WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
PROF 2000 Programa de formação de professores a distância.
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Projecto Ciência Viva Ano lectivo 2006/2007 Coordenadora: Lucília Batista Agrupamento Vertical de Escolas Dr. João Lúcio.
Nome do Município data. Nome do Município data.
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Os Blogues no Ensino-Aprendizagem das Ciências Escola Secundária de.
Agrupamento de Escolas do Ensino Básico e Jardins de Infância do Concelho de Castro Verde Projecto Educativo 2005 /2008.
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
Em conformidade com as Orientações Oficiais
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Avaliação de desempenho dos docentes
1ª OFICINA PEDAGÓGICA O papel do Director de Turma - um orientador educativo EBI/JI Malagueira.
Conhecimento e Inovação com as TIC.
O PROGRAMA REDE DE BIBLIOTECAS ESCOLARES Madrid, 14 de Outubro de 2005.
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
(DC): uma educação que garanta a socialização moral e a ordem social
Modelo de Auto-Avaliação Biblioteca Escolar
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
Manuel Santos Conteúdos para apoio à Utilização de Quadros Interactivos em Sala de Aula Manuel Santos Associação da Comunidade Educativa de Aveiro
(Bernardino Jorge) Centro de Formação da Associação de Escolas do Concelho de Mafra ENCONTRO A QUALIDADE NA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR 1 de Março de 2006 Tema:
Departamento do Ensino Secundário
Prof2000 Formação contínua de professores à distância
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UFPA DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO SINAES GRUPO 3 Relator: Orlando Nobre.
Florin Zamfir Portal de Comunidade Educativa – Serviços e Conteúdos Portal da Comunidade Educativa Serviços e Conteúdos Florin Zamfir, Fernando Delgado,
Processo de Autoavaliação do Agrupamento
CURRICULO +.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Nos dias de hoje, a disciplina de Tecnologias da informação e comunicação desempenha um grande papel no sistema educativo no sentido de dar resposta às.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
Medidas educativas para alunos com NEE
Legislação Estrutura organizacional Objectivos. FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Lei das Associações de Pais e Encarregados.
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Estratégias de actuação: Articulação curricular
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
EMPREGO DOCENTE - FORUM FENPROF, LISBOA 30 de JANEIRO DE 2008 Perspectivas de mudança (desejável) nas escolas Manuela Esteves Professora, Faculdade de.
1º Encontro Escolas Aprender e Inovar com TIC Escola Básica Integrada 1,2,3/JI Vasco da Gama.
Contexto de atuação do CME
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
TUTORIA 2013 “ (…) Educar para a paz implica ensinar a reconhecer o outro, a escutar os seus argumentos, a entender as suas limitações, a negociar com.
A Página da Escola como Fator de Motivação para o
Arronches /2012 Agrupamento de Escolas de Arronches.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Orgãos de Gestão e Administração 1. Assembleia Composição (17 membros) - 8 docentes; - 2 representantes do Pessoal não docente; - 2 representantes dos.
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Formação contínua de professores à distância
Lisboa, 22 de Março de 2000 Programa Prof2000 Formação contínua de professores à distância.
Portal dos Catraios O Portal dos Miúdos e Graúdos Vitor Gonçalves Abril, 2002 Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Bragança Projecto.
Uma construção Europeia Inter-Escolas Lucília Batista.
Psicologia da Educação
Módulo 4 – Legislação desportiva
Na conquista dos direitos de aprendizagem
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
I Encontro de Bibliotecas Escolares na Eurocidade : Xornada de Intercambio de Experiencias (Galicia-Norte de Portugal) 27 de abril de 2013.
O papel pedagógico do órgão gestor
Conceção de Cursos para Ambiente Online workshop.
Innovative Technologies for an Engaging Classroom itec.eun.org O projecto iTEC é co-financiado pelo Programa FP7 da Comissão Europeia.
M.A.B.E. – O que é? Documento baseado noutros modelos já existentes, adaptado à realidade da escola portuguesa; Permite identificar se os objectivos para.
Formadores: Nuno Albano e Vera Cruz Utilização da Plataforma Moodle - ESMP.
Transcrição da apresentação:

WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão

Ordem de Trabalhos Apresentação do Projecto Funcionalidades das Ferramentas Desafios que se colocam Discussão

Documentação Especificação dos Serviços –Portal –Caderneta Electrónica –Dossier Pedagógico Programas de Formação Certificação em Competências Básicas Listas dos Agentes Lista e Estado das Tarefas (Comissão de Gestão)

PARA UTILIZAR AS TECNOLOGIAS E A INTERNET APRENDIZAGENS COMO INSTRUMENTOS QUE SERVEM AS APRENDIZAGENS DOS ALUNOS

A FIM DE CONSOLIDAR Uma Comunidade Educativa solidária e interventiva na Educação dos jovens CRIAR Serviços úteis para a Comunidade Educativa QUALIFICAR As pessoas nas tecnologias a nível pessoal e/ou profissional

RELAÇÕES ALUNO FAMÍLIA professores DT ESCOLAS CFAE´s AUTARQUIAS COMUNIDADE EDUCATIVA CENTRO DE ÁREA EDUCATIVA

ATRAVÉS CRIAÇÃO –Portal da Comunidade Educativa –Caderneta Electrónica do Aluno –Dossier Pedagógico do Professor –Conselhos Municipais de Educação On-Line –Formação –Centros de Recursos Concelhios

REDE DE PARCEIROS 28 ESCOLAS / AGRUPAMENTOS 8 CFAE’s ( 9 Concelhos) 3 CÂMARAS MUNICIPAIS CAE / DREC ACEAV

O QUE QUEREMOS A Turma - Entidade Central do Projecto –Na Relação Escola-Família (Caderneta Electrónica do Aluno) –No Ensino / Aprendizagem (Dossier Pedagógico) –Na Relação Inter-Escolas (Portal da Comunidade)

O QUE QUEREMOS O Professor - Agente Central do Projecto –Numa Rede de Professores Inovadores: Nas práticas pessoais / profissionais face às Tecnologias Nas práticas da Relação Escola – Família Nas práticas do Processo Ensino / Aprendizagem Nas práticas da Relação Inter-Pares Nas práticas da Organização Escolar

O QUE OFERECEMOS Serviços – , Alojamento de Páginas, Fóruns, Chat (Portal) –Alojamento de Conteúdos Normalizados (D.P.) –Ferramentas Específicas de Comunicação (C.E. + Portal) –Cartas Educativas, … (CME On-Line) Formação –Básica e de Aprofundamento (em Tecnologias) –Complementar (As TIC nas funções Pedagógicas)

O QUE OFERECEMOS Certificação/Creditação –Competências Básicas –Formação Contínua Disponibilização de Recursos –Centros de Recursos por Concelho + do Projecto Servidores Internet (por Concelho + Projecto) Equipamento (por Concelho)

Até DEZ 2004 Constituição das Turmas Formação Básica Início da Formação Complementar Certificação em Competências Básicas Desenvolvimento e Disponibilização dos Serviços (Portal, C.E.,D.P., CME – On-Line) Instalação dos Centros de Recursos

As Ferramentas Portal Conjunto de instrumentos capazes de complementar e fortalecer a actividade pedagógica e de docência numa perspectiva de desenvolvimento de “Comunidade Educativa”

As Ferramentas Caderneta Electrónica Conjunto de instrumentos que se constituem numa mais-valia na relação / comunicação escola – família, potenciando o sucesso educativo dos alunos

As Ferramentas Dossier Pedagógico Ferramenta estritamente pedagógica que visa potenciar o trabalho autónomo do aluno, o trabalho individual e cooperativo dos professores, o trabalho entre professores e alunos e acompanhamento das actividades pelos pais

Desafios que se colocam – Às Escolas Estímulo e Promoção do Projecto –Encarregado de Educação, Alunos e Professores Enquadramento na Escola –Projecto Educativo, Proj. Curricular de Turma –Facilitação de meios e recursos –Acompanhamento do Projecto na Escola

Desafios que se colocam – Aos Professores Competências para utilizar as tecnologias Motivação para utilizar as tecnologias como ferramenta de suporte à sua prática pedagógica (e funções complementares) Espírito de trabalho em equipa

Desafios que se colocam – Aos Alunos Competências para utilizar as tecnologias Motivação para utilizar as tecnologias como ferramenta de suporte ao estudo Espírito para Interagir com colegas e professores

Desafios que se colocam – Às Famílias Competências para utilizar as tecnologias Motivação para utilizar as tecnologias no acompanhamento das actividades educativas das crianças e jovens

Desafios que se colocam – Aos CFAE´s Formar Certificar Instalar e Gerir os Centros de Recursos Concelhios Avaliar Dinamizar a Comunidade Educativa

Desafios que se colocam – Ao CAE/DREC Enquadrar Institucionalmente o Projecto Validar os Modelos e Instrumentos Adoptados e o seu interesse Pedagógico Construir a Rede Educativa Coordenar e Garantir a Articulação entre todos os participantes Dinamizar a Comunidade Educativa

Desafios que se colocam – Às Câmaras Municipais Evidenciar as Responsabilidades Locais na Educação (CME-OnLine) Facilitar localmente a execução do Projecto Promover localmente o Projecto Dinamizar a Comunidade Educativa

Desafios que se colocam – À ACEAV Gerir o Projecto Criar e Gerir o Centro de Recursos do Projecto Desenvolver e Disponibilizar os Serviços Educativos Dinamizar a Comunidade Educativa

FIM DA APRESENTAÇÃO