Que referências consultam os estudantes de tradução? Ana Frankenberg-Garcia Instituto Superior de Línguas e Administração (ISLA) Fundação para a Computação.

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Que referências consultam os estudantes de tradução?
Transcrição da apresentação:

Que referências consultam os estudantes de tradução? Ana Frankenberg-Garcia Instituto Superior de Línguas e Administração (ISLA) Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) PORTUGAL

Frankenberg-Garcia, A. (2005) “A Peek into What Today's Language Learners as Researchers Actually Do”“A Peek into What Today's Language Learners as Researchers Actually Do”. International Journal of Lexicography, 18/3, pp Um estudo essencialmente empírico Uma versão previamente publicada em

Mas um bom tradutor deve saber pesquisar tudo o que não sabe Como funcionam os processos de consulta de tradutores aprendizes? É impossível um tradutor saber tudo...

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Hoje Muito mais escolha!

Objetivo dicionários corpora motores de busca na net bancos terminológicos outros enciclopédias glossários Como lidam os estudantes de hoje com todas estas opções?

Metodologia baseada em Varantola, K 'Translators and their Use of Dictionaries: user needs and user habits' in S. Atkins (ed.) Using Dictionaries: Studies of Dictionary Use by Language Learners and Translators. Tübingen : Niemeyer, pp dicionários corpora motores de busca na net bancos terminológicos outros enciclopédias glossários

(Objectivo não era avaliar os alunos individualmente) Que recursos preferem os estudantes consultar para diferentes necessidades lingüísticas? Até que ponto os recursos escolhidos são percebidos como sendo úteis? Até que ponto são estes recursos de fato úteis? Questões centrais

Sujeitos 16 estudantes de tradução língua materna portuguesa entre 22 e 30 anos 4º ano do Curso de Tradução 11 alunos inglês-francês; 5 alunos inglês-alemão Curso inclui tradução para língua não materna Inglês acima da média, mas nível de tradução variado (entre 40% e 90% em teste independente ) Alunos habituados a pesquisar e incentivados a utilizar recursos diversos desde o 1º ano

Método Tarefa –tradução de um texto de português para inglês Tipo de texto –artigo de jornal (200 palavras) Tema –o efeito dos fogos florestais do verão de 2003 na capacidade de Portugal cumprir as metas do Protocolo de Quioto

Método Nível de dificuldade do texto –médio-alto, mas habitual para os estudantes –obrigação de consultar materiais de pesquisa Elicitação primária –pesquisa de apoio à produção lingüística (escrever em inglês no texto de chegada) Elicitação secundária –pesquisa de apoio à recepção lingüística (entender o português do texto de partida) Elicitação terciária –pesquisa de apoio à recepção lingüística (entender o inglês que encontraram no processo de pesquisa)

Método Proibido pedir ajuda a terceiros Permitido utilizar qualquer fonte de referência, em papel ou eletrônica Permitido usar mais de uma fonte para cada consulta Tarefa iniciada em laboratório de computadores (esclarecimento de dúvidas) Tarefa terminada sem constrangimento de tempo (prazo de uma semana)

5 minutos para ler o texto! Traduzir mentalmente Identificar que partes poderão ser problemáticas na tradução para inglês Imaginar que fontes iriam consultar para resolver os problemas encontrados Baixar o texto aqui

Fontes de consulta Bibliografia em papel recomendada Crowther, J., Dignen, S. and Lea, D. (eds.) Oxford Collocations Dictionary for Students of English. (First Edition.) Oxford: Oxford University Press. Sinclair, J. (ed.) Collins COBUILD English Dictionary. (Third edition.) Glasgow: HarperCollins. Weiszflog, W Michaelis: moderno dicionário inglês-português, português-inglês. São Paulo: Melhoramentos. Willis, J. (ed.) Dicionário Oxford Pocket para Estudantes de Inglês. (First Edition.) Oxford: Oxford University Press.

Fontes eletrônicas recomendadas

Grelha de pesquisa O que prentendia pesquisar? Que recurso utilizou? Descreva exatamente a sua pesquisa A sua pesquisa foi útil? Se foi útil, descreva o resultado Se não foi, explique porquê Como se diz ‘gases com efeito de estufa’ em inglês Eurodicautom (IATE) efeito de estufa PT-EN sim Greenhouse gases

Base de dados Respostas de cada aluno grelhas de pesquisa + Análise externa resultado da pesquisa na qualidade da tradução Um único avaliador 

Resultados gerais 146 pesquisas Média de 9 pesquisas por aluno 1 pesquisa a cada 22 palavras

Resultados reais e percebidos Resultados das pesquisas ƒ % Reais (análise externa) Bem-sucedidas Sem sucesso Percebidos (pelos alunos) Ajudaram Não ajudaram Pesquisas que impediram que os alunos fizessem uma escolha errada

Tipos de pesquisas Cinco categorias Pesquisa de equivalentes em L2 Confirmação de palpites Procura de colocações adequadas Escolha entre formas alternativas Verificação da ortografia

1. Pesquisa de equivalentes em L2 afastar alterações climáticas caixacálculo conservador contabilizadoscontabilizem cumprimentoderrapagem dióxido de carbonoemissões fogos florestaisgases com efeito de estufa lançadometano óxido nitrosoProtocolo de Quioto subprodutos.

2. Confirmação de palpites accomplishing the Kyoto Protocol can put away climatic changes contribute to contribution emission of gases emissions of gases with greenhouse effect emitted to the atmosphere forest fires…

2. Confirmação de palpites greenhouse greenhouse effect greenhouse gas emissions Kyoto Protocol launch nitrous skidding slide slip subproduct sub-product transport.

3. Procura de colocações adequadas adjetivo calculation gas fires estimate.

3. Procura de colocações adequadas preposição account compared comply contribute equivalent released atmosphere.

3. Procura de colocações adequadas verbo atmosphere gas climatic changes invariable.

3. Procura de colocações adequadas substantivo conservative gas greenhouse climate estimate.

4. Escolha entre formas alternativas climatic changes ou climate changes climatic changes ou climatical changes estimate ou calculation forest fires ou florestal fires nitrous oxide ou nitrous monoxide transport ou transports.

5. Verificação da ortografia carbon dioxide Kyoto methane nitrous oxide protocol protocole.

Distribuição dos tipos de pesquisa Objetivo da pesquisa ƒ % Pesquisa de equivalentes em L Confirmação de palpites Procura de colocações adequadas Escolha entre duas alternativas 6 4 Verificação da ortografia 6 4 Total

Resultados por tipo de pesquisa Tipo de pesquisaRes. Reais Bem-sucedidos % Res. percebidos Ajudaram % Equivalentes em L Confirmação de palpites Colocações adequadas Melhor alternativa Ortografia

Notas Todas as pesquisas tiveram como objetivo melhorar a produção em inglês no texto de chegada (elicitação primária) Nenhuma pesquisa serviu para facilitar a compreensão do português no texto de partida (elicitação secundária) Nenhuma pesquisa procurou esclarecer a compreensão dos termos em inglês encontrados durante a pesquisa(elicitação terciária)

Tipos de recursos Nove categorias 1.Banco terminológico (Eurodicautom - IATE) 2.Dicionários bilíngües (Michaelis e Oxford) 3.Dicionários monolíngües (COBUILD, OAL, LDCE) 4.Dicionário de colocações (Oxford) 5.Corpora de inglês (BNC e COBUILD) 6.Motores de busca (Google e Altavista) 7.Arquivo eletrônico de notícias (BBC) 8.Corpus de português e inglês (COMPARA) 9.Outros

Banco terminológico

Corpus de inglês (BNC)

Corpus de português-inglês (COMPARA)

Arquivo de notícias (BBC) Textos de chegada comparáveis

Resultados por recurso utilizadoƒ % Banco terminológico (Eurodicautom)55 38 Dicionários bilíngües (Michaelis & Oxford)25 17 Dicionários de inglês (COBUILD, OALD & LDOCE)16 11 Dicionário de colocações (Oxford)14 10 Corpora de inglês geral (BNC & CobuildDirect)13 9 Motores de Busca (Google & Altavista) 9 6 Arquivos de noticias (BBC Online) 5 3 Corpus paralelo de português e inglês (COMPARA) 3 2 Outros 6 4 Total % das pesquisas: recursos bilíngües (= Varantola 1998) 76% das pesquisas: intermediação lexicógrafos e terminólogos 20% das pesquisas: autonomia na interpretação

Resultados reais (pesquisas bem-sucedidas) % Banco terminológico (Eurodicautom)58 Dicionários bilíngües (Michaelis & Oxford)60 Dicionários inglês (COBUILD, OALD & LDOCE)69 Dicionário de colocações (Oxford)86 Corpora de inglês geral (BNC & CobuildDirect)69 Motores de Busca (Google & Altavista)67 Arquivos de noticias (BBC Online)100 Corpus português e inglês (COMPARA)100 Recursos de maior sucesso foram os menos usados! Recursos de menor sucesso foram os mais usados! Recursos que requerem autonomia na interpretação tão bem-sucedidos quanto dicionários didáticos!

Resultados percebidos (satisfação com as pesquisas) % Banco terminológico (Eurodicautom) 69 Dicionários bilíngües (Michaelis & Oxford) 92 Dicionários inglês (COBUILD, OALD & LDOCE) 88 Dicionário de colocações (Oxford) 93 Corpora de inglês geral (BNC & CobuildDirect) 92 Motores de Busca (Google & Altavista) 89 Arquivos de noticias (BBC Online) 100 Corpus português e inglês (COMPARA) 100 Recurso mais usado percebido como o menos satisfatório de todos e... recursos pouco utilizados considerados 100% satifatórios! Dicionários bilíngües: maior discrepância entre resultados reais e percebidos 60

Recursos utilizados na pesquisa de equivalentes em L2 Recursos bilíngües com intermediação de terminólogos e lexicógrafos

Recursos utilizados na confirmação de palpites Alguma autonomia na interpretação

Recursos utilizados na pesquisa de colocações Os melhores resultados reais

Recursos utilizados na pesquisa da melhor alternativa Resultados não significativos

Recursos utilizados na verificação ortográfica Resultados não significativos

Conclusões As novas tecnologias não neutralizam diferenças individuais entre os alunos Melhores em inglês Melhores em tradução Melhores pesquisadores

Conclusões Apesar da existência de recursos eletrônicos, os recursos em papel continuam populares e úteis

Conclusões De modo geral, para cada pesquisa os alunos se fixaram num único recurso Quando o recurso não ajuda, não se movimentaram bem de um recurso para outro

Conclusões L1-L2 L2 Fizeram mais pesquisas bilíngües, mas contentaram-se menos com os seus resultados Foram menos críticos em relação aos resultados das pesquisas monolíngües 

Conclusões Recursos com intermediação de terminólogos e lexicógrafos mais populares mas não ajudaram mais do que a Internet, corpora e arquivos de notícias

Conclusões Insistência em usar recursos de prestígio, mesmo quando não ajudam tanto

Implicações para o ensino de tradução Não é suficiente ensinar a usar novas fontes de referência É preciso ensinar os estudantes a movimentarem-se melhor de uma fonte de referência a outra É especialmente importante reforçar a integração dos recursos bilíngües e monolíngües É preciso desenvolver mais a confiança dos alunos nas fontes que requerem uma interpretação autônoma, sem a intermediação de lexicógrafos e terminólogos.

Um bom tradutor deve saber pesquisar tudo o que não sabe Ficam 3 questões: 1. Demasiada ênfase ao produto final da tradução? 2. Não seria necessário ensinar a pesquisar melhor? 3. O que fariam de diferente os tradutores profissionais?

Que referências consultam os estudantes de tradução? Ana Frankenberg-Garcia Instituto Superior de Línguas e Administração (ISLA) Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) PORTUGAL