de julho de 2000, estabelece diretrizes e competências.
Salvador – BA, 19 de julho de 2013
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
Política de Educação Permanente para o Controle Social no SUS
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROPOSTA DE FUNCIONAMENTO
Educação Permanente em Saúde :
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
I Encontro Estadual de Formadores – CFES/SC Agosto de 2010.
Futuro do CFES Proposta para debate.
Informe ENCONTRO PARA ESCOLAS PROMOTORAS DE SAÚDE Junho de 2013 Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas Superintendência de Vigilância a Saúde Diretoria.
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
Secretaria da Saúde ESCOLA ESTADUAL DE SAÚDE PUBLICA EESP O SUS É UMA ESCOLA BAHIA – 2009 SUPERINTENDÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS - SUPERH.
Comissão de Acompanhamento aos Conselhos Municipais de Saúde Plano de Trabalho 2008 Proposta.
Secretaria da Saúde ESCOLA ESTADUAL DE SAÚDE PUBLICA EESP O SUS É UMA ESCOLA BAHIA – 2009 SUPERINTENDÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS - SUPERH.
OFICINA ESTADUAL DE ACOMPANHAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE INCLUSÃO DIGITAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE - PID COMISSÃO INTERSETORIAL DE COMUNICAÇÃO.
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
Comissão Estadual do PMAQ-AB - Bahia
Secretaria da Saúde SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA E PROTEÇÃO DA SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
III OFICINA REGIONAL/PROFAPS: E STRATÉGIAS DE I MPLEMENTAÇÃO DO PROFAPS NO A CRE Projetos 2009/2010 – 2010/2011 GT: Anna Lúcia Abreu Carlos Rafael Garcez.
Ministério da Cultura.
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável CONDRAF Grupo Temático de Juventude Rural Brasília, dezembro de 2009.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
CONCEITO Espaço de troca de informações e experiências, compartilhamento de saberes e mobilização de recursos entre as Escolas Técnicas do Sistema Único.
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
AVALIAÇÃO CFES-SUDESTE Foi o primeiro projeto construído coletivamente, um projeto que atingiu o Brasil, todos os segmentos da ecosol. O CFES deu a direção.
Comissão de EJA de Alagoas
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Planejamento em Saúde: proposta de fortalecimento para o SUS-Bahia
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
Bahia 2008 Superintendência de Recursos Humanos da Saúde Diretoria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Estratégia para Fortalecimento da Gestão.
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E QUALIFICAÇÃO PARA O SUS - CDQ - SUS
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
A FORMAÇÃO DOCENTE EM VIGILÂNCIA DA SAÚDE José Inácio Jardim Motta Paulo Sabroza Marcelo Firpo Marcelo Rasga.
Os Caminhos do COAP em MS Abril – Advento do Decreto 7508 em PDA Macrorregionais: 1.Fevereiro a Outubro de 2011 – Dourados 2.Outubro de 2011.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
Papel dos Conselhos de Saúde no Pacto pela Saúde Monitorar e avaliar as políticas públicas de saúde para garantir o direito do cidadão; Conhecer o Pacto.
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Descentralização das.
Educação Permanente em Saúde Proposta de alteração da Portaria 198/2004.
GERÊNCIA DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE  Realização da formação em primeiros socorros em cardiologia para 2160 trabalhadores das Unidades de Saúde da Família.
PACTUAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE NO ESTADO
Transcrição da apresentação:

Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014 Bruno Guimarães Diretoria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Superintendência de Recursos Humanos

Educação Permanente para o Controle Social São processos pedagógicos que contribuem para o desenvolvimento da ação do sujeito social em torno do cumprimento do direito à saúde, utilizando metodologias participativas, através de processos formais e informais que valorizam as experiências (vivências) das pessoas. (Política Nacional de Educação Permanente para o Controle Social. Brasil, 2007).

Políticas que orientam as ações no campo da Participação e Controle Social -Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa do SUS (2007); -Política Nacional de Educação Permanente para o Controle Social (2007); -Política Nacional de Educação Popular em Saúde (2013); - Política Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (2012); - Plano Estadual de Educação com ênfase nas Redes de Atenção e Vigilância à Saúde /Resolução CIB 242 julho 2013.

Ações da Superh/Sesab para Fortalecimento do Controle Social Ações de formação/ qualificação para nível SUPERIOR AçõesQuantitativo Municípios contemplados Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade (2012 e 2013) 12 residentes03 Trabalhos apresentados no campo da participação e do controle social ( Mostra Científica do SUS BA e I Congresso Baiano de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde ) 30 trabalhos - Discussão da temática no Estagio de Vivência do SUS Bahia 2081 estudantes55 Trabalhadores qualificados em eventos pedagógicos e cursos de atualização, aperfeiçoamento e especialização que abordaram a temática do controle social e participação social 4500 trabalhadores - Total662358

Ações da Superh/Sesab para Fortalecimento do Controle Social Ações de formação/ qualificação para nível MÉDIO Ações Quantitativo Formação de Auxiliares (ASB e Aux. Enf.) 604 Formação Técnica (TSB e Tec. Enf.) 552 Agente Comunitário de Saúde Agente de Combate às Endemias Agente Indigena 120 Atualização e aperfeiçoamento283 Especialização Técnica54 Formação docente3.764 Total

Ações da Superh/Sesab para Fortalecimento do Controle Social MobilizaSUS: Reúne um conjunto de estratégias desenvolvidas de forma intersetorial entre Saúde, Educação e Ministério Público, voltadas para o “Fortalecimento do controle social em saúde, com gestão democrática e participativa e ampliação dos canais de diálogo com a sociedade, para a consolidação do Sistema Único de Saúde – Bahia” (Compromisso 10/PPA ). Pactuação com o CES – Ata do CES (134ª/2007 Reunião Ordinária 31/10/2007); Apresentação na CIB – Ata da CIB (156/2007 Reunião Ordinária 06/12/2007)

SESAB (CENTRAL) SESAB (REGIONAL) - DIRES SEC (REGIONAL) - DIREC SEC (CENTRAL) MINISTÉRIO PÚBLICO (CENTRAL) MINISTÉRIO PÚBLICO (REGIONAL) MOVIMENTOS SOCIAIS CMS SMS ESCOLAS CES COSEMS PROTAGONISTAS JUVENIS Rede MobilizaSUS... Formação de redes de sujeitos coletivos e organização de rodas de conversações e saberes

AçãoRegiões/ MunicípiosQuantitativo Formação de Articuladores e Facilitadores Articuladores Regionais 1014 Facilitadores Municipais Curso de Qualificação de Conselheiros Municipais de Saúde 22 Regiões de Saúde/ 209 municípios Conselheiros Municipais de Saúde Curso de Movimentos Sociais de base popular Militantes de Movimentos Sociais de base popular Curso de Educação Popular para ACS e ACE ACS e ACE Total28 Regiões5.329 participantes Ações da Superh/Sesab para Fortalecimento do Controle Social

Apoio na realização das Conferências Estaduais de Saúde (CONFERES 2007 e 2011): Participação nas Conferências Municipais de Saúde atuando nas ações de apoio, mobilização, articulação e facilitação das discussões (2007 e 2011); Apoio na realização das Plenárias de Conselhos de Saúde (2013); Apoio no planejamento das comissões do CES (CIST e Comissão de Acompanhamento dos CMS); Instituição do Comitê de Humanização, com a participação de diversos movimentos sociais de base popular para a elaboração da Política Estadual de Humanização.

Participação nas Ações do Plano de Educação Permanente para o Controle Social (CNS/MS), 2014/2015: - Formar Rede Nacional de Ativadores: Programa Qualiconselhos (Curso Nacional de Qualificação dos Conselhos de Saúde - 116h); - Articular Fóruns permanentes de Defesa do SUS com os movimentos sociais e populares; - Apoiar a realização da Conferencia Nacional de Saúde do Trabalhador; - Promover Ciclo de Debates e Mostra Itinerante – 25 anos do SUS; - Apoiar a realização da XV Conferencia Nacional de Saúde (2015). participativa – SEGEP, (2014) Perspectivas 2014

- Realização de duas turmas do Curso EdPopSUS com a participação de 3300 ACS/ACE – 2ª turma – abril/2014 e 3ª turma – maio/2014; - Revisão do Curso de Formação para Conselheiros de Saúde; - Qualificação de Conselheiros Municipais de Saúde em articulação com o CES/BA; - Mapeamento das Práticas de Educação Popular em Saúde (Convênio SGEP/ MS nº /2012) – R$ ,00 - Produção e Reprodução de material didático e de comunicação para fortalecimento da Participação e Controle Social na Bahia (Convênios SGEP/MS nº /2011 e nº /2012) – R$ ,00 - Encontro Estadual do Coletivo MobilizaSUS. Perspectivas 2014

Oficinas com Conselheiros de Saúde nas Regiões

Estagio de Vivência no SUS Tenda Paulo Freire

8ª CONFERES-BA Tenda Maria Felipa

Qualiconselhos

Mediadores Curso Gestão do Trabalho I Mostra Científica do SUS - BA

Formação de Formadores Cooperação Técnica - Haiti