11 de maio de 2012! Placar da Vida faz um ano de luta a favor da Vida no Trânsito.

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Transcrição da apresentação:

11 de maio de 2012! Placar da Vida faz um ano de luta a favor da Vida no Trânsito

BENEFÍCIOS DA EPP Estratégia de Proatividade e Parceria Dados Confiáveis e por destes levantamos fatores de risco e grupo de vítimas para traçar planos de ação dos programas e projetos Trabalho Intersetorial, Integração dos órgãos: GGIT – Gabinete de Gestão Integrada de trânsito; Visita e relatório dos locais de acidentes fatais; Grupo de análise de acidentes graves e fatais; Apoio da mídia televisionada, rádio, jornais impressos e “on line”; População informada sobre Fatores Local de Risco e Grupo de Vítima Local; Processo iniciado de mudança de cultura: Placar da Vida, Estrelas, acidentes fatais, jovem condutor, etc.

Coleta de Dados 2012 Verificação Manual dos Pares Pares Mortos & feridos graves Considerados verdadeiros Possíveis Pares Possíveis não pares

PROGRAMAS E INDICADORES DE SEGURANÇA VIÁRIA Velocidade Porcentagem de veículos flagrados com velocidade acima do permitido índice de acidentes fatais e graves por veículos relacionado ao excesso de velocidade ALTERAÇÃO CULTURAL +REDUÇÃO DE MORTOS E FERIDOS GRAVES DIAGNÓSTICO CULTURAL Fator/Grupo locais IISV*IISV*IFSV**IFSV** * IISV – Indicador Intermediário de Segurança Viária ** IFSV – Indicador Final de Segurança Viária *** Uso incorreto de capacete, excesso de velocidade, direção perigosa PROGRAMASPROGRAMAS Projetos e SDMC Relacionados Motociclistas Porcentagem de motociclistas autuados em blitze. Porcentagem de motociclistas acidentados Porcentagem de motociclistas autuados em blitze. Porcentagem de motociclistas acidentados índice de acidentes fatais e graves por veículos envolvendo motociclistas. Projetos e SDMC Relacionados Porcentagem de autuações (relativas ao álcool) de condutores nas blitze índice de acidentes fatais e graves por veículos ocasionados por associação de álcool e direção Projetos e SDMC Relacionados Álcool

PROGRAMAS: VELOCIDADE, ÁLCOOL, MOTOCICLISTAS E PROJETOS RELACIONADOS Projeto Clube Do Setinha Projeto Gerenciamento De Velocidade Projeto Motociclista Projeto Motorista Projeto Fiscalização Eletrônica Projeto Sinalização: Horizontal, Vertical e Semafórica Projeto Melhor Idade Na Faixa Projeto “Sinal Verde” Projeto: A Segurança no Trânsito na Formação Profissional de Motoristas Projeto CalouProjeto Calouros Por Um Trânsito Seguro Projeto “Portas Abertas” Projeto AME - TRÂNSITO Projeto “Lei Seca” Projeto OAB Vai À Escola Projeto Fiscalização Preventiva Campanha “Pedestre, Eu Cuido!” Sistema Dinâmico De Melhoria Contínua: Escola Segura Fiscalização Fator Local de Risco/Grupo de Vítimas LocalFiscalização Fator Local de Risco/Grupo de Vítimas Local NO ´SLIDE N. 06 UM EXEMPLO DE PROJETO, RESPEITO À FAIXA IMPLANTADO EM 10 – 11 – 2011.

META REALIZADO

Participantes: AGETRAN – CIPTRAN – SEJUSP – CETRAN – DETRAN – PRE – PRF – AGESUL – SES – SESAU – AGEPAN – ASSETUR – CBM – OAB – SAMU – SED – SEMED – PLANURB – SEST/SENAT – CCST – JUIZADO ESPECIAL DE TRÂNSITO – MPE – HOSPITAL SANTA CASA – DNIT – SINEPE – CCST- ROTARY CLUBE - Objetivos: Integração do Sistema de Trânsito no município de Campo Grande, respeitando a autonomia das instituições que o compõe, e atuará em três linhas de ação, sendo: I – o incremento de integração entre os órgãos de Sistema de Trânsito; II – a implantação do planejamento estratégico como ferramenta gerencial das ações empreendidas pelo Sistema de Segurança e Educação no Trânsito; III – a instituição da informação como principal ferramenta de ação e fiscalização no trânsito. Decreto Municipal n , de 17/11/2010. Regimento Interno n , de 22/11/2010.

REUNIÕESMENSAISREUNIÕESMENSAIS

Visitas técnicas nos locais de acidentes fatais LocalAv. Mascarenhas de Moraes c/ R. Passos. Veículos envolvidos Moto X Caminhão. Motociclista, vítima fatal 29 anos, habilitado AB/9 anos. Natureza do acidente Colisão lateral. Tráfego intenso de veículos, inclusive de caminhões, boa sinalização horizontal e vertical. Os pedestres têm dificuldade de fazerem a travessia, pois o único lugar “seguro” são os semáforos. Sugestão: Fazer a sinalização horizontal na Rua Passos. Fazer um estudo técnico para a melhoria da travessia de pedestres. Possível causa: Ultrapassagem pela direita do motociclista, falta de visibilidade do motorista. DATA: 10/09/2010 (6ª feira) HORÁRIO: 11h

Grupo de análise de acidentes Graves e Fatais Agetran, Bombeiros, Ciptran, Detran, Polícia Civil, Samu, Sesau e Ses

Quadro Multiplo Integrado Acidentes Fatais e Graves Fatores & Condutas adicionais Locais de Risco versus Usuário contributivo para Acidente Fatal ou Grave Grupos de Vitimas Títulos de Colunas F1F1 F2F2 F3F3 F4F4 F5F5 F6F6 F7F7 F8F8 C1C1 C2C2 C3C3 C4C4 C5C5 C6C6 P1P1 P2P2 P3P3 P4P4 P5P5 V1V1 V2V2 V3V3 V4V4 V5V5 V6V6 AFG-1 AFG-2 AFG-3 AFG-4 AFG-5 AFG-6. AFG-n Resultados JC-M12 Fatores de risco Conduta inapropriada Equipamentos Segurança

O Placar da Vida foi inaugurado no dia 11 de maio de 2011, como uma ação da Década de Ação de Segurança no Trânsito. (Placar on line: O número desse placar representa os dias de vidas preservadas no trânsito de Campo Grande - MS, e toda vez que alguém vier a óbito no local do acidente ou em decorrência de um acidente de trânsito num período de até 30 dias de internação o PLACAR é zerado. Placar da Vida

Resultados Finais 1º semestre 2010 e 2011 A Estratégia de Proatividade de Parceria comprova, por meio dos resultados apresentados, sua importância e relevância. Fonte: SIM, SIH/SUS, CIPTRAN/PM, DETRAN/MS, SIGO Dados por10.000vm 2010/2011 Aumento 33,4%

MORTOS e FERIDOS GRAVES (MFG) º semestre º semestre Todos MFG MFG Motociclistas MFG Pedestres 6744 MFG Ciclistas 3631 CAMPO GRANDE - MS

PREMIAÇÃO ESCOLA SEGURA – SELO MUNICIPAL DE QUALIDADE