Atividades de Laboratório

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Misturas e Soluções.
Advertisements

O amigo ama em todo o tempo; e para a angústia nasce o irmão. Pr 17:17
Monstrinhos Irresistíveis
É batata ou maçã? Material uma batata uma maçã taça com água faca
Alimentação e Saúde Profa. Flávia Della Lucia Nutricionista
Preparações fitofarmacológicas
ALGUMAS PROPRIEDADES QUÍMICAS
TEMPERATURA E CALOR Prof. Hebert Monteiro.
Quais os alimentos que se transformam na boca?
Como pode efectuar-se a extracção do DNA de uma célula?
"GERAÇÃO SAÚDE" Alunos da EMEF ARMANDO DE ARRUDA PEREIRA - São Paulo
Uma titulação diferente, onde a mudança no ponto de neutralização não é sentida pelos olhos - mas pelo nariz.
Atividade de sondagem de aprendizagem de Química
JOGO MAU-MAU Por Munir Chain
Por que classificar as substâncias?
Alimentação e Saúde.
C I Ê N C I A S Cap. 1 – Os alimentos Por que comer?
Cinética Química Autor: Bernardo Maia.
Atividades de Laboratório
Atividades de Laboratório
EXPERIMENTO 1: FORMAÇÃO DE CLOROFILA
Atividades de Laboratório
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Dicas Úteis. Problema com formigas: coloque casca de pepino junto à saída das formigas.
Você sabia que... Projeto Molho de Cascas de
A chuva é, naturalmente, um pouco ácida!
Trabalho : Plano de Aula Matéria: Química Nome do Professor: Paulo Cezar Ferreira Série que leciona: Colegiais.
Maria Teresa Cabral da Silva Pereira
C M B H C F B / Química Parte I Cap Otacílio
Experiências Liselena Farias Terek PCNP Ciências da Natureza
Pudim de Morango com Gengibre
O homem e os alimentos Os alimentos ingeridos fornecem nutrientes com duas funções básicas: Fabricar matéria prima Liberar energia.
Conceitos Fundamentais Entendendo a composição da matéria
Hidrostática – Mecânica dos fluidos
Perda de água na forma de vapor pelas plantas através das folhas
O SOLO 4ª SÉRIE PROGRAMA REAÇÃO Prof. Dr. Marco Aurélio A. Monteiro
Atividades de Laboratório
Berinjela em Conserva - ½Kg de Berinjela refogada no azeite - 1 Cebola picada - 3 Tomates picados s/ pele e s/ sementes - ½Kg de Pimentão vermelho refogado.
LABORATÓRIO DE QUÍMICA
Atividades de Laboratório
Experiências Liselena Farias Terek PCNP Ciências da Natureza
Atividades de Laboratório
A INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS
Aula de vidrarias básicas
Separação de Misturas Prof. Danilo Borges 25/03/2015.
Atividades de Laboratório
Substâncias e Misturas
QUESTÕES DE FÍSICA E QUÍMICA
Química Prof. Marcel Klug.
EDP53 PPGEDU / UFRGS – 2010 / 02 Prof. Fernando Becker DA LÓGICA DA CRIANÇA À LÓGICA DO ADOLESCENTE Combinações de Corpos Químicos Coloridos e Incolores.
Termometria Conceito de temperatura
SEPARADORES CRIAM UM MÉTODO PARA SEPARAR OS MATERIAIS.
EXPRESSANDO A CONCENTRAÇÃO DE SOLUÇÕES AQUOSAS
INTRODUÇÃO À QUÍMICA 2º BIMESTRE.
Atividades de Laboratório
BOLO DE CHOCOLATE COM PUDIM DE LEITE EM BANHO-MARIA
Disciplina: X Química Geral I
CURSO DE PLANTAS MEDICINAIS PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Aproveitamento integral de Alimentos
HIDRÓLISE ENZIMÁTICA DO AMIDO INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA E DO pH SOBRE REAÇÕES CATALISADAS POR ENZIMAS.
Sistema Digestório: Digestão Química
Aprendendo a fazer amaciante caseiro
Lucas Menezes1 Química 1 - Manhã IFPE. Lucas Menezes2 A escolha do tema - O experimento “Sangue do diabo” foi escolhido por tratar- se de uma brincadeira,
CONTROLE FÍSICO-QUÍMICO DOS PRODUTOS CÁRNEOS
Química na Cozinha: Reações Químicas.
REGULAMENTAÇÃO DE ALIMENTOS
Funções dos nutrientes
Introdução a Química.
Modelos recentes para o ensino de ciências Aula 6 -07/abril/2014.
Aula 3 12/março/2012 Texto de referência: Campos e Nigro, capítulo 1.
Transcrição da apresentação:

Atividades de Laboratório Biologia volume único • 3.ª edição UNIDADE 1 O Estudo da Vida Armênio Uzunian Ernesto Birner

01 O Homem modifica a Terra. A Terra modifica o Homem. OS NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO E A SUA CASA Vamos sugerir a você um exercício de simples execução e que requer somente um pouco de observação e criatividade. • Considere todos os objetos existentes em seu quarto: livros, revistas, CDs, fitas, roupas, cadeiras, armários etc. • Procure organizar, com os objetos acima citados, e com vários outros que não relacionamos, os níveis de organização correspondentes a seu quarto. Por exemplo: livros de Biologia, junto com os de Física, e tantos outros, constituem o nível de organização livros. Proceda deste modo com os demais objetos e determine os níveis de organização por eles formados, progressivamente, até abranger o quarto todo. • Proceda da mesma maneira com os demais cômodos da casa. A casa deverá ser o último nível de organização.

01 O Homem modifica a Terra. A Terra modifica o Homem. 1. A partir dos resultados que você obteve, procure determinar os níveis de organização acima de sua casa (quer você more em um prédio, ou não). Até que nível de organização você acabará chegando ao proceder dessa maneira? 2. Sugira outros exemplos que permitam a utilização da idéia de níveis de organização (coleção de selos, disposição de remédios em uma farmácia, e assim por diante). 3. Dentre as matérias que você normalmente estuda em seu curso, a idéia de níveis de organização é exclusiva da Biologia? Ou ela também pode ser estendida à Física, à Química, à Geografia etc.?

02 A química da vida PESQUISA DE AMIDO Nesta pesquisa você tomará contato com uma substância indicadora da presença de amido. Trata-se do iodo. Você poderá usar tintura de iodo diluída em água ou reativo de Lugol, uma solução aquosa de iodo e iodeto de potássio (KI). Ambas as soluções têm cor acastanhada. O iodo, quando em contato com o amido, forma um composto cuja cor varia entre o azul marinho e o roxo. Materiais – água – tubos de ensaio – tintura de iodo ou Lugol – farinha de trigo – diversos alimentos: miolo de pão branco, pedaços cozidos e crus de batata e cenoura, grãos de arroz cozidos e crus, leite, açúcar branco etc. – pedaços de papel (jornal, caderno etc.) – bico de Bunsen ou lamparina de álcool

02 A química da vida PESQUISA DE AMIDO (Cont.) Como proceder • Misture uma colher de chá de farinha de trigo em um copo com água até a metade. Mexa bem até obter uma mistura homogênea. Numere três tubos de ensaio. No tubo (1) coloque apenas água, no (2) e no (3), coloque um pouco da mistura de farinha e água. Em um bico de Bunsen, aqueça o tubo (3) até a fervura e deixe esfriar. Pingue algumas gotas de Lugol em cada um dos tubos e agite. Anote os resultados. • Coloque um pedaço de miolo de pão em um tubo de ensaio com um pouco de água. Agite e, em seguida, pingue algumas gotas de Lugol. Pingue também diretamente sobre o miolo. Anote os resultados. • Pingue uma ou duas gotas de Lugol em cada um dos outros alimentos constante da relação citada. Faça o mesmo com os pedaços de papel. Anote os resultados. • Pingue algumas gotas de Lugol em um pouco de leite e sobre uma porção de açúcar. Anote os resultados. • Se você dispuser de um microscópio, raspe ligeiramente uma fatia da batata crua e coloque na lâmina com uma gota de água. Pingue uma gota de Lugol e cubra com uma lamínula. Observe ao microscópio. Você poderá encontrar muitos grãos de amido corados. É sob a forma de grãos de reserva que o amido fica acumulado nas células da batata e de outros vegetais.

02 A química da vida 1. A cor resultante nos líquidos dos tubos 1, 2 e 3 foi diferente? Em qual dos tubos houve alteração de cor? Explique o resultado obtido. O cozimento prévio da mistura de farinha e água (tubo 3) alterou o resultado? Qual a conclusão? Por que é importante montar o tubo (1), contendo apenas água e Lugol? 2. Você notou alguma diferença de coloração ao pingar Lugol no tubo contendo miolo de pão e água e diretamente sobre o pão? Em caso afirmativo, tente interpretar essa diferença. 3. Interprete o resultado obtido a partir da adição do Lugol ao leite e ao açúcar. 4. Que outros alimentos passam a apresentar a cor arroxeada após a adição do Lugol? 5. Que resultado você obteve com os pedaços de papel? Discuta esse resultado com seu professor ou com alguém que entenda da produção dos diferentes tipos de papel.

02 A química da vida EFEITO DA TEMPERATURA NA ESTRUTURA DAS PROTEÍNAS Você já deve ter ouvido dizer que a fim de amaciar a carne para churrasco é comum acrescentar a ela suco de abacaxi ou pedaços de mamão verde ou, ainda, o “leite” que escorre dele. Porém, se este procedimento “passar do ponto”, os pedaços de carne podem virar uma pasta impossível de se firmar em um espeto. Este fato é uma aplicação do efeito de enzimas do abacaxi e do mamão sobre outras proteínas (as da carne). O suco de abacaxi contém uma enzima chamada bromelina e o mamão contém papaína. Essas enzimas são capazes de digerir as proteínas da carne, de modo muito semelhante ao que acontece com as proteases dos nossos sucos digestivos. Neste experimento, você poderá também verificar o efeito das altas temperaturas sobre a ação enzimática. Materiais – 4 tubos de ensaio – cubinhos de carne e de clara de ovo cozida – suco fresco de abacaxi (separe em duas partes; ferva uma delas e esfrie) – toluol

suco de abacaxi fervido 02 A química da vida EFEITO DA TEMPERATURA NA ESTRUTURA DAS PROTEÍNAS (Cont.) Como proceder • Prepare os tubos de ensaio de acordo com a tabela ao lado, numere-os e adicione a cada um deles uma gota de toluol (conservante). • Deixe os tubos à temperatura ambiente por 10 minutos; se estiver frio, coloque-os em estufa a 27°C. suco de abacaxi fervido clara de ovo 4 suco fresco de abacaxi 3 carne 2 1 ADIÇÃO DE SUBSTRATO TUBO

02 A química da vida 1. O que você observou nos tubos e como interpreta o resultado obtido? 2. Se o suco de abacaxi “digere” proteínas, que fenômeno impede que ele ataque as células de revesti-mento do nosso tubo digestivo?

02 A química da vida ENZIMAS EM AÇÃO Neste experimento vamos testar a ação de uma enzima, a catalase, presente nas células de tecidos de origem animal ou vegetal, e o efeito da temperatura sobre a atividade enzimática. A catalase acelera a reação de decomposição da água oxigenada, produto tóxico residual do metabolismo celular. Desse modo, as células ficam protegidas do efeito oxidante dessa substância. Materiais – tubos de ensaio e rolhas, ou frascos de vidro com tampa – fígado picado, cru e bem cozido – batata ou outro vegetal picado, cru e bem cozido – palitos de fósforo

02 A química da vida ENZIMAS EM AÇÃO (Cont.) Como proceder • Prepare e etiquete 5 tubos de ensaio (ou frascos de vidro) de acordo com a seguinte tabela: água oxigenada 5 batata cozida 4 batata crua 3 fígado cozido 2 fígado cru 1 CONTEÚDO TUBO • Acrescente alguns mL de água oxigenada aos recipientes contendo fígado e batata. Anote o resultado. • Feche o recipiente 1 durante alguns segundos. Enquanto isso, acenda um palito de fósforo e deixe queimar até formar brasa. • Abra o recipiente e rapidamente aproxime a brasa do palito à boca do frasco. Anote o resultado. Se quiser, repita os dois últimos procedimentos com o frasco 3.

02 A química da vida 1. Em que frascos há intenso desprendimento de bolhas de gás? Qual a explicação para esse resultado? Qual é o gás que se desprende? 2. Como explicar o não desprendimento de gás nos frascos 2 e 4? Caso tenha observado um pequeno desprendimento de gás nos frascos 2, 3 e 5, formule uma hipótese para tentar explicar esse resultado. 3. Explique o que ocorre quando o palito em brasa é aproximado da boca do frasco. 4. Qual o papel do frasco 5 nessa atividade prática?