Universidade federal do pampa Licenciatura em Ciências da Natureza Dom Pedrito - RS Química Analítica Profª MSc. Viviane de Almeida Lima.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SOLUÇÕES E SOLUBILIDADE
Advertisements

soluções DISPERSO DISPERSÃO DIPERSANTE
A adição de solutos a solventes pode originar três tipos de sistemas — soluções, suspensões e colóides A diferença fundamental entre uma solução e uma.
SOLUÇÕES.
ESTUDOS DAS SOLUÇÕES.
São misturas homogêneas de duas ou mais substâncias.
OS ÁCIDOS COMPOSTOS, DE LIGAÇÕES
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre
SOLUÇÕES By ducha.
Dispersões É a união de duas ou mais espécies químicas
Dispersões È a união de duas ou mais espécies químicas
Misturando as coisas....
QUÍMICA João Neto.
Misturando as coisas....
Aspecto quantitativo de
SOLUÇÕES Prof. Cleverson Chacal.
Aula 7 Lays Omena – Química.
Soluções.
Curvas de solubilidade Conceitos iniciais
ESTUDOS DAS SOLUÇÕES.
QUÍMICA GERAL UNIDADE 9 – SOLUÇÕES Prof. Cristian Berto da Silveira.
SOLUÇÕES.
Química Tecnológica Materiais
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
SOLUÇÕES
Gabriela Maciel Diogo Licenciatura em Química
ESTUDOS DAS SOLUÇÕES Química-2ºAno Profª. Daniela Cardoso.
SOLUÇÕES.
Soluções.
Soluções.
Análise Quantitativa de Reações em solução
CONCENTRAÇÃO DAS SOLUÇÕES
OS ÁCIDOS COMPOSTOS, DE LIGAÇÕES COVALENTES, EM ÁGUA SOFREM IONIZAÇÃO Vamos lembrar como ocorre a ligação covalente Nelson José Paraná da Silva - Prof.
Reações em Soluções Aquosas e Estequiometria de Soluções
Soluções Rosana Petinatti.
Curvas de Solubilidade
ESTUDO DAS DISPERSÕES.
TITULOMETRIA Determinação do título (concentração) de uma solução, por meio de reação com uma solução de título conhecido, na qual se medem os volumes.
Soluções.
ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS SOLUÇÕES
SOLUÇÕES E SOLUBILIDADE (PARTE 02)
SOLUÇÕES.
A Química tem Soluções.
SOLUÇÕES E SOLUBILIDADE (PARTE 01)
Soluções aquosas e concentrações.
SOLUÇÕES DILUIÇÕES DE SOLUÇÕES
CURVAS DE SOLUBILIDADE
REAÇÕES EM SOLUÇÕES AQUOSAS E ESTEQUIOMETRIA DE SOLUÇÕES
DILUIÇÃO E MISTURA DE SOLUÇÕES
Reações em Soluções Aquosas e Estequiometria de Soluções
Prof. João Batista de Castro. (FAAP) Quais as massas de Na 2 CO 3 e de água, necessária para preparar 2 kg de uma solução aquosa de carbonato de sódio.
Prof. ALEXANDRE D. MARQUIORETO
Quando juntamos duas espécies químicas diferentes e, não houver reação química entre elas, isto é, não houver formação de nova(s) espécie(s), teremos uma.
Aula de Química – Perito Criminal Maio de 2015
EXPRESSANDO A CONCENTRAÇÃO DE SOLUÇÕES AQUOSAS
SOLUÇÕES Em nosso dia-a-dia, encontramos várias soluções, muitas das quais são essenciais à nossa vida. Por exemplo, o ar que respiramos, (isento de partículas.
Disciplina: X Química Geral I
Soluções e Expressão das concentrações
SOLUÇÕES.
QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA
Componente Curricular: ANÁLISE QUÍMICA 40H
SOLUÇÕES.
SOLUÇÕES. Quando juntamos duas espécies químicas diferentes e, não houver reação química entre elas, isto é, não houver formação de nova(s) espécie(s),
Resumo e expressões sobre soluções Soluções: são misturas homogêneas de duas ou mais substâncias, onde a substância em maior quantidade é chamada de solvente,
Dispersões Solução é todo sistema monofásico que apresenta dois ou mais componentes. Ou uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias. 1.
Concentrações de soluções Qualquer relação estabelecida entre a quantidade de soluto e a quantidade de solvente (ou da solução). Massa: kg, g, mg e etc.
Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património Química e Física dos Materiais I Tópico 3: unidades de concentração.
ESTUDO DAS DISPERSÕES: Soluções, colóides e suspensão
não houver formação de nova(s) espécie(s), teremos uma
Transcrição da apresentação:

Universidade federal do pampa Licenciatura em Ciências da Natureza Dom Pedrito - RS Química Analítica Profª MSc. Viviane de Almeida Lima

SOLUBILIDADE É a massa do soluto que pode ser dissolvida numa certa quantidade de solvente em uma dada temperatura. É expressa em gramas de soluto por 100 mL (100 cm3) ou por 100 g de solvente numa dada temperatura.

Solução supersaturada Solução saturada Contém a máxima quantidade de sal que se dissolve em 100ml de H2O a uma determinada temperatura. Ex: 36g de NaCl em 100ml de H2O a 18ºC Solução supersaturada Apresenta uma maior quantidade de soluto do que o solvente consegue dissolver. Essa solução apresenta corpo de chão, corpo de fundo ou precipitado. Ex: 40 g de NaCl em 100 mL de H2O a 18ºC

COEFICIENTE E CURVA DE SOLUBILIDADE Coeficiente de solubilidade É a quantidade máxima de uma substância capaz de dissolver uma quantidade fixa de solvente. Em certas condições experimentais. A quantidade pode ser expressa em g ou mol por 100g de solvente. Geralmente o Cs é expresso em m1/ 100 g de H2O.

1) Qual é a quantidade mínima de água,(18ºC) para dissolver 1Kg de cloreto de sódio(NaCl)? 2) Um litro de água (1kg) a 18ºC é capaz de dissolver quantos gramas de cloreto de sódio? 3) A determinada temperatura, oCs do iodeto de sódio é de 180g/100g. Calcule a massa de água necessária para preparar uma solução saturada que contenha 12,6g desse sal na temperatura considerada

Concentração comum Relação entre massa de soluto e volume de sua solução THE NEXT/CID NaOH (aq) C = ???? A solução preparada contém 80 g de soluto dissolvidos em 1,0 L de solução. R: C= 80g/L

Concentração comum THE NEXT/CID NaOH (aq) C = 80 g/L Professor: nesse momento faça dois comentários:  a unidade da concentração comum se compõe de uma unidade de massa qualquer (mg, g, kg, t etc.) dividida por uma unidade de volume qualquer (cm3, mL, dm3, L, m3 etc.).  o volume que se leva em conta nessa definição não é o volume de solvente usado para fazer a solução, mas sim o volume da solução. Expressa a massa de soluto presente num certo volume de solução.

Suponha que precisemos preparar 0,5L de uma solução aquosa que apresenta cloreto de sódio na concentração de 10g/L. Qual é a massa de soluto necessário? A concentração de cloreto de sódio na água do mar fica em torno de 25g/L. Qual o volume de água que precisaria ser evaporada para obtermos 1Kg de sal?

Densidade de solução versus concentração comum inclui a massa da solução. Concentração comum: inclui apenas a massa do soluto.

Fração em quantidade de matéria Razão entre a quantidade de matéria de um dos componentes da solução e a de matéria total na solução: sendo xsoluto a fração em quantidade de matéria do soluto e xsolvente a fração em quantidade de matéria do solvente. Professor: a seguir, algumas observações sobre a expressão acima. Número adimensional (sem unidades). A soma das frações em quantidade de matéria dos componentes da solução é numericamente igual a (1 xsoluto + xsolvente = 1). A fração em quantidade de matéria é uma expressão muito útil quando se trabalha com gases. Sua utilização é bastante restrita quando se trabalha com soluções aquosas.

1) Uma salmoura é composta por 11,7g de cloreto de sódio e 540g de água. Qual é a fração molar de cada componente? 2) Em 356,4g de água são dissolvidos 68,4g de sacarose (C12H22O11). Determine as frações em quantidade de matéria da sacarose e da água.

Acrescenta-se mais água: diluição. Diluição de soluções Adição de solvente a uma solução I II O pó dissolvido em água. Acrescenta-se mais água: diluição. Professor: lembre seus alunos que dissolver não é diluir! “Dissolver” é o ato de fazer uma solução, adicionando-se um soluto a um solvente e homogeneizando a mistura. “Dissolução” é o substantivo relativo ao verbo “dissolver”. Por exemplo, “dissolver açúcar em água” equivale a “fazer a dissolução de açúcar em água”. Diluído: pequena quantidade de soluto dissolvido. Concentrado: grande quantidade de soluto dissolvido. Muito concentrado Menos concentrado ou mais diluído Diluição de pó em solvente água

Diluição de soluções (nível macroscópico) FOTOS: THE NEXT/CID

Cálculos envolvendo diluição A quantidade de soluto permanece a mesma.

DILUIÇÃO DE SOLUÇÕES moles de soluto litros de solução (iniciais)  Cálculos de diluição estão baseados no fato que o número de moles do soluto retirados da solução original e o número de moles da solução diluída são os mesmos. Soluções dadas em molaridade: moles de soluto litros de solução (iniciais) x litros de solução (iniciais) = (finais) x litros de solução (finais)

M1 x V1 = M2 x V2 EXEMPLO: Considere a diluição de ácido clorídrico, HCl, que é disponível sob forma de uma solução aquosa 12 M. Ache o volume desta solução original necessário para preparar 2,00 L de HCl 0,50 M.

EXERCÍCIOS 1) Uma alíquota de 10,0 mL de NH3 15 M é diluída a 250 mL com água. Qual é a molaridade da solução diluída? R = 0,60 M 2) Que volume de H2SO4 18 M é necessário para preparar 500 mL de uma solução 0,150 M? R = 4,2 mL 3) Se 25,0 mL de NaH2PO4 3,60 M são diluídos a 1,00 L, qual é a molaridade da nova solução? R = 0,0900 M

4) Uma solução contendo 5,85g de NaCl e água suficiente para 100mL de solução. Com a adição de mais 150mL de água, teremos que concentração para a nova solução?

Acabou????? Bom final de semana!!!!!!!!!