Aula 6 Objetivos Identificar dados em listas, textos jornalísticos e demais formas de representação. Elaborar tabelas. Transportar informações de tabelas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Para que serve a linguagem gráfica?
Advertisements

“Ensino e Aprendizagem de Matemática no Quarto Ciclo”
GRÁFICOS... COMO EU LEIO ISSO?
GRÁFICOS A grande utilização de gráficos como forma de apresentação de dados pode ser justificada através de um ditado popular de que "uma imagem vale.
Unidade 5 – Estudo de Funções
Gráficos Estatísticos
CINEMÁTICA (MRU) E (MRUV)
CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO
Aula 7 Objetivos Analisar as informações dispostas em diferentes tipos de gráficos. Perceber a importância dos gráficos na comunicação de informações.
Aula 5 Objetivos Identificar dados em listas, textos jornalísticos e demais formas de representação. Elaborar tabelas. Analisar as informações dispostas.
ESTATÍSTICA.
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA
ESTATÍSTICA: O estudo numérico dos fatos sociais
ESTATÍSTICA MATEMÁTICA - 5ºANO.
Gráficos Tipos de gráfico: Colunas Velocidades (canos) Barras Linhas
Localização absoluta Recorremos à localização absoluta, baseada num sistema de círculos e linhas imaginárias dispostas de forma regular sobre a superfície.
Aula 8 Objetivos Interpretar informações presentes em gráficos, tabelas, diagramas, equações e demais formas de representação que expressem fenômenos científicos.
Aula 10 Objetivos Identificar informações textos jornalísticos, gráficos, tabelas e demais formas de representação da linguagem verbal e não verbal. Perceber.
ESTATÍSTICA DECRITIVA
Aula 4 Objetivos Identificar dados em listas, textos jornalísticos e demais formas de representação. Elaborar tabelas. Analisar as informações dispostas.
GEOMETRIA ANALÍTICA.
Aula 04 Gráficos estatísticos Prof. Diovani Milhorim
DISCIPLINA TELETRANSMITIDA
INTRODUÇÃO À TEORIA DOS CONJUNTOS
ESTATÍSTICA “A ESTATÍSTICA é o ramo da matemática em que se recolhe, organiza, representa e trata, os dados relativos a uma determinada população.”
FUNÇÕES EXERCÍCIO 1 O gráfico a seguir representa o valor (em R$) de uma ação negociada na bolsa de valores no decorrer dos meses. Considerando t = 1 o.
Objetivo Nosso objetivo é desenvolver uma proposta de aula simples, utilizando alguns recursos do software graphmatica (na verdade o utilizaremos apenas.
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
Unidade 8: Apresentação dos Dados em Figuras, Gráficos e Tabelas
Maria Amélia Ribeiro Fernandes  Quando você pergunta a um motorista em que ponto da estrada ele está e ele responde no quilômetro 9, ele está dando.
GRÁFICOS Professor: WALDEMAR SANTA CRUZ OLIVEIRA JR UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE Disciplina: ELEMENTOS DE ESTATÍSTICA ET-301 Curso: SECRETARIADO.
Estudo dos gráficos Objetivos: Como construir um gráfico.
Referenciais Cartesianos
Física Experimental I Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS
GRÁFICOS Professor: WALDEMAR SANTA CRUZ OLIVEIRA JR UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE Disciplina: ESTATÍSTICA APLICADA AO TURISMO E HOTELARIA ET-652.
Tecnologias - Matemática Pontos no plano cartesiano/pares ordenados
NOÇÕES DE ESTATÍSTICA.
GRÁFICOS ESTATÍSTICOS
ESTATÍSTICA AULA 04.
Adaptado Pelo Professor: Wildson Cruz
Definição de Estatística
Plano Cartesiano.
Mtm 4B – Aula 10 Estatística.
CINEMÁTICA (MRU) E (MRUV)
Referencial Cartesiano
Plano cartesiano animado
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
PCN DO ENSINO FUNDAMENTAL   CONCEITOS E PROCEDIMENTOS PARA O QUARTO CICLO     ANDRÉIA MORALES DE MELO ALMEIDA    
PCNPs Responsáveis: Cleunice Dias de Oliveira Luciene de Souza
TABELAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE
FUNÇÕES Profª Adriana Massucci
Plano Cartesiano.
FORTALECIMENTO DE APRENDIZAGEM RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS
Consideremos a seguinte série:. Vamos tomar os anos como abscissas e as quantidades como ordenadas. Assim, um ano dado (x) e a respectiva quantidade (y)
ENSINO MÉDIO RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS
Noções de Estatística Professores: Elienai e Johny.
Gráficos. É uma forma de apresentação dos dados estatísticos, para uma leitura e compreensão rápida, das questões apresentadas. Jack Art, Digital.
LEITOS REGTAGUARDA Hospital 2 de Julho H2J Hospital Salvador Hospital Polícia Militar HPM Hospital Martagão Gesteira HMG  Portaria Gasec / Ba, Nº 2580.
GRÁFICOS Professor: WALDEMAR SANTA CRUZ OLIVEIRA JR UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE Disciplina: ESTATÍSTICA BÁSICA ET-229 Curso: TURISMO.
Hamburger Calendário 2007 Janeiro
Gráfico de segmentos – arredondamento e simulação estatística.
Gráficos e Tabelas – Competência 6 de Matemática
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
1 AEA – Leitura e tratamento de dados estatísticos apoiado pela tecnologia da informação Prof. Elisabete Tomomi Kowata 08/10/2011.
DADOS, TABELAS E GRÁFICOS DE BARRAS.
CALENDÁRIO PERMANENTE
Janeiro D S T Q Q S S
Transcrição da apresentação:

Aula 6 Objetivos Identificar dados em listas, textos jornalísticos e demais formas de representação. Elaborar tabelas. Transportar informações de tabelas para gráficos. Perceber a importância dos gráficos de linhas na comunicação de informações. Utilizar informações provenientes de gráficos de linhas para a resolução de situação problema que envolva conteúdo curricular. Elaborar gráficos de linhas. Analisar gráficos de linhas.

Conteúdos Tabelas Gráficos de linhas Sistema de coordenadas cartesianas

Parte 1- Dados, tabelas e gráficos de linhas (ou segmentos) A escolha do gráfico mais adequado para a representação dos dados está associada aos objetivos da pesquisa realizada. MICROSOFT. 00443220. Fonte: OFFICE ONLINE, 2012.

Outros tipos de gráfico Pesquisa Dados Tabelas Gráficos Infográficos Gráficos de barras Gráficos de linhas de pizzas Outros tipos de gráfico Figura 1. A relação entre dados, tabelas e gráficos.

Figura 2. A relação entre dados, tabelas e o gráfico de linhas.

Com os dados colhidos podemos montar uma tabela que permitirá a elaboração de um gráfico de linhas. Gráficos de linhas representar observar analisar interpretar a variação de um fenômeno no decorrer do tempo     

Figura 3 – Variação do consumo de energia elétrica, em kWh, em uma residência.  

Parte 2- Qual a sua localização? A resposta à essa pergunta possibilita aprofundarmos nosso estudo e análise dos gráficos de linhas (ou segmentos). E para essa resposta necessitamos resgatar o estudo dos sistemas de coordenadas que é conteúdo estudado no ensino médio regular.

Como informar para uma pessoa a localização exata do hospital?

Uma fora de localização seria através de eixos coordenados - sistema de coordenadas cartesianas. Eixo y Eixo x O sistema de coordenadas cartesianas é utilizado para determinar a localização de um ponto no espaço. A expressão “cartesiano” é uma homenagem ao matemático e filósofo francês René Descartes (1596 – 1650).

Como utilizar o sistema de coordenadas cartesianas para determinar a localização do hospital? Eixo y O - 1 - 4 - 2 - 3 4 1 2 3 A reta paralela ao eixo x corta o eixo y no ponto 4. A reta paralela ao eixo y corta o eixo x no ponto 3. Eixo x Observamos dessa maneira que o hospital está localizado onde os dois valores se cruzam

( 3 , 4 ) A localização do hospital pode ser feita por meio do par ordenado (3,4) que são as coordenadas do hospital. ( 3 , 4 ) Valor de x É a posição do ponto em relação ao eixo horizontal (eixo x) Valor de y É a posição do ponto em relação ao eixo vertical (eixo y)

Parte 3 – A elaboração de um gráfico de linhas. Elaborar um gráfico de linhas referente ao número de refeições servidas no almoço num restaurante ao longo de uma semana. Tabela 1 – Refeições servidas no almoço Dia da semana Quantidade de refeições servidas 2ª feira 60 3ª feira 80 4ª feira 110 5ª feira 90 6ª feira 70 Sábado 40

20 110 40 60 70 80 90 10 Eixo y 2ª feira 3ª 4ª 5ª 6ª Sábado Eixo x Os intervalos precisam ser iguais para a correta interpretação dos dados.

Observando a tabela 1, verificando que na 2ª feira foram servidas 60 refeições. 20 110 40 60 70 80 90 10 Y 2ª feira 3ª 4ª 5ª 6ª Sábado X Tomando como referência a 2ª feira no eixo X,   associamos a esse dia o valor “60” no eixo Y.

Para os outros dias apresentados na tabela 1, utilizamos as informações marcadas no eixo X, associando-as às “alturas” do eixo Y. 20 110 40 60 70 80 90 10 Y 2ª feira 3ª 4ª 5ª 6ª Sábado X

Com os dados assinalados ligamos todos os pontos para finalizar o gráfico de linhas. 20 110 40 60 70 80 90 10 Y 2ª feira 3ª 4ª 5ª 6ª Sábado X Figura 8 - Gráfico de linhas – Quantidade de refeições servidas num restaurante.

Outra possibilidade de elaboração de um gráfico de linhas. Tabela 1 - Número de doses aplicadas da vacina da gripe em pessoas com idade a partir de 60 anos, na cidade de Florianópolis (SC). Ano Número de doses 2001 19.010 2002 18.954 2003 22.061 2004 26.569 2005 28.016 2006 25.882 2007 27.685 2008 28.649 2009 33.223 2010 35.080

O eixo Y foi dividido em intervalos de quantas unidades? Figura 9 – Gráfico de linhas - Número de doses aplicadas da vacina da gripe. eixo horizontal (eixo x) - dados da coluna “ano” eixo vertical (eixo y) - dados da coluna “número de doses”

Figura 10 – Gráfico de linhas - Número de doses aplicadas da vacina da gripe.

Figura 11 – Como interpretar o gráfico de linhas. Fonte: VORDERMAN, 2012.

Parte 4 – Construindo um gráfico de linhas. Construir, utilizando as informações da tabela um gráfico de linhas que informe a variação do valor da diária em uma pousada, ao longo de alguns meses. Mês Valor (R$) Novembro 100,00 Dezembro 150,00 Janeiro Fevereiro Março Abril 120,00 Maio Junho 200,00 Julho

Para o transporte dos dados da tabela para o plano cartesiano: eixo x - identificação dos meses eixo y - valor da diária. No plano cartesiano, dividiu-se o valor da diária (eixo y) em intervalos de 20 unidades. novembro Valor 1 Valor 2

Para o transporte dos dados da tabela para o plano cartesiano: eixo x - identificação dos meses eixo y - valor da diária. No plano cartesiano, dividiu-se o valor da diária (eixo y) em intervalos de 20 unidades.

meses Valor da diária 20 100 40 60 80 120 140 160 180 200 nov dez jan fev mar abr mai jun jul Figura 12A – Gráfico de linhas da variação do valor da diária em uma pousada, ao longo de alguns meses

Figura 13 – Número de atletas participantes de Olimpíadas. Assim como nos gráficos de barras (ou colunas) ou de pizza (ou setores) existem informações nos gráficos de linhas que para sua completa interpretação necessitam do auxílio de uma legenda. As legendas serão muito uteis para a resolução da situação apresentada no exercício 6. Figura 13 – Número de atletas participantes de Olimpíadas. Fonte: ENEM, 2004.

Avaliação processual 2 Individual e sem consulta 1 h de duração Vale 1 ponto na média final Composta de X questões Questão 1 – 0,15 pontos Questão 2 – 0,15 pontos Questão 3 – 0,30 pontos Questão 4 – 0,40 pontos Boa Avaliação