Émile Durkheim 1858-1917.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS INSTITUIÇÕES TOTAIS
Advertisements

DURKHEIM E O MÉTODO SOCIOLÓGICO
Sociologia Émile Durkheim ( ).
O CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Morreu Whitney Houston...6:01
SOCIOLOGIA E SOCIEDADE
O que é uma instituição social?
Instituições Sociais em um mundo em mudanças.
EMILE DURKHEIM POSITIVISMO
Émile Durkheim Os fatos sociais.
Sociologia Émile Durkheim
Profª: Gabrielle Bertolli
Émile Durkheim
Professor Marcelo Rocha Contin
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
ORIGENS DA SOCIOLOGIA. ORIGENS DA SOCIOLOGIA ORIGENS HISTÓRICAS DA SOCIOLOGIA A sociologia é fruto das transformações econômicas, políticas e culturais.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Sociologia Cursinho Popular Paulo Freire. Cidade- Ervália. Professora: Iasmine Ferrari. Contato: Tema (s): Tempos Moderno: Durkheim.
Prof. Everton da Silva Correa
Émile Durkheim (15/04/1858 – Epinal – França morre em Paris)
SOCIOLOGIA A Gênese Sociológica..
SOCIALIZAÇÃO E CULTURA DO TRABALHO A existência humana é marcada pela cultura e é ela a própria fundamentação da humanidade. Cultura é criação/aprendizagem/
DURKHEIM Fundador da sociologia, Durkheim foi quem primeiro teorizou sobre a nova ciência, tanto sobre o objeto de estudo como sobre o método de pesquisa.
Segundo Émile Durkheim
B.Dia Br 19mar13 Or.S.Francisco...0:57
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Teoria de Émile Durkheim
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
Fato social.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Emile Durkheim e o fato social
Émile Durkheim
Então vamos para a prova final!
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
09/04/2017
A sociologia de Émile Durkheim
SOCIOLOGIA SOCIO Indivíduo membro da sociedade; Associado; Parceiro; SOCIEDADE Reunião de indivíduos que vivem sob leis comuns; Associação de pessoas com.
Sociologia geral Introdução.
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
1º EM – Durkheim e a Sociologia do Trabalho
Max Weber e as ações sociais
Os teóricos da Sociologia e suas obras
Max Weber ( ) Nasceu em Erfurt – Alemanha Estudou Filosofia – História e Sociologia Berlim 1895 (Heidelberg) Participou da constituição da República.
Professor: Karina Oliveira Bezerra
IDEOLOGIA.
Émile Durkheim: um dos pais da sociologia moderna
Sociologia Clássica e Educação
A sociologia como ciência
Émile Durkheim (1858 – 1917).
ABORDAGENS SOCIOLÓGICAS CLÁSSICAS DO TRABALHO
Émile Durkheim ( ) David Émile Durkheim foi um sociólogo, psicólogo social e filósofo francês. Formalmente criou a disciplina acadêmica e,
ESTÁCIO RECIFE – Professora Josineide de Meneses
Módulo 5 – instituições sociais e consciência coletiva
OBRAS: DA DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO (1893);
Émile Durkheim.
MAX WEBER Ao contrário de Durkheim, Weber não pensa que a ordem social tenha que se opor e se distinguir dos indivíduos como uma realidade exterior a eles,
A SOCIOLOGIA DE ÉMILE DURKHEIM
FUNÇÃO TEÓRICA E FUNÇÃO PRÁTICA DA FILOSOFIA
Émile Durkheim Prof. Edson Fernando Meirelles
ÉMILE DURKHEIM * Idéias influenciadas por Comte.
Émile Durkheim
INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA
A sociologia durkheimiana | 1 Para compreendermos a sociologia durkheimiana, ajuda conhecermos sua concepção sobre o que é uma sociedade: «As representações.
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
O Pensamento Positivista – Augusto Comte
Prof Dr. Robson Santos de Oliveira FAFICA
Padrões de controle.
Aula 2 Liberdades individuais e coerção social Os primeiros estudos sociológicos A escola sociológica francesa Émile Durkheim (1858 – 1917) Considerado.
Introdução ao pensamento sociológico
A sociologia de Durkheim Luciano Mendes. Èmile Durkheim (1858 – 1917) Nasceu em Épinal, região nordeste da França; Formou-se em filosofia na École Normale.
Transcrição da apresentação:

Émile Durkheim 1858-1917

Epistemologia Antes de criar propriamente o seu método sociológico, Durkheim tinha que defrontar-se com duas questões: Como ele concebia a relação entre indivíduo e sociedade Como ele entendia o papel do método científico na explicação dos fenômenos sociais

Epistemologia: A sociedade (objeto) é superior ao indivíduo (sujeito); As estruturas sociais funcionam de modo independente dos indivíduos, condicionando suas ações. O TODO condiciona as PARTES. O método científico: Intenção de fazer da sociologia uma ciência “madura”, como as ciências naturais; A realidade social é idêntica à realidade da natureza: equipara-se aos fenômenos por ela estudados; “a primeira regra [da sociologia] e a mais fundamental é considerar os fatos sociais como coisas” (1978, p. 94)

Metodologia Funcionalista Qual o objeto de estudo da sociologia? Como a sociologia deve proceder para explicar seu objeto de estudo?

Objeto de estudo: O Fato Social “é um fato social toda maneira de agir, fixa ou não, capaz de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior, ou ainda, que é geral no conjunto de uma dada sociedade tendo, ao mesmo tempo, uma existência própria, independente de suas manifestações individuais.”

Objeto de estudo da sociologia

1) Exterior Os fatos sociais existem e atuam sobre os indivíduos, independentemente de sua vontade ou de sua adesão consciente. Exemplos: o sistema de sinais de que me sirvo para exprimir pensamentos; o sistema de moedas que emprego para pagar as dívidas; os instrumentos de crédito que utilizo nas relações comerciais; as práticas que sigo na minha profissão; os costumes e as leis >> FUNCIONAM INDEPENDENTEMENTE DO USO QUE DELES FAÇO

2) Coerção A força que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os a conformarem-se às regras da sociedade em que vivem, independentemente de suas vontades/escolhas; Exemplos: idioma e a moeda usados no meu país; o modo de se vestir no meu país e na minha classe social; as leis Sanções: podem ser legais ou espontâneas; Legais: são as sanções prescritas pela sociedade, sob a forma de LEIS, nas quais se identifica a infração e a penalidade subseqüente; Espontâneas: afloram como decorrência de uma conduta NÃO ADAPTADA à estrutura do grupo ou da sociedade à qual pertence o indivíduo.

3) Geral É geral todo fato que é geral, ou seja, que se repete em todos os indivíduos, ou, pelo menos, na maioria deles; Os fatos sociais manifestam sua natureza coletiva ou um estado comum ao grupo; Exemplos: formas de habitação; arquitetura das casas; formas de comunicação; os sentimentos e a moral coletiva.

O Método Funcionalista: Como estudar os fatos sociais? Formulação da metodologia funcionalista; Os fatos sociais (ou as maneiras padronizadas como agimos na sociedade) não existem por acaso: existem porque cumprem uma função;

Método Funcionalista: 1) Durkheim compara a sociedade a um “corpo vivo”; Cada órgão cumpre uma função = metodologia funcionalista. 2) O todo predomina sobre as partes; As partes (os fatos sociais) existem em função do todo (a sociedade); Função social: a ligação que existe entre as partes e o todo.

Método Funcionalista: A sociedade é semelhante a um corpo vivo; A sociedade (assim como o corpo humano) é composta de várias partes; Cada parte cumpre uma função em relação ao todo. Família Religião Empresa Escola Exército Leis Governo Lazer

Cada instituição cumpre uma função para o bom funcionamento da sociedade. É na determinação da função social que as instituições cumprem que o método funcionalista procura explicar sua existência, bem como das nossas formas de agir.