NECOBELAC Project José Carvalho e Pedro Príncipe, SDUM Curso NECOBELAC – Braga, 15 de Junho 2011.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Relatório de Actividades,
Advertisements

eXelearning – uma ferramenta de autoria para eLearning
DC&D II Rede Nacional Portuguesa
Associação Guias de Portugal 7.ª Companhia de Braga
(r) "ziguezaguear contra o vento, o que permite navegar por zonas onde o vento não é favorável" Exige saber que é possível Exige competências, prática,
Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Actividades do Formador
PROF 2000 Programa de formação de professores a distância.
Seminário Pedagógico "O Contributo do Portefólio para o Processo de Aprendizagem e Avaliação" “Os E-Portefólios como estratégia para o Processo de Reconhecimento.
Aprendizagem Conhecimentos Habilidades Atitudes.
e-Learning Perspectivas e Tendências
Web Course Builder A mais eficaz ferramenta de autoria de e-Learning
1 JuniFEUP Departamento de Informática Júnior Empresa da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Avaliação Institucional
Secretaria da Educação e Cultura
Proposta para aula 1: TV Digital e Educação W2E GT3
Workshop Formação Moodle_FCUL Centro de Competência FCUL, Instituto Educação Grupo 1: 2 e 16 Dez 09, 6 Jan 10
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL Centro Tecnologias e Inovação na Educação Grupo 1 Sessão 3: 27 de Maio 10
Apresentação: O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais.
Trata-se de uma metodologia que permite: –a definição e Implementação da Visão / Estratégia / Cultura da empresa; –um trabalho ao nível da Organização;
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
Para onde caminhamos na Educação a Distância
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
Formação Inicial de Líderes Apresentação geral da acção.
Conselho de Cursos de Engenharia Lic. Engenharia e Gestão Industrial Bolonha/PLE na LEGI Projecto Piloto 2004/05.
Santarém Março a Julho de 2007
Col. Estadual Emilia Ferreira de Carvalho Projeto África.
Prof. Eduardo Lobo, Dr. Coordenação EaD/FABAC. Inovação na área contábil: A FABAC implementando a Ead para a formação de contadores Prof. Eduardo Lobo,
EDUCADORA DULCE CORREIA Integração pedagógica de uma ferramenta da Web 2.0 na prática lectiva.
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
Estratégias de actuação: Articulação curricular
WS Final Resultados e Recomendações
Biblioteca do Conhecimento Online – b-on SCBIILA, São Paulo Setembro de 2007 Maria Teresa Costa.
Dos MOOCs aos IMOOCs: Etapas de um Itinerário Estratégico António Teixeira (EDEN, UK; UAb, PT)
II Encontro Nacional do Programa ALI Agentes Locais de Inovação
1º Encontro Escolas Aprender e Inovar com TIC Escola Básica Integrada 1,2,3/JI Vasco da Gama.
Utilização das TIC nos processos Ensino-Aprendizagem
Arronches /2012 Agrupamento de Escolas de Arronches.
Metodologia de Educação a Distância Baseada na Web Renato M.E. Sabbatini, PhD Silvia Helena Cardoso, PhD Instituto Edumed Campinas Renato M.E. Sabbatini,
Carlos Carvalho - Isabel Gorgulho O Contributo das TIC para as Novas Áreas Curriculares TIC Carlos Carvalho Isabel Gorgulho Membros da equipa Nónio Século.
UPInnovaCaV Rede de Unidades de Promoção da Inovação para o desenvolvimento da 3ª missão das universidades e a cooperação institucional a través da Inovação.
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
Breve Apresentação da Empresa. EXPOENTE Localização sede: BragaInício de actividade: 1994Acreditada pela DGERTCertificada pela SGSEntidade Nacional de.
Papel do Tutor em EAD.
1 Uma Nova Ambição para o Alentejo - A Aposta no Valor -
A Experiência de Repositórios Institucionais de Recursos Educacionais Abertos Autores: Ana Paula Bernardo Mendonça (ENSP/Fiocruz); Ana Cristina da Matta.
Área TIC no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa contributo para uma visão estratégica Área TIC no Instituto de Educação da Universidade de.
Cursos em eLearning Características de um Curso 4 Organização da informação em cada página - por.
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
9 de Julho de 2003 Infra-estruturas de “campus- learning”: aplicabilidade no ensino da Engenharia António Constantino Lopes Martins Mestrado em Gestão.
Formador: Luís Estevinha Rodrigues UC5-DR4: Propostas de trabalho.
O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização
MODELOS E ESTRATÉGIAS FORMATIVAS NOS AVAs
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Desenvolvimento de Material Didático para EAD no Curso de Especialização em MATEMÁTICA, MÍDIDAS DIGITAIS E DIDÁTICA.
Referencial de Formação Pedagógica Contínua de Formadores “O/A Formador/a face às pessoas com deficiências e incapacidades – gerir a diversidade” Seminário.
De que falamos quando dizemos “moodle”?. O Moodle é um software para gestão da aprendizagem e de trabalho colaborativo, permitindo a criação de cursos.
1. Apresente o Grupo MBA Nome do Curso, da disciplina, do grupo/ integrantes e da Instituição de Ensino.
Incorporando as últimas tendências de educação online para criar um ambiente de aprendizagem ideal para sua organização.
MINIST É RIO DA EDUCA Ç ÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA REGIÃO NORTE – AC, PA, RO Institui ç ão de Ensino Superior (IES): UCA-UNICAMP.
Concepção e gestão de projetos e processos educativos a distância – Abordagens pedagógicas O paradoxo da Educação a Distância Carlos Otávio Fiúza Moreira.
O que o aluno precisa saber para estudar na modalidade EaD:  Ele é o principal responsável pelo seu aprendizado.  As disciplinas são ofertadas em um.
Integração ao Campus Virtual Vice-Presidência de Ensino Informação e Comunicação A EXPERIÊNCIA DO CAMPUS VIRTUAL FIOCRUZ: Integrando Plataformas e Redes.
Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
Projectos de Cooperação com Cabo Verde Apoiar o desenvolvimento económico promovendo a qualificação profissional e o emprego.
Apresentação. 2 Resumo  Posicionamento do XEO  Introdução ao XEO  Principais Referências  Environment  Arquitectura  Desafio.
Evandro Morgado LISBOA Abril de 2009 Iniciar. Estrutura da Comunicação Estrutura da Comunicação Motivação Contextualização Problema/Questões Metodologia.
 Instrumentalizar os alunos para o uso de ferramentas computacionais e prepará-los para a vida escolar, carreira acadêmica e mercado de trabalho.  Explorar.
Transcrição da apresentação:

NECOBELAC Project José Carvalho e Pedro Príncipe, SDUM Curso NECOBELAC – Braga, 15 de Junho 2011

Trabalho de grupo No último dia do curso: –9h00 – 10h45 – Desenvolvimento da estratégia de implementação dos cursos T2 (1h45) –11h15 – 12h00 – Apresentação dos trabalhos de grupo (10 min / grupo)

Trabalho de grupo: como e o quê? Divisão em 4/5 grupos de trabalho Com o objectivo de desenvolver uma proposta de implementação dos cursos T2 3 linhas de acção estratégica –Formação presencial, em ambiente elearning e na web social

Implementação dos cursos T2 1.Formação presencial – Institucional públicos específicos – Institucional e dirigida a públicos específicos. 2.Formação em ambiente elearning institucionalpúblicos específicos –De dimensão institucional, formal, dirigida a públicos específicos 3.Formação pessoal e colaborativa na web social socialcolaborativa –Dimensão social e colaborativa em ambientes pessoais de aprendizagem online

Tipos de Abordagens à Formação: Institucional públicos específicos Institucional e dirigida a públicos específicos. Presencial institucional públicos específicosDe dimensão institucional, formal, dirigida a públicos específicos Ambiente elearning socialcolaborativaDimensão social e colaborativa em ambientes pessoais de aprendizagem online Pessoal e colaborativa na web social

GRUPOS Presencial –1º Simão –2º Sofia Elearning –1º Bella –2º Marlene Web social –1º Lourdes

Trabalho de Grupo - Futuro Contacto da Rede Necobelac Formador Credenciado Dinamização dos objectivos do curso na instituição /organização

Ferramentas para Curso T2 (local) Poster Folheto com FAQ’s Guia para formadores Apresentações PPT Guia Virtual Vídeo de Apresentação do Projecto NECOBELAC