WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão
Ordem de Trabalhos Apresentação do Projecto Funcionalidades das Ferramentas Desafios que se colocam Discussão
Documentação Especificação dos Serviços –Portal –Caderneta Electrónica –Dossier Pedagógico Programas de Formação Certificação em Competências Básicas Listas dos Agentes Lista e Estado das Tarefas (Comissão de Gestão)
PARA UTILIZAR AS TECNOLOGIAS E A INTERNET APRENDIZAGENS COMO INSTRUMENTOS QUE SERVEM AS APRENDIZAGENS DOS ALUNOS
A FIM DE CONSOLIDAR Uma Comunidade Educativa solidária e interventiva na Educação dos jovens CRIAR Serviços úteis para a Comunidade Educativa QUALIFICAR As pessoas nas tecnologias a nível pessoal e/ou profissional
RELAÇÕES ALUNO FAMÍLIA professores DT ESCOLAS CFAE´s AUTARQUIAS COMUNIDADE EDUCATIVA CENTRO DE ÁREA EDUCATIVA
ATRAVÉS CRIAÇÃO –Portal da Comunidade Educativa –Caderneta Electrónica do Aluno –Dossier Pedagógico do Professor –Conselhos Municipais de Educação On-Line –Formação –Centros de Recursos Concelhios
REDE DE PARCEIROS 28 ESCOLAS / AGRUPAMENTOS 8 CFAE’s ( 9 Concelhos) 3 CÂMARAS MUNICIPAIS CAE / DREC ACEAV
O QUE QUEREMOS A Turma - Entidade Central do Projecto –Na Relação Escola-Família (Caderneta Electrónica do Aluno) –No Ensino / Aprendizagem (Dossier Pedagógico) –Na Relação Inter-Escolas (Portal da Comunidade)
O QUE QUEREMOS O Professor - Agente Central do Projecto –Numa Rede de Professores Inovadores: Nas práticas pessoais / profissionais face às Tecnologias Nas práticas da Relação Escola – Família Nas práticas do Processo Ensino / Aprendizagem Nas práticas da Relação Inter-Pares Nas práticas da Organização Escolar
O QUE OFERECEMOS Serviços – , Alojamento de Páginas, Fóruns, Chat (Portal) –Alojamento de Conteúdos Normalizados (D.P.) –Ferramentas Específicas de Comunicação (C.E. + Portal) –Cartas Educativas, … (CME On-Line) Formação –Básica e de Aprofundamento (em Tecnologias) –Complementar (As TIC nas funções Pedagógicas)
O QUE OFERECEMOS Certificação/Creditação –Competências Básicas –Formação Contínua Disponibilização de Recursos –Centros de Recursos por Concelho + do Projecto Servidores Internet (por Concelho + Projecto) Equipamento (por Concelho)
Até DEZ 2004 Constituição das Turmas Formação Básica Início da Formação Complementar Certificação em Competências Básicas Desenvolvimento e Disponibilização dos Serviços (Portal, C.E.,D.P., CME – On-Line) Instalação dos Centros de Recursos
As Ferramentas Portal Conjunto de instrumentos capazes de complementar e fortalecer a actividade pedagógica e de docência numa perspectiva de desenvolvimento de “Comunidade Educativa”
As Ferramentas Caderneta Electrónica Conjunto de instrumentos que se constituem numa mais-valia na relação / comunicação escola – família, potenciando o sucesso educativo dos alunos
As Ferramentas Dossier Pedagógico Ferramenta estritamente pedagógica que visa potenciar o trabalho autónomo do aluno, o trabalho individual e cooperativo dos professores, o trabalho entre professores e alunos e acompanhamento das actividades pelos pais
Desafios que se colocam – Às Escolas Estímulo e Promoção do Projecto –Encarregado de Educação, Alunos e Professores Enquadramento na Escola –Projecto Educativo, Proj. Curricular de Turma –Facilitação de meios e recursos –Acompanhamento do Projecto na Escola
Desafios que se colocam – Aos Professores Competências para utilizar as tecnologias Motivação para utilizar as tecnologias como ferramenta de suporte à sua prática pedagógica (e funções complementares) Espírito de trabalho em equipa
Desafios que se colocam – Aos Alunos Competências para utilizar as tecnologias Motivação para utilizar as tecnologias como ferramenta de suporte ao estudo Espírito para Interagir com colegas e professores
Desafios que se colocam – Às Famílias Competências para utilizar as tecnologias Motivação para utilizar as tecnologias no acompanhamento das actividades educativas das crianças e jovens
Desafios que se colocam – Aos CFAE´s Formar Certificar Instalar e Gerir os Centros de Recursos Concelhios Avaliar Dinamizar a Comunidade Educativa
Desafios que se colocam – Ao CAE/DREC Enquadrar Institucionalmente o Projecto Validar os Modelos e Instrumentos Adoptados e o seu interesse Pedagógico Construir a Rede Educativa Coordenar e Garantir a Articulação entre todos os participantes Dinamizar a Comunidade Educativa
Desafios que se colocam – Às Câmaras Municipais Evidenciar as Responsabilidades Locais na Educação (CME-OnLine) Facilitar localmente a execução do Projecto Promover localmente o Projecto Dinamizar a Comunidade Educativa
Desafios que se colocam – À ACEAV Gerir o Projecto Criar e Gerir o Centro de Recursos do Projecto Desenvolver e Disponibilizar os Serviços Educativos Dinamizar a Comunidade Educativa
FIM DA APRESENTAÇÃO