Plano Nacional de Leitura V Conferência Internacional Avaliação Externa do Plano Nacional de Leitura Balanço de 5 Anos António Firmino da Costa, Elsa Pegado,

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Transcrição da apresentação:

Plano Nacional de Leitura V Conferência Internacional Avaliação Externa do Plano Nacional de Leitura Balanço de 5 Anos António Firmino da Costa, Elsa Pegado, Patrícia Ávila, Ana Rita Coelho Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 14 de Setembro de 2011

O Plano Nacional de Leitura: Uma iniciativa de política pública, abrangente e com continuidade. Com o objectivo de: –promover o desenvolvimento da literacia –alargar os hábitos de leitura da população portuguesa. Com início em 2006 e duração de 10 anos (5 + 5). Avaliação Externa do Plano Nacional de Leitura

Plano Nacional de Leitura Ponto de partida: necessidade de dar resposta alargada: a)aos atrasos persistentes do país neste domínio, comparativamente com os países mais desenvolvidos; b) à centralidade da leitura e da(s) literacia(s) na “sociedade do conhecimento ” – nas dimensões económicas e profissionais, científicas e culturais, comunicacionais e cívicas da vida social. Avaliação Externa do Plano Nacional de Leitura

Desde início do PNL: Acompanhado por ESTUDOS DE AVALIAÇÃO Especialmente focados: a) na EXECUÇÃO dos programas do PNL; b) nas ATITUDES dos públicos abrangidos; c) nos IMPACTOS do PNL. Avaliação Externa do Plano Nacional de Leitura

Avaliar o PNL: COMPLEXIDADE –à escala nacional (todo o país) –actuação em diferentes contextos –direccionado a diversos públicos –envolvimento de uma pluralidade de actores –englobando uma grande quantidade e diversidade de projectos –permanente dinamismo programas de continuidade novos projectos Avaliação Externa do Plano Nacional de Leitura

METODOLOGIA: Sistémica - o PNL como um todo - os seus diversos programas Dinâmica - analisando mudanças - acompanhando novas actividades Domínios de avaliação - concepção - operacionalização - execução - resultados e impactos Multi-métodos - qualitativos - quantitativos Perspectiva integradora - interpretativa - explicativa - actores - indicadores Avaliação Externa do Plano Nacional de Leitura

Sistema de Avaliação do Plano Nacional de Leitura

Principais operações metodológicas da avaliação: 1.Reuniões e entrevistas com os responsáveis do PNL e da RBE ANÁLISE QUALITATIVA 2.Análises documentais (documentos de organização e execução do PNL; websites do PNL e da RBE) ANÁLISE QUALITATIVA 3.Inquéritos às escolas (inquéritos on-line, em 2007, 2008 e 2010) ANÁLISE QUANTITATIVA 4.Inquérito às unidades de saúde (2009) ANÁLISE QUANTITATIVA 5.Estudos de caso, em Escolas, BE, BP, CM, U. Saúde, CNO (visitas, observação local, entrevistas individuais e de grupo) ANÁLISE QUALITATIVA 6.Observação de campanhas de divulgação do PNL ANÁLISE QUALITATIVA 7.Barómetro de opinião pública (inquérito nacional a amostra representativa da população, em 2007, 2009 e 2011) ANÁLISE QUANTITATIVA 8.Entrevistas a dirigentes de associações, ligadas à leitura (entrevistas temáticas) ANÁLISE QUALITATIVA 9.Integração de outros estudos e indicadores Avaliação Externa do Plano Nacional de Leitura

Avaliação da Execução do PNL Programas e Projectos: »Descrição »Grupos-alvo »Duração »Abrangência

Programas e projectos DescriçãoGrupos-alvoDura- ção Abrangência PROMOÇÃO DA LEITURA NAS ESCOLAS Programas de leitura orientada Estabelecimento de períodos de leitura diária ou semanal na programação escolar, atribuição de verbas às escolas para aquisição de livros (1 exemplar para cada 2 alunos) e disponibilização de orientações de leitura e de listas de livros recomendados Alunos:. pré-escolar. 1º ciclo EB. 2º ciclo EB. 3º ciclo EB Todos os agrupamentos e escolas não agrupadas da rede pública, do pré- escolar ao 3º ciclo (cerca de 800 agrupamentos; cerca de 270 escolas não agrupadas) - Cerca de 1 milhão e 200 mil alunos - Cerca de 520 IPSS Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) A RBE tem bibliotecas espalhadas por escolas de todo o país, abrangendo 82% dos alunos de escolas da rede pública. As bibliotecas escolares são dinamizadoras da leitura e das literacias nas escolas. Apoiam o planeamento, organização e dinamização de actividades.. Alunos. Professores. Famílias. Comunidades locais … - Cerca de 2000 bibliotecas - 82% dos alunos das escolas da rede pública, do 1º ciclo ao secundário aLeR+ Desenvolvimento de um ambiente integral de leitura nas escolas, através de actividades de leitura variadas, constantes e apelativas, que promovam o prazer de ler e que envolvam toda a comunidade educativa. Para tal, são disponibilizadas verbas, orientações, formação e sugestões de actividades. Alunos:. pré-escolar. 1º ciclo EB. 2º ciclo EB. 3º ciclo EB. secundário Acesso das escolas através de convite - Quase 80 agrupamentos/escolas não agrupadas em 2011 Semana da Leitura Semana de celebração da leitura, através da realização de actividades variadas com ela relacionadas. Alunos:. pré-escolar. 1º ciclo EB. 2º ciclo EB. 3º ciclo EB. secundário Acessível a todas as escolas - Cerca de 5000 escolas envolvidas Programas e projectos do PNL ( )

Programas e projectos DescriçãoGrupos- alvo Dura- ção Abrangência PROMOÇÃO DA LEITURA NAS ESCOLAS Passatempos e concursos Organização de vários passatempos e concursos, premiados, relacionados com a leitura e com a escrita. Alunos:. pré-escolar. 1º ciclo EB. 2º ciclo EB. 3º ciclo EB. secundário concursos e passatempos em Acessíveis a escolas de diferentes níveis de ensino, consoante o concurso - Cerca de 450 escolas participantes no Concurso Nacional de Leitura, em 2011 Ler+ em Vários Sotaques Actividades de leitura em voz alta em diferentes sotaques, regionais e nacionais, contando com intervenientes oriundos de diferentes regiões, países e culturas. Alunos:. 1º ciclo EB. 2º ciclo EB. 3º ciclo EB. secundário Acessível a todas as escolas Ler+ TeatroActividades de dramatização nas escolas. Foi criado um sítio electrónico, onde são divulgadas actividades e disponibilizadas informações e orientações. É prestado apoio técnico por uma actriz a escolas que o solicitam. Alunos:. 1º ciclo EB. 2º ciclo EB. 3º ciclo EB. secundário Acessível a todas as escolas Ler+ JornaisDistribuição diária gratuita de um título de jornal nas escolas. Alunos do secundário Acessível a um número restrito de escolas - 36 escolas e 9 CNO Projecto Visão Júnior / Projecto Revista Giggle Disponibilização e incentivo à leitura de periódicos em formato digital. Alunos:. 2º ciclo EB. 3º ciclo EB. secundário Acessível a todas as escolas Clube de Leitura Melhores Leitores do Mundo Criação de clubes de leitura nas escolas, com o objectivo de contrariar algum afastamento das práticas de leitura que se verifica na adolescência. Alunos do secundário Projecto-piloto em 6 escolas do ensino secundário em 2010/2011 Programas e projectos do PNL ( )

Programas e projectos DescriçãoGrupos-alvoDura- ção Abrangência PROMOÇÃO DA LEITURA EM FAMÍLIA Ler+ para Vencer Oferta de um livro a cada aluno que inicia o 1º e o 2º ciclos do ensino básico, que o aluno leva para casa.. Alunos que iniciam o 1º ciclo e alunos que iniciam o 2º ciclo Todos os alunos da rede pública e privada - Mais de livros oferecidos Leitura em Vai e Vem Circulação de livros entre a escola e a casa dos alunos, para leitura em família. As salas do pré-escolar e as turmas do 1º ciclo do ensino básico recebem mochilas para transporte dos livros, sugestões de registo das leituras e brochuras informativas para os pais.. Crianças do pré-escolar Acessível a todas as escolas de pré- escolar crianças; quase 4000 jardins de infância; 8000 salas Já Sei Ler. Alunos do 1º ciclo do EB Acessível a todas as escolas de 1º ciclo - mais de alunos; quase 2000 estabelecimentos; mais de 8000 turmas Ler+ dá Saúde Aconselhamento de leitura em família por profissionais de saúde, no decorrer de consultas de rotina de saúde infantil. São disponibilizadas às unidades de saúde caixas com livros exemplificativos, brochuras e outros materiais informativos e de divulgação..Crianças dos 6 meses aos 6 anos Acessível a todas as unidades de saúde centros de saúde e hospitais registados Leitura-a-parSessões de formação de promotores de leitura em família, incumbidos da posterior disseminação das metodologias e do desenvolvimento de projectos em escolas e bibliotecas.. Professores. Bibliotecários escolares. Bibliotecários públicos. Outros voluntários. Famílias Dirigido a um número restrito - cerca de 170 formandos envolvidos Programas e projectos do PNL ( )

Programas e projectos DescriçãoGrupos- alvo Dura- ção Abrangência PROMOÇÃO DA LEITURA NA COMUNIDADE E INICIATIVAS TRANSVERSAIS Portal do PNLEspaço virtual de comunicação, de divulgação de informação, orientações e actividades, e de disponibilização de recursos de leitura.. Professores. Famílias. Sociedade em geral Acesso universal - Cerca de 100 mil visitas mensais Blogue do PNLEspaço virtual e dinâmico de divulgação e comunicação de actividades desenvolvidas pelo PNL, mas também de actividades relacionadas com a leitura e a escrita da iniciativa de outras instituições. Alunos. Professores. Famílias. Sociedade em geral Acesso universal Campanhas de divulgação do PNL Spots nos meios de comunicação social, divulgação em programas televisivos e em espaços públicos. Marca Ler+.. Sociedade em geral Dirigidas ao conjunto da população Recursos electrónicos (Clube de Leituras, Biblioteca dos Livros Digitais, Caminho das Letras) Recursos digitais de leitura, de aprendizagem da leitura e de partilha de leituras. Alunos:. pré-escolar. 1º ciclo EB. 2º ciclo EB. 3º ciclo EB. secundário Acesso universal Cube Leituras – cerca de 700 blogues alojados; cerca de 3500 inscrições BLD – 30 livros; cerca de 1 milhão de visitas no total Novas Oportunidades a Ler+ Promoção da leitura junto do público da iniciativa Novas Oportunidades, incentivando a sua integração nas áreas de competências e apoiando percursos pessoais de leitura. O PNL disponibiliza sugestões de actividades e listas de livros recomendados.. Adultos dos Centros Novas Oportunidades. Famílias Acessível a todos os CNO CNO registados (40% dos existentes) Programas e projectos do PNL ( )

Programas e projectos DescriçãoGrupos-alvoDura- ção Abrangência PROMOÇÃO DA LEITURA NA COMUNIDADE E INICIATIVAS TRANSVERSAIS Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP) A RNBP tem bibliotecas espalhadas por todo o país, abrangendo 80% dos municípios portugueses. As bibliotecas públicas têm as suas actividades próprias de promoção da leitura e dão apoio às bibliotecas escolares.. Comunidades locais … - Bibliotecas em 261 municípios Acções de Promoção da Leitura/ Itinerâncias (DGLB/MC) Anualmente, a DGLB disponibiliza às bibliotecas públicas um conjunto de projectos que assumem diversas formas: acções de formação, ateliês, espectáculos baseados em literatura, cursos breves de literatura, etc.. Comunidades locais … - Acessível a todas as bibliotecas públicas - Em 2010/2011: 116 projectos apoiados; 364 acções realizadas; 207 bibliotecas abrangidas Programas e projectos do PNL ( )

Avaliação dos Impactos do PNL

Evolução do número anual de agrupamentos/escolas abrangidos pelo apoio do PNL à aquisição de livros para leitura orientada em sala de aula Avaliação Externa do Plano Nacional de Leitura Balanço de cinco anos Avaliação Externa do Plano Nacional de Leitura Balanço de cinco anos Fonte: Gabinete PNL, 2011.

Avaliação Externa do Plano Nacional de Leitura Balanço de cinco anos Avaliação Externa do Plano Nacional de Leitura Balanço de cinco anos Fonte: CIES-IUL, Inquérito PNL às Escolas, 2007, 2008 e 2010.

Avaliação Externa do Plano Nacional de Leitura Balanço de cinco anos Avaliação Externa do Plano Nacional de Leitura Balanço de cinco anos Fonte: Gabinete RBE, 2010.

Avaliação Externa do Plano Nacional de Leitura Balanço de cinco anos Avaliação Externa do Plano Nacional de Leitura Balanço de cinco anos Fonte: CIES-IUL, Inquérito PNL às Escolas, 2007, 2008 e 2010.

Avaliação Externa do Plano Nacional de Leitura Balanço de cinco anos Avaliação Externa do Plano Nacional de Leitura Balanço de cinco anos Fonte: Gabinete PNL, 2011.

Avaliação Externa do Plano Nacional de Leitura Balanço de cinco anos Avaliação Externa do Plano Nacional de Leitura Balanço de cinco anos Fonte: CIES-IUL, Inquérito PNL às Escolas, 2010.

Avaliação Externa do Plano Nacional de Leitura Balanço de cinco anos Avaliação Externa do Plano Nacional de Leitura Balanço de cinco anos Fonte: CIES-IUL, Inquérito PNL às Escolas, 2007, 2008 e 2010.

Avaliação Externa do Plano Nacional de Leitura Balanço de cinco anos Avaliação Externa do Plano Nacional de Leitura Balanço de cinco anos Fonte: CIES-IUL, Inquérito PNL às Escolas, 2007, 2008 e 2010.

Avaliação Externa do Plano Nacional de Leitura Balanço de cinco anos Avaliação Externa do Plano Nacional de Leitura Balanço de cinco anos Fonte: CIES-IUL, Inquérito PNL às Escolas, 2007, 2008 e 2010.

Avaliação Externa do Plano Nacional de Leitura Balanço de cinco anos Avaliação Externa do Plano Nacional de Leitura Balanço de cinco anos Fonte: CIES-IUL, Inquérito PNL às Escolas, 2007, 2008 e 2010.

Avaliação Externa do Plano Nacional de Leitura Balanço de cinco anos Avaliação Externa do Plano Nacional de Leitura Balanço de cinco anos Fonte: CIES-IUL, Inquérito PNL às Escolas, 2007, 2008 e 2010.

Avaliação Externa do Plano Nacional de Leitura Balanço de cinco anos Avaliação Externa do Plano Nacional de Leitura Balanço de cinco anos Fonte: PISA 2009 (OCDE, 2010).

Avaliação Externa do Plano Nacional de Leitura Balanço de cinco anos Avaliação Externa do Plano Nacional de Leitura Balanço de cinco anos Fonte: PISA 2009 (OCDE, 2010).

Avaliação Externa do Plano Nacional de Leitura Balanço de cinco anos Avaliação Externa do Plano Nacional de Leitura Balanço de cinco anos Fonte: CIES-IUL, Barómetro de Opinião Pública PNL, 2007, 2009 e 2011.

Programas e projectosResultados e impactos PROMOÇÃO DA LEITURA NAS ESCOLAS Programas de leitura orientada. Disponibilização de listas de livros recomendados e de orientações de leitura. Apetrechamento das escolas de um conjunto variado e actualizado de livros. Envolvimento forte e progressivamente alargado dos professores. Generalização e incorporação da prática de leitura em sala de aula na actividade regular das escolas. Mudança e inovação nas práticas pedagógicas. Maior frequência e dinamização das BE. Maior contacto dos alunos com livros e outros suportes de leitura. Maior predisposição dos alunos para a leitura. Melhoria das competências de leitura dos alunos Rede de Bibliotecas Escolares. Suporte decisivo à concretização do PNL no contexto escolar. Mobilização da capacidade técnica dos professores bibliotecários e dos coordenadores interconcelhios no planeamento e concretização das actividades. Renovação e reforço do fundo documental das BE. Reforço do papel do professor bibliotecário no quadro da escola. Fomento da utilização das BE e da integração das BE nos processos de ensino e aprendizagem aLeR+. Desenvolvimento de uma cultura integral de leitura nas escolas. Intensificação, diversificação e inovação das actividades de leitura. Ensaio e difusão de boas práticas de promoção da leitura. Envolvimento de múltiplos agentes e intensificação do trabalho de equipa Semana da Leitura. Evento incorporado na actividade regular de grande parte das escolas. Aumento da participação das famílias. Sensibilização para a importância da leitura Passatempos e concursos. Motivação dos alunos para a leitura. Visibilidade da promoção da leitura no seio das comunidades locais Principais programas e projectos do PNL ( ): resultados e impactos mais salientes

Programas e projectosResultados e impactos PROMOÇÃO DA LEITURA EM FAMÍLIA Ler+ para Vencer. Motivação acrescida dos alunos para a leitura. Sensibilização das famílias para a importância da leitura Leitura em Vai e Vem Já Sei Ler. Estímulo do intercâmbio escola-família no domínio da leitura. Receptividade positiva por parte das famílias. Sensibilização para a importância da leitura. Intensificação da leitura em família. Incremento da familiaridade das crianças com a BE e com os livros Ler+ dá Saúde. Envolvimento explícito da área da saúde na promoção da leitura. Adesão de um número limitado de unidades de saúde. Criação ou reforço de práticas de aconselhamento de leitura por parte dos profissionais envolvidos. Boa receptividade das famílias Principais programas e projectos do PNL ( ): resultados e impactos mais salientes

Programas e projectosResultados e impactos PROMOÇÃO DA LEITURA NA COMUNIDADE E INICIATIVAS TRANSVERSAIS Portal electrónico do PNL. Disponibilização de informação sobre o PNL e os seus projectos. Elemento facilitador do acesso a um conjunto de ferramentas e orientações para a promoção da leitura Campanhas de divulgação PNL. Aumento da visibilidade do PNL, associada à marca Ler+. Associação do autocolante Ler+ nos livros à sua qualidade e adequação. Sensibilização da opinião pública para a leitura e legitimação das actividades desenvolvidas para a sua promoção Recursos electrónicos (Biblioteca de Livros Digitais, Caminho das Letras, Clube de Leituras). Utilização moderada no âmbito escolar. Receptividade positiva por parte de alunos e famílias Novas Oportunidades a Ler+. Envolvimento forte por parte dos profissionais dos CNO. Reforço da ênfase dada à leitura no contexto do Programa Novas Oportunidades. Mudança de atitudes em relação à leitura e (re)descoberta do prazer de ler por parte de alguns adultos. Desenvolvimento da literacia familiar Rede Nacional de Bibliotecas Públicas. Suporte à concretização dos objectivos do PNL através da sua acção continuada de promoção da leitura nas comunidades locais. Reforço do relacionamento com escolas e BE. Disponibilização de apoio técnico e logístico às BE (SABE) Principais programas e projectos do PNL ( ): resultados e impactos mais salientes

Resultados e impactos Programas e projectos Adesão e envolvimento dos agentes na promoção da leitura Alteração e/ou intensificação das práticas de promoção da leitura pelos agentes Mudança de atitudes (interesse, gosto) dos grupos-alvo em relação à leitura Intensificação das práticas de leitura dos grupos-alvo Desenvolvimento das competências de leitura dos grupos-alvo AIAIAIAIAI PROMOÇÃO DA LEITURA NAS ESCOLAS Programas de leitura orientada Rede de Bibliotecas Escolares aLeR Semana da Leitura Passatempos e concursos Principais programas e projectos do PNL ( ): resultados e impactos (dimensões; abrangência e intensidade) A – Abrangência I - Intensidade

Resultados e impactos Programas e projectos Adesão e envolvimento dos agentes na promoção da leitura Alteração e/ou intensificação das práticas de promoção da leitura pelos agentes Mudança de atitudes (interesse, gosto) dos grupos-alvo em relação à leitura Intensificação das práticas de leitura dos grupos-alvo Desenvolvimento das competências de leitura dos grupos-alvo AIAIAIAIAI PROMOÇÃO DA LEITURA EM FAMÍLIA Ler+ para Vencer Leitura em Vai e Vem ++ + Já Sei Ler++ + Ler+ dá Saúde Principais programas e projectos do PNL ( ): resultados e impactos (dimensões; abrangência e intensidade) A – Abrangência I - Intensidade

Resultados e impactos Programas e projectos Adesão e envolvimento dos agentes na promoção da leitura Alteração e/ou intensificação das práticas de promoção da leitura pelos agentes Mudança de atitudes (interesse, gosto) dos grupos-alvo em relação à leitura Intensificação das práticas de leitura dos grupos-alvo Desenvolvimento das competências de leitura dos grupos-alvo AIAIAIAIAI PROMOÇÃO DA LEITURA NA COMUNIDADE E INICIATIVAS TRANSVERSAIS Portal electrónico do PNL n/a Campanhas de divulgação PNL n/a Recursos electrónicos (Bibliot. Livros Digitais,Caminho Letras, Clube Leituras) Novas Oportunidades a Ler+ ++ Rede Nacional de Bibliotecas Públicas Principais programas e projectos do PNL ( ): resultados e impactos (dimensões; abrangência e intensidade) A – Abrangência I - Intensidade

Impactos do PNL nos primeiros cinco anos : 1. Desenvolvimento regular de actividades de leitura num conjunto muito alargado e diversificado de contextos – institucionais e informais (Escolas, Bibliotecas Escolares, Bibliotecas Públicas Municipais, Unidades de Saúde, Centros Novas Oportunidades, Associações, Famílias) 2. Envolvimento de uma variedade de actores sociais na promoção da leitura (professores, bibliotecários, educadores, formadores, famílias, dirigentes e técnicos de autarquias, fundações,empresas e associações, médicos, enfermeiros, jornalistas, escritores, artistas, cientistas, investigadores) Avaliação Externa do Plano Nacional de Leitura Balanço de cinco anos Avaliação Externa do Plano Nacional de Leitura Balanço de cinco anos

Impactos do PNL nos primeiros cinco anos : 3. Geração, reforço ou actualização de recursos, instrumentos e capacidades de promoção da leitura e da literacia (livros, equipamentos, bibliotecas, orientações de leitura, portais electrónicos, actividades de promoção da leitura experimentadas e difundidas, redes de informação e cooperação, agentes com formação e experiência de actividades de promoção da leitura) 4.Impactos favoráveis nas atitudes, competências e práticas de leitura dos alunos (na leitura de livros, jornais e revistas assim como em novos suportes electrónicos, embora em graus variáveis, impondo-se considerar com prudência os dados a este respeito) 5.Criação de um clima social mais favorável à leitura (sensibilização da opinião pública a respeito da importância da leitura e da literacia e das acções para as promover) Avaliação Externa do Plano Nacional de Leitura Balanço de cinco anos Avaliação Externa do Plano Nacional de Leitura Balanço de cinco anos

Factores explicativos : Uma concepção informada pelas melhores experiências anteriores, a nível nacional e internacional; Proposta de actividades concretas, simples e focadas, às escolas e outras entidades, com sugestões de procedimentos e disponibilização de recursos ; Um dispositivo baseado no apelo a candidaturas (estímulo à “iniciativa enquadrada”); Suporte em estruturas já bem implantadas no terreno, em especial a RBE, e também a RNBP; Existência de uma base social de apoio latente (professores, bibliotecários, educadores, animadores, investigadores, associações, etc.); Assunção política efectiva do PNL e convergência transpartidária alargada; Liderança de elevada qualidade e capacidade. Avaliação Externa do Plano Nacional de Leitura Balanço de cinco anos Avaliação Externa do Plano Nacional de Leitura Balanço de cinco anos

Questões para o futuro (próximos cinco anos do PNL): Continuidade? Redireccionamento? Alargamento? Diversificação? Focalização? Inovação? Avaliação Externa do Plano Nacional de Leitura