PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação.
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
Casa Civil Ministério da Educação Universidades Públicas Empresas Estatais República Federativa do Brasil Ministério da Educação 4° Seminário Nacional.
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
“Modelo de qualificação profissional para portadores de deficiência auditiva, com utilização de tecnologias de comunicação e informação”
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
PACTO PELA VIDA EM DEFESA DO SUS E DE GESTÃO
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Secretaria da Educação e Cultura
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
Ministério da Educação
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Ângelo Furtado Superintendente COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa.
Parcerias: MC/SETEC-MEC/IFs/CNPq. Objetivos: Promoção da inclusão digital, por meio da formação no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
SIGE Municípios Adesão e Implantação Marcos Lopes - SPE.
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
Censo Escolar Secretaria de Estado da Educação – SEE/SP
Formação pela Escola Equipe: Coordenação:Cristiana Gonzaga
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
CONTROLE SOCIAL E O FORTALECIMENTO DA GESTÃO PROJETO DE CAPACITAÇÃO DOS NOVOS GESTORES 2009 PROJETO DE CAPACITAÇÃO DOS NOVOS GESTORES 2009.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
1- O que é o PROINFANTIL? Curso de formação a distância, em nível médio, na modalidade Normal, com Habilitação em Educação Infantil.
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
OBJETIVOS Objetivo Geral
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
CIAED 2014 Integração das modalidades a distância e presencial por meio da virtualização Roberto Iunskovski.
OBJETIVO GERAL Oportunizar a alunos de escolas públicas, qualificação no âmbito das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
ORGANIZAÇÃO PARA O FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA Coordenação COORDENAÇÃO Estadual GERAL MEC UnB/ CEAD CEADCoordenador Executivo – 40h Professor Orientador.
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
Laboratório de Ensino a Distância
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Rio de Janeiro, 28 de Outubro de III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede de Escolas de Governo.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Planejamento Estratégico Desenvolvedora: Lílian.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Desenvolvedores Angélica Maria Freitas Professoras.
27 de setembro Organização Estados Caminhos do Cuidado - Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para ACSs e Aux/Téc. De Enfermagem.
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
CONTEÚDO, TECNOLOGIA E METODOLOGIA  TRILOGIA INSEPARÁVEL TPACK (do inglês, Technological Pedagogical and Content Knowledge) TECNOLOGIA PLATAFORMA E SUPORTE.
PROGESTÃO.
Diretoria de Políticas de Direitos Humanos e Cidadania
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
1° Encontro.
COORDENAÇÃO PROINFO ESTADO DE GOIÁS 3ª REUNIÃO TÉCNICA PROINFO INTEGRADO/2010 DIVINO ALVES BUENO – SEDUC CLÁUDIA CRISTINA DE LIMA PRESTES - UNDIME Brasília,
Encontro Presencial 14 de Setembro de 2013
Formação para Gestores de Programas de Modernização DEZ/2015 BRASÍLIA.
 Oferta: outubro de 2013 à outubro de 2015 O curso: 1600 Profissionais Mais Médicos e Provab (médicos, enfermeiros, odontólogos) Atuantes nos estados.
Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
1 O Formação pela Escola é uma proposta do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em parceria com a Secretaria de Educação a Distância (SEED),
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE APOIO AO ESTUDANTE GERÊNCIA DE VALORIZAÇÃO AO ESTUDANTE.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO – FNDE PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
CURSO A DISTÂNCIA DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL - 2º SEMESTRE/2006 RESULTADO FINAL DO CURSO A DISTÂNCIA DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL 2º.
APOIO A ESTRUTURAÇÃO DA REDE DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE Termo de cooperação nº52/2011 celebrado entre o Ministério da Saúde e a UFRN.
Ana Merabe de Souza Coordenadora Estadual do FPE.
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO – FNDE SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE

O QUE É O FORMAÇÃO PELA ESCOLA? É um curso a distância que visa capacitar as pessoas envolvidas com execução, acompanhamento , avaliação, prestação de contas e controle social dos recursos públicos destinados aos programas do FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO – FNDE.

POR QUE UM CURSO A DISTÂNCIA? A educação a distância (EAD) ultrapassa as barreiras geográficas através de práticas educacionais desenvolvidas com tecnologias de informação e comunicação - TICs. Por meio da EAD é possível disponibilizar a cursistas, em todo o país e a qualquer momento, grande quantidade de informação. Assim, o FNDE poderá tornar mais eficaz o processo de capacitação e a divulgação de seus programas e ações.

QUEM PODE FAZER O CURSO? Gestores, técnicos, conselheiros, professores, merendeiras, pais de alunos, representantes da comunidade que estejam envolvidos ou que queiram participar do controle social dos programas do FNDE.

COMO SERÁ O FORMAÇÃO PELA ESCOLA? O curso está organizado em cinco módulos de 40 h cada (Competências Básicas, PDDE, PNATE, PLI, PNAE). O Módulo Competências Básicas é cursado por todos os participantes. O Módulo Temático (PDDE, PNATE, PLI, PNAE) será escolhido pelo cursista, conforme seu interesse e condições de oferta. No segundo semestre também será oferecido os Módulos FUNDEB e Prestação de Conta.

CARGA HORÁRIA E DURAÇÃO DOS MÓDULOS MÓDULO COMPETÊNCIAS BÁSICAS ( 40 h; 1 mês ) MÓDULOS TEMÁTICOS: PDDE Programa Dinheiro Direto na Escola (40 h ; 1 mês) PNAE Programa Nacional de Alimentação Escolar (40 h ; 1 mês) PLi Programa do Livro (40 h ; 1 mês) PNATE Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (40 h ; 1 mês) FUNDEB (Em construção) Prestação de Contas. (Em construção)

ONDE ACONTECERÁ O CURSO? Em sua fase piloto, o curso foi ofertado em 6 estados: Ceará, Goiás, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Rondônia. Cada Estado ofereceu o curso em 7 municípios, incluindo a capital. A partir de 2007 o programa foi ampliado para todos os estados da federação.

ONDE ACONTECERÁ O CURSO? Rio de Janeiro

COMO É O MATERIAL DIDÁTICO? O Programa utiliza material didático impresso, vídeos e ainda será disponibilizado em versão on-line (plataforma Moodle). Os textos têm linguagem simples e acessível, proporcionando leitura agradável e de fácil compreensão.

COMPOSIÇÃO DOS MÓDULOS Cada módulo é composto por: Um caderno de estudo Um caderno de atividades Um vídeo

DINÂMICA E METODOLOGIA

Etapas preliminares Constituição das equipes estaduais e seleção e formação dos Tutores do Formação; Divulgação pelos Tutores do Formação e Coordenação estadual junto as comunidades escolares;

Etapas preliminares Pré-matrícula (responsabilidade do Tutor) Distribuição de Folder e ficha de pré- matrícula; Recebimento das fichas pelo Tutor e tabulação dos dados; Inserção dos dados consolidados no SIFEWEB.

Etapas preliminares Matrícula Recebimento dos dados da pré-matrícula pela Coordenação Estadual; Levantamento das demandas municipais; Abertura de turmas para os Tutores do Formação; Efetivação da matrícula do cursista no SifeWEB pelo Tutor do Formação

Início do Curso Planejamento do encontro presencial pelo Tutor do Formação; Encontro presencial do Módulo Competências Básicas;

Estrutura do Curso Módulo Introdutório Módulo Temático Momentos presenciais Encontro presencial inicial (4h.) Encontro Presencial Intermediário Encontro presencial final Estudos a Distância Estudos individuais (34h.)

Qual apoio o cursista terá em sua aprendizagem? Foi organizado todo um sistema de apoio à aprendizagem para atender o cursista, cuja principal figura é o Tutor do Formação. Ele vai tirar as dúvidas e será o orientador técnico e pedagógico. Ele terá auxílio de especialistas responsáveis pelos programas do FNDE no estado e pelos Orientadores Estaduais.

Como será a avaliação da aprendizagem? A avaliação será feita de duas formas: auto-avaliação, ou seja, o cursista irá verificar, através da resolução de suas atividades, se sua aprendizagem foi satisfatória ou se deveria melhorar em algum aspecto; a avaliação pelo Tutor do Formação, que observará a participação do cursista no encontro presencial, no desenvolvimento dos estudos e das atividades a distância, além de um trabalho final que será entregue no final de cada módulo.

Certificação Será certificado, em 40 horas, o cursista que concluir um módulo, elaborar seu trabalho final e for aprovado pelo Tutor do formação. Também haverá certificação para cada módulo a mais cursado; Na fase piloto a certificação foi de responsabilidade da SEED. Na fase nacional a certificação será de responsabilidade do FNDE.

CONTATOS formarpelaescola@fnde.gov.br Coordenação Nacional Tel (61) 3966-4056 Coordenação Estadual Rio de Janeiro SEEDUC / CTED Tel (21) 2299-3630 / 4270