ATIVIDADE FÍSICA COMO PROMOÇÃO DA SAÚDE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PREVENÇÃO PRIMÁRIA DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES
Advertisements

24 de Setembro Dia Mundial do Coração
A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA A SAÚDE
VELHICE E SAÚDE Desafios da longevidade
EPIDEMIOLOGIA Aula 2 – Conceitos de Saúde (OMS e Perkins) – Processo Saúde-Doença, Causalidade, História Natural da Doença e Prevenção Claudia Barleta.
Atividade Física e Qualidade de Vida
Aptidão Física.
PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DA SAÚDE
ATIVIDADE FÍSICA, ESPORTE ESCOLAR, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
Prof. VILMAR CAUS MAZINHO
Benefícios da Atividade Física na Saúde
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
Os benefícios do exercício físico
Colesterol (LDL x HDL).
FATORES DE RISCO CARDIOVASCULARES
Atividade Física e Distúrbios Alimentares
Diabetes.
Saúde e Exercício Físico
Benefícios da Actividade Física – Na Obesidade
EM BUSCA DO PESO IDEAL IDENTIFICAÇÃO: - ADEMIR ROQUE ENGEROFF
Suplementação e Saúde Boa noite a todos!! O objetivo dessa apresentação é falar não de um produto ou de uma indicação específica de suplementação, mas.
Qualidade de vida com Esporte na Unisul
Atividade Física e Promoção da Saúde
Atividade física.
Política Nacional de Saúde do Idoso
Saúde e desporto O estilo de vida cada vez mais sedentário, aliado ao uso crescente da tecnologia na vida quotidiana, estão a causar altos níveis de inactividade entre.
Visão do Educador Físico na Promoção de Saúde
Qualidade e Estilo de Vida
ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE Profº Alesson Belo
Atividade Física na Terceira Idade
ESTRESSE Conjunto de reações do organismo às
Benefícios do Exercício
Nutrição do Trabalhador
NOÇÃO DE SAÚDE Ciências Naturais
Benefício de dentro para fora
Higiene do exercício Atividade Física Pirâmide Alimentar Hidratação
AULA 6 DIABETES E DESNUTRIÇÃO 3º MEDICINA 2003.
ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE
Enfermagem em Saúde Coletiva
Professor :João Galdino
Saúde e Desporto Curso Profissional Técnico de Multimédia | 10ºM
PROGRAMA VID A TIVA Prefeitura Municipal de Registro Departamento Municipal de Saúde Novembro/2008.
SÍNDROME METABÓLICA Esta síndrome é um grupo de alterações clínicas, que podem decorrer de uma dieta inadequada, atividade física insuficiente e uma evidente.
Conceitos de Política Pública
Introdução a Educação Física para Grupos Especiais (GE):
OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA
Dra.Bruna de Castro Scarabucci Nery Fisioterapeuta
Fisioterapia Preventiva para o Idoso
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
Doenças crônico-degenerativas
Saúde do Idoso Educação em saúde.
Prevenção Faculdade de Tecnologia e Ciências Colegiado de Enfermagem
Medidas de Saúde Coletiva
Trabalhe Coração com o Dia Mundial do Coração Como prevenir
FISIOTERAPIA.
Exercícios físicos e saúde mental (03/08)
DISCIPLINA PROFESSORA
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA AULA 2
NÍVEIS DE PREVENÇÃO Profa. Priscilla Pinto Taques
Avaliando a aptidão física
Aptidão física e saúde 10º ano – 1º.
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
Introdução à Fisioterapia Preventiva
DIABETES MELLITUS E EXERCÍCIO FÍSICO
SAÚDE COLETIVA Professor: Hugo Pascoal.
História Natural da Doença Medidas de Prevenção
Margarida Ferreira 3º Ano da Turma 5 Em qualquer idade, o exercício físico tem um papel importante na saúde, no bem estar e na criação de estilos de.
Atividade Física e Qualidade de Vida
HISTÓRIA NATURAL DAS DOENÇAS / PROMOÇÃO DA SAÚDE
SAÚDE O QUE É A SAÚDE?. Ter saúde significava simplesmente a ausência de doença física.
Transcrição da apresentação:

ATIVIDADE FÍSICA COMO PROMOÇÃO DA SAÚDE Profa. Ms. Maria Angélica Diz 2014 PLT. Cap. 1 pag. 11- 17 Complementar: Deliberato, Paulo Cesar, Cap. 1 pag. 3- 10

RELAÇÃO X SAÚDE E DOENÇA O que é Prevenção? “ O ato ou efeito de previnir-se; preocupação, cautela; preconceito; disposição prévia”; Evitar que algo aconteça- antes, durante e depois da doença instalada; Esta presente na história natural da doença.

RELAÇÃO ENTRE SAÚDE X DOENÇA O que é saúde? “É o estado de completo bem-estar-físico, mental e social, e não simplesmente ausência de moléstia ou enfermidade” OMS (Leavell, 1977)

Determinantes da Saúde = Condições e Estilo de Vida Condições de Vida  Estilo de Vida Condições de Vida = possibilidade de levar uma vida economicamente produtiva: Estilo de Vida - cultura, valores, prioridades: experiência pessoal possibilidades de escolhas

Escala de Saúde e Doença Hospedeiro Saúde Ótima Ambiente Agente Saúde Subótima Enfermidade Real Enfermidade Severa Morte

NÍVEIS DE PREVENÇÃO PRIMÁRIO SECUNDÁRIO TERCIÁRIO Pré-patogenese; indivíduo se encontra em estado de saúde ótima, ou subótima. Organismos já com alterações na forma e funções. Incapacidades e seqüelas presentes Promoção da saúde: palestras, folders explicativos, etc. Diagnóstico precoce reabilitação Proteção específica: ações básicas de saúde. Tratamento adequado Assistência

EXEMPLO: INFARTO DO MIOCÁRDIO PRIMÁRIO SECUNDÁRIO TERCIÁRIO Folders explicativos sobre a doença e como ela se manifesta; Patologia instalada Dificuldade para realizar atividades físicas, mal estar freqüente, Incapacidades e seqüelas presentes- AVC. Incentivo a prática de atividade física; Diagnóstico precoce: exames laboratoriais Reabilitação: estimular as funções motoras; Boa alimentação; Controle do colesterol, triglicéres, glicemia e peso. Tratamento adequado: medicamentos e pratica de exercício . Assistência multidisciplinar.

O que promove BEM ESTAR e SAÚDE? QUALIDADE DE VIDA Atividade física; • Alimentação adequada; • Manutenção das boas condições de saúde.

PROTEÇÃO A SAÚDE Aliados: Boa alimentação; Evitar álcool; Evitar tabaco; Evitar drogas; Controlar obesidade; Fugir do sedentarismo; Ter acesso a educação e lazer; Bom emprego; Pratica regular de exercícios.

O QUE É ATIVIDADE FÍSICA? “ Movimento corporal produzido pela contração muscular que faz aumentar o dispêndio de energia” .

BENEFÍCIOS DO EXECÍCIO FÍSICO Efeitos metabólicos: aumento do volume sistólico; aumento da potência aeróbica; aumento da ventilação pulmonar; melhora do perfil lipídico; diminuição da pressão arterial; melhora da sensibilidade à insulina e diminuição da freqüência cardíaca em repouso; • Efeitos antropométricos e neuromusculares: diminuição da gordura corporal, aumento da força e da massa muscular, da densidade óssea e da flexibilidade.

Outros efeitos.. • Redução de taxas de mortalidade e de risco de desenvolvimento de doenças como respiratórias, cardiovasculares, hipertensão, osteoporose, diabetes, dentre outras. • Efeitos positivos na lentificação do processo de envelhecimento, no aumento da longevidade, no controle da obesidade e em alguns tipos de câncer.

QUAIS AS ÁREAS QUE A FISIOTERAPIA DEVE ATUAR QUAIS AS ÁREAS QUE A FISIOTERAPIA DEVE ATUAR? QUAL É A NOSSA MISSÃO COMO FISIOTERAPEUTAS?

O FISIOTERAPEUTA... Atividade de saúde é regulamentada pelo Decreto-Lei 938/69, Lei 6.316/75, Resoluções do COFFITO, Decreto 9.640/84, Lei 8.856/94. É habilitado à construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais (DCF), À prescrição das condutas fisioterapêuticas, a sua ordenação e indução no paciente bem como, o acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e as condições para alta do serviço. •

FISIOTERAPIA PREVENTIVA Preocupação com a prevenção: a pouco tempo (maior interesse era com a reabilitação); • Interesse: surgiu com o aumento de lesões em áreas de trabalho e até no lazer; • Fisioterapeuta X Fisioterapeuta preventivo (Saúde Coletiva).

OBJETIVOS DA FISIOTERAPIA Prevenção de problemas nas condições de saúde; Promoção de melhores condições de saúde; Manutenção das boas condições de saúde;

CAMPOS DE ATUAÇÃO Saúde Coletiva: Atenção Básica a Saúde A) Programas institucionais B) Ações Básicas de Saúde C) Fisioterapia do Trabalho D) Vigilância Sanitária

Áreas de Atuação do Fisioterapeuta Saúde do idoso Úlcera de decúbito Doenças osteodegenerativas Hipertensão arterial Diabetes mellitus Saúde materno-infantil Saúde no trabalho Saúde Escolar

TRABALHO PARA O DIA 13/02 SERÁ FORNECIDO UM MATERIAL DE APOIO NO XEROX PARA RESPONDER O QUESTIONÁRIO...

OBRIGADA E BOA NOITE !!!