História da Educação e História do Pensamento Pedagógico brasileiro

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GRÉCIA.
Transcrição da apresentação:

História da Educação e História do Pensamento Pedagógico brasileiro www.nilson.pro.br 22/04/2017 www.nilson.pro.br

O pensar desoculta, desvela (chega-se ao ser-essência) I – Conhecimento é próprio do homem o homem é capaz de transmitir conhecimento O pensar desoculta, desvela (chega-se ao ser-essência) Conhecer é criar e inovar Logos Aristóteles (metafísica) “Todos os homens tem o desejo natural de conhecer” O princípio fundamental “arché” 22/04/2017 www.nilson.pro.br

Os diferentes tipos de conhecimento Empírico (experiência) Palavra Sagrada (religioso) Pensamento Mitológico Pensamento Filosófico (pré-Socraticos) Pensamento Científico (Platão, Aristóteles, Sócrates) 22/04/2017 www.nilson.pro.br

II – Educação: conquista da humanidade Cultura: Acesso à educação e à cultura Através da educação, gerações e gerações foram capazes de transmitir o conhecimento Elite Luta de Classes 22/04/2017 www.nilson.pro.br

III – Educação na História - Sociedade Primitiva Humanização (domínio da natureza) Utilização do Conhecimento (caça, abrigo, pedra lascada, pedra polida, fogo...) Transmissão do conhecimento e da cultura Raciocínio concreto, intuitivo Revolução cultural (agricultura e pecuária; arado; armas...) Divisão educativa do trabalho (especializada) Patriarcado *Sagrado *Produção *Defesa 22/04/2017 www.nilson.pro.br

Antiguidade (Extremo Oriente) Grandes sociedades hidráulicas (agricultura, irrigações...) Invenção da escrita (conservar o passado e a tradição) China, Índia, Japão Estado Teocrático -Antiguidade: Mesopotâmia e Egito Oriente Médio e Mediterrâneo Hebreus: monoteístas Educação moral e religiosa Fenícia: Comércio Marítimo Mesopotâmia e Egito: grandes Estados teocráticos Egito: teocracia - Faraó Mesopotâmia: primeiros registros de escrita (cuneiforme) 22/04/2017 www.nilson.pro.br

-Antiguidade: Grécia Expansão comercial e marítima Berço da cultura, da civilização e da educação ocidental (laicidade) Sociedade Hierarquizada Pólis (unidade espiritual) Poder (assembléia e cargos eletivos = DEMOCRACIA) Divisões internas: perda de autonomia política (Alexandre) Paidéia: educação integral (indivíduo e sociedade) = Bem Comum Helenismo – disseminação da cultura grega por todo o Império Pedagogia: caráter ético-antropológico 22/04/2017 www.nilson.pro.br

- Antiguidade: Roma Cultura agrária Estrutura patriarcal Lei da Doze Tábuas (texto base da educação romana) República – Expansão Militar Modelo pedagógico ético-civil: patriotismo e heroísmo Império: Helenização da religião, da política, da cultura e do estilo de vida Educação: cultura grega; gramática, artes, valorização das escolas Humanista: formalismo pedagógico 22/04/2017 www.nilson.pro.br

-Antiguidade: Romanização Decadência (invasão bárbara) Crise política Cristianismo: união IGREJA + ESTADO Paidéia Cristã: formação moral e religiosa -Educação clássica (sacra) -Retórica filosófica (ascetismo, renúncia, sacrifício) -Mosteiros isolados Cultura greco-romana Idade Média (cultura cristã) Unidade espiritual 22/04/2017 www.nilson.pro.br

Ensino Jesuítico (formação tradicional) - Advento da Escola e da Pedagogia Moderna Igreja – feudalismo Alta Idade Média (castelos e mosteiros – preservação da cultura) Sociedade estática e hierarquizada Baixa Idade Média -burguesia – cidades – atividades mercantis -educação do nobre: cavalaria -Ensino profissional (ofícios – mestres e aprendizes) -Universidades: Escolástica; Aristotelismo - Ensino formal, verbalista, tomismo, racionalismo -Humanismo (Renascimento) : Renovação Pedagógica (pensamento racional e empírico) -Educação Moderna (laica – reforme – Revolução científica) -Reforma e Contra Reforma -Burguesia -Iluminismo Trabalho Acúmulo Lucro Ensino Jesuítico (formação tradicional) 22/04/2017 www.nilson.pro.br

-Educação no Brasil Colonial(1549 – 1808) Modelo agrário - exportador Fase jesuítica Cultura transplantada – aculturação Catequese (catolicismo) População submissa – colonização = repressão cultural e religiosa Desintegração da comunidade indígena Ensino Jesuítico -literário, livresco, verbalista, retórico, memorístico, repetitivo -prêmio e castigo -transplantação – alienação -aculturação Ideologia católica (catequese) Conservadorismo Formação das elites A Coroa financiava os Colégios Jesuítas 22/04/2017 www.nilson.pro.br

1824 – Constituição Outorgada -Educação no Brasil 1808 – 1850 1824 – Constituição Outorgada 1827 – Lei geral sobre ensino elementar até 1946 -Educação no Brasil 1850 – 1870 Crescimento das cidades Educação -Ensino Jurídico (Olinda e São Paulo) -Ensino Médico (Bahia e Rio de Janeiro) 22/04/2017 www.nilson.pro.br

1850 – Fim do tráfico de escravos -Educação No Brasil 1870 – 1894 1850 – Fim do tráfico de escravos Fase republicana – militares – descentralização Organização escolar: positivismo (escolarização, formação baseada na ciência, liberdade e laicidade do ensino Ineficácia -Educação no Brasil 1894 – 1920 Oligarquia agrária Política dos governadores Política (eleições – corrupção) Reformas do ensino 22/04/2017 www.nilson.pro.br

Referências PILETTI, Nelson; PILETTI, Claudino. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ed. Ática. 7ª edição. ARANHA, Maria Lúcia de Arruda - História da Educação e da Pedagogia. São Paulo: Moderna, 2007  22/04/2017 www.nilson.pro.br